Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CrossFire / SLI - Review técnico.


Posts recomendados

FPS de jogos em SLI

 

Pessoal estou com a seguinte duvida e espero estar postando na área certa, eu comprei duas placas GTX 760, porém descobri por agora que a nvidia lança "perfis SLI" pros jogos, que diz que o jogo já é pronto pra SLI, agora vem a dúvida se eu tiver duas GPUs e o jogo que eu estiver jogando não tem o selo SLI ready da nvidia quer dizer então que o desempenho do jogo vai ser como se tivesse uma placa só conectada ou existe alguma opção que pode-se ativar no próprio painel da nvidia que ativa a segunda GPU pra melhorar o desempenho? Alguém sabe me dizer? Agora to com medo de ter comprado as duas GTX 760 pra ficar em SLI e ficar como se tivesse apenas uma placa em alguns jogos :/ ? Somebody HELP!!
Valeu ! E espero ter postado no local certo ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duvida quanto HD 7850!

 

Galera, tudo certo?

Primeira vez aqui, peço perdão caso venha sendo repetitivo, observei que há vários tópicos sobre essa placa, porém não encontrei exatamente a resposta que procurava... vamos lá!

 

A configuração atual do meu PC está a seguinte:

Asus Crosshair V Formula-Z

AMD FX-8350

8GB DDR3

XFX HD7850 1GB DDR5 (Como comprei por partes, fiquei meio apertado na hora de comprar a placa de vídeo)

MTek extreme 750w reais

Gabinete Cooler Master HAF XB

 

Então, a minha ideia é fazer crossfire, comprando outra HD 7850 1GB (pois o preço dela abaixou bastante). Se decidisse por colocar uma HD 7850 2GB, a compatibilidade seria a mesma? Se tornaria muito melhor que a combinação de duas de 1GB?

 

Em jogos como Titanfall, BF4 e Watch_dogs, acrescentaria muito no desempenho? Pois li que para BF4 em 1080p, é necessário, ao menos, 1.4GB de vídeo.

 

Em adicional, caso não seja problema estar postado aqui, qual seria a melhor opção de refrigeração para este meu processador? O cooler que veio na box é extremamente barulhento, e as vezes o processador chega a 59ºC. 

 

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai rodar bem o BF4 mesmo com 1 GB de memória, em 1080p. E sim, fica como 2x de 1 GB. Também pode fazer Crossfire com HD 7870, R9 270 e R9 270X, e acho que R7 265, essa última não tenho certeza, não sei se sabia rs, mas ela fica como se fosse outra HD 7850, é uma coisa assim... eu nunca fiz pra falar a verdade, apenas li sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz um Crossfire, mas os resultados andam péssimos. Meu computador: Asus M4at8t-E, Phenon 2 X4 3.2ghz, 16GB DDR3 1600mhz, 2x Ati 5850, fonte Corsair VX450. Ah, disco rigido é SSD. Não sei se é o crossfire ou os jogos que estou testando. No GTA IV e no BF4 a performance cai ao ligar o Crossfire. Já no Just Cause 2 houve uma melhora de apenas 3fps no benchmark. Usei o programa da MSI, as duas placas trabalham juntas durante os jogos. Alguém sabe o que poderia ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá , possuo uma placa de video GeForce Gtx 680 MSI Lightning 2gb :

 

http://www.msi.com/product/vga/N680GTX_Lightning.html#?div=Specification

 

Gostaria de comprar outra para fazer um SLI  mas não consigo achar em nenhuma loja ultimamente.

 Vi que ainda estão vendendo a Gtx 680 da Evga :

 

http://www.kabum.com.br/produto/27308/placa-de-video-vga-evga-gtx680-2048mb-2gb-02g-p4-2680-kr/?tag=gtx%20680

 

Então gostaria de saber se funciona direito o SLI entre as duas mesmo sendo de marcas diferentes?

E também gostaria de saber se pelo tamanho de cada uma e o espaço que poderá ficar entre elas no gabinete, nao irá ter nenhum problema em encaixar o conector do SLI entre as duas ?

 

Aguardo uma resposta.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi gostaria de saber como faço para desativar uma das placas de vídeo , pois mesmo quando desligo o modo sli a outra vga ainda continua com as ventoinhas funcionando e puxando energia.

