Ir ao conteúdo

Mais uma dúvida sobre transistores

BG79

Posts recomendados

Postado

Oi a todos.

Estou começando a estudar eletrônica por conta própria e estou com uma dúvida boba, mas que ainda não consegui uma resposta precisa.

Quando dizem que o transistor amplifica (corrente, por exemplo), na verdade ele está servindo de chave para liberar uma corrente maior, correto? A base seria ativada por (digamos) 20mA de um controlador (ou outro componente) e a corrente que passaria por ele (vinda de outro ponto do circuito) seria bem maior. É isso que acontece ou o transistor realmente "transforma" 20mA em 800mA?

Postado

ha varios tipos de transistores

mas, de forma simples, nos que me parece que se esta a referir (bjt) a corrente que circula entre o colector e o emissor e definida pela corrente entre a base e emissor

por exemplo se o ganho hFE for por exemplo 50

ao fazer passar uma corrente de 1mA entre a base e emissor a corrente entre colector e emissor sera de 50mA

Postado

Ele libera uma corrente maior. A corrente de saída (do emissor) é a corrente da base + a corrente do coletor.

Se não me engano ainda, a corrente do coletor é proporcional a corrente da base, sendo a constante de proporcionalidade o hfe ou beta.

Postado
Ele libera uma corrente maior. A corrente de saída (do emissor) é a corrente da base + a corrente do coletor.

Se não me engano ainda, a corrente do coletor é proporcional a corrente da base, sendo a constante de proporcionalidade o hfe ou beta.

Então mesmo sendo usado como "amplificador", o transistor na verdade é uma chave, né? Se não houver uma fonte de energia capaz de fornecer os 600mAh o transistor não vai liberar 600mAh mesmo recebendo toda a carga possível em sua base.

Postado
Então mesmo sendo usado como "amplificador", o transistor na verdade é uma chave, né? Se não houver uma fonte de energia capaz de fornecer os 600mAh o transistor não vai liberar 600mAh mesmo recebendo toda a carga possível em sua base.

O transistor não é uma simples chave no modo de amplificação pois os estados não são apenas de liga e desliga. Tá mais pra uma valvula de uma torneira, na qual a vazão do fluido é proporcional ao quanto voce abriu a valvula. Imagina que o transistor seja essa valvula, mas ao invés de girar, voce fornece corrente. Quanto mais corrente na entrada (falando de TBJ), maior a abertura da outra fonte de corrente.

Não tem como um componente gerar energia do nada, violaria as leis da física.

O que voce precisa exatamente? Acredito que tenha como voce transformar grandezas, sacrificando a corrente para obter uma tensão muito alta, ou sacrificar a tensão pra ter uma corrente muito alta (e perceba que nesses casos que cito, a potencia é constante, não violando nenhuma lei, pois a potencia é o produto da tensão pela corrente).

• 3 meses depois...
Postado

Bom dia para todos.

Vou aproveitar a dúvida do nosso amigo BG79 para retirar a minha, que é muito próxima. Precisa usar um transistor que será acionado por uma corrente de 5v que transmitira 12v. Gostaria de saber não apenas qual transistor usar, mas gostaria de saber como escolher o transistor certo, para não precisar fazer perguntas repetidas sobre o assunto. Sou iniciante em eletrônica e estou aprendendo por conta, já li sobre o funcionamento do transistor, mas ainda não sei como escolher, qual modelo usar e etc.

Fico grato pela ajuda e paciência.

• Membro VIP
Postado

A resposta está no nome do mesmo..

Não é por nada que ele se chama transistor, que é um acrônimo de tranference resistor, ou seja, opera como uma espécie de resistência variável na exata e quase linear dependência (transferência) da corrente de base. Tanto maior a corrente de base menor a resistência entre o coletor e emissor do mesmo..

Se isso vai virar uma maior corrente, uma maior tensão, uma maior potência, só vai depender do arrenjo, da topologia em que o mesmo é usado..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...