Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Juntao

CrossFire / SLI - Tópico oficial

Posts recomendados

post-281750-0-52003700-1389818774.jpgpost-281750-0-09001600-1389818775.jpg

Bom, já faz algum tempo que as tecnologias CROSSFIRE (AMD) e SLI (NVIDIA), estão ficando populares e mais frequentes nas casas de usuários que usam o pc para jogar. No entando, hà muitas dúvidas sobre o assunto, alguns se perguntam se vale a pena, outros tem problemas quanto fazem um CROSSFIRE ou SLI.
Então depois de uma consulta a moderação e administração do FCH, fui autorizado a postar esse tópico.

Qual a finalidade do Tópico ???

A finalidade do tópico: discutir sobre as tecnologias (CROSSFIRE / SLI), esclarecer dúvidas, compartilhar experiências, e também todos os usuários que tiverem o desejo de postar fotos e ou videos de seu CROSSFIRE ou SLI e seus resultados de benchmark (testes feitos pelos usuários) serão bem-vindos.

O Tópico.

Reuni muito material na internet e com a ajuda dos amigos do FCH, muito mais será acrescentado, vou fazer posts separados para cada tecnologia CROSSFIRE / SLI, também pra facilitar o entendimento.

  • Curtir 4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

images?q=tbn:ANd9GcQRqDoEeKd15lq3eTsDhoZ4lAjHzoEpNqgFIgbD7bMF318v2cJF

O modulo CrossFire foi lançado em 26 de Setembro de 2005 pela ATI (já tinha sido comprada pela AMD), para concorrer com o SLI desenvolvido pela NVIDIA.

O CrossFire é fortemente dependente do trabalho dos drivers, que precisam bipassar funções e ativar otimizações diversas para que o CrossFire possa ser usado de maneira transparente mesmo em jogos que não foram desenvolvidos com ele em mente.

Inicialmente a ATI optou por tentar uma abordagem simplificada, fazendo com que o Catalyst aplicasse o CrossFire automaticamente em todos os jogos, sem necessidade de utilizar profiles , mas os problemas de compatibilidade fizeram com que adotassem um meio-termo, utilizando profiles para alguns títulos e utilizando o sistema automático para os demais. O CrossFire pode ser também ativado e desativado através do Catalyst Control Center sem necessidade de reiniciar, o que permite que ele seja desativado rapidamente no caso de problemas com títulos específicos.

No modo CrossFire pode ser usadas placas de video diferentes, porém, com algumas regras. Ou seja, o usuário pode usar placas de video ATI com chip gráfico diferentes, somente da mesma família. Por exemplo HD 5830 + HD 5850 ou HD 5850 + HD 5870.

A primeira geração do CrossFire tinha dois problemas principais. Primeiro era necessário o uso de uma placa "mestre", chamada "CrossFire Edition", que era diferente do modelo convencional vendido no mercado e tinha um chip adicional chamado "motor de composição" ("composition engine"). Por exemplo, havia a Radeon X850 XT CrossFire Edition e o modelo padrão Radeon X850 XT. voce não poderia duas placas X850 XT padrão, uma delas precisava ser "CrossFire Edition".

O Segundo problema era que você precisava de um cabo externo para conectar os placas de video. Este cabo conectava a saída DVI da placa "escrava" em um conector chamado DMS-59 (ou DMS), na placa mestre, que tinha um tamanho físico semelhante ao do DVI, porém, com mais pinos o conector chamado VHDCI (Very High Density Cable IterConnect), que é um conector originalmente usado por alguns dispositivos SCSI.

Placas ATI em modo CrossFire, elas fazem parte da primeira geração do modo CrossFire, onde era usado cabo externo para fazer a comunicação entres as dua:

images?q=tbn:ANd9GcQREwun7DD9bHMYJIT-vTQG2W1Qk2FZVvFRnCqKZ5ukqiAtlZ2l

crossfire_com_cabo_externo.jpg

Crossfire Nativo e CrossFireX

A Segunda geração do CrossFire, chamadao de CrossFire nativo, resolveu os dois principais problemas encontrados na geração anterior, a necessidade de uma placa "mestre", já que desta ves o motor de composição está integrado ao chip gráfico de todas as placas de vídeo que suportam o Crossfire nativo e CrossfireX. O segundo problema solucionado foi a necessidade de usar o cabo externo para fazer a comunicação entre as placas de video, que desta vez usa uma ponte CrossFire nativo nas placas de video top de linha.

Conectores CrossFire nativo:

crossfire_nativo.jpg

Ponte CrossFire Nativa:

ponte_crossfire_nativo.jpg

63967_Ampliada.jpg

Para placas mais simples a ATI/AMD decidiu usar a mesma abordagem usada pela NVIDIA. as placas são conectadas através do barramento PCI Express, dispensando o uso de uma ponte externa (foto acima).

A terceira geração a CrossFireX, que é uma conexão CrossFire nativo, que permite a você conectar até quatro placas de video baseadas nos chips ATI/AMD. Os conectores e pontes são idênticos aos do CrossFire nativo, a diferença é como eles são conectados. Para usar o CrossFireX é necessário ter uma placa-mãe com três ou quatro slots PCI Express x16 ou X8 de modo a usar mais de duas placas de video.

Quatro placas de video em modo CrossFireX:

placas_de_video_em_crossfirex.jpg

Hybrid CrossFireX

O Hybrid CrossFireX é voltado para PC de baixo custo equipado com placa mãe com video on-board. quando você instala uma placa de video off board, compativel com está tecnologia, você pode configurar o PC para que a placa de video of board e o video on-board trabalhem juntos em paralelo no modo CrossFire, aumentando o desempenho gráfico do PC.

Nota: Para usar Hybrid CrossFireX, você precisa ter uma placa mãe com chipset compativel e também uma placa de video que suporte está tecnologia.

Diferenças CrossFire / SLI

Diferente do SLI, que exige o uso de duas placas de mesmo modelo e com os mesmos clocks e quantidade de memória (reduzindo o clock da placa mais rápida, ou desativando parte da memória em caso de divergência), o CrossFire oferece uma certa flexibilidade com relação às placas, permitindo que você use duas GPUs da mesma família porém com clocks diferentes. Entretanto, nesses casos o ganho de desempenho será um pouco menor.

Outra observação importante é que a nVidia exige o uso de slots com 16 ou 8 linhas PCI Express (x16, x16 ou x8, x8), enquanto a ATI permite o uso de configurações assimétricas, como no caso de muitas placas P55, onde o primeiro slot recebe 16 linhas e o segundo apenas 4 (x16, x4). Embora flexibilidade seja sempre uma coisa boa, você deve ter em mente que configurações assimétricas oferecem um desempenho inferior, já que as 4 linhas limitam o desempenho da segunda placa:

O principal empecilho é que o bridge para uso do CrossFire raramente é fornecido junto com a placa-mãe (afinal, você não paga nada a mais para ter acesso à função, diferente do SLI). Algumas placas high-end incluem o bridge, mas o mais comum é mesmo comprá-lo separadamente. No exterior ele custa em média US$ 12 (você pode até mesmo comprá-lo diretamente da ATI), mas no Brasil os preços variam.

Fontes e Memórias Certificadas

Existem fontes e até módulos de memória certificados para uso do SLI ou CrossFire. No caso das fontes a certificação garante que elas são capazes de fornecer a corrente necessária, enquanto no caso das memórias ela é uma garantia de estabilidade. Naturalmente, em ambos os casos trata-se mais de uma questão de marketing, já que outras fontes ou módulos com as mesmas especificações fornecerão exatamente os mesmos resultados.

