Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ripando Blu-Ray para MKV


Posts recomendados

EDITADO 06/05/11

Bom galera, eu não vi nenhum tópico falando a respeito. Apenas do RipBot, porém não é o caso.

Quero saber da galera como estão fazendo, trocar informações e sempre se chegar a algo melhor.

Hoje tenho usado o MakeMKV ou AnyDVD HD para extração. O MakeMKV já extrai o que você escolher do Blu-Ray original (dual audio, legendaS) e já deixa em um MKV, porém sem compactação, ou seja, se o filme tem 20gb, ele vai continuar com 20gb. Já o AnyDVD HD, ele extrai todo o conteúdo do Blu-Ray em arquivos .m2ts sendo em diretório (\BDMV\STREAM) e copia TODO o Blu-Ray, então fica mais ou menos 30GB ou mais.

Para compactação, estou testando o RipBot, mesmo ele não deixando você fazer dual áudio, estou fazendo o teste, pegando já o arquivo MKV do MakeMKV pronto, com os dois áudios e legendas e vamos ver se funciona, depois volto aqui para postar. Fiz o teste com o ripbot, achei o programa interessante, fácil de mexer, porém para add outro áudio, vai acabar usando a segunda faixa de áudio e adicioná-la com MKVmerge.

Para compactação, também temos o HandBrake, onde aceita dual áudio e tem umas funcionalidades muito boas. Com esse HandBrake ainda não consegui um resultado positivo, pois todas as vezes que tento fazer o encode do vídeo, no segundo passo, ele reinicia meu PC, e não é problema de configuração e nem de Hardware. Ainda tentando ver se consigo.

AContece que com qualquer um desses, você demora pelo menos 8hs para compactar um filme. Dessa forma que estou fazendo, com o MakeMKV, o arquivo já vai sair pronto e não vai ser necessária o uso do MKVmerge.

Outro programa que também estou testando é o MEGUI, possui inúmeras funções, e nele trabalhamos a faixa de bitrate. Até agora foi o melhor que achei, e com um resultado MUITO BOM, inclusive coloquei o vídeo original 18GB e o encodado 9GB em dois monitores um do lado do outro e não percebi diferença.

Por favor galera, quem tiver já projetos com êxitos, poste aqui o seu, com o tutorial e vamos tirando dúvidas. Meu objetivo com isso, é ter todos os meus Blu-Ray's backapeados.

Agradeço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao "dual audio", eu volto aqui para explicar como fazê-lo pelo RipBot264.

P. S.

Resposta à sua dúvida sobre "Dual audio" no RipBot264 postei aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5003824&postcount=11

Teste o BD Rebuilder.

Pode também usar o DVDFab e suas opções de redução de tamanho do arquivo durante o decrypt.

Entrando em configurações > Gravação... como mostra as imagens abaixo.

Quanto a redução de tamanho durante o decrypt, eu não recomendo, perde muita qualidade.

Nesse caso é preferível copiar o filme principal a 100% de seu tamanho e usar um programa encoder para converter em MKV.

Se é para fazer o que é mostrado abaixo nas imagens do DVDFab, não faça. Ele não é bom nisso.

Execute apenas o decrypt total pelo DVDFab e use o BD Rebuilder para compressão.

dvdfab.jpg

dvdfab1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Jandor por responder.... é quanto a essa do dual áudio, eu acabei tendo que fazer isso mesmo, não é um trabalhão, então ainda fica como uma opção boa o RipBot264.

Vou fazer o teste desse BD Rebuilder. É fácil de mexer? Ele trabalha com o .m2ts ou MKV?

Não sei porque, nunca gostei desse DVDFab... quais são suas experiências com ele? É o que você mais usa?

Aproveitando... como você definiria AAC, AC3, FLAC, DTS, DTS II, o que é e quantos canais cada um suporta.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao RipBot264, a hora que você entender bem o seu funcionamento e saber tirar o melhor dele, irá gostar.

