Ir ao conteúdo

Placa Ritmica que faz os leds piscarem com a batida do som. Como fazer uma?

RENATO TECH

Posts recomendados

Postado

Seguinte galera, eu queria um sistema de led ritmico pra colocar no PC, poderia ser com LED ou com ColdCathode, encontrei esse na net:

O cara vende por 49 pila uma plaquinha dessa:

img?s=MLB&f=101711093_2987.jpg&v=E

Absurdo! Não?! rsrs

Alguem sabe como fazer e quais os componentes corretos para se fazer uma dessa? pois com certeza sairá uns 500% mais barato que essa....

1298632589_101183455_1-Placa-Ritmica-Pisca-De-Acordo-Com-As-Batidas-Do-Som-PoA.jpg

Por favor me ajudem! Aceito proposta de outros projetos também, porém eu queria um que captasse o som e não que precisasse ligar na P2!

Não manjo de eletronica, mas se me derem o esquema da placa e quais os componentes eu faço.

Esses esquemas tipo:

led-vumeter.GIF

Não entendo naaaaaada, por isso queria algo mais "claro" para leigos.... :lol:

Brigadooo :wub:

Postado

Nossa tenho muita vontade em fazer uns desses, mas nunca peguei a serio no projeto.

Matheus, como você simulou o audio no proteus?? E que pessa que é essa de 2 reais??

Postado

No proteus eu nao simulei. Testei numa protoboard e no vídeo ai vocês viram q funciona. O video fui eu quem fez.

O proteus usei só p desenhar o circuito.

Essa peça de dois reais é um divisor P2. você conecta ele na saída de som e ao invés de uma saída, agora você tem duas! Simples.

Falou

Postado

Circuito:

fuRL6.jpg

Falou

Me diga, posso ligar quantos LEDs nisso?

E pode me traduzir essa imagem? rsrs não manjo de eletronica....

Me diga quais os componentes e onde cada um vai? :confused:

Postado

No circuito que te indiquei, você pode ligar até 75 leds caso eles forem de 20mA.

Aquele transistor suporta até 1500mA.

Para montar, você liga uma das pernas do resistor no +12V, a outra perna no positivo do LED.

Aí você pega o negativo do LED, normalmente a perna mais curta e liga no coletor do BD135.

O emissor do BD135 você liga no terra.

você pega um plug P2 e liga na sua saída de audio. você descasca a ponta dele e liga o positivo na base do transistor e o negativo no terra. Pronto.

Caso não queira descascar um fio P2, você pode usar um desses conectores P2/RCA, assim:

1h95W.jpg

Falou

Postado

Desculpa pedir demais.....

Mas, passa uma lista de componentes que tenho que comprar?

E se possivel nesse esquema, coloca a foto de cada componente em seu devido lugar ou os nomes? Por favor...

Postado

Você vai precisar de (no caso dos vinte leds):

20 resistores de 470 ohms

20 leds

1 bd135

1 resistor de 100 ohms

E uma caixinha se quiser deixar mais bonito

Nos leds tem 2 perninhas onde uma é maior que a outra. A perninha maior é o positivo, que você vai ligar no resistor de 470ohms(esse tanto faz a perna). A perninha do resistor que sobrar, você vai ligar no positivo do 12v que provavelmente tera um sinal +.

A perninha do led que sobrar você vai ligar no coletor.

O negativo dos 12v você vai ligar no emisor do bd135, e na saida do p2.

A base do transistor vai no resistor de 100 ohms que tambem vai na saida p2.

Aqui está a foto com os terminais do bd135: http://imageshack.us/f/217/semttulowmj.png/

Bem, espero que tenha ajudado e qualquer coisa posta ai.

Matheus achei que você tinha simulado, por causa da caxinha de som que tinha no circuito.

Abraço

Postado

Isso mesmo, está certo, mas na montagem muita atenção com a polaridade dos componentes.

Não sei como você vai montar mas o ideal é fazer uma PCI para ficar mais fácil o manuseio.

Até mais

Postado

O louco que facada o led e o frete tambem, mas o frete sempre é caro :(

Curti essa barra de leds também, deixa mais estiloso o projeto :cool:

Mas isso fica ao seu gosto e bolso.

Falou

• 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Postado

Fala mateus, beleza?

Olha cara, eu estava fazendo uma plaquinha aqui com o seu projeto e resolvi experimentar.

Substitui o trans por um 2SC4242 (450/400V, 7A, 40W, 1/3µs) e testei com 1 led.

Funcionou perfeito.

Teoricamente, creio eu, suporta APROXIMADAMENTE 350 leds.

Você pode confirmar isso para mim?

Caso você se interesse por testar, tome cuidado, pois o trans tem um segundo c na traseira e na parte de cima, onde vai o parafuso de fixação.

É que, no momento, eu só disponho de uma fonte eletronica de 1200 mA, pois a do pc ja esta lotada.

Pretendo fazer a iluminação do meu salão de festas com isso.

O que você me diz, será que eu estou certo?

Nao quero arriscar 350 led's de bobeira.

Desde já agradeço.

No aguardo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...