Informações adicionais no link abaixo:

CrossFire X SLI

images?q=tbn:ANd9GcQ5H9KSxK7j04ubAqAZrqfN1FEWhpQL3_zsfz_TjNbWz_CXKGuH48837g_amd_cfx_lockup_e_rgb.jpg

  • Curtir 4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

images?q=tbn:ANd9GcRnTNHHqkPDFOKQTUTzfr8xu05PJXx9DpaSwkdOEnxl2QRLjcuP

Para teste com placas de video de séries inferiores ou sobre placas de video que não estão na lista abaixo, favor, postar para análise, os testes foram feitos com placas de video de vários fabricantes a critérios dos sites.

HD 4670

overclock3d

HD 4770

legitreviews

HD 4850

guru3d

rage3d (teste DirectX 9)

rage3d (teste DirectX 10)

HD 4870

legitreviews

HD 4870 X2

guru3d

legitreviews

HD 4890

techpowerup

HD 5570

hardware canucks

legitreviews

HD 5670

guru3d

HD 5750

guru3d

legitreviews

HD 5770

legitreviews

overclock3d

computerbase (ALEMÃO)

hartware (ALEMÃO)

HD 5830

rage3d

HD 5850

guru3d

legitreviews

overclock3d

computer base (ALEMÃO)

HD 5870

techpowerup

guru3d

hardwareheaven

overclock3d (HIS turbo)

overclock3d

hartware (ALEMÃO)

HD 5970

techpowerup

guru3d

computer base (ALEMÃO)

HD 6770

guru3d

HD 6770 - HIS IceQ X Turbo

overclock3D

HD 6850

techpowerup

guru3d

legitreviews

eteknix

HD 6870

techpowerup

guru3d

legitreviews

hardware heaven

overclock3d

hartware (ALEMÃO)

HD 6950

techpowerup

guru3d

legitreviews

tweaktown (1GB)

tweaktown (2GB)

HD 6970

legitreviews

overclock3d

tweaktown

HD 6990

techpowerup

guru3d

hardware heaven

overclock3d

tweaktown

Teste CrossFire Vs. SLI

HD 6990 CrossFire vs GTX 590 SLI

hardcop

hardwareheaven

Testes CrossFireX

HD 5770 3-way CrossFireX

guru3d

HD 4850 + HD 4870 CrossFireX

guru3d

hardwarecanucks

HD 5850 + HD 5870 CrossFireX

legitreviews

Abaixo segue o link para especificações das placas de video relacionadas acima:

Tabela Comparativa Chips da AMD/ATI - CH

NOTA: Antes de fazer o seu CROSSFIRE verifique se a sua fonte está qualificada para o mesmo. No link abaixo calcule quanto seu PC consome de energia e quando ele vai consumir com CROSSFIRE.

http://forum.clubedohardware.com.br/calculadora-consumo-extreme/450715

Bom resolvi postar os jogos que testei com o meu CrossFire e Eyefinity (resolução 5760 x 1080p), pra galera saber quais estão funcionando perfeitamente.

ARMADA 2526 - SUPER NOVA -

CRYSIS 2 -

DRAGON AGE II -

DUNGEON SIEGE III -

EMPIRE TOTAL WAR -

EMERGENCY 2012 -

F1 2010 -

H.A.W.X -

LOST PLANET 2 -

MEDAL OF HONOR 2010 -

NFS - HOT PURSUIT -

NFS - SHIFT -

ORDER OF WAR -

R.U.S.E -

SNIPE GHOST WARRIOR -

SUPREME COMMANDER 2 -

WANTED - WEAPON OF FATE -

Jogos testados pelos amigos aqui do FCH.

STALKER CALL OF PRYPIAT - Indicado pelo amigo SAMBAQUY

images?q=tbn:ANd9GcQ5H9KSxK7j04ubAqAZrqfN1FEWhpQL3_zsfz_TjNbWz_CXKGuH48837g_amd_cfx_lockup_e_rgb.jpg

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

images?q=tbn:ANd9GcR2dquel25FEF2CWYjzEJQI79scPgfwubplh3NYldpGodFgmL9U

As primeiras placas a suportarem o uso do SLI (nesse caso ainda o antigo "Scan Line Interleave") foram as placas Voodoo 2 da 3dfx, que utilizavam um sistema primitivo, onde as duas placas eram alimentadas com os mesmos dados e uma delas renderizava as linhas pares e a outra as linhas ímpares de cada frame. Um cabo pass-thru interligava as duas placas, através do próprio conector VGA, permitindo que a imagem final fosse gerada e enviada ao monitor.

A 3dfx acabou indo à falência no final do ano 2000 e a propriedade intelectual relacionada a seus produtos foi adquirida pela nVidia. Isso permitiu que o SLI ressurgisse como uma tecnologia para interligar duas placas nVidia, dividindo o processamento e assim aumentando o desempenho.

Nas Voodoo 2, SLI era a abreviação de "Scan-Line Interleave", mas nas nVidia o significado mudou para "Scalable Link Interface", indicando as mudanças no funcionamento do sistema, onde a comunicação entre as placas passou a ser feita através de bridges e não mais através do cabo VGA como na época da Voodoo:

SLI:

18092-sli-crossfire_html_m6fbfdaaa.jpg.optimized.jpg

Inicialmente a nVidia tentou usar o SLI como um recurso estratégico para diferenciar seus chipsets, se recursando a licenciar a tecnologia para uso em chipsets da Intel e da AMD. Isso acabou restringindo muito o uso do sistema (especialmente no Brasil), já que as placas-mãe com chipset nVidia respondem por apenas uma fração das placas vendidas e são quase sempre mais caras.

A nVidia mudou um pouco a estratégia a partir do Core i7, passando a licenciar o uso do SLI para placas baseadas nos chipsets X58 e P55. Ainda existem restrições, entre elas a falta de suporte a configurações assimétricas nos slots PCIe (o que deixa de fora as placas que utilizam 16 linhas placas o primeiro slot e 4 linhas para o segundo) e a necessidade de o fabricante certificar cada nova placa junto à nVidia (parando uma taxa de US$ 30.000 pela certificação e mais US$ 3 de royalties por placa), mas já foi uma evolução em relação à postura anterior. Por outro lado, ainda não existem (final de 2009) notícias com relação ao uso do SLI em chipsets da AMD/ATI, o que mantém a plataforma refém dos chipsets da nVidia.

O suporte a SLI consiste em nada mais do que uma flag no BIOS que orienta os drivers a ativarem o recurso. Ao pagarem os royalties e processo de certificação, os fabricantes de placas-mãe simplesmente recebem permissão para incluir a flag e usar os logos.

Isso nos leva a outro problema com relação ao uso do SLI como solução de upgrade barato. Raramente existe a possibilidade de adicionar uma segunda placa de baixo custo complementando a que você já tem, já que a decisão precisa ser tomada na hora em que você escolhe a placas-mãe.

Tecnicamente, não existe qualquer obstáculo para o uso do SLI em qualquer placa com dois slots PCIe x16, trata-se mesmo apenas de uma política restritiva da nVidia. Pesquisando é possível inclusive encontrar versões crackeadas de drivers antigos, que permitem ativar o SLI em outras placas, embora com muitas limitações.

