Ir ao conteúdo

Depois de aberto vários probramas não exibe Desktop

importado

Posts recomendados

Postado

Saudações pessoal do clube?

O negócio é o seguinte, tenho um cliente que está com problemas para retornar ao desktop depois de ter várias janelas abertas...

Todas as janelas que estavam abertas podem ser fechadas ou minimizadas menos a última, assim impossibilitando de ver o desktop... nem mesmo o botão de exibição rápida do desktop não resolve... e para retornar ao normal meu cliente está reiniciando a máquina...

Foi passado anti-vírus (avast) de modo normal, executando no WinXP, e através do boot e não resolveu.

Já olhei os programas que estão iniciando com o sistema através do msconfig e não tem nada de estranho lá.

Alguém tem alguma ideia do que possa ser feito?

DADOS DO COMPUTADOR:

Athlon X2 2.2

Placa mãe Phitronics N68C-M (som/video/rede onboard)

2GB de RAM

HD 320GB

Postado

Meu caro,

Não existe um limite de janelas que podem ser abertas ao mesmo tempo. Este limite é, na verdade, controlado pelo seu processador, placa mãe e principalmente memória RAM disponível. Dito isso, se você tem um PC de boa qualidade e com memória suficiente para processamento, abrir várias janelas não seria um problema. O que pode estar ocorrendo é que este número de janelas, associado ao processamernto em cada uma das janelas, gere uma paginação excessiva e que o espaço total de paginação definido se esgotou. Teríamos que saber qual a quantidade de janelas abertas e quais os programas utilizados.

Postado

Francisco,

Obrigado pela resposta.

Mas o problema não é exatamente na quantidade janelas abertas e sim no momento de fechá-las e voltar a exibir o Desktop.

A quantidade de janelas não é grande é no máximo 8/10 para exagerar... mas normalmente é na base de 5 janelas abertas... Word, Excel, CorelDraw, Outlook e um outro programa de vetor que não lembro o nome que é da ploter... mas não necessáriamente sempre estes...

Postado

Independente de serem 5 ou 8 janelas o que mais importa é a quantidade de processamento exigida por cada um deste programas. Os programas Office não consomem tanta memória caso os arquivos abertos não sejam de tamanho exagerado. CorelDraw é algo que já consome mais memória e portanto paginação. O que eu quis dizer e que acho que não ficou claro é que com o uso seguido de um CorelDraw (apenas como exemplo) com desenhos de média ou alta complexidade a paginação e a memória vão sendo consumidas. Acrescente a isso programas Office, Navegador (que se atualiza vez por outra em páginas de notícias) e alguns outros programas chega o momento em que não há mais memória disponível e o PC está basicamente executando em paginação. Neste momento, tentar fechar todas as janelas pode demorar um certo tempo (que seria uma eternidade para o cliente) já que o sistema vai fechar um aplicativo e apagar a paginação correspondente àquele aplicativo e assim sucessivamente. Caso, ele não feche as janelas e apenas minimize, pior ainda, já que a paginação vai ter que encontrar espaço para exibir algo sem ter nenhuma folga de trabalho. Pelo que vi da configuração do seu cliente, a placa de vídeo é onboard. Deve ser uma placa de 32 ou 64 Mb no máximo. Uma solução seria instalar uma placa de vídeo compatível com a necessidade dele.

Postado

Realmente tem lógica... antes disto vou ter que fazer uns testes sem que haja necessidade de gastos... sabe como é, o pessoal quer as coisas resolvidas mas sem gastar!! hehehe

De início vou ver se consigo aumentar o tamanho da memória do video onboard... e atualizar o driver... dae se não der resultado... o negócio é partir para um placa de vídeo off-board...

mais tarde posto os resultados.

Postado

é só abrir e esperar pra ver se a as janelas vão ser fechadas (mesmo demorando) feche e deixe lá o pc trab ,,, se depois de muito tempo você voltar e estiver aparecendo o desktop ,,, você vai saber q é o hardware da maquina q está aquém do necessario pro trabalho exigido.

Dai você poderá coloca um video off ,,, + memoria e etc

Postado

Fui no cliente hoje... e ele estava com várias janelas abertas, inclusive as que descrevi anteriormente, inclusive todas estavam com algum arquivo aberto... fechei todas sem nenhum problema... assim como aconteceu a vez passada que fui lá para verificar e antes de iniciar os posts aqui...

Acontece acabei passando uma informação errada para vocês... o micro tem placa de vídeo off-board e é uma gForce 9400GS....

Atualizei o driver da placa de vídeo para vez se resolve o problema... ficou do cliente me avisar qualquer coisa... estou achando estranho porque quando vou lá sempre funciona corretamente sem nenhum problema e as janelas fecham rápido e é só com o cliente que dá este problema... vou ter que pedir para que ele me relacione quais são as janelas abertas quando dá o problema porque já estou começando a achar que seja um programa em específico que esteja causando o transtorno...

Postado

Ou talvez apos muito uso e muito carregar o sistema o seu cliente não tenha paciência para esperar um tempo a mais para fechar as janelas

porque uma coisa é você abrir varias janela e logo apos fechar ,,,, outra é ele ficar varias horas trab em inumeras janelas ,,, claro q nesse caso vai demorar mais.

Postado

Não sei se exatamente seja o tempo de "exibição" das janelas... pois as duas vezes que fui lá estava tudo aberto já fazia um tempo, pois o cliente estava trabalhando antes da minha chegada... e para se ter uma ideia as duas vezes que fui lá eram por volta das 10:00... já estava trabalhando por pelo menos 2h... e quando fechei as janelas todas fecharam rapidinho e o desktop apareceu normalmente sem demoras... eu sei lá o que este cliente anda fazendo! Coisas de usuário!!! :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...