Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida para colocar ou não Hyper TX3


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, meu primeiro post aqui no CdH, fórum que a cada dia vem ajudando mais e mais pessoas...

Enfim, vim com a seguinte dúvida, e gostaria da opinião de vocês.

Tenho um computador com a seguinte configuração:

- Phenom II X4 820e

- 4GB de memória

- HD 500GB Samsung

- Mobo Phitronics n68c-m

- GeForce 9500GT

Enfim, lê-se "computador de supermercado com offboard". Estava planejando trocar o cooler do pc, que é o BOX, por um Hyper 212 Plus, porém este não cabe no gabinete. Então cogitei a possibilidade de comprar o Hyper TX3, que é menor, cabendo com uma folga de aproximadamente 2~3 cm da tampa lateral do gabinete (que possui 18cm de largura).

O problema é: como não posso abrir o pc (garantia), e não possuíndo o cooler ainda, não sei se compensa comprá-lo, pois, juntamente com a ajuda de um outro pc daqui de casa, que possui a mesma largura deste pc (com a garantia), vi que talvez a ventoinha lateral (12x12x2,5 cm) que possuo nao caiba juntamente com o Tx3 e, que mesmo cabendo, o Tx3 poderia "tampar" a ventilação feita por esta ventoinha. Assim, fico com a preocupação de comprar o cooler e não obter uma melhora significativa, já que, segundo a minha hipótese, a placa de vídeo poderia esquentar sem a ventilação desta ventoinha. A outra fan que possuo, de 8cm, fica na traseira do gabinete, agindo como exaustor.

A temperatura do meu processador é a seguinte (medições feitas com o Aida64):

Idle (temp. 20 a 25º ambiente): 36~42º

Full (mesma temp.): 52~55º

As temperaturas acima estão boas (considerando que a temperatura máxima do Phenom II X4 820e, segundo a AMD, é de 71º), mas no verão costuma esquentar muito aqui (de 30 a 35º). Meu medo é de subir muito essas temps.

O que vocês acham? Devo comprar mesmo o Tx3, sabendo da possibilidade de retirada da ventoinha de 12cm na lateral? Colocarei este cooler em uma assistência autorizada, cobrando R$20,00 (eu sei que é caro, mas compensa mais ter a garantia).

Me desculpem caso tenha ficado confuso o texto acima.

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode colocar, porque vai fazer mais efeito um cooler realmente decente do que o box, ainda mesmo sem ventilação. Com essa falta de ventilação o Hyper TX3 ainda leva vantagem.

Só explique se o seu cooler de 12cm fica na lateral em cima ou em baixo, pois se for em baixo não irá fazer muita diferença, ainda mais nas 9500gt que não esquentam muito.

Enfim: compre pois vai te ajudar ( e ainda vai pode mandar um over ai)

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho totalmente desnecessário!! As tuas temperaturas são invejáveis (55°C full)!!

Olha só: 60 reais do cooler + 20 de mão de obra = 80 reais de gastos para tentar melhorar uma coisa que já está muito boa!!

Não vale a pena... é mais vantajoso investir na ventilação do gabinete, se assim for necessário!

Onde tu comprou este PC? Foi em um super mercado? Se mandar em qualquer serviço especializado que não seja o deles, perderá a garantia!!!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, obrigado pelas opiniões até agora e mais delas serão bem vindas.

Gustavo, a fan de 12cm está na lateral, como ventilador.

Leonardo, a garantia do supermercado já esgotou, que é de uma semana, porém permanece ainda a garantia da montadora, de 1 ano. A assistência que irei levar é uma autorizada, que, aliás, já levei lá uma vez, para trocar a fonte e colocar a 9500GT. Só achei estranho que eles não lacraram o computador novamente, mas anotaram no banco de dados deles sobre a "visita" do meu pc. Como não estive no local para questionar o não lacramento do gabinete (foi um parente meu que levou para mim, estava ausente no dia), estou com uma preocupação por parte da garantia. Mas o pc está trabalhando de maneira estável e acredito que não haverá eventuais problemas. Somente a mobo que era uma dúvida de ser boa ou não, porém está me agradando.

Sobre as temperaturas, sim estão boas, porém não sei como vão ficar no verão, que esquenta bastante aqui.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que valerá à pena colocar o Cooler Master TX3 pelo silêncio. O cooler box gira até umas 6000RPM e faz barulho de avião, enquanto o TX3 gira no máximo 2900RPM. Uso um TX3 com 2 ventoinhas e outras 2 na parte de trás do gabinete como exautores. O silêncio é quase total (ouço o barulho da corrente de ar), em IDLE as temperatutars da Mobo são 50ºC e do processador 40ºC (no verão).

Suas temperaturas podem ser maiores ou menores, depende da ventilação do gabinete. Aqui não caberia essa ventoinha lateral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...