Ir ao conteúdo

Hardware específico para Folding@Home

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

bom, comecei esse tópico para poder ver o que é melhor para montar uma máquina específica para folding.

no meu caso, estou pensando em um SB com HD de 80Gb, 4Gb de memória ddr3 a definir marca, uma mobo que se possa fazer overclock bem para aproveitar o processador ao máximo( aberto a sugestões), uma fonte 400w ( já que a máquina vai ser só pra folding), cooler para o over ficar estável ( aceitando sugestões)

o samba me indicou um kit de memórias de 2000Mhz que eu acho ideal pra essa máquina

vi uma mobo agora que acho que pode ser ideal pelo preço e porque aceita over legal

GA-P67A-UD3-B3 custa 490 reais

cooler ainda nem tenho ideia

vamos postando pra no final termos uma máquina boa pro folding que possa ser sugada ao máximo

depois podemos até fazer algo parecido com o BDZ quando for lançado

Postado

Na minha opinião, não precisa de HD/CD/DVD/etc.

Mesmo tendo um HD disponivel, ele vai estar lá consumindo energia, gravando alguns bytes a cada 15min e a vida util diminui bastante ficando 24/7 rodando a 7200rpm pra praticamente não fazer nada. ;)

É possivel colocar ele para desligar no windows, (linux não sei se dá) a cada x minutos, mas e quando o fah for lá gravar o checkpoint, até ele ligar e tal, será que não dá algum problema?

Tá bom, virei fanboy de pendrive pra fah. :D:D

Postado

Gostei da ideia, e sou da mesma opinião do NiloBJ, é melhor instalar o SO que for utilizar em um Pendrive do que utilizar um HD só para folding.

Só não fiz isso nas minhas máquinas pelo fato que utilizo a mesma e muito. rs

Sobre a fonte, é bom pesquisar melhor, uma fonte no mínimo com selo 80 Plus e ver as voltagens certas para o requerido.

O cooler tem vários interessantes, melhor procurarmos o melhor custo X benefício.

Sobre a memória, ela influência em quantidade para o folding?

Postado

A quantidade de memória influencia pouco.. 4Gb é mais que suficiente.. mas o fato de estar em single/dual channel e a velocidade influenciam sim..

Foi na mobo UD3-B3 que eu coloquei meu SB2 a 4.6Ghz.. Mas ela não tem tantas opções de OC quanto mobos mais sofisticadas, como a própria UD5.. Mas como o OC depende de TODO o conjunto, o custo x benefício pode ser mais interessante (na mobo Fatal1ty não consegui colocar o SB2 a mais que 4.6Ghz na mesma tensão com o mesmo processador)..

Com relação à fonte, o IDEAL por ser um micro ligado 24/7, seria uma 80 GOLD de 300~350W (não acho que precisa mais que isso.. meu SB1, com 6 HD's e OC para 4.8Ghz raramente chega a 250W)..

Postado

Se for usar Seven não compensa usar pendrive, ele terá que ser de uns 16GB pra ficar folgado e o preço de um desses é a metade de um HD de 500Gb, logo a vantagem é arrumar HDs antigos de 80GB ou menos, aqui só duas máquinas usam HDs modernos.

Postado
A quantidade de memória influencia pouco.. 4Gb é mais que suficiente.. mas o fato de estar em single/dual channel e a velocidade influenciam sim..

Foi na mobo UD3-B3 que eu coloquei meu SB2 a 4.6Ghz.. Mas ela não tem tantas opções de OC quanto mobos mais sofisticadas, como a própria UD5.. Mas como o OC depende de TODO o conjunto, o custo x benefício pode ser mais interessante (na mobo Fatal1ty não consegui colocar o SB2 a mais que 4.6Ghz na mesma tensão com o mesmo processador)..

Com relação à fonte, o IDEAL por ser um micro ligado 24/7, seria uma 80 GOLD de 300~350W (não acho que precisa mais que isso.. meu SB1, com 6 HD's e OC para 4.8Ghz raramente chega a 250W)..

Muito bom o consumo de energia.

Claro se não tiver dual channel é totalmente desperdício, a dúvida era se ele utilizava algo mesmo pois pelo que vejo não usa se quer 200mb da memória direito b_<

Samba, se for pra fold, utilizar o linux se torna até vantajoso.

Postado

BigWU's usam mais memória... Acho que se for rodar Linux, poderia ser 2Gb de memória, mas não acho que compense pegar 2 pentes de 1 Gb.... ;)

Postado
BigWU's usam mais memória... Acho que se for rodar Linux, poderia ser 2Gb de memória, mas não acho que compense pegar 2 pentes de 1 Gb.... ;)

Realmente, sempre bom ver o melhor custo x benefício.

• Membro VIP
Postado

então.. estou chegando a seguinte conclusão: meus HDs de 80Gb sata estão ótimos pras 2 máquinas que estou montando pra folding.

mobo tem que analisar as opções de overclock ( o que me dizem da placa que citei?)

memórias, de preferência, as mais rápidas

sistema operacional, linux

vga, a mais ralé possivel

fonte, uma de 350w ( precisa ser real? se precisar me indiquem modelos)

gabinete, um que caiba todo o conjunto, de preferência um bem espaçoso para circulação de ar.

o que mais?

teclado e mouse vai ser necessário porque eu não sei se o teamviewer roda no linux, se rodar, nem precisa

monitor idem.

Postado

2600k + UD5 + G.Skill 2000mhz CL9 2X2GB + Fonte Cx430W = Perfeito pra BigWu

Gabinete? Akasa Freedom x2 .. Vga? a Mais barata Pci-ex

2gb não rola de usar, só se for no Linux nativo e ainda perde muito rendimento, porque rodando uma 2684 fica no Talo .. aqui no Seven batia 2gb de ram sem nada aberto.. e 2000mhz Cl9 porque tem que ser memorias bem rápidas tambem.. só de tacar as minhas de cl9 pra cl7 consegui quase 1 minuto de tpf a menos.

• Membro VIP
Postado

GA-P67A-UD5 R$ 949,99

GA-P67A-UD3P-B3 R$ 549,99

GA-P67A-UD3-B3 R$ 488,00

GA-P67A-UD4-B3 (Rev. 1.1) R$ 619,00

UD5 mesmo????

o SB R$ 750,00

aí ao invés de ter o SB montado em Junho, só terei em julho..rs..

• Membro VIP
Postado

Pessoal, isso já é discutido no tópico de pontuação e rendimento de processadores/placas gráficas, além de existir um setor dedicado a recomendações de produtos, então, tópico bloqueado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...