Ir ao conteúdo

dúvida

renecs

Posts recomendados

Postado

Estou com a seguinte dúvida.

COmprei o PC da assinatura, e o ventilador do PRIMA BOSS II foi instalado no lado esquerdo do dissipador, tirando ar dele e jogando para fora do Gabinete...isso é correto??

Vi algumas fotos na web, e a FAN do cooler está instalada no lado direito do dissipador, em cima dos pentes de memória, imagino que jogando o ar no dissipador.

Qual o correto? Lado direito jogando ar no dissipador? ou Lado esquerdo tirando o ar do dissipador e jogando para fora??

No caso de 2 FANs...uma assopra dentro e a outra retira o ar?

obs.: fiz um teste invertendo a FAN jogando ar dentro do dissipador, no mesmo lado (esquerdo), e as temperaturas diminuíram um pouco...mas como veio instalado retirando o ar eu já inverti.

Abaixo foto do Gabinete.

post-216122-13884959425788_thumb.jpg

Postado

eu sempre faço assi: coloco a ventoinha para girar no mesmo sentido da ventoinha do cooler desde que ela esteja mais proxima do processador e a outra eu coloco para jogar ar para dentro do gabinete, se a ventoinha do cooler for lateral e nao como a de um cooler box que vem num processador como os amd, eu coloco a ventoinha da parte traseira do gabinete para jogar ar para dentro a fim de ajudar a fonte.

• Membro VIP
Postado

renecs

No meu entender a ventoinha deve ficar por trás de dissipador, jogando o ar

frio através do dissipador e a ventoinha colocada na traseira do gabinete

jogando o ar quente para fora do gabinete.Como você mesmo verificou houve

uma redução na temperatura com a ventoinha montada no cooler desta forma.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado

Obrigado pessoal!!!..

outra dúvida: não tenho fan instalada na traseira fazendo exaustão..devo trocar a posição assim mesmo??

renecs

No meu entender a ventoinha deve ficar por trás de dissipador, jogando o ar

frio através do dissipador e a ventoinha colocada na traseira do gabinete

jogando o ar quente para fora do gabinete.Como você mesmo verificou houve

uma redução na temperatura com a ventoinha montada no cooler desta forma.

Boa sorte.

adcarvalho

• Membro VIP
Postado

renecs

Você deve fazer a mudança da ventoinha, mas o ideal é que instale outra

como exautor para sugar para fora do gabinete o ar quente soprado pela

ventoinha do cooler do processador.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado

oK Adcarvalho!! vou instalar duas FANs, na traseira (exaustor) e frente do gabinete (jogando ar no gabinete)

também estou querendo instalar FAN FILTER (em cima e baixo).. o q você acha??

renecs

Você deve fazer a mudança da ventoinha, mas o ideal é que instale outra

como exautor para sugar para fora do gabinete o ar quente soprado pela

ventoinha do cooler do processador.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado

Eu não aconselho fan filter, pelo fato de reduzir drasticamente o fluxo de ar dos fans =/!

Prefiro abrir o gabinete periodicamente e tirar a poeira em vez de colocar fan filter!

Abraços!

Postado

valeu caras!! vocês são D+++

vou desconsiderar o FAN FILTER, resumindo meu gabinete ficará assim:

1 FAN na frente trazendo ar para dentro

1 FAN atrás retirando o ar quente

A FAN do cooler será posicionada no lado direito, jogando ar frio através do dissipador

THE END

Outra dúvida..sem querer abusar da boa vontade da galera!!

Preciso escolher as FA'S para o gabinete, pesquisei bastante, porém,ainda tenho dúvidas.. qual FAN vocês me indicam? Vou comprar o mesmo modelo?? sendo que uma joga ar frio e a outra retira ar quente....procuro as mais SILENCIOSAS do mercado!!

Mais dúvidas...nunca efetuei instalação de FAN's, mas estou pronto para encarar o desáfio..rs Na placa mãe já está ligado a FAN do cooler, aonde vou ligar as outras duas??

Abaixo minha configuração:

AMD Phenom II X6 1100T 3.3Ghz Six-Core 9MB / Ice Age Prima Boss II

