Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raid 0 Falhando, Windows 7 Corrompido, Recuperação de Dados


KovarD

Posts recomendados

Olá, aconteceu um grande problema ontem comigo.

Tenho dois WD Caviar Green funcionando em RAID 0 e de um mês pra cá notava pelo dadógrafo do meu computador que todos os dias meu computador enviava informações não sei pra onde atrapalhando meu ping. Ele ficava no mínimo uma hora enviando informações direto. Suspeitei que era um keylogger, vírus, etc e o Kaspersky Anti Virus não detectou nada.

Fui olhar os problemas do Windows e achei o que estava afetando minha velocidade: era a tentativa do Windows em solucionar um problema, enviando relatórios de erro a cada vez que inicio o computador.

Fiz Limpeza de Disco do Windows, e selecionei para limpar entre outras coisas, relatórios de erro e debugs do sistema. Fiz varredura completa de vírus no disco e por fim desfragmentei o computador. Tudo ok e desliguei a máquina normalmente.

No dia seguinte meu computador deu boot normal e na hora que estava carregando o Windows, no meio do processo ele travou com o símbolo do Windows na tela ("carregando o windows") e reiniciou sozinho. A partir da segunda vez no boot, mostrava que o primeiro hd estava em RAID 0 e o segundo hd não estava em RAID e a conclusão era RAID 0 falhado. Na tentativa de carregar o Windows no boot, mostrava o sistema operacional como perdido. Nem chegava a carregar mais.

Hoje meu amigo me disse que o Windows pode estar simplesmente corrompido e que seja possível solucionar o problema carregando o sistema operacional pelo drive de DVD. Tentarei fazer isso hoje mas acho que isso pode não ser o caso, pois o problema seria anterior a isso, pois o RAID 0 não está funcionando.

Se isso não der certo, não sei mais o que fazer. Tenho dados que considero importantíssimos neses hd's e infelizmente não fiz backup. Ouvi dizer que recuperações de dados são estratosfericamente caras e isso atualmente está fora de cogitação pra mim.

Alguém pode me ajudar a solucionar o problema e recuperar meus dados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

A tentativa de recuperar o sistema pela unidade de DVD do Windows 7 não deu certo e com um agravante a mais: Meu volume RAID 0 foi apagado. Ele nem é mais reconhecido, é como se fossem dois hd's novos vazios!

Provavelmente o registro do volume foi apagado quando eu retirei meus hd's do computador e levei pra um amigo dar uma olhada no computador dele. Mas lembrando que não foi nada gravado em cima, pelo menos não intencionalmente.

Como sou totalmente leigo no assunto e não consegui nenhuma ajuda por enquanto, irei fazer por mim mesmo.

Irei comprar um hd novo e instalar o SO nele. Depois disso instalarei programas para tentar recuperar meus dados. Conforme vi em outro caso semelhante:

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=266377

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

*Fui no Centro da cidade visitar uma empresa de recuperação de dados e descobri que para recuperar os dados de um RAID paga-se no mínimo R$510 (caso seja extremamente fácil), mas fora os extras devido ser "complicado a extração em RAID" e por utilizar as "últimas ferramentas disponíveis", já me adiantaram que poderá beirar R$900. :(

*Fiz uma nova instalação do sistema operacional em um hd novo (Caviar Black). Agora tive a confirmação de mais outro comportamento bizarro que está acontecendo:

Toda vez que ligo o computador, na hora de carregar o sistema operacional (Loading Operating System...) o caractere de carregamento (underline que pisca) move-se a direita e o computador desliga sozinho. Ele volta a ligar sozinho, reinicia todos os passos novamente, fazendo o boot pela segunda vez, e consegue carregar o sistema operacional normalmente. Ele faz isso todas as vezes, precisando repetir o boot.

Isso começou desde que o RAID falhou. Porém achava que isso acontecia porque devia ser alguma corrupção do Windows Seven, mas mesmo com uma nova instalação num novo hd não-RAID o problema persiste.

Estou atualizando todos os drivers do computador pelo Windos Seven novamente na vã esperança que isto não se repita no boot. Mas creio que não adiantará nada, pois isso acontece antes do SO. Temo que seja defeito na placa mãe.

Pessoal, alguma opinião?

Coloque seus HDs no mesmo lugar onde estavam antes (mesmas portas sata) va na BIOS e monte a raid novamente da mesma forma forma como era anteriormente, seus dados continuam la, talves você possa salva-los para uma outra unidade.

Ivanor, primeiramente muito obrigado pela ajuda, na tenho mais ninguém a recorrer...

Na minha placa-mãe quando se cria um novo Volume RAID o antigo é apagado ou sobrescrito. No menu de configuração do RAID, antes da confirmação de criação há uma mensagem:

"WARNING: ALL DATA ON SELECTED DISKS WILL BE LOST"

Mesmo supondo que os dados antigos não seriam apagados refazendo a mesma conexão anterior; E mesmo podendo ver as conexões das portas SATA em algumas fotos do meu computador montado anteriores a ocorrência - os fios se embaralham, não posso ter certeza absoluta. Se eu conectar errado posso agravar o problema e ficar cada vez mais distante de recuperar meus dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a única solução fácil, é realmente a que o Ivanor falou...

se não consegue isso, realmente, fica difícil...

eu sempre to com o c* na mão com meu raid tb.... mas ainda bem q faço backup toda semana do q é importante, mesmo assim, ainda perderia muitas coisas... infelizmente é o que acontece por querer velocidade né...

boa sorte ae cara...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema da reinicialização e do desligamento quando carrega o Windows ainda persiste mesmo depois de atualizar os drivers.

