Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
karmafire

ASUS P5AD2-E Deluxe, trocar mosfets?

Recommended Posts

Estou com uma Asus P5AD2-E Deluxe com dois mosfets "quebrados" (um está ao meio, parece que levou uma martelada) e uma GeForce 6500 com um capacitor vazado.

Primeiramente, sem abrir o gabinete, consegui passar um antivírus rapidinho antes do PC travar e estava infestado de tudo. Em modo de segurança fiz backup e formatei. Após instalar os drivers da GF deu tela azul e recomeçou a travar logo no início, mas em modo de segurança, de novo, tudo ok.

Abri e vi o capacitor vazado na placa de vídeo e testei com uma Radeon 4500, instalei os drivers e o Catalyst e funcionou normalmente.

Como a placa-mãe tava bamba resolvi pôr uma tarracha extra, ao retirá-la um dos mosfets quebrados caiu e vi o outro seguro apenas por uma perninha.

Ligando pro dono pra informar o problema, fiquei sabendo que o indivíduo serrou o pino terra do cabo da fonte pra conseguir enfiar na tomada, direto (o PC veio sem cabos, usei um meu).

Bem, é (era?) um computador extra e ele nem quer saber de gastar meio centavo pra arrumá-lo, então ficou pra mim, e eu gostaria de reformá-lo pra dar pro mei pai substituir a lataria PCChips-512 DDR-CeleronD dele :)

Então a questão é, como trocar esses mosfets? Um deles tem soldas finas, assim como o capacitor da GF, e acho que com paciência consigo tirá-los sem danificar as placas, mas o outro mosfet só tem furinhos, nem consigo ver a solda. Existe alguma maneira "caseira", isto é, sem ter que comprar algum equipamento extra, de retirá-lo?

E onde mais, fora a Farnell Newark, seria possível encontrar mosfets? Não achei esses modelos lá (são os http://www.alldatasheet.com/view.jsp?Searchword=09N03LA e http://www.alldatasheet.com/view.jsp?Searchword=70T03H).

E outra, tem como saber o quê exatamente eles fazem? O PC funciona normalmente com outra placa de vídeo mesmo sem eles, nem tela azul nem nada :confused:

Foto (ruinzinha):

P040511_1955.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja consegui tirar usando uma estação de ar quente mas não encontrei o componente para substituição:(

falam que da também com doi ferros de solda mas eu nunca fiz isso....

Falou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual é o processador que voce ta usando?

olha se os dois mosfets que eu circulei de azul é igual aos mosfets danificados?

tem como saber o quê exatamente eles fazem?

Esses mosfets fazem parte do cicuto de alimenteção do processador

posta uma foto da VRM da Cpu (igual a foto da placa mãe com pcb azul) com o maximo de qualidade possivel porque essa sua passo longe da qualidade :D

Se eles forem iguais acho que da para fazer uma ganbiarra bem funcional :devil::eek:

post-745365-13884959374531_thumb.jpg

post-745365-13884959374722_thumb.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você não tem uma placa mãe queimada, que possa tirar os MOSFETS para aproveitar nesta placa? É díficil comprar componentes de placa mãe, se você for de SP pode até achar na capital, mas é díficil.

Na dúvida verifique no www.alldatasheet.com se é equivalente (tensão/corrente).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×