Ir ao conteúdo

Ligação de leds!

mateusMX

Posts recomendados

Postado

Ola amigos do CdH, tenho um duvida aqui sobre leds

um amigo quer por 5 leds na moto dele

sao leds azuis 3v, diminui a corrente de 12v da bateria com um regulador de tensão 7805 para 5v, e gostaria de saber que resitor usar para fazer essa ligação:

projetoj.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Da certo fazer assim pos um resistor para cada led eu nao achei (470 ohms)

tenho alguns aqui

50 ohms, 100 ohms , 180 ohms, 220 ohms, 39k ohms, 55k ohms (medido no multimetro)

abraços a todos

Postado

Eu te aconselharia usar um resistor para cada LED. Esse esquema não é muito confiavél, um resistor para 5 LEDS. Portanto, use um resistor para cada LED.

Bem, de acordo com a equação, e com a corrente de um LED de alto brilho que geralmente é 30mA, temos:

RLED=UENT-ULED/ILED

RLED=5-3/0.03

RLED=66Ohm

Portanto, para cada LED você coloca um resistor de aproximadamente 66Ohm, pode usar o de 100Ohm que você tem, mas o brilho será UM POUCO mais baixo.

Postado

nycolas95 e felipe236 muito obrigado pela ajuda

o ruim é que aqui na minha cidade não acho para vender os resistores, os que tenho é de uma fonte que estou depenando rs

tenho 2 de 100 ohms 2 de 50ohms

por isso queria ligar com um unico.

se colocar para funcionarem em uma potencia menor ainda tem muitos riscos?

abraços

Postado

Va depenando essa fonte aí e outras coisas então: consiga de pelo menos 300 ohms para cima que ja fica de boa :D isso tem qualquer loja de eletronic custam no maximo 30 centavos cadaa(impossivel lojas não ter esse componente!)

Falou

Postado

felipe236 valeu amigo tenho um de 600 ohms vou testar mais vou ver se acho um de 300 ohms (cidade pequena é fod#, saudades da santa efigenia)

abraços e muito obrigado por responder

Postado

Queiros19 valeu pela dica amigo

tipo o led acendeu com o de 600 mais bem fraco

vou ver se ligo serie um resistor de 200 e um de 100!

amaha posto o resultado ,meu ferro de solda queimou :(

abraços

Postado

Opa comprei um ferro novo, e fiz os testes

coloquei 6 leds azuis ,pimeiramente com um resistor de 220ohms

no multimetro deu 2.6v, coloquei o de 100 ohms apareceu 2.8v com o de 50 ohms deu 2.98v, ja que os leds são 3v dexei esse mesmo, ficou bem legal, apos quimar 9 leds acho que aprendi rsrs,

muito obrigado a todos que me ajudaram

Postado

cara ,ta ligando eles em paralelo ,logo as cargas sao independentes e cada uma ira consumir uma determinada corrente ,visto q os leds nao sao identicos,avera um q ira puxar mais corrente,então use um resistor para cada led

Postado

jorge o ruim é que não tenho muitos resistores

por isso optei por ligar so com 1, aparentemente todos estão assendendo

igualmente, mesmo se algum acender mais forte que outro existe algum risco nisso ou é só estetica?

valeu

Postado

Olá mateus,

da maneira q você ligou corre o risco de queimar todos os leds em efeito cascata..

se os leds de menor capacidade de corrente queimarem, isso provocará um aumento de corrente nos outros leds queimando eles tambem...

melhor você usar um resitor para cada led, respeitando a sua capacidade de corrente, se os leds forem diferentes... senão pode ser todos iguais..

Falou..

• Membro VIP
Postado

Mateus...

Do modo como estás fazendo ainda vais queimar muitos led's..

Use a cabeça...

Se queres ligar maior quantidade de led´s e tens ai 12 Volts na fonte, com led's de 3 Volts, faça do seguinte modo...

Acender3ledscom12Volts.jpg

Terás um melhor aproveitamento dos led´s, que durarão mais, pouparás resistores, e corrente da fonte.. Na sua ligação anterior, com 12 Volts e o led em 2,98 com resistor de 50 ohms, estavas drenando uma corrente de (12-2,98)/50 = 9,02/50 = 180 mA... que se dividisse irmanamente entre 5 leds daria uma corrente de 36 mA por led. Todos eles estariam regalados e com a vida certamente encurtada.. 180 mA para acender 5 led´s..

No circuito que lhe proponho, se repetires o mesmo, terás 6 led´s ligados com somente 60 ou 40 mA de consumo...

Como os leds estão, no seu caso em paralelo, direto, fica impossível de garantir que todos estarão recebendo a mesma corrente de 36 mA. Muito provavelmente um deles estará recebendo mais corrente, e terá sua vida mais encurtada ainda. Quando ele queimar, sobrarão 180 mA para dvidir por 4 led's, ou seja, ai serão 45 mA para cada led. E assim vai nessa sua máquina de queimar led's...