A solução para quem não quer pagar mais caro pela placas-mãe é comprar uma placa com duas GPUs, como a GeForce GTX 295 ou a GeForce 9800 GX2. Nelas a comunicação entre as duas GPUs é feita internamente, o que permite que a placa use um único slot PCIe x16 e funcione em qualquer placa-mãe.

Continuando, os bridges SLI são fornecidos junto com as placas-mãe compatíveis, que acompanham os bridges SLI para os modos suportados (e não com as placas de video), mas é possível também comprá-los separadamente.

Bridges SLI para 2 placas:

2-way%20SLI%20connector.jpg

Bridge SLI para 3 placas:

bridge1.jpg

Bridge SLI para 4 placas:

2qn5w08.jpg

Toda a comunicação entre as duas placas é feita diretamente e apenas a primeira placa é ligada ao monitor. A segunda fica fazendo seu trabalho silenciosamente, recebendo tarefas a processar e devolvendo quadros já renderizados. Os drivers são capazes também de detectar monitores plugados às outras placas, permitindo usar até 6 monitores em uma configuração triple-SLI.

A exceção fica por conta das GeForce 6600, 6600 LE, 7100 GS e outras placas low-end, que podem trabalhar em SLI sem o uso do bridge. Como essas placas usam pouca banda, toda a comunicação pode ser feita diretamente através do barramento PCI Express.

Com relação ao suporte por parte das placas de video, basta verificar a presença dos conectores. O uso de um único conector indica o suporte ao uso de duas placas, enquanto dois conectores atestam que a placa suporta também o uso do triple-SLI e quad-SLI, que pode ser usado nas placas-mãe que oferecem múltiplos slots:

PV com suporte a SLI de duas placas:

7950-5sli.jpg

dual-gtx470-22.jpg

PV com suporte a triple-SLI e quad-SLI

sany0217zr4.jpg

nVidia-GeForce-GTX-460-GPU.jpg

Inicialmente todos os bridges SLI eram rígidos, com os dois conectores sendo presos a um pequeno PCB, mas eles logo foram substituídos por cabos flexíveis. Temos também os bridges triple-SLI e quad-SLI, que possuem (respectivamente) seis e oito conectores (dois para cada placa). Eles são capazes de criar um barramento duplo de comunicação, ampliando o barramento de comunicação entre as placas. (imagens acima).

Sob vários pontos de vista, usar duas placas em SLI é similar a usar um processadores dual core. Embora títulos otimizados ofereçam um grande ganho de desempenho, muitas vezes próximo do dobro, a maioria apresenta ganhos menores, de apenas 50 a 70%, e muitos jogos antigos apresentam ganhos muito menores, ou até mesmo uma pequena perda.

Outra observação importante é que os ganhos mais expressivos são obtidos em resoluções mais altas (1920×1200 ou mais), onde o grande número de pixels permite que o trabalho seja distribuído de maneira mais eficiente entre as placas. Se você usa um monitor de resolução mais baixa, usar uma única placa de configuração superior vai resultar em melhores resultados em quase todos os casos.

Com poucas exceções, também não faz muito sentido comprar duas placas medianas pensando em ligá-las em SLI para obter o desempenho de uma placa high-end. Quase sempre, as linhas são criadas com aumentos geométricos no número de unidades de processamento das placas low-end para as mid-range e delas para as high-end, criando uma escalada onde o desempenho cresce de maneira mais ou menos proporcional ao preço.

A GeForce GTS 250, por exemplo, possui apenas 128 stream processors, enquanto a GTX 275 possui 240 e utiliza um barramento bem mais largo com a memória, resultando em um desempenho cerca de 80% superior. Em algumas épocas era possível comprar duas GTS 250 pelo preço de uma única GTX 275, mas o desempenho em SLI não era vantajoso, já que as duas 250 em SLI perdem para a 275 por uma boa margem na maioria das situações.

Isso faz com que o uso do SLI acabe ficando restrito a quem realmente quer o melhor desempenho possível e está disposto a pagar caro por isso. Salvo raras exceções, não vale muito à pena tentar usar duas placas antigas com o objetivo de atingir o desempenho de uma placa mais atual, pois, mesmo combinadas, elas acabarão oferecendo um desempenho inferior ao da placa de geração superior e custando mais caro.

É importante também colocar na conta o custo da placa mãe (já que as placas com suporte a SLI são quase sempre modelos mais caros, destinados a entusiastas) e também o gasto adicional com a fontes de alimentação (já que você precisará de uma fonte de maior capacidade).

Continuando, para que o SLI seja ativado em cada game é necessário o uso de um profile, que inclui as configurações necessárias. Sem o profile, o game roda sem tirar proveito do SLI.

O driver da nVidia incorpora um conjunto de profiles com as melhores configurações para um número relativamente grande de títulos (a lista está disponível no SliZone). Eles são aplicados automaticamente ao rodar títulos oficialmente suportados. Para os demais, você deve criar um profile manualmente, especificando o modo SLI desejado.

Não é obrigatório utilizar duas placas idênticas para ativar o SLI. Embora não seja uma solução exatamente livre de falhas, é possível usar duas placas de fabricantes diferentes, desde que elas sejam baseadas no mesmo chipset. Você poderia utilizar uma GeForce 8800 GTX em conjunto com uma 8800 GTS, por exemplo, já que ambas são baseadas no mesmo chipset, o G80. Em muitos casos, você pode encontrar incompatibilidades diversas ao usar placas de diferentes fabricantes, mas em outros tudo funciona como esperado.

O problema em utilizar duas placas diferentes em SLI é que o driver precisa "nivelar por baixo", reduzindo o clock da placa mais rápida e desativando a memória adicional, de forma que as duas placas ofereçam o mesmo volume de processamento e de memória de vídeo. Entretanto nada impede que você resolva o problema "na marra" fazendo um overclock na placa mais lenta.

Uma observação com relação à quantidade de memória é que ambas as placas precisam trabalhar nos mesmos frames, o que implica conservar o mesmo conjunto de dados na memória. Com isso, ao usar duas placas de 512 MB em SLI, você continua com apenas 512 MB de memória para todos os fins práticos.

Fonte site GV.

Informações adicionais no link abaixo:

CrossFire X SLI

sli-logo.gif

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

images?q=tbn:ANd9GcR2dquel25FEF2CWYjzEJQI79scPgfwubplh3NYldpGodFgmL9U

Para teste com placas de video de séries inferiores ou sobre placas de video que não estão na lista abaixo, favor, postar para análise, os testes foram feitos com placas de video de vários fabricantes a critérios dos sites.

GTS 450

tecpowerup

guru3d

computer base (ALEMÃO)

legitreviews

hardocp

hardware heaven

GTX 460

techpowerup

guru3d

legitreviews

GTX 465

guru3d

legitreviews

GTX 470

anandtech

guru3d

GTX 480

techpowerup

GTX 550 TI

lab501

GTX 560

guru3d

GTX 560 TI

techpowerup

guru3d

computer base (ALEMÃO)

hardocp

GTX 560 TI OC

overclock3d

GTX 570

guru3d

GTX 580

anandtech

techpowerup

guru3d

legitreviews

hardware haeven

GTX 590

guru3d

Teste SLI Vs. CrossFire

GTX 590 SLI vs. HD 6990 CrossFire

hardocp

hardwareheaven

Testes SLI com mais de 2 placas.

