Ir ao conteúdo

Projeto de controle de Temperatura.

LjMot

Posts recomendados

Postado

Olá, então, eu estava estava querendo fazer um projeto de controle de temperatura, usando um LM35, comparadores LM358 conversor AD (ainda não sei qual), ATT89S52 (não conheço a linguagem C por isso 8051 hehe), e outros ( o que precisar).

A ideia:

No comporador será ligado um divisor de tensão (ainda não dimencionei, mas será feito de um potenciometro e um resistor fixo) na entrada não-inversora e a saída do lm35 ligado na entrada-inversora. Através do potenciometro, que estaria ligado a um conversor AD, 8051 e Display, eu controlaria a temperatura que o sistema ligaria. por exemplo: eu ajusto o potenciometro para 30ºC e quando a temperatura do LM35 chega a 30ºC liga uma cooler. Mas para o cooler não ficar ligando/desligando o tempo todo, teria uma histerese, por exemplo: liga o cooler no 30ºC mas desliga apenas no 28ºC.

A saída do comparador estaria ligado a um ampop e este em um relê que liga o cooler.

O Problema (hehehe):

Não sei mexer com conversores AD, já pesquisei sobre, e achei uns, ADC0804, ADC08031 entre outros, mas eu não consigo fazer eles funcionarem, não sei o que certos pinos fazem.

O maior problema é a parte do potenciometro, porque o conversor AD terá que pegar a tensão nele, converter e o 8051 modificar o valor da tensão para um número em bcd para os displays.

Gostaria de saber se alguem poderia dar uma ideia de como fazer a parte do potenciometro e como usar os conversores AD.

Grato.

Postado

Se vai usar um conversor AD para mostrar em displays, nao há necessidade de usar um comparador.

você pode usar o proprio 8051 para fazera lógica de controle da temperatura. Se você usar o 8051 só para mostrar valores, estará desperdiçando eles.

Ainda mais achando q o 8051 é bem antigo, prefiro um PIC básico.

Falou

Postado

Então, dei uma pesquisada, e li que tem PIC's com conversores AD, mas não sei se é verdade hahaha.

Então, o circuito que eu fiz, é mais ou menos o que vai ser.

O output AD seria onde eu escolheria a temperatura que eu quero através da tensão no potenciometro de 5k. (range de 0 a 0.9V).

O output Temp seria onde mostraria a temperatura do objeto/local.

O output Am. Pop. seria onde ligaria um ampop para a ativação do cooler por um relê.

Eu não sei mexer no PIC, mas eu posso vir a mexer para a conclusão deste projeto. Por isso tinha dito que usaria a familia 8051, mas não lembro muito assembly, aprenderia C para o PIC!

EDIT: A saída do ampop só liga quando a tensão do LM35 for 40mV maior que a do divisor de tensão, por causa da histerese.

post-869521-13884959377575_thumb.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...