Ir ao conteúdo

Computador informando temperatura errada

Posts recomendados

Postado

Eu já tinha aberto um topico e meu pc estava a 80 Graus pra cima.

Só que fiz umas pesquisas, testes... e fui ver que é meu computador é que está informando temperatura errada.

Não entendo nada de hardware por isso não sei o que fazer nem por onde começar.

O certo era a temperatura dos núcleos serem mais altas que a do processador.

Só que o que está acontecendo é o contrario...

A temperatura dos núcleos ta menor q a do processador e isso é um sinal de que realmente esta informando temperatura errada.

Já chegou a 114ºC a temperatura e quando faço o teste com o dedo pra ver se esta mesmo essa temperatura ele nem chega perto. Fora que já teria fritado meu processador se estivesse realmente nessa temperatura.

Botei o programa SpeedFan aqui, mexi nele e botei os Fan pra rodar na maxima velocidade e agora até que não ta estão alto como antes.

Já atualizei a bios e mesmo assim não resolveu o problema.

Com o pc aberto do lado ta chegando nessas temperaturas da imagem abaixo

1z6d2ys.png

72adtk.png

só que é o seguinte, ele está reiniciando sozinho o computador devido a temperatura quando estou no jogo.

Ele só não desliga quando coloco um ventilador nele na 3ª Velocidade.

Só que preciso resolver esse problema com a temperatura e se realmente tiver porque não sei qual temperatura 'oficial' para saber se é realmente ela ou meu pc que devido a informação errada de temperatura ele está achando que está estão alta assim mesmo e reiniciando sozinho.

Agora para descobrir eu preciso saber a temperatura real, e tomar as providencias.

Já fiz de tudo... botei uma ventoinha atras dele e não adiantou muita coisa.

Mais no jogo a temperatura aumenta rapidamente e fica muito alta mesmo a temperatura conforme o informado.

Preciso resolver o problema de reinicialização no jogo por causa da temperatura. Mais pra isso preciso corrigir esse bug da temperatura errada.

Preciso de respostas para consertar esse problema porque é difícil ficar com um ventilador ligado ao maximo do lado da cpu quando você joga e ainda ficar com o pc aberto no meio do quarto.

Agradeço a todos que me ajudarem.

Aqui segue umas config. do meu pc

Nome da Placa Mãe Foxconn A6VMX(-K)

Tipo de Bus AMD K10

Chipset da Placa Mãe AMD690V

Slots de expansão 2 PCI, 1 PCI-E x1, 1 PCI-E x16

Tipo de processador QuadCore AMD Phenom X4 9850, 2500 MHz (12.5 x 200)

Tipo de sensor Fintek F71882/883 (ISA E80h)

Postado

Nenhum processador atinge 114 °C (geralmente o sistema desliga ao atingir 100 °C.)

Verifique se:

O fan traseiro está removendo o ar do gabinete;

O cooler do processador não está mal encaixado, ou cheio de poeira;

A pasta térmica foi aplicada corretamente, ou não está ressecada.

Postado
Nenhum processador atinge 114 °C (geralmente o sistema desliga ao atingir 100 °C.)

Verifique se:

O fan traseiro está removendo o ar do gabinete;

O cooler do processador não está mal encaixado, ou cheio de poeira;

A pasta térmica foi aplicada corretamente, ou não está ressecada.

Sim, por isso afirmo que é ele que está informando errado.

Está tudo ok, com o cooler traseiro, e cooler do processador está certinho e já tirei o pó hoje cedo, e a pasta térmica já re-apliquei mais de 10 vezes.

Será que não é algum problema no sensor ou na placa-mãe?

Postado

Meu cooler do processador ta rodando a 22 RPM :S

Enquanto o cooler traseiro ta rodando a 4985 RPM

Já chequei o cooler do processador com a cpu aberta e ta muito fraco mesmo. Eu só encosto o dedo e ele já para de rodar.

To pensando mês que vem vou pegar um Hyper TX3 Cooler Master.

Mais mesmo assim isso não explica do computador estar informando temperatura errada.

Porque ao ligar o computador agora a pouco ele já ligou em 114ºC e os core tava tudo em 108ºC e depois de alguns segundos o computador desligou. Impossivel um computador chegar tão rápido assim em 114 graus quando acabo de ligar e ainda por cima não fritar o processador. Ele realmente ta com algum problema na leitura da temperatura.

Já to pensando em mandar pra assistencia técnica... To até mexendo por outro computador aqui de casa que nem é meu.

Postado

Lucas, verifique pela 'temperatura oficial' na BIOS (Setup da placa mãe), aperte "Del" ou preste atenção pra ver a tecla de setup no arranque do sistema e procure pelas temperaturas da cpu, lá informa.

Tente fazer o seguinte verifique se não é mau contato no encaixe do conector de 4 pinos da ventoinha do cooler na placa mãe. Retire-o e coloque de novo, em seguida arranque o sistema já entrando na Bios e verifique se aumentou a rotação, se normalizou, conseguiu arrumar, caso contrário, precisará trocar... Se tiver algum cooler para fazer uma troca rápida, é melhor. O aconselhável, agora que descobriu o problema e se o mesmo persistir, é não continuar utilizando o pc com temperaturas altas, pois diminui a vida útil do processador!

Abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...