GTX 470 3-way SLI

guru3d

GTS 480 3-way SLI

guru3d

GTX 480 4-way SLI

guru3d

GTX 550 TI 3-way SLI

computer base (ALEMÃO)

GTX 580 3-way SLI

guru3d

GTX 590 4-way SLI

hardware heaven

Abaixo segue o link para especificações das placas de video relacionadas acima:

Tabela comparativa dos chips da NVIDIA - CH

NOTA: Antes de fazer o seu SLI verifique se a sua fonte está qualificada para o mesmo. No link abaixo calcule quanto seu PC consome de energia e quando ele vai consumir com SLI.

http://forum.clubedohardware.com.br/calculadora-consumo-extreme/450715

Segue abaixo testes efetuados pelo no amigo Luis_Sbo, com o intuito de avaliar em um PC que utiliza um arranjo SLI, qual configuração usar no driver da Nvidia como processador Physx in game (automático; GPU1 ou GPU2).

juntao! me responde uma duvida de nooob de novo D:

tipo eu montei o SLI tudo certinho.. ok...

quando eu for jogar algum game que rode Physx, o processamento de Physx vai ficar dividido entre as duas placas ou só uma vai fazer isso o.O?

no caso que só uma faça isso... ela vai somente fazer isso? tipo ela vai ficar dedicada pro Physx? ou ela processa o Physx e ajuda a outra a processar o game também?

la nas configurações Nvidia eu deixei a opção Physx como "seleção automatica". mas tem como escolher GPU1, GPU2 e CPU

Luis, cara não achei essa informação pelos sites que falam sobre o assunto e não tenho SLI pra testar, contudo, você tem faça os testes abaixo e poste aqui o resultado pra sabermos qual a configuração tem o melhor desempenho:

1º - Não coloque o Physx pra ser processado pela GPU fica muito ruim, ruim mesmo.

2º - Baixe o programa Physx Fluidmark

3º - Com a opção no driver da Nvidia em automático rode o programa acima, no final ele vai dizer se o Physx rodou via software ou via hardware, se o resultado for via software ele tá rodando pela CPU, se o resultado for via Hardware ele tá rodando pelas placas gráficas.

4º - Pra testar in game, recomendo Batman Arkan Asylum ou Batman Arkan City.

5º - Ai com um dos jogos acima instalados você roda o benck que tem no próprio jogo, testa com a configuração no driver da Nvidia em automático e vê quantos FPS vai dar, repete o teste setando no driver da Nvidia a GPU1 como processador Physx, repete o teste setando no driver da Nvidia a GPU2 como processador Physx, assim você vai saber em qual configuração seu SLI roda o Physx com o maior desempenho.

Posta aqui o resultado que vou fixar no post sobre SLI.

Juntao!

ok \0/

assim que eu fazer os testes tudo certinho eu posto o resultado aqui.

EDIT:

como prometido... aqui os resultados dos testes:

quando eu estava fazendo os teste eu percebi uma coisa, no meu caso, ao selecionar "seleção automatica" no menu Physx no painel de controle Nvidia, ele seleciona a GPU2 como processador Physx... então tanto "seleção automatica" como "GPU2", os resultados são pra ser os mesmos =D mas pra tirar a duvida fiz o teste com ambos

também fiz o teste com uma placa dedicada ao Physx, mas lembrando que pra isso eu tive que desabilitar o SLI

PhysX FluidMark:

Configurado como "seleção automatica"

fluidmarkauto.jpg

Configurado como "GPU1"

fluidmarkgpu1.jpg

Configurado como "GPU2"

fluidmarkgpu2.jpg

continua..............

Batman Arkham City

Configuração:

semttuloqlt.jpg

Configurado como "seleção automatica"

batmanacauto.jpg

Configurado como "GPU1"

batmanacgpu1d.jpg

Configurado como "GPU2"

batmanacgpu2d.jpg

Com uma GPU dedicada ao Physx:

batmanacgpu2dedicada.jpg

não deu diferença qual GPU vai processar Physx, e dedicar uma GPU ao Physx piorou o FPS no Batman porque eu tive que desabilitar o SLI pra isso D:

Luis_Sbo, cara ficou muito bom o teste vou fixa-lo lá no começo do tópico no post de teste, com o seu teste ficou claro que a melhor opção in game é deixar o processador Physx setado em automático no driver da Nvidia, pois, na média não fez diferença, mas, no valor máximo houve uma pequena diferença agora no valor mínimo a diferença foi muito grande.

Parabéns, pela iniciativa e por deixar esse tópico mais rico em informações sobre SLI.

OBS: Post qualificado como útil.

Juntao!

sli-logo.gif

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

images?q=tbn:ANd9GcQYZZRXl4CKeCsBueqfxs97kkKHetJbB9EYfJ34Ecc60ATQHeP_dg

Embora na teoria seja muito fácil fazer um CrossFire ou SLI:

Conecta-se as placas de video nos slots PCI-Express, conecta-se as pontes CrossFire ou SLI nas placas de video e intala-se os drivers de video e o restante é configurado automáticamente. Bom teoria é teoria na prática é outra coisa, esse post vai ser a central de problemas, soluções e perguntas frequentes, irei atualizando conforme forem surgindo no tópico.

Problemas e soluções

Problema postado pelo nosso colega Brock32.

Boa Noite galera, preciso da ajuda de vocês urgentemente!!!

Recentemente comprei as peças p/ meu novo PC nos EUA...todas novas e lacradas..não realizei overclock nem nada na máquina da minha assinatura (instalei o driver mais atual da placa-de-vídeo, o 275.33)...com Windows 7 Ultimate 64 Bits.

Agora vamos ao problema...como vocês podem ver, montei esse PC para games e programas gráficos, e foi jogando alguns jogos que percebi o problema: achei o FPS muito baixo p/ minha nova máquina, sendo que a minha antiga com GTX 260 estava obtendo melhores resultados.

Como alguns jogos têm aquelas benchmarks, resolvi testar...coloquei o Mafia II com tudo no máximo (incluindo PhysX) e os resultados foram os seguintes:

- SLI Ativado: 36, 2 FPS Average

- SLI Desativado: 48,5 FPS Average

Foi aí que fiquei extremamente desesperado, já que não só no Mafia, mas como no Modern Warfare 2, Black Ops, Photoshop, Maya 3d, etc., o PC funciona melhor com o SLI DESATIVADO!!! até para usar qualquer programa básico, um Media player, etc., o PC funciona bem melhor com o SLI DESATIVADO.

A performance geral do meu computador não parece boa como eu li em relatos de pessoas que utilizam SLI da GTX 580...tem vezes que meu PC parece pior que o antigo (GTX 260, RAM, etc., tudo inferior ao atual).

Configuração do Brock32: ASUS Rampage III Formula / Core i7 960 / 2x EVGA GTX 580 (275.33)/ 2x4GB 1333mHz Corsair Dominator CMP8GX3M2B1333C/ 2x Seagate Barracuda 7200rpm SATA 3 1TB / CoolerMaster SilentPro Gold 1200W / Monitor LED LG 24" W2486L (1920 x 1080p).

Causa dos problemas.

1) O VSync ativo limitando os FPS aos hertz do monitor.

2) Incompatibilidade do Kit de memória 2x4GB 1333mHz Corsair Dominator CMP8GX3M2B1333C com a placa mãe ASUS Rampage III Formula.

Solução dos problemas

1) Desativar o VSync no setup dos jogos ou direto no drivers da placa de video.

2) Solução temporária, utilizar apenas um pente de memória, solução definitiva vender o Kit de memos incompativel e comprar um Kit de memos compativel, olhar o manual da placa mãe lá vem as memórias compativeis com ela.

