Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conserto de magnetron em curto


robra
Ir à solução Resolvido por robra,

Posts recomendados

Esta é a 2ª vez que tive problemas com o meu micro-ondas, tendo que trocar o magnetron.

A primeira troca foi há 4 anos atrás, me fazendo acreditar que a vida média do magnetron é de 4 anos, dentro da minha condição de uso.

Daí me despertou o interesse em recondicioná-lo.

Achei um curso que fala sobre isso no link http://www.eletrodomesticosforum.com/cursos/Curso_recondicionar_valvula_magnetron.pdf

Os 2 magnetron's que troquei apresentavam o mesmo problema, ou seja, curto com a carcaça. Com o multimêtro analógico na escala de X10K ou X1K, coloquei uma ponta na carcaça e a outra num terminal do filamento. O ponteiro deflexionou, evidenciando o curto.

Gostaria de saber se neste caso de curto, o procedimento descrito no arquivo pdf do link supracitado, na página 10 em diante, com o título "Suporte de baquelite do filamento", resolveria o problema do curto fazendo o magnetron voltar a funcionar ou não tem jeito de consertar o magnetron quando está em curto, tendo de trocá-lo por outro ?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem... com o artigo em pdf chamado "curso de manut de microondas", consegui identificar que os 2 problemas do meu micro-ondas, nestes 8 anos, eram com o magnetron em curto. Seguindo o passo-a-passo e com um multímetro analógico, testei o trafo, o capacitor de alta tensão, o diodo e por fim o magnetron.

Como este artigo me atendeu nas 2 vezes que o micro-ondas pifou sendo o mesmo problema nas 2 situações, ou seja, o magnetron em curto pelo teste da carcaça com um dos terminais do filamento, então pensei na possibilidade de recondicionar o magnetron e deixá-lo de "stand by".

Neste artigo em pdf que citei, o "Curso_recondicionar_valvula_magnetron", quanto ao suporte de baquelite do filamento ele menciona que este serve para realizar o isolamento entre a carcaça e os terminais do filamento. Sendo assim, como o teste para saber se o magnetron está em curto é com uma das pontas do multímetro na carcaça e a outra ponta em um dos terminais do filamento, então pensei que o magnetron se encontra em curto quando o suporte do baquelite do filamento "abriu o bico", deixando passar corrente entre a carcaça e o filamento.

Na verdade, isso é uma dedução do que li nos artigos, porém, gostaria de obter uma resposta técnica sobre o assunto para ter certeza se o conserto do suporte do banquelite do filamento resolve o problema do magnetron em curto, quando testado com uma das pontas do multímetro na carcaça e a outra ponta em um dos terminais do filamento, OU, se o curto do magentron é por problemas internos e não tem nada a ver com o suporte do banquelite do filamento.

Desde já, agradeço qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
gostaria de obter uma resposta técnica sobre o assunto para ter certeza se o conserto do suporte do banquelite do filamento resolve o problema do magnetron em curto, quando testado com uma das pontas do multímetro na carcaça e a outra ponta em um dos terminais do filamento, OU, se o curto do magentron é por problemas internos e não tem nada a ver com o suporte do banquelite do filamento.
Uma resposta técnica sobre o assunto o artigo em PDF já te deu, agora cabe a você por em prática a técnica de reparo...

Se ao remover o suporte externo dos contatos do filamento o curto sumir, é sinal que o reparo vai funcionar para você também...

Se o curto não sumir após a remoção do suporte, é sinal que o curto é interno e não vai resolver o seu problema a execução deste procedimento... ai é só um novo mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma resposta técnica sobre o assunto o artigo em PDF já te deu, agora cabe a você por em prática a técnica de reparo...

Se ao remover o suporte externo dos contatos do filamento o curto sumir, é sinal que o reparo vai funcionar para você também...

Se o curto não sumir após a remoção do suporte, é sinal que o curto é interno e não vai resolver o seu problema a execução deste procedimento... ai é só um novo mesmo...

Pois é... queria saber se alguém com o conhecimento do funcionamento e da estrutura interna do magnetron poderia dizer se o curto identificado pelo teste a frio entre a carcaça e os terminais do filamento é resolvido com o conserto do suporte do banquelite do filamento ou não, para que eu não venha perder tempo consertando o suporte do banquelite e depois continuar em curto.

Vou aguardar mais um pouco e caso não haja nenhuma resposta, então, vou consertar o suporte do banquelite, testá-lo e depois posto a resultado da "experiência"... :joia:

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cidadão!

Eu recupero magnetron com esse tipo de defeito e fica 100% garantido; mas não tem como explicar por aqui não.

O problema maior é que a solda lá no filamento do magnetron não é uma solda qualquer, é solda "ponto" e aquilo não sai nem com "REZA BRABA"

Siga o link abaixo e baixe o arquivo; ali tem bastante informação sobre como recuperar o magnetron. (É PRECISO PERÍCIA)

http://www.4shared.com/file/KIswcsYF/Recuperando_magnetrom.html

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cidadão!

Eu recupero magnetron com esse tipo de defeito e fica 100% garantido; mas não tem como explicar por aqui não.

O problema maior é que a solda lá no filamento do magnetron não é uma solda qualquer, é solda "ponto" e aquilo não sai nem com "REZA BRABA"

Siga o link abaixo e baixe o arquivo; ali tem bastante informação sobre como recuperar o magnetron. (É PRECISO PERÍCIA)

http://www.4shared.com/file/KIswcsYF/Recuperando_magnetrom.html

Agricio

Valeu, Agricio.

Já tinha baixado este arquivo dia 06/05, e ele é muito bom.

Vou tentar consertar nesta semana e depois posto o resultado, dando certo ou não.

Abraço. cool.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...