Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programção para controlar um motor de passo com o pic 16f628a


braztiago

Posts recomendados

Ola boa tarde!

Tenho um projeto que eu tenho que controlar o motor de passo para 4 posições, gostaria de saber se algume ai poderia me ajudar com a programação estou utilizando o Pic 16f628a, linguagem em C, compilador dev c++.

MOTOR NEMA 23

- Tensão do Motor: 4.0 V Corrente

- Fase: 2.0A Resistência

- Fase: 2.0 Ohm Indutância

- Fase: 4.4 mH Torque: 10kgf

- Cm 1.8º por passo Motor unipolar 6 fios

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O programa, inicialmente, seria bem simples, depois terias que ajustar o tempo com relação ao angulo do passo e definir as posições. voce precisa criar uma sequencia de bits e enivar para o motor.

Não programo em C, mas seria mais ou menos isso:

.....

PINB0=1

PINB1=0

PINB2=0

PINB3=0

DELAY

PINB0=0

PINB1=1

PINB2=0

PINB3=0

DELAY

PINB0=0

PINB1=0

PINB2=1

PINB3=0

DELAY

PINB0=0

PINB1=0

PINB2=0

PINB3=1

DELAY

.....

Colocando o motor no PORTB. O delay define a velocidade do motor, sabendo que não pode ser inferior à 10ms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim é que na vdd eu que citei o compilador errado, to usando o mikroC PRO for PIC, e o proteus para fazer o curcuito.

To quebrando a cabeça é na tomada de decisão do pic, pois tem um sensor de codigo de barras, ele faz a leitura desse codigo, e manda um sinal ttl para o pic, e dai faz a tomada de decisão, no começo tava pensando em fazer 4 posição da esteira, mais vou fazer só duas mesmo, ou ela roda horario ou anti horario, de acordo com o codigo de barras.

Pesquisei alguma coisa e encontrei o conversor MAx 232, mais não sei se ele vai util.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...