Perguntas frequentes

01) Vou abrir o setor de perguntas frequentes com a pergunta postada pelo amigo Zang2k. Talvez muitos outros já tenham si perguntado dá pra fazer?

Pergunta

Hum... aguardando, mas ja vou deixar uma duvida: tenho uma placa mãe que é pronta para Crossfire, tem como eu fazer SLI com algum programa, mod?

Gigabyte GA-H67A-UD3H-B3

Resposta

No princípio desconhecia a possibilidade, pensava que as placas mãe de CrossFire só podiam usar Crossfire, o amigo F.tenorio alertou que havia a possibilidade do mod para SLI e o amigo Cenir postou os link com os tutoriais. Então, antes de postar os links, atenção, alerta, esse procedimento pode provocar falha no seu PC provocando perda de dados e até mesmo danificar o seu Hardware, ocorrendo algum dos problemas citados a resposabilidade é inteiramente do usuário.

Juntao!

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

images?q=tbn:ANd9GcQYZZRXl4CKeCsBueqfxs97kkKHetJbB9EYfJ34Ecc60ATQHeP_dg

Setor destinados a videos, tutoriais e links úteis.

Tutoriais

01 - Abaixo segue link com um tutorial CrossFire / SLI que encontrei aqui mesmo no FCH, muito bem feito postado pelo amigo VanguardBR:

Tutorial CrossFire / SLI

02 - Abaixo segue link com tutorial Placa Nvidia dedicada pra Physx + CrossFire:

Tutorial CrossFire + Placa Nvidia dedicada pra Physx

Turorial - Ativando Hardware Physx ATI / Nvidia Windows 7 - Fonte: Fórum Adrenaline

03 - Abaixo segue o tutorial para otimizar o jogo Crysis 2 em PCs que utilizem CrossFire.

1º Passo - Baixar o programa RadeonPRO

2º Passo - Após instalar o RadeonPRO, crie um novo perfil e aponte para o executável do jogo.

3º Passo - No perfil que foi criado vá no lado direito do programa na aba "Tweaks" na opção "CrossFire X Tweaks" que está em branco coloque

em "Bioshock", agora clique com o botão direito do mouse em cima do perfil na esquerda do programa e escolha aplicar agora.

4º Passo - Sempre inicie o jogo pelo RadeonPro

5º Passo - Bom divertimento.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

tutorial10.png

Mega Tutorial - CrossFire - Nvidia dedicada Physx

Vendo a dificuldade de alguns amigos aqui do FCH, estarei postando abaixo um MEGA TUTORIAL, para servir como base e também com intuito de enriquecer o tópico principal, estarei usando o PC da assinatura para ilustrar o tutorial.

Bom como já tinha comentado em outros posts fazer um CrossFire na teoria é muito simples conecta-se no mínimo duas placas de video da mesma família, exemplo HD 5850 + HD 5850 ou HD 5870 + HD 5850, (as placas não precisam ser do mesmo fabricante), conectar as placas de video em uma placa mãe com no mínimo 2 slots PCIe 2.0 (16x/16x ou 16x/8x ou 8x/8x), que tenha suporte para CrossFire (vide manual da placa mãe ou site do fabricante), conectar as pontes CrossFire, instalar os drivers (Catalyst) mais recentes e pronto o resto é configurado automaticamente, porém, teoria é teoria na prática é outra coisa, segue abaixo o TUTORIAL.

Antes de começar a fazer o tutorial é bom deixar claro que o desempenho do CrossFire pode variar dependendo do restante da configuração do PC no geral, segue abaixo algumas dicas pra se fazer o CrossFire e obter um bom desempenho.

1 - Utilizar fonte de energia com potência suficiente, de preferência as que são certificadas para CrossFire.

2 - Não utilizar estabilizador, utilizar um bom filtro de linha.

3 - Utilizar no mínimo 2 placas de vídeo PCIe da mesma família (exemplo: HD 5850 + HD 5850 ou HD 5870 + HD 5850).

4 - Utilizar placa mãe com no mínimo 2 slots PCIe que suporte CrossFire.

5 - Utilizar memórias que sejam indicadas (certificadas) pelo frabricante da placa mãe (vide o manual ou o site do fabricante da placa mãe).

6 - Utilizar processador que consiga empurrar (tirar o máximo de desempenho) do CrossFire.

7 - Utilizar gabinete com espaço e boa ventilação.

TUTORIAL - CROSSFIRE PC NOVO

Conectando as placas de vídeo na placa mãe:

1 - Apoiar o gabinete deitado em algum lugar firme e sem obstruções que facilite o manuseio

2 - Encoste a 1ª placa de vídeo no 1º slot PCIe com cuidado para não riscar as trilhas da placa mãe, faça uma pequena pressão para baixo na placa de video até que você escute um click, pronto ela está conectada no slot PCIe.

3 - Repita o procedimento acima com a 2ª placa de video no 2º slot PCIe.

4 - Após conectar as placas de vídeo na placa mãe, parafuse-as no slot de expansão, conecte os cabos de força.

5 - Agora coloque as pontes CrossFire, obs: elas não tem lado pré-determinados então é só plugar e pronto.

Abaixo vocês podem ver a imagem de como ficou a instalação após os procedimentos acima.

dsc00590gt.jpg

Obs: vocês notaram que usei duas pontes CrossFire, porém, também funciona com apenas uma.

Agora vamos para instalção dos drivers (Catalyst) e ativação do CrossFire.

1 - Baixe o driver (Catalyst) mais recente.

2 - Baixe o profiles mais recente.

3 - Instale o driver e reinicie o PC.

4 - Instale o profile.

Seguindo as etapas acima o CrossFire será ativado automaticamente.

TUTORIAL - CROSSFIRE PC USADO

Bom usei o termo PC usado pra ilustrar a situação que ocorre com mais frequência e dá mais problemas, exemplo:

Eu já tenho um PC com uma HD 5850 funcionando perfeitamente com os drivers instalados e comprei uma outra HD 5850 para fazer um CrossFire, segue abaixo a maneira com menos riscos de falha.

1 - Desinstale os drivers (Catalyst) e reinicie o PC.

2 - Rode um programa pra limpar o registro do Windows, exemplo: Ccleaner.

3 - Deslique o PC.

4 - Apoiar o gabinete deitado em algum lugar firme e sem obstruções que facilite o manuseio

5 - Encoste a placa de vídeo nova no 2º slot PCIe com cuidado para não riscar as trilhas da placa mãe, faça uma pequena pressão para baixo na placa de video até que você escute um click, pronto ela está conectada no slot PCIe.

6 - Após conectar a placas de vídeo na placa mãe, parafuse-a no slot de expansão, conecte os cabos de força.

7 - Agora coloque as pontes CrossFire, obs: elas não tem lado pré-determinados então é só plugar e pronto.

8 - Lique o PC e reinstale os drivers (Catalyst) e reinicie o PC.

Seguindo as etapas acima o CrossFire será ativado automáticamente.

TUTORIAL - ATIVANDO O CROSSFIRE MANUALMENTE

Pode ocorrer casos em que o CrossFire não ative no momento da instalação dos drivers (Catalyst), os motivos exatos eu não sei, pois, em todos os PCs que instalei o CrossFire ativou automaticamente na instalação dos drivers (Catalyst), porém, abaixo segue o passo a passo de como ativar o CrossFire manualmente.

OBS: O procedimento de ativar o CrossFire manualmente também serve pra confirmar se ele foi ativado automáticamente na instalação do Catalyst.