Estava olhando o Painel de Controle do Windows e chequei meu sistema:

capturaryq.png

Só a metade da minha memória RAM é reconhecida. Quando coloco 8gb, só é utilizável 3,99gb. Quando coloca-se 4 só é utilizável 1,99gb.

Logo agora, depois de carregar o Windows, apareceu esta tela azul da morte:

dsc00497x.jpg

Computador se recuperou e consegui vim postar aqui o meu relato com ele.

a única solução fácil, é realmente a que o Ivanor falou...

se não consegue isso, realmente, fica difícil...

eu sempre to com o c* na mão com meu raid tb.... mas ainda bem q faço backup toda semana do q é importante, mesmo assim, ainda perderia muitas coisas... infelizmente é o que acontece por querer velocidade né...

boa sorte ae cara...

Vou precisar, amigo.

Parece que minha placa-mãe está batendo as botas. Só preciso confirmar.

Se for isso mesmo, ainda posso trocar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como suas memos estão configuradas?? isso pode ser o problemas, tambem tenho um RAID 0 em meu PC, só que meus HDs são Black de 1tb cada. Minhas memos são OCZ 1600 Configuradas para essa velocidade na BIOS, mas uma estava com um problema que eu pude perceber a tempo e tambem tive erros parecidos com o seu (a mesma tela da morte), verifiquei a tempo e resolvi tudo.

OBS. Essa nota do windows não esta um pouco elevada para essa configuração? Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como suas memos estão configuradas?? isso pode ser o problemas, tambem tenho um RAID 0 em meu PC, só que meus HDs são Black de 1tb cada. Minhas memos são OCZ 1600 Configuradas para essa velocidade na BIOS, mas uma estava com um problema que eu pude perceber a tempo e tambem tive erros parecidos com o seu (a mesma tela da morte), verifiquei a tempo e resolvi tudo.

OBS. Essa nota do windows não esta um pouco elevada para essa configuração? Abraços.

Amigo,

Minhas memos de 1333mhz estão configuradas nessa velocidade na BIOS.

Eu deixei minha BIOS em default (padrão) e não tinha mexido. Engraçado que verificando no setup da BIOS ainda está lá: sempre detecta a metade da memória RAM que eu coloco nos slots.

Troquei os quatro pentes de ordem, coloquei a metade fazendo várias combinações e o problema se repete.

Metade da memória é detectada e sempre na primeira vez o Sistema Operacional precisa dar crash antes mesmo de carregar, desligar e ligar sozinho pra funcionar.

Falei com amigos e todos dizem que é memória e não a placa mãe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, parecia ser memos, mas se você mudou os quatro pentes de lugar e inicializou apenas com um ou dois pentes então não parece ser memorias mesmo. No meu caso um dos pentes de memória estava no limite do overclock, parecia que iria explodir (rsrsrs) detectei a tempo e mandei pra garantia, mas o problema era parecido com o seu.

Vamos deixar para alguem mais experiente aqui do forum responder, não deixe de postar a solução. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo mes desculpe a sinceridade mais isso vale para todos usar Raid 0 para armazenar dados isso é loucura..o verdadeiro suicidio...mas vamos lá pelo que vi foi feita muita coisa errada, para corrigir isso você pode usar o Raid Reconstructor essa e a boa noticia a ruin é que você apagou seu sistema operacional e reinstalou prejudicando ainda mais o salvamento de seus dados. Vou ser sincero com você procure uma empresa especializada..agora que quiser tentar use raid recosntructor. e Boa Sorte muita sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo mes desculpe a sinceridade mais isso vale para todos usar Raid 0 para armazenar dados isso é loucura..o verdadeiro suicidio...mas vamos lá pelo que vi foi feita muita coisa errada, para corrigir isso você pode usar o Raid Reconstructor essa e a boa noticia a ruin é que você apagou seu sistema operacional e reinstalou prejudicando ainda mais o salvamento de seus dados. Vou ser sincero com você procure uma empresa especializada..agora que quiser tentar use raid recosntructor. e Boa Sorte muita sorte

PC DIAG,

Concordo, foi mesmo uma grande burrice fazer RAID 0 sem backup. Eu era marinheiro de primeira viagem, tive que aprender tomando mesmo.

Ah, desculpe o mal entendido. Eu não esclareci antes: Comprei um novo HD e está em não-RAID. Os hds antigos estão do mesmo jeito quando ocorreu o problema. Não foi gravado nada em cima deles. Vou tentar fazer isso do RAID Recovery, mas sem antes eu sanar alguns novos defeitos que estão me incomodando.

O que está me preocupando agora é está instabilidade antes de carregar o SO e as memórias RAM que estão pela metade. Já fiz de tudo, até resetei o CMOS retirando a bateria da placa-mãe e nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...