Gostaria de polpar ao máximo energia aqui no pc.

 

Tenho 2 Gigabyte Windforce GTX 760 (2Gb) GV-N760OC-2GD (rev. 2.0)

mobo: Gigabyte GA-Z87X-D3H

 

fiquei sabendo de alguns modelos de VGA quando estão plugadas em sli o sistema identifica que uma não está sendo usada e desliga totalmente ( inclusive cortando o fornecimento de energia pelo pci-E).

 

Desde já agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal.

 

Vou comprar um PC novo e estou pensando em fazer CrossFire. Eu gostaria que as placas de vídeo rodassem no barramento de 256 bits de memória ou mais (ou seja, não quero apenas 128).

Procurei esta dúvida pelo fórum e até no Google e não achei. Se eu colocar duas placas de 2GB e 128 bits cada, eu vou ter no total 4 GB e 256 bits? Ou não, mesmo com duas placas, vou continuar com 2 GB e 128 bits?

 

O site da PowerColor (um dos fabricantes da placa que estou interessado) diz na página da placa de vídeo que o desempenho dela equivale a 2x (dobra) em CrossFire, fica em 2,75x em TriFire e 3,75 em QuadFire. Mas não especifica exatamente se a memória e os bits são dobrados no Cross.

 

Agradeço de antemão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, se sua VGA possuir barramento de 256 bits de memória, irá rodar nesse barramento. Dependendo da placa, pode ser 128, 192, 256 ou até 512 bits, isso é o barramento da memória interna da VGA, não tem como aumentá-la.

 

Se o desempenho irá dobrar em Crossfire? Não necessariamente, mas irá ter uma boa melhora no desempenho. Placas em Crossfire trabalham com uma técnica chamada Alternate Frame Rendering, que alterna os frames do jogo para cada VGA.

 

Se a memória de cada VGA é de 2GB e 128 bits irá dobrar a largura de banda e o total de memória? Teoricamente sim.

 

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, Juliano.

Desculpe a ignorância, mas o que é exatamente a "largura de banda"?

E deixe-me ver exatamente se eu entendi o que você me disse: se eu fizer CrossFire, a memória dobra, mas o barramento não? Ou seja: se eu colocar duas placas de vídeo de 2 GB e 128 bits cada, é como - pelo menos teoricamente - se eu tivesse uma placa de 4 GB de 128 bits? Ou seria equivalente a uma de 4 GB de 256 bits?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thorcsf => A largura de banda é a quantidade de dados que podem ser transmitidos em um segundo, ou seja a capacidade máxima teórica de transferência de dados em um segundo.

Vejamos: Comparando duas VGAs, sendo que uma possui um barramento de 128 bits e a outra de 256 bits, então podemos concluir que a que possui 256 bits terá o dobro de largura de banda certo? Errado!

Tem outro item importante a considerar para o cálculo da largura de banda da memória da VGA: a velocidade do clock, medido em MHz ou GHz, que é a quantidade de ciclos por segundo. Vejamos como um exemplo a VGA GeForce GT 640 desse site http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5095#sp

 

xcvb    GeForce GT 640
Chipset    GeForce GT 640
PCB Form    ATX
Core Clock    941 MHz (standard clock: 900 MHz)
Memory Clock    1600 MHz   => clock da memória
Process Technology    28 nm
Memory Size    2048 MB
Memory Bus    128 bit   => barramento de memória
Card Bus    PCI-E 3.0
Memory Type    DDR3
DirectX    11.1
OpenGL    4.3
I/O    Dual Link DVI-D*2
D-Sub*1
HDMI*1
Digital max resolution    4096 X 2160 (Through HDMI connector)
Analog max resolution    2048 x 1536
Card size    190mm x 136.8mm x 42 mm
Multi-view    4
Power requirement    350 W

 

Para calcular a largura de banda da memória da VGA, que medimos em GB/s (Gigabytes por segundo), primeiro devemos passar a quantidade de bits do barramento para bytes:

 

128 bits / 8 = 16 bytes

 

Agora multiplicamos o resultado acima pelo clock:

 

16 x 1600 = 25600 MB/s

 

Dividimos 25600 por 1024 e chegamos ao valor de 25 GB/s.