A velocidade de encode do RipBot264 é de normal a rápida. O tempo de encode é relativo, e depende muito dos recursos de hardware.

No RipBot você também pode escolher entre o tamanho por Kbps ou em MB, além do Quality.

Vou fazer o teste desse BD Rebuilder. É fácil de mexer? Ele trabalha com o .m2ts ou MKV?

O BD Rebuilder é uma das ferramentas de maior capacidade quando o assunto é compactar arquivos de Blu-ray,

leia mais no site do programa, mas comece aqui: http://www.videohelp.com/tools/BD_Rebuilder

Não sei porque, nunca gostei desse DVDFab... quais são suas experiências com ele? É o que você mais usa?

Tenho a licença do DVDFab há mais de 6 anos.

A única coisa que me interessa nele é a ferramenta "Decrypter" DVD/Blu-ray.

Sempre faço o Decrypt apenas do filme principal e a 100% do seu tamanho.

Jamais tive qualquer problema dele não retirar toda a proteção de um DVD.

As ferramentas de DVD já estão consumadas há muito tempo. Retira tudo.

Hoje as ferramentas de decrypt Blu-ray já estão mais fundamentadas, já que eles lançaram há uns 3 anos.

O DVDFab possui um fórum bastante ativo, e com as discussões, experiências e exigências dos usuários o programa está sempre atualizado.

O DVDFab foi o primeiro a descobrir um meio de sobrescrever a proteção Cinavia (marca d'água), desde 01/2011. Não sei se existe outro software que faz isso.

Ainda hoje você encontra muito BDRip com a proteção Cinavia.

Resumindo, só uso as ferramentas de cópia do DVDFab, sem nenhuma compressão.

Recomendo configurar e usar a opção DVD-9 para DVD, e BD-50 para Blu-ray. Assim não corre o risco de usar compressão.

Aproveitando... como você definiria AAC, AC3, FLAC, DTS, DTS II, o que é e quantos canais cada um suporta.

A princípio cada um deles são containers de áudio, assim como são para vídeo: MKV, MP4, AVI, etc.

Poderia classificá-los pela qualidade: DTS, AC3, FLAC, AAC, OGG, MP3...

Sei muito pouco sobre áudio, entrando na Wikipedia pode saber mais do assunto.

Sei que o áudio AAC e OGG se equiparam em qualidade.

A vantagem do AAC, e também o OGG (Vorbis), é a sua alta taxa de compressão.

Ex. Um áudio AAC 128Kbps corresponde a um AC3 256Kbps, mais ou menos isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado mais uma vez pela postagem. Como eu disse tenho usado o AnyDVD HD e não tive nenhum problema. No caso o MakeMKV seria o mesmo que o DVDFab, correto? Já que o Make também não usa compressão. Você já usou o Make?

Estou fazendo mais uma vez pelo HandBrake, faltando apenas 2:45hs para o término. QUando terminar, posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já testei o MakeMKV e não gostei. Ele reduz um pouco a qualidade do arquivo final.

Ele usa um pouco de compressão, seria bom se apenas copiasse exatamente o tamanho original dos arquivos.

Pude confirmar isso através de uns testes, e esta leve compressão dele é prejudicial.

É a minha sincera opinião, tire suas conclusões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao AnyDVD HD, ele é muito bom para decrypt, mas ele só faz isso para o disco inteiro,

ele não me dá a opção de separar só o filme principal que nem o DVDFab tem.

Mas deve ter alguma opção de compressão, tipo BD50, BD25, etc.

Quanto ao Handbrake eu não uso ele, sei que é um bom software. Já tive a oportunidade de testá-lo.

Mas fiz a minha escolha pelo RipBot264, que imprime um pouco mais de qualidade. Eles meio que se equivalem.

No que se refere às legendas incorporadas, não faz diferença o formato que vai usar, dentro daqueles que são compatíveis, é claro.

Entre usar uma simples SRT e uma IDX/SUB ou SSA pré-configurada com cor, tamanho, etc. é indiferente,

pois essas legendas perdem toda e qualquer edição que faça nelas, transformando-se em texto normal.