1 - Click com o botão direito do mouse na área de trabalho.

2 - Vai aparecer uma caixa de diálogo. Click em Catalyst Control Center.

3 - Agora click na opção Performance.

4 - Agora click na opção AMD CrossFire Configuration.

5 - Nessa tela que vai abrir se a opção Enable CrossFire estiver marcada com um X o CrossFire já está ativo, porém, se a mesma estiver desmarcada, marquea e click em Apply, pronto seu CrossFire estara ativo.

tutorial04.jpg

Abaixo segue algumas dicas importante.

1 - Se vocês clicarem em Identify GPU, vai aparecer na tela o número 1 bem grande, não fiquem preocupados isso não quer dizer que só tem uma placa funcionando, aparece o número 1, pois o seu monitor está ligado na primeira placa de vídeo só isso.

2 - Li em alguns tópicos pela net que alguns usuários de CrossFire estão tendo problemas com desempenho, a solução em alguns casos é uma pequena alteração na configuração do Catalyst Control Center simplesmente destrancar o AMD Overdrive, segue abaixo:

Destrancando o AMD Overdrive.

1 - Click com o botão direito do mouse na área de trabalho.

2 - Vai aparecer uma caixa de diálogo. Click em Catalyst Control Center.

3 - Agora click na opção Performance.

4 - Agora click na opção AMD Overdrive.

5 - Na tela do Overdrive vai aparecer um cadeado trancado, cliquem sobre ele vai aparecer uma caixa de diálogo perguntando se realmente vocês querem destrancar o Overdriver, clicar em Yes, depois clicar em Apply, pronto está feito. Na imagem abaixo vocês podem ver como fica depoís de destrancado.

tutorial07.jpg

TUTORIAL - PLACA NVIDIA DEDICADA PHYSX COM CROSSFIRE

A um bom tempo ouço falar sobre a tecnologia Physx da Nvidia, porém, não a tinha visto funcionar, pois, como sabemos ela não está presente nas placas de video da AMD, pesquisei e encontrei alguns tutorias ensinando como ativar uma PV da Nvidia dedicada para Physx junto com as PVs da AMD, então resolvi meter a mão no bolso e comprei uma EVGA 9800GT e meti as caras não foi tão fácil como imaginei, porém, está funcionando perfeitamente. Comecei a peleja seguindo a risca o tutorial que está localizado no Fórum Adrelaline link abaixo:

Turorial - Ativando Hardware Physx ATI / Nvidia Windows 7

Só que não funcionou muito bem, talvez seja porque eu uso CrossFire e Eyefinity e lá o cara usa 1 monitor e não utiliza o CrossFire, deu alguns problemas segue abaixo:

1 - Quando configurei a 9800GT como processador do Physx e cliquei em aplicar deu conflito com o CCC do catalyst.

2 - Desabilitou o CrossFire.

3 - 1 dos 3 monitores ficou preto e branco.

Então resolvi, formatar o PC e refazer os procedimentos com algumas mudanças segue abaixo o passo a passo que fiz pra resolver os problemas.

Abaixo vocês podem ver as imagens de como ficou as 3 placas instaladas.

dsc00603tr.jpg

dsc00601e.jpg

1º Passo baixei os arquivos necessários.

Baixe Último Catalyst AMD

Quem usa o Windows 7 64 bit baixe - Driver Nvidia 258.96

Quem usa o Windows 7 32 bit baixe - Driver Nvidia 258.96

Baixe o Physx para atualizar -

Baixe o MOD - Physx-mod-1.04ff.rar ou Physx-mod-1.04ff.rar

2º Passo instalei o Windows 7 64 bit, Drivers, Physx e Mod.

1 - Usei dois monitores, um ligado na 1ª HD 5850 e o outro ligado na 9800GT.

2 - infelizmente tive que formatar e reinstalar o Windows.

3 - Após instalar o Windows instalei o driver 258.96 da Nvidia quando acabei de instalar o driver pediu pra reiniciar não reiniciei o PC.

4 - Instalei o Physx pra atualizar.

5 - Instalei o Mod - Physx-mod-1.04ff.rar, depois que instalou o mod reiniciei o PC.

6 - Após reiniciar instalei o driver (Catalyst) AMD mais recente, depois de instalar o Catalyst reiniciei o PC.

Abaixo vocês podem ver como ficou depois dos passos 1 e 2 sem a configuração da placa Nvidia como processador Physx.

tutorial09.jpg

3º Passo configurar a PV Nvidia como processador Physx.

Esse passo foi o mais difícil e longo então vou explicar por etapas.

1ª - Etapa

1 - Cliquei com botão direito do mouse na área de trabalho.

2 - Na caixa de diálogo que abriu cliquei em (resolução da tela).

3 - Na tela que abriu selecionei o monitor 2 que está ligado na 9800GT.

4 - Depois de selecionar o monitor ligado na 9800GT, cliquei na opção multiplos videos e selecionei (mostar área de trabalho somente em 2).

5 - Então cliquei em aplicar.

- Etapa

1 - Cliquei com botão direito do mouse na área de trabalho.

2 - Na caixa de diálogo que abriu cliquei em NVIDIA Control Panel.

3 - Na tela que abriu cliquei na opção 3D Settings

4 - Depois cliquei na opção Set Physx Configuration

5 - No lado direito abriu uma tela com a opção Select a Physc Processor, então coloquei a 9800gt e cliquei em apply.

Bom até o momento tudo parecia ir bem, só que quando coloquei a 9800gt como processador Physx e cliquei em aplicar apareceu na tela uma caixa de diálogo dizendo a grosso modo, que não podia continuar pois, estava em conflito com o CCC do Catalyst, porém, isso pode não acontecer com vocês, mas, se acontecer segue abaixo o que fiz pra solucionar o problema.

1 - Precionei CTRL+ALT+DEL, então cliquei no gerenciador de tarefas do Windows.

2 - No gerenciador de tarefas cliquei na aba Processos.

3 - Na aba Processos, cliquei com o botão direto do mouse em CCC.exe e cliquei na opção finalizar processo.

4 - Refiz a 2ª etapa e passou na boa.

- Etapa

1 - Reinicie o PC.

2 - Depois que reiniciou o PC cliquei com botão direito do mouse na área de trabalho.

3 - Na caixa de diálogo que abriu cliquei em (resolução da tela).

4 - Na tela que abriu selecionei o monitor 1 que está ligado na HD 5850 conseguentemente o meu CrossFire.

4 - Depois de selecionar o monitor ligado a HD 5850 (CrossFire), cliquei na opção multiplos videos e selecionei (mostar área de trabalho somente em 1).

5 - Então cliquei em aplicar.

6 - Reinicie o PC.

Quando o PC reiniciou o CCC do Catalyst, abriu na tela automaticamente uma caixa de diálogo que dizia a grosso modo, que o meu CrossFire estava desabilitado, então fiz o processo de ativação que está no TUTORIAL - ATIVANDO O CROSSFIRE MANUALMENTE. Pronto fim do processo está ativo o Crossfire e a placa Nvidia dedicada pra Physx.

Abaixo vocês podem ver como ficou depois da configuração da placa Nvidia como processador Physx.

tutorial08.jpg

Juntao !!!

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Links úteis:

01 - Abaixo segue link para download dos AMD Catalyst - Vista / Win7, dos mais novos aos mais antigos.

