Ir ao conteúdo

Sensor Temperatura Automático

nycolas95

Posts recomendados

Postado

Sim ele varia a velocidade do cooler. No meu caso ele liga próximo dos 45° e atinge o máximo de rotação nos 55°C.

Edit: Acredito que o IRF530 ou o IRFZ34 possam ser utilizados também no projeto. De preferência o IRF530.

Postado

Bom, já que está dizendo que ele liga entra 45ºC e atinge a maxima em 55ºC vou comprar esse transistor.

E vou trabalhar com os dois projetos simultaneos, o seu DuoLed e do matheus.

Não quero que me desaponte em DuoLed, vamos ver se funciona do jeito que quero que seja ;)

Uma pergunta, teria como eu abaixar essa temperatura dele? Por exemplo ligar em 40º maxima em 55º? Algo assim?

Postado

NO meu circuito você está quase no final.

SE no PINO 7 você tem uns 3.56V, você deve pegar o potenciometro e colocar ele até q você tenha pouco mais q isso entre o pino central e o terra.

Dessa forma, o cooler vai ligar. Só q no meu circuito ele ficará na velocidade máxima o tempo todo.

Falou

Postado

Eu realmente não sei se é possível aumentar a faixa de controle de rotação, talvez adicionando alguma resistência em paralelo com o NTC seja possível.

Para provar que o circuito funciona mesmo, olha uma foto do que eu montei:

dscn2411f.jpg

Postado

O colega DuoLEd tem razão. Fiz uma simulação aqui e funciona mesmo. É o mesmo princípio de um outro circuito que tem aqui no fórum para controlar rotação de um cooler.

DuoLEd, apenas coloque na imagem do circuito onde é base, coletor e emissor do mosfet para quem não tem familiaridade com os datasheets poder visualizar melhor.

Falou

Postado

Vamo lá matheus, vou fazer isso.

Girando o potencimoetro, em um lado não acontece nada, se eu girar para o outro lado, o circuito para de funcionar.

@VIDEO

@EDIT2

Matheus, se eu fazer o circuito do DuoLed vou obter o resultado que quero?

@DuoLed

Você me garante que o cooler roda em baixa, depois vai aumentando até que chegue na alta?

@TOPIC

Já que o circuito do DuoLed é mais simples e funciona do jeito que quero, vou tentar arricar fazer eles, que sabe da certo, vamo que vamo, pretendo tirar isso do forno ainda essa semana ;)

Postado
DuoLEd, apenas coloque na imagem do circuito onde é base, coletor e emissor do mosfet para quem não tem familiaridade com os datasheets poder visualizar melhor.

Ai está:

mosfet.png

Você me garante que o cooler roda em baixa, depois vai aumentando até que chegue na alta?

Garanto sim! Ele vai aumentando a rotação conforme a temperatura, porém em baixas temperaturas ele irá permanecer desligado (o que é bom pois aumenta a vida útil do cooler e ainda evita acúmulo de poeira).

Postado

nycolas95, pelo vídeo q você postou, parece q o circuito está funcionando sim.

você poe o LM35 na temperatura q você quer que ele acenda o led, aí você ajuda o potenciômentro até acender. Depois q o LM35 esfriar, o led tem q apagar. Parece estar funcionando pelo vídeo.

Mas teste o circuito proposto pelo outro colega. Parece q é uma boa.

Falou

Postado

analise do circuito do colega acima,temos um divisor de tensão formado por ntc(termistor coeficiente negativo)+ potenciometro,o ntc diminui a resistencia conforme a temperatura aumenta ,logo teremos mais tensão no gate do mosfet,conforme a temperatura comece a aumentar ,isso fara com que o motor receba maior tensão e gire mais rapidamente .quando frio ele tem uma resistencia maior e a tensão sera menor no gate do mosfet,isso fara q o motor gire mais lentamente ou nem gire.

Postado

Beleza, ainda não tive tempo de comprar os MOS-FET

Mas assim que der certo, irei comprar e fazer o circuito, vamos ver como é que que é.

@DUOLED

Posso trocar aquele trimpo horizontal, por um vertical.

Ou seja:

http://www.tiggercomp.com.br/novaloja/images/Trimpot%203006P.jpg <ESSE

http://www.reniemarquet.cjb.net/kicad/trimpots.png < Pelo vermelho desta img.

Pode ser?

Olhe esse transistores :

IRF510 100V, 5,6A, 43W, <0,54Ohm(3,4A)

IRF630 200V, 9A, 74W, <0,4Ohm(5,4A)

Posso comprar o 630 ao invés do 510?

Postado

Um TIP41C poderia ser trocado pelo mosfet?

Eu olhei o datasheet, mas como sou iniciante não sei quase nada ainda, sobre se é equivalente ou não.

O datasheet está aqui : http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/T/I/P/4/TIP41.shtml

Se puder dar uma olhada para mim

Colector Current (DC) Ic 6A

Colector Current (Pulse) Ic 10A

Base Current (DC) Ib 2A

Nenhum está abaixo de 500mA, então pode ser ele né?

Postado

então vou pegar 1 TIP41C e MOSFET IRF630

Não sei porque o botão de editar não está aparecendo aqui, então me desculpem pelo double-post.

Matheus, se eu fosse usar, aquele circuito ali em cima, ao invés do MOSFET eu fosse usar um Transistor NPN BC549 para ligar um led, só para ver se é do jeito que eu quero, como deveria polariza-lo?

Quem vai no luga de quem?

EX:

MOSFET - GDS

NPN BC - CBE

Entendeu? Como faria isso? Quem vai no lugar do G, quem vai no lugar do D, quem vai no lugar do S.

Obg.

Postado

Bom, eu fiz usando um BD139 e ambos o resto.

Funcionou perfeitamente, posso regular do jeito que quiser.

Simples, prático, rápido e funcional.

Obrigado pelo circuito. -RESOLVIDO.

Pode fixar se quiser.

• 6 meses depois...
Postado

sei que é antigo(mas nem tanto né?), mas tenho uma duvida: existe como regular a temp onde o cooler começa a girar e definir em que temp ele atinge a rotação maxima no esquema do DuoLEd?

grato

Postado

edernh, pelo circuito só existe a possibilidade de ajuste em que temperatura ele irá começar a girar.

O ventilador atinge a máxima rotação em cerca de 5 a 10°C depois da temperatura inicial ajustada no trimpot.

• 6 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...