Postado

opa amigos,então eu estou usando um regulador de tensão 7805 e na saida dele um resistor de 50 ohms, fiz o teste com 5 leds e a tensão subio para 3.02v,

mesmo assim vou ver se arrumo os resistores.

obrigado pela ajuda

• Membro VIP
Postado
opa amigos,então eu estou usando um regulador de tensão 7805 e na saida dele um resistor de 50 ohms, fiz o teste com 5 leds e a tensão subio para 3.02v,

mesmo assim vou ver se arrumo os resistores.

obrigado pela ajuda

Desculpe amigo Mateus, não tinha visto, lá no início, que ligavas os led's a partir de um LM7805..

O resitor correto nesse caso seria o de 100 Ohms, pois 5 -3 = 2Volts sobre o resistor que dividido por 100 Ohms dá 20 mA. E teria de usar um resistor

para cada led...

Entretanto, insistindo, não sei porque usas esse regulador de 5 Volts uma vez que podes usar aquele esquema que te ofereci, com três leds em série, e via um resistor para esses três leds, alimentar tudo com 12 Volts... Ai não necessita de regulador de 5 Volts.. Vai direto nos 12 Volts...

Um resistor de 100 ou 150 ohms e três led's em série..

Postado

então amigo

usei o regulador pois o dono da loja( parece que entende menos que eu em eletronica me recomendou) e falou qe podia usar sem os resistores

por isso queimei 9 leds, vou deixar o da moto desse jeito mais vou anotar sua dica

pois ainda vou fazer muitos pojetos de leds com 12v, aliaz ia me esquecendo

a bateria se mantem a 12.8v com o carro/moto desligado

quando ligado passa para para +/- 14.5v

qual seria a melhor ligação a se usar nesse caso ?

abraços

muito obrigado mesmo. acho que agora da para m

• Membro VIP
Postado
então amigo

usei o regulador pois o dono da loja( parece que entende menos que eu em eletronica me recomendou) e falou qe podia usar sem os resistores

por isso queimei 9 leds, vou deixar o da moto desse jeito mais vou anotar sua dica

pois ainda vou fazer muitos pojetos de leds com 12v, aliaz ia me esquecendo

a bateria se mantem a 12.8v com o carro/moto desligado

quando ligado passa para para +/- 14.5v

qual seria a melhor ligação a se usar nesse caso ?

abraços

muito obrigado mesmo. acho que agora da para m

Quanto ao dono da loja, se conversar de novo com ele, fale do tempo, das namoradas , de futebol, política quem sabe, mas não de eletrônica.. Se ele tentar, mude de assunto..

A função do resistor em série com os led's é justamente limitar a corrente que por esses led's circula...

Faça a coisa certa e o resultado será ótimo..

Sua preocupação com a flutuação da tensão da bateria do carro/moto entre os estados motor desligado e alternador carregando a bateria é válida e vou te explicar como é que fica os seus três led's nesse caso..

Imaginemos que a tensão da bateria é de 12 Volts com o motor desligado e de 14,5 Volts, como voce cita, com o alternador gerando..

Veja como ficará uma correta ligação dos 3 led's com um resistor de 150 ohms frente a variação de tensão da bateria..

Variaodatensosobrearranjodeled.jpg

O valor de 37 mA nos led's é completamente tolerável e não vai fazer com que a vida útil dos mesmos reduza muito não..

Entretanto, se não quiseres tamanha corrente de pico nos mesmos, mude o resistor para o valor de 180 ou 220 Ohms.

No caso de 180 Ohms as correntes ficariam

Mínima = 3/180 = 17 mA

Máxima = 5,5/180 = 31 mA

No caso do resistor de 220 Ohms as correntes ficariam

Mínima = 3/220 = 14 mA

Máxima = 5,5/220 = 25 mA

Observe a importância de uma tensão maior sobre o resistor na variação da corrente em função da variação da tensão da bateria..

Imagine que se coloque um só led, com um resistor em série, na tensão da bateria.

O resultado seria esse dai, com o resistor de valor de 470 Ohms então..

Variaodatensosobreumsled.jpg

No primeiro caso, lá em cima, com 3 led's em série, a variação de corrente em função da variação da tensão da bateria teve a amplitude de 37 mA - 20 mA = 17 mA

Nesse caso ai acima, com um só led, essa variação da corrente em função da variação da tensão da bateria, nesse único led, será de 24 mA - 19 mA = somente 5 mA

A escolha é sua..

Postado

Amigo caramba, que aula nota 10...

realmente ligando cada led com um resistor é muito melhor! tinha duvidas sobre a variação de tensão mais agora entendi, vou ver se faço uma bara de acrilico com os leds dentro!

muito obrigado mesmo pela ajuda.

abração

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...