Ir ao conteúdo

Aquecedor aquário caseiro

robsonrdasilva

Posts recomendados

Postado

Olá! Este é o meu primeiro post no fórum.

Eu tenho 1 aquário de 30 litros e gostaria de montar 1 esquema pra esquentar a água até no máximo 29 graus. Acho que não preciso muito para conseguir isso. Tava pensando em pegar a minha fonte de computador queimada, retirar os dissipadores e dar um jeito de esquentar eles com algum esquema elétrico e ligar na água. Outra forma seria fazer 1 resistor para esquentar a água, mas não entendo muito de eletronica e acho que vou explodir tudo. Eu tenho 1 aquecedor de aquário de 100w, mas o vidro quebrou e queria fazer 1 esquema, já que 1 novo custa bastante.

Obrigado

Postado

Olá robsonrdasilva !

Eu não entendi direito o negócio com os dissipadores mas tudo bem...

Para esquentar um volume de água de 30 lts você precisará de uma resistência ligada em corrente alternada (cuidado!!! corrente alternada = prática com procedimentos).

Tem vários modos de fazer isso e um circuito simples se baseia em 4 estágios:

- alimentação do circuito,

- sensor (pode ser um ntc, ptc, diodo de silício - ba315)

- bloco de controle do sensor e acionamento do relé (um transistor ou 2 em configuração darlington - para maior sensibilidade c/ potenciômetro para ajuste da sensibilidade)

- um circuito rc para um delay quando atingir o limite ajustado pois o transistor vai cortar/conduzir e o relé ficará ligando/desligando.

Ntc/ptc - variam a resistência conforme a temperatura.

Arruma um tubinho de ensaio, coloca o ntc soldado com os fios e isolado lá dentro, fecha com silicone e deixa ele 2/3 dentro da água.

Vai precisar de um termômetro de aquário - aquele que fica dentro de um tubo de vidro boiando - para fazer manualmente o ajuste no circuito.

Mais aprimorado : microcontrolador com entrada analógica + lm35dz, lcd ou display de 7 segmentos, etc.

Postado

Eu vi num fórum e o cara disse isso:

"Você deve mandar cortar um furo quadrado no aquario menor que o dissipador, se o dissipador tiver 10x10 fure com 9x9 assim tem 0,5cm de espaço pra selar com silicone.

Pra aquecer vai ser necessário acoplar ao lado liso do dissipador(que fica para fora) uns transístores de alta potência(de acordo com a necessidade) e estes transístores a alguns resistores de médio valor. tive um esquema assim para manter café aquecido tem de ver alguém aqui que seja bom em eletrônica pra calcular os transístores. A eficiência é quase total e pode ser regulada através de um trimpot."

Gostei deste seu esquema, parece bem barato.

Só que pra mim que sou meio leigo fica complicado entender.

Teria como explicar como ligo o sensor no bloco de controle, etc?

Muito obrigado

• Membro VIP
Postado

Os segredos de um aquecedor de aquário são poucos:

- Necessita de bastante energia, e desse modo para facilitar deverá ser ligado na rede elétrica. Para um correto aquecimento podes até mesmo calcular algo em torno de 1 a 2 Watts por litro d'água do aquário;

- Qualquer rede elétrica em contato com a água pode oferecer risco ao operador do aquário na lida com o mesmo, desse modo a isolação elétrica de toda e qualquer parte metálica do elemento aquecedor é importante;

- Elementos geradores de calor os mais baratos são realmente os resistores ou simplesmente bobinas de fio de niquelina, como aparecem dentro de um chuveiro, por exemplo;

- O contato térmico, necessário para uma boa transferência de calor da resistência aquecida para a água é importante, por dois lados. Um para poder transferir o calor para a água, e outro para evitar que o resistor se aqueça demasiadamente e queime. Desse modo há que providenciar um acoplamento térmico muito bom entre o elemento aquecedor e a água..

Aquecedores de aquário são feitos na maioria das vezes colocando-se um resistor de fio, comercial, desses daqui da imagem abaixo, dentro de um tubo de ensaio, de vidro, preenchendo o mesmo com areia bem fina, que agirá como elemento de transferência de calor, da resistência para a parede do tubo, e consequentemente para a água do aquário. Esse tubo deverá ser herméticamente fechado, já com as ligações do par de fios entrando no mesmo..