AMD Catalyst / Guru3D

AMD Catalyst / Support AMD

02 - Abaixo segue link do site guru3d para download dos Nvidia ForceWare - Vista / Win7, dos mais novos aos mais antigos.

Nvidia ForceWare

03 - Saiba mais sobre Lucid Hydra 200 Multi-GPU - Tecnologia que permite o uso de placas de video NVIDIA e ATI/AMD juntas.

Lucid Hydra 200 Multi-GPU

Lucid Hydra Performance Review

04 - Abaixo segue links do site guru3d para download de programas para testar o desempenho do seu CrossFire ou SLI.

3DMark 11 Basic Edition

3DMark Vantage (Build 1.1.0)

Tom Clancy's H.A.W.X. 2 - Benchmark

Aliens Vs. Predator DirectX 11 - Benchmark

Lost Planet 2 - Benchmark (test "A" e test "B")

05 - Abaixo segue o link AMD CrossFireX " Certified Components" (fontes, coolers p/ GPU, placas mãe, gabinetes e placas de vídeo)

AMD CrossFireX " Certified Components"

06 - Abaixo segue link com explicação completa sobre V-Sync.

V-Sync - Materia completa.

07 - Abaixo segue link com teste da HD 5870 em pci-e 16x, 8x, 4x, 1x para quem quiser ter uma ideia da diferença.

HD 5870 PCI-Express Scaling

08 - Abaixo segue link com teste de eficiência da escalabilidade das tecnologias CrossFire x SLI efetuado pelo site xbitlabs.com em Outubro/2011.

AMD CrossFireX and Nvidia SLI Scalability

09 - Abaixo segue tabela com as famílias e modelos de placas gráficas compatíveis pra CrossFire de quebra também contém relação de Chipsets compatíveis. (Fonte site da AMD).

AMD_CrossfireX_Chart_1618W.jpg

10 - Segue abaixo link do site AMD com o comparativo de placas gráficas com suporte a CrossFire, você escolhe o fabricente e o modelo ai o site mostra uma lista dos fabricantes e modelos compativeis pra CrossFire. Obs: falta a série HD 7XXX.

AMD CrossFireX™ Certified Graphics Cards

Em breve atualizações.

Juntao !!!

Tópico liberado !!!

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum... aguardando, mas ja vou deixar uma duvida: tenho uma placa mãe que é pronta para Crossfire, tem como eu fazer SLI com algum programa, mod?

Gigabyte GA-H67A-UD3H-B3

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hum... aguardando, mas ja vou deixar uma duvida: tenho uma placa mãe que é pronta para Crossfire, tem como eu fazer SLI com algum programa, mod?

Gigabyte GA-H67A-UD3H-B3

Zangk2k, essa sua placa mãe e a do link abaixo (rev.1.1 c/ video onboard) ?

Gigabyte.

Mesmo antes que você responda segue explicação da sua pergunta anterior:

Não tem como você fazer SLI em uma placa mãe com suporte a CrossFire, a tecnologia FUSION da AMD posibilita a utilização de placas de fabricantes diferentes e equivalentes em desempenho ou seja, pode-se usar uma placa ATI/AMD e uma NVIDIA juntas, no seu caso o que você pode fazer é usar uma placa NVIDIA single sem a possíbilidade do SLI, pra você utilizar duas placas só fazendo CrossFire.

Se sua placa mãe for a do link acima com video onboard você tem a opção de usar o Hybrid CrossFirex (explicação no tópico sobre CrossFire logo acima).

Juntao !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico.

Chegando na hora certa, pois está ficando "acessível" ter uma configuração com multi-gpu.

Até porque as tecnologias estão estabilizando e está valendo a pena fazer a utilização de 2 ou + placas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hum... aguardando, mas ja vou deixar uma duvida: tenho uma placa mãe que é pronta para Crossfire, tem como eu fazer SLI com algum programa, mod?

Em alguns casos, com uns drivers Russos ai, existe a possibilidade de se fazer sli em placas-mãe com crossfire. Um membro aqui do fórum inclusive, conseguiu essa façanha.

Outro ponto interessante com relação ao crossfire que quero destacar é que fazer crossfire com placas de video novas em placas-mãe com chipset antigo e pci-e 1.0 é arriscado, pois o desempenho praticamente não muda. Fiz o teste uma fez fazendo crossfire de 4770 em uma asus m2r32-mvp, onde as 4770 em modo crossfire tinha desempenho muito próximo ao desempenho de uma única 4770. Peguei as duas VGas e fiz o teste na minha placa-mãe da assinatura, onde, mesmo o segundo slot sendo de 4X, o desempenho em crossfire em alguns jogos foi até 20% superior se comparado ao uso de uma única placa de video.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em alguns casos, com uns drivers Russos ai, existe a possibilidade de se fazer sli em placas-mãe com crossfire. Um membro aqui do fórum inclusive, conseguiu essa façanha.

Desconhecia esse procedimento, na verdade nas pesquisas que fiz sobre o assunto não encontrei nada parecido, se possivel post o passo a passo ou tutorial pra irriquecer o tópico e ajudar o Zangk2.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ja ouvi falar sobre esses drivers modificados, so que era especifico para cada chipset (X58, X48), a maioria chipsets de socket 1366.

Me parece que o H67 so suporta CrossFire, nada de SLI, pra isso eu teria que trocar de Placa-mãe. Pena :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

existe ainda uma outra situação que não é exatamente o SLI mas é o uso de uma segunda VGA Nvidia exclusivamente para Physx, o que de certa forma é um tipo de compartilhamento de processamento. Isso sim está se tornando bem comun principalemnte no exterior uma vez que placas mais antigas com chip G92 já são capazes de produzir um bom desempenho para essa aplicação. Eu mesmo estou usando uma 9800GT de video e uma 9300(onboard) para Physx, e vou te dizer, funciona muito bem obrigado.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

images?q=tbn:ANd9GcRRUrtOYZnuXIoynLPbTxIAiHk_9qN3yOv5ad81X0V7ro5Jfm4O

Pessoal segue abaixo os bencks (CrossFire e Eyefinity) que fiz no PC da assinatura:

Obs: Drivers (Catalyst) 11.2

H.A.W.X

Resolução: 1920x1080 High 8xAA DirectX 10.1 - Média (FPS) = 134

hawxhigh8xaa1920x1080di.jpg

Resolução: 5760x1080 High 2xAA DirectX 10.1 - Média (FPS) = 107

hawxhigh2xaa5760x1080di.jpg

Lost Planet 2 - Benchmark "A"

Resolução: 1920x1080 High 8xAA Directx 9.0c - Média (FPS) = 126,3

lostplanet2high8xaa1920.jpg

Resolução: 1920x1080 High 8xAA DirectX 11 - Média (FPS) = 52,2

lostplanet2high8xaa1920.jpg

Resolução: 5760x1080 High 0xAA DirectX 9.0c - Média (FPS) = 81,1

lostplanet2high0xaa5760.jpg

Resolução: 5760x1080 High 0xAA DirectX 11 - Média (FPS) = 35,7

lostplanet2high0xaa5760.jpg

images?q=tbn:ANd9GcS3GdA7JogbkjXheJV1IWk5XZU6CxOwo_jHk1FEuUYVyPOUhbL7

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1º fica o parabéns pelo seu trabalho com o tópico. É uma ótima adição ao fórum e deve ajudar a localizar algumas discussões que ficam espalhadas por ae.