Agora não saberia explicar o problema que teve ao juntar as legendas, talvez algum outro usuário possa te ajudar.

Só lembro que achei meio chato o sistema de legendas do Handbrake.

Precisa se certificar se essa legenda SRT deve ser lançada no Handbrak como ANSI ou como UTF-8. Talvez seja isso.

Já no RipBot isso funciona bem, tanto para incorporar como para embutir (permanente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o processo que adotei, foi o seguinte.... eu uso eac3to para ripar o bluray para o disco sem compressão e escolho apenas o que eu quero, depois faço o encode do vídeo apenas no MEGUI e depois eu uso o MKVmerge para juntar tudo... e deixo o áudio sempre original... não gosto de tirar nada da qualidade do áudio, já que possuo um excelente sistema de home theater...

Contando ripagem (30min), encode (de 6 a 10horas, depende do tamanho do filme) e mixagem (15min), dando em média um total de 8:45hs para ter o arquivo prontinho em mkv. Como a maioria dos meus bluray's são americanos pois moro aqui... então não tenho áudio em português, mesmo porque eu odeio dublagem. Então sempre com duas legendas, inglês para sempre aprimorar o inglês e a português para não esquecer ahuahua

bom é isso ai.... valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, já que o título é ripando bluray para mkv, vou colocar o modo como eu tenho feito, e não tenho visto diferença da mídia bluray quando tocado. A qualidade é simplesmente perfeita!!!!!

Bom, nunca fiz um tutorial na vida... então vou tentar fazer de uma forma que seja totalmente entendível.

A princípio eu uso a ripagem para os meus bluray's pessoais para mantê-los em segurança caso a mídia estrague, ou até mesmo para a facilidade de acesso, pois tenho um media center da seagate que é excelente.

Eu uso o eac3to http://www.videohelp.com/tools/eac3to para fazer o rip através de comando de DOS. Insira a mídia bluray e após o AnyDVD HD quebrar as proteções, eu inicializo o CMD (comando no executar) e vem a seguinte tela:

cmda.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

cmd1v.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Dentro do diretório do eac3to, digite o seguinte comando:

(minha unidade de bluray está na letra E:, então)

eac3to e: 1) e aperte enter. ( ele vai analisar o bluray e trazer a seguinte tela)

cmd2f.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Ai está listado todo o conteúdo do bluray, onde você fará a sua escolha.

Façamos o seguinte comando:

eac3to e: 1) 1:"c:\filmes\chapters.txt" 2:"c:\filmes\filme.mkv" 3:"c:\filmes\inglês.flac" 5:"c:\filmes\inglês.sup" e aperte enter.

Você está extraindo sem compressão 1-os capítulos, 2-o filme, 3-o áudio original, 5-a legenda em inglês, se tivessem outros itens que gostaria de extrair, o comando era o mesmo, apenas colocando o número a que se refere.

Depois que ele terminar, vai estar escrito DONE no final. Caso você for fazer qualquer outro áudio que tenha no bluray, não use .flac, pois ele vai dar erro, use .ac3.

Este processo demora de 30 a 45min.

Eu não uso compressão no áudio, gosto da qualidade do original, por isso, agora vamos usar apenas o vídeo e as legendas.

As legendas estão como .sup, você terá que abri-la no programa SupRip http://www.videohelp.com/tools/SupRip/old-versions.

