Ir ao conteúdo

Mais uma dúvida sobre transistores

BG79

Posts recomendados

Postado

Oi a todos.

Estou começando a estudar eletrônica por conta própria e estou com uma dúvida boba, mas que ainda não consegui uma resposta precisa.

Quando dizem que o transistor amplifica (corrente, por exemplo), na verdade ele está servindo de chave para liberar uma corrente maior, correto? A base seria ativada por (digamos) 20mA de um controlador (ou outro componente) e a corrente que passaria por ele (vinda de outro ponto do circuito) seria bem maior. É isso que acontece ou o transistor realmente "transforma" 20mA em 800mA?

Postado

ha varios tipos de transistores

mas, de forma simples, nos que me parece que se esta a referir (bjt) a corrente que circula entre o colector e o emissor e definida pela corrente entre a base e emissor

por exemplo se o ganho hFE for por exemplo 50

ao fazer passar uma corrente de 1mA entre a base e emissor a corrente entre colector e emissor sera de 50mA

Postado

Ele libera uma corrente maior. A corrente de saída (do emissor) é a corrente da base + a corrente do coletor.

Se não me engano ainda, a corrente do coletor é proporcional a corrente da base, sendo a constante de proporcionalidade o hfe ou beta.

Postado
Ele libera uma corrente maior. A corrente de saída (do emissor) é a corrente da base + a corrente do coletor.

Se não me engano ainda, a corrente do coletor é proporcional a corrente da base, sendo a constante de proporcionalidade o hfe ou beta.

Então mesmo sendo usado como "amplificador", o transistor na verdade é uma chave, né? Se não houver uma fonte de energia capaz de fornecer os 600mAh o transistor não vai liberar 600mAh mesmo recebendo toda a carga possível em sua base.

Postado
Então mesmo sendo usado como "amplificador", o transistor na verdade é uma chave, né? Se não houver uma fonte de energia capaz de fornecer os 600mAh o transistor não vai liberar 600mAh mesmo recebendo toda a carga possível em sua base.