Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Display 7 segmentos 5 dígitos


janascimento

Posts recomendados

Olá galera,

Seguinte, comprei uma PCI com uns componentes (sucatão) mais zerada em perfeito estado, e veio um display de 7 segmentos com 5 dígitos, igual o da figura abaixo. Acontece que já rodei o velho e a tia (Google e Wikipédia) e não consegui encontrar nada. No corpo do display tem uns números (07022A) do outro lado (BCD-9045A). Tentei procurar por estes códigos e também não encontrei nada,

O display contém 13 pinos e gostaria de saber como é ligado.

Se partir do princípio de que o mesmo é multiplexado, teríamos: 7 pinos (para os 7 segmentos), 1 pino (para os pontos ???), 5 pinos (para cada dígito - multiplexação) e mais 1 pino (para o terra no caso de catodo comum ou Vcc para anodo comum), perfazendo 14 pinos ????

Ai vai o desenho,

Valeu

José Antonio

post-756642-13884959424473_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo CI controlador que voce mostrou e analisando a saída, acredito que o display tenha mesmo 5 entradas de multiplexação e as 7 dos segmentos . E aí das duas uma: Ou ele não tem enable, ou os pontos ficam permanentemente ligados.

Pra testar, voce pode pegar uns 3V (duas pilhas), plugar o + em um terminal, o - em outro, e ir testando todas as combinações possíveis (inclusive invertendo as polaridades). Lembrando que voce precisa de um resistor pra fazer, pois do contrário voce reduz a vida util do display. Isso se ele não tiver o enable, se tiver, voce terá que testar as possibilidades com 3 pinos e não apenas com 2 (pois um terá que ficar no +VCC ou -VCC para que a ligação possa ser feita)...

O ideal mesmo seria encontrar a pinagem desse display na net... voce não pode utilizar o controlador que voce disse?

Se possuir um multímetro que mede continuidade, coloque nas pontas que você julga ser um "segmento" e o outro no catodo/anodo comum. Caso nenhuma combinação dê certo, então diria que ele é multiplexado, como nosso colega acima afirmou.

Isso não dá certo. O segmento funciona de forma semelhante a um diodo, se não houver uma tensão superior a tensão de corte, o diodo se comporta como um circuito aberto, então não vai dar continuidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ghost Killer,

Não irá dar continuidade, realmente. Porém, quando utilizamos o teste de continuidade do multímetro, ele injeta uma pequena corrente no circuito para verificar se há uma resistência baixa (próximo a um curto-circuito). Para os display's de 7 segmentos, serve como um teste rápido para verificar se os led's não estão queimados. Como nosso colega Mulder_Fox falou, vai acender mas "bem fraquinho".

A intenção era só para descobrir se, de fato, esse painel de display se comporta como um 7 segmentos comum ou se há uma multiplexação em seus pinos.

Mesmo que se descubra que esse painel é multiplexado e não exista nenhuma documentação de referência de como funciona essa multiplexação, é possível de se descobrir pelo método empírico: Injeta 5V em um pino (sempre com resistor em série), e depois aterra outros pinos para ver o que acende ou não.

Mas ainda assim, deve ser possível de se encontrar na internet o funcionamento desse tipo de painel, pois isso era muito comum em rádio-relógios antigos.

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, consegui descobri.

Utilizei uma bateria CR2032 (3V) e um resistor de 100R para limitar a corrente (para não queimar meu ACHADO). seguinte,

O display realmente é multiplexado, os 5 primeiros pinos referem ao controle dos 5 displays. os 8 pinos a seguir referem aos segmentos (a,b,c,d,e,f,g e também os pontos).

Os pontos são controlados através dos pinos 1 e 2 (D1 e D2).

Outra coisa, D1 a D5 é positivos (anodo comum).

Valeu.

Obrigado pela ajuda de todos,

Sr. Moderador, por gentileza, pode encerar o tópico.

Bom fim de semana a todos,

José Antonio

post-756642-13884959428074_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...