Abra o programa clique em open, selecione a legenda. Algumas legendas o programa não reconhece quase nenhuma letra, e você tem que inserir manualmente, mas não se preocupe, não é difícil e não leva muito tempo para isso.

suprip.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Verifique que nesse caso, ele não reconheceu apenas a letra c, então você deve digitar a letra C em maiúscula como mostra na figura. Digite sempre certo o que você vê, pois ele copia essa informação para outros trechos da legenda que contenham o mesmo caracter. Após digitar C aperte enter(ou clique em OCR), ele vai para a próxima letra que não reconheceu. Nesse caso temos 2247 parágrafos, ele te mostra em qual você está. Faça a correção até mais ou menos o Décimo parágrafo, e depois clique em Auto-OCR. Quando ele acabar, clique na ABA SRT, ele vai te mostrar quantos itens ainda tem com erro (Containig errors). Volte para a ABA Image vá corrigindo e apertando enter (mesmo que clicar em OCR), até o final. Em poucos minutos você termina.:D

Após checar isso e não ter erros, na ABA SRT clique em salvar e salve o arquivo na mesma pasta que estão o filme e o áudio. Pode deletar a legenda .sup.

Agora vamos encodar o vídeo. Baixe o programa MEGUI http://www.videohelp.com/tools/MeGUI

Instale-o, parece que ele já vem com todas as ferramentas que ele precisa dentro dele, não me lembro muito bem.

Ao abrir o programa, clique tools, e AVS Script Creator. Clique no .... do VÍDEO INPUT para abrir o arquivo de vídeo (filme.mkv) clique em resize em deixe 1920x1080 e depois clique no .... do VÍDEO OUTPUT e salve na mesma pasta como video encodado.avs e clique em save. *Pode fechar a tela que abre do vídeo.

Você vai para essa tela:

meguiv.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Clique no .... do VÍDEO OUTPUT e salve no mesmo diretório como vídeo encodado.mkv.

Em Encoder Settings: deixe a opção x264:BluRay 1080p24 - 720p24 clique em config e coloque o Bitrate para 10.000, aperte ok e yes na mensagem que aparece. Clique em Enqueue. Não precisa inserir Áudio.

Clique na ABA Queue, vão ter dois Jobs, apenas clique em Start. Na janela que se abre, em Priority, selecione HIGH, para ele usar o processador exclusivo para essa tarefa. Como eu disse anteriormente, esse processo vai demorar de 6 a 10 horas dependendo do tamanho do filme, em um PC com processador i5 e 8GB de ram. Enquanto isso, vai jogar Playstation :P.

Depois do filme encodado, os dois jobs vão estar DONE. Foi concluído com sucesso.

Agora vem a parte mais fácil de todas, que é juntar tudo em um arquivo MKV.

Você vai precisar do programa MKVMerge http://www.baixaki.com.br/download/mkvmerge.htm

Depois de instalado e aberto vai estar assim:

mkvmerge.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Clique em Add. Selecione o vídeo encodado.mkv, o áudio, se tiver mais de um também, e as legendas. e clique em open.

mkvmerge1.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Agora clique na ABA Global, em "Chapters" clique em browse, selecione o arquivo chapters.txt e clique em open. Em Language, selecione Eng (english) e em Charset, selecione UTF-8. Volte para a ABA Input e vamos atribuir as descrições dos arquivos que você adicionou.

Em "tracks, chapters and tags" clique em um por um para adicionar as descrições. Veja como fiz aqui no arquivo de vídeo:

mkvmerge2.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Clique na ABA Extra Options e em Compression, selecione NONE.

Agora vai para o arquivo de áudio, faça o mesmo, coloque a descrição tipo "TrueHD 6 Canais" eng ou pt.

Clique na ABA Extra Options e em Compression, selecione NONE.

Para a legenda a mesma coisa, na descrição coloque apenas Inglês ou Português e não precisa selecionar compressão.

Se você tem mais de uma legenda, caso, português e inglês e quer que a português seja a padrão a entrar quando iniciar o vídeo então no campo "Default Track Flag" selecione YES.

Em Output File Name, clique em browse e salve o arquivo em outro diretório com o nome do filme, no meu caso fiz uma zuera "O carrinho azul e amarelo.mkv"

Clique em start muxing aguarde de 15 a 20 minutos e pronto...... Seu vídeo está prontinho em MKV.

Espero que vocês gostem e dê tudo certo para vocês.

Se quiserem comentem.... grande abraço a todos.....

Compartilhando conhecimentos.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...