2°, um teste do expreview que mostra o quanto o CF de 6850 ganhou em performance através de drivers, com uma média de 85% de eficiência (e até 100%, mas dessa vez eles não colocaram jogos como Battlefield: Bad Company 2, que por alguma razão dos infernos tinha no launch uma performance de até +122,84% no CF)

http://en.expreview.com/2011/05/10/amd-radeon-hd-6850-crossfire-follow-up-test/16839.html

Definitivamente o povo do CF lá na AMD se afoga diariamente em champanhe. xD

3° Gostaria de deixar a sugestão de que você poderia ao menos comprimir essas imagens de bench. Ou colocar por escrito o resultado e apenas o link (sem BBCode de IMG) para as imagens. Vai ficar mais leve, especialmente se aparecer por aqui um monte de teste desse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1º fica o parabéns pelo seu trabalho com o tópico. É uma ótima adição ao fórum e deve ajudar a localizar algumas discussões que ficam espalhadas por ae.
.

Obrigado !!!

2°, um teste do expreview que mostra o quanto o CF de 6850 ganhou em performance através de drivers, com uma média de 85% de eficiência (e até 100%, mas dessa vez eles não colocaram jogos como Battlefield: Bad Company 2, que por alguma razão dos infernos tinha no launch uma performance de até +122,84% no CF)

http://en.expreview.com/2011/05/10/amd-radeon-hd-6850-crossfire-follow-up-test/16839.html

Definitivamente o povo do CF lá na AMD se afoga diariamente em champanhe. xD.

Pelo que entendi, eles fizeram os teste no ano passado com o driver (Catalyst) 10.10 e repetiram o teste este ano com o driver (Catalyst) 11.4.

Com o driver (Catalyst) 10.10 a eficiência do CrossFire foi 68,3%.

Com o driver (Catalyst) 11.4 a eficiência do Crossfire foi 84,12%.

Na minha opnião a ATI/AMD está fazendo o certo aperfeiçoando os drivers (Catalyst) otimizando uma tecnologia que tem um futuro muito promissor. Se eles não fizerem isso estarão dando tiro no próprio pé.

É um absurdo o cara comprar duas ou mais placas que não são baratas pra fazer CrossFirex e não pode tirar proveito por não ter drivers (Catalyst) otimizados. Isso tira o prestigio da empresa, tenho certeza que isso eles (ATI/AMD) não querem.

3° Gostaria de deixar a sugestão de que você poderia ao menos comprimir essas imagens de bench. Ou colocar por escrito o resultado e apenas o link (sem BBCode de IMG) para as imagens. Vai ficar mais leve, especialmente se aparecer por aqui um monte de teste desse.

Embreve farei algumas mudanças no tópico, valeu pela dica.

Juntao !!!

Obrigado, e Parabéns pelo tópico!

Valeu! Qualquer dúvida estou por aqui!

Juntao !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Juntão, da uma olhada nisso aqui: Hydra 200 Multi-GPU, tecnologia que permite o uso de GPUs diferentes, inclusive Nvidia e AMD, ao mesmo tempo.

http://www.anandtech.com/show/2844

valeu... :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí galera, bonito tópico, mas já tinham criado algo semelhante antes, inclusive foi lá que eu dei a dica de fazer SLI em placa específica para Crossfire, bem, detalhes administrativos dos tópicos não é comigo, rss.

Mas sim, eu fui o cara que fez uso do Patch Russo e usava 3 GTX460 em uma placa Asus M3A32MVP Deluxe - WIfi, duas em SLI e a outra pro PhysX, usava porque troquei a máquina gamer por outra, mas a Asus continua com duas GTX260, só falta colocar a ponte SLI e aplicar o patch para ela funcionar.

Querem saber qual patch, como e onde se encontra ele? Depois eu procuro e coloco aqui, mas já aviso, no Adrenaline tem um tópico antigo que não recomendo instalar nenhum deles, eu perdi todo meu arranjo Raid0 quando estava na busca dessa solução instalando algo antigo linkado lá.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem interessante esse Patch Sambaquy, quem sabe até não aparece testes que possamos comparar o SLI em Chips AMD vs chipset Intel e até da própria Nvidia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testes eu fiz aqui, e pela NEt deve ter alguns, mas não filmei nem nada só fica de boca, a performance é a mesma, a única coisa que não funcionou com o SLI foi o Bench 3Dmark 2011, ele não reconhecia o SLI de jeito algum, o resto foi na boa, os jogos ficaram muito bons, o SLI da GTX460 é muito forte e o patch funciona tão rápido e fácil de instalar que eu nem acreditei, ele cria uma partição na inicialização, tipo quando o Seven alternativo faz o Slick na Bios, você escolhe essa partição lógica, pois não vi nada de HD particionado e entra no Windows normalmente, se escolher a partição original entra também mas os drivers de vídeo aparecem com ponto de exclamação e não funcionam.

A página do projeto é essa http://xdevs.com/e107_plugins/content/content.php?content.30 tentei entrar hoje e disse que está temporariamente off, espero que seja temporariamente, senão terei que upar o patch pra quem quiser.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom saber que você tem, pois tenho uma plaquinha que suporta Tri-fire 8x/8x/4x Chipset 785G, não sou fã do consumo das Nvidia atuais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Juntão, da uma olhada nisso aqui: Hydra 200 Multi-GPU, tecnologia que permite o uso de GPUs diferentes, inclusive Nvidia e AMD, ao mesmo tempo..

http://www.anandtech.com/show/2844

valeu... :D

Já tinha lido sobre o Hydra, só estou esperando essa tecnologia amadurecer pra ver no que vai dar, mas, já que você tocou no assunto, pesquisei na net e encontrei um review muito bem feito postado no dia 16/Março/2011, comparando a performace do Hydra com CrossFire.

Estou atualizando o post Videos / Tutoriais / Links úteis com o link que você postou e o link do review, vale a pena conferir.

Juntao !!!

E aí galera, bonito tópico, mas já tinham criado algo semelhante antes, inclusive foi lá que eu dei a dica de fazer SLI em placa específica para Crossfire, bem, detalhes administrativos dos tópicos não é comigo, rss.

Mas sim, eu fui o cara que fez uso do Patch Russo e usava 3 GTX460 em uma placa Asus M3A32MVP Deluxe - WIfi, duas em SLI e a outra pro PhysX, usava porque troquei a máquina gamer por outra, mas a Asus continua com duas GTX260, só falta colocar a ponte SLI e aplicar o patch para ela funcionar.

Querem saber qual patch, como e onde se encontra ele? Depois eu procuro e coloco aqui, mas já aviso, no Adrenaline tem um tópico antigo que não recomendo instalar nenhum deles, eu perdi todo meu arranjo Raid0 quando estava na busca dessa solução instalando algo antigo linkado lá.

Cara beleza, fico feliz por estar gostando do tópico, sinceramente não vi o seu tópico sobre o assunto coloca o link para que eu possa dar uma olhada, com relação ao Patch no post Problemas, soluções e perguntas frequentes - CrossFire / SLI tem os links explicando como fazer o Mod e também alguma coisa de testes lá.

Juntao !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara beleza, fico feliz por estar gostando do tópico, sinceramente não vi o seu tópico sobre o assunto coloca o link para que eu possa dar uma olhada, com relação ao Patch no post Problemas, soluções e perguntas frequentes - CrossFire / SLI tem os links explicando como fazer o Mod e também alguma coisa de testes lá.

Juntao !!!

Não era meu o tópico, mas vou procurar e posto o link

Achei! http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-crossfire-sli/873243

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!