 

 

 

Se eu tenho duas placas de 2GB com 128 bits cada operando em Crossfire então terei no total 4GB e 256 bits?

 

 

Há muita controvérsia sobre esse assunto. Muitos usuários dizem que não irá dobrar a memória caso seja instalado uma segunda placa com a mesma capacidade, tantos outros dizem o inverso sobre isso.

 

Bem, para resolvermos de vez esse assunto, podemos usar um pouco da lógica para ver o que realmente pode acontecer nessa situação:

 

- Como eu já havia mencionado, placas VGA operando em Crossfire (AMD) ou SLI (nVidia) trabalham com uma técnica chamada de Alternate Frame Rendering. Veja a imagem abaixo:

 

QuadSLI-1.jpg

 

 

- Enquanto uma placa processa os frames 1, 3, 5, 7, 9 e assim por diante, a outra placa processa os frames 2, 4, 6, 8, 10 e assim por diante.

 

- Vamos considerar agora que temos apenas uma placa com 2GB que consegue processar 60 FPS (frames por segundo) de um jogo:

 

1º) Nessa placa estará disponível 2GB de memória para armazenamento dos 60 frames processados no jogo;

 

2º) Então instalamos uma outra placa da mesma marca e modelo em Crossfire, mantendo a taxa de 60 FPS;

 

3º) Cada placa processará 30 FPS, assim teremos 2GB disponíveis para os 30 FPS processados em cada placa;

 

4º) Se temos 2GB em cada placa, posso concluir que teremos 4GB no total, com base no raciocínio acima;

 

5º) A largura de banda, como já mencionei, não necessariamente irá dobrar caso sejam instaladas duas VGAs. Tampouco posso afirmar que você terá uma placa com barramento de 256 bits caso instale duas de 128 bits.

 

Posso concluir que você terá 4GB de memória disponível para a VGA, mesmo que essa quantidade não apareça em programas de diagnóstico de hardware. Em relação ao barramento de 128 bits, é indiferente dizer a você que será o mesmo que ter uma placa de 256 bits, pois tenha em mente que o dobro de barramento não significa necessariamente o dobro de desempenho. A largura de banda irá sim aumentar significativamente, mas não irá efetivamente dobrar.

 

 

Espero ter ajudado. ^_^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi comprei 2 GTX 760 acx p fazer sli porém queria tirar algumas duvidas...

O desempenho sera dobrado ou quase dobrado??

Minha fonte suporta? Cx600.

Precisa ser feito OC ?? é a versão stock...

Meu processo guenta? I5 3470.

Apos instalado quais benchmark eu faco para poder comparar meus score na NET pra ver se fico legal?

2 GTX 760 > 1 GTX titan?

Elas em sli esquentam mais? Ou a tempo é a mesmo em ali/single??

Preciso colocar mais 8gb de memo p fica legal ou 8 já está bom?

Bom acho q é isso. Espero que alguém possa me tirar essas duvidas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tulioburimn,

 

1) Será quase dobrado. Acima eu fiz uma pergunta similar. Veja a resposta do JulianoCdH. Vai te ajudar a esclarecer.

2) Acredito que sim. Neste site você pode calcular a potência de fonte que você precisa para o seu sistema (ele vai te indicar a potência com folga, sem riscos): http://www.extreme.outervision.com/psucalculator.jsp

3) Over clocking? Se é isso que você quer dizer, over clocking é sempre opcional.

4) Até onde eu sei, o processador não tem relação com a placa de vídeo. Você poderia ter um Core i3 básico com uma GTS Titan. Mas é claro que para ser ter um performance excepcional nos jogos, ambos têm que ser bons: a placa de vídeo e o processador.

5) Não sei informar.

6) É melhor um usuário mais experiente te dizer. Estou meio por fora das placas da nVidia. Só uso AMD.

7) Até onde eu sei, não. O máximo que poderia acontecer é, se os slots PCIe forem bem próximos um ao outro e as placas ficarem quase coladas uma na outra, a passagem de ar para a ventoinha da placa de cima pode ficar um pouco comprometida.