Resistordefio.jpg

Alternativamente se usa, e acho até melhor, uma transferência de calor mais branda, nesse tipo de aquecedor da imagem abaixo, aonde o resistor dentro do tubo de vidro aquece mas não aquece muito, fazendo uma transferência mais lenta, tendo o ar mesmo do interior do tubo, como elemento de transferência de calor..

Aquecedorparaaqurio.jpg

Quem sabe podes fazer o melhor de dois mundos.. Um tubo de ensaio e um resistor comercial de um valor mais alto um pouco..

Digamos, para trabalhar em 220 Volts usar um resistor de 1K5 x 20 Watts, dentro de um invólucro de vidro, hermeticamente fechado.. Improvise.. O invólucro de vidro não necessita ser um tubo de ensaio, pode ser um pote qualquer, fino de preferência, para não ocupar muito espaço..

Alternativas ao resistor podem ser usadas, como resistências de secador de cabelo (pegue uma de 220 Volts e ligue-a em 110 Volts. Aquecerá e mesmo sem o ar do ventilador, não se queimará) Ou duas resistências de secador de cabelos, 220 Volts, ligadas em série, se alimentadas com 220 Volts certamenmte não se queimarão..

Improvise mas lembre-se. Sempre isole e confine as resistências em um invólucro selado e de preferência use espaçadores para que as mesmas não fiquem em contato com o vidro, pois esse ponto de calor pode fazer o vidro trincar, na água do aquário..

E, o óbvio do óbvio, sempre as alimente quando imersas n'água...

Ajuste da temperatura, se faz com auxílio de um termostato, que ativa ou não esse aquecedor. Não invente ai pois não dá certo... Use algum pronto..

Postado

Boa noite.

Faller, comprei o resistor de 20w, saiu menos de 2 reais. Peguei um copo de vidro pequeno (o vidro é um pouco mais espesso que o tubo de ensaio) e improvisei um tampa de aço. Tenho o silicone para vedar, só estou esperando uma resposta: como faço um espaçador para o resistor não tocar no vidro? Qual material eu utilizo?

E sobre o tubo de vidro, poderia ser de outro material? Plástico por exemplo?

Obrigado.

• Membro VIP
Postado
Boa noite.

Faller, comprei o resistor de 20w, saiu menos de 2 reais. Peguei um copo de vidro pequeno (o vidro é um pouco mais espesso que o tubo de ensaio) e improvisei um tampa de aço. Tenho o silicone para vedar, só estou esperando uma resposta: como faço um espaçador para o resistor não tocar no vidro? Qual material eu utilizo?

E sobre o tubo de vidro, poderia ser de outro material? Plástico por exemplo?

Obrigado.

Usualmente para sustentar resistências que se aquecerão se usa algum material que seja rígido o bastante, fácil de se manusear, resistente ao calor e ainda por cima isolante elétrico..

Dentre esses conheço:

- Mica (em folha por exemplo), um tanto difícil de se achar;

- Cerâmica (difícil de manusear mas fácil de moldar e endurecer);

- Até mesmo barro...

Uma visita a uma oficina que conserta ou tem insumos para fogões elétricos e fogareiros, pode ajudar.. Ai tem de usar da criatividade..

Não acho que o uso do plástico seja uma boa solução, mas como a palavra de ordem é improvisar, tente... O importante é a vedação...

Ferros elétricos antigos se valiam de elementos aquecedores de fio de niquelina envolto em forma de folhas de mica. Tendo acesso a um deles se terá mica em folha a vontade para fazer uma forma ou separadores ou afastadores..

Veja ai como exemplo: http://portuguese.alibaba.com/product-gs/mica-heating-element-431913577.html

http://portuguese.alibaba.com/product-gs/mica-heating-element-in-iron-431914492.html

Postado

Muito obrigado pela a ajuda.

Fiz o tal esquema e deu certo.

Se eu tivesse 1 tubo de ensaio e mais conhecimento poderia fazer 1 termostato e ficaria tão bem feito como 1 comprado em lojas.

Do jeito que você me passou a água ficou 23 graus constantes, muito bom. Consegui economizar muita grana.

Pode fechar o tópico.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...