8) Que eu saiba, não. Não tem relação uma coisa com a outra. 8 GB já é ótimo. Nenhum jogo vai usar mais que 4 GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto executo o jogo Mirror´s Edge com o CrossfireX ativado o mesmo fica com um lag terrível, até mesmo no menu inicial do jogo, já com o CrossfireX desativado ele roda normalmente, alguém sabe como resolver isto? Saliento que deixo o PhysX e o V-Sync desativado em ambos os casos e já testei os dois últimos drivers Catalyst. Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera fiz o SLI da GTX 760 aCX da evga...

só que nao achei que melhorou, parece que nao ta legal!

assassins creed tudo nomax com 30 fps...

watch dogs com 30 fps tmb...

joguei 1 hr com o hwmonitor ativo... repare na imagem que a placa 1 ta 74 graus, a placa 2, nao saiu de 31graus em nem um momento, eu ativei o sli no painel da nvidia... o que mais tenho que fazer pra saber se esta funcionando? fiz benchmark e também nao passou de 5mil pontos que a mesma quantidade que tinha dado anteriormente com 1 placa só, o que faço?

post-710801-0-42676100-1403128639_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, estou com uma duvida sobre se é possivel fazer SLI entre uma placa de video GeForce GTX 780 Classified com uma GeForce GTX 780 Superclocked ou se elas teriam que ser identicas.

Bom desde já agradeço.

 

att.

Se não me engano tem que ser idênticas, clock, memória, shaders...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais caso eu tenta-se ligar o SLI entre elas funcionaria? Por exemplo digamos que eu instalei a GTX 780 Classified e a SuperClocked pluguei o conector SLI entre elas a opção de ligar o SLI no painel de controle da Nvidia estaria disponivel para ser habilitado? Ou no caso se elas nao fossem compativeis essa opção nem estaria disponivel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Membro VIP

galera fiz o SLI da GTX 760 aCX da evga...

só que nao achei que melhorou, parece que nao ta legal!

assassins creed tudo nomax com 30 fps...

watch dogs com 30 fps tmb...

joguei 1 hr com o hwmonitor ativo... repare na imagem que a placa 1 ta 74 graus, a placa 2, nao saiu de 31graus em nem um momento, eu ativei o sli no painel da nvidia... o que mais tenho que fazer pra saber se esta funcionando? fiz benchmark e também nao passou de 5mil pontos que a mesma quantidade que tinha dado anteriormente com 1 placa só, o que faço?

attachicon.gifvideo.jpg

 

Olá @tulioburimn

 

Remova o driver de vídeo e uma das VGAs.

 

Instale o driver mais recente para o seu S.O. disponível no site da NVidia.

 

Instale a outra VGA no PC e habilite o SLI.

 

Teste.

Ola, gostaria de saber se tem como fazer crossfire de r9 270, quantos watts é necessário, tanto para crossfire, como para apenas uma R9 270.

Obrigado!

 

Olá @Arthur Lamberti

 

Seja bem-vindo ao fórum CdH! Leia as Regras Gerais e utilize o fórum com sabedoria. ;)

 

Poste a configuração completa do seu PC no seguinte tópico: Fonte x Configuração. Pergunte se sua atual fonte dá conta com qualidade da demanda energética do PC. Se a resposta for negativa, peça que lhe indiquem uma fonte de qualidade.

Boa noite, estou com uma duvida sobre se é possivel fazer SLI entre uma placa de video GeForce GTX 780 Classified com uma GeForce GTX 780 Superclocked ou se elas teriam que ser identicas.

Bom desde já agradeço.

 

att.

 

Olá @filipemassad

 

Seja bem-vindo ao fórum CdH! Leia as Regras Gerais e utilize o fórum com sabedoria. ;)

 

Funcionará sem problemas. A única exigência do SLI é que os chips gráficos sejam os mesmos. Porém, ao misturar uma placa com maior clock com outra com menor, o arranjo trabalhará nivelado de acordo com a velocidade da mais lenta.

Mais caso eu tenta-se ligar o SLI entre elas funcionaria? Por exemplo digamos que eu instalei a GTX 780 Classified e a SuperClocked pluguei o conector SLI entre elas a opção de ligar o SLI no painel de controle da Nvidia estaria disponivel para ser habilitado? Ou no caso se elas nao fossem compativeis essa opção nem estaria disponivel?

 

Instale tudo, habilite o SLI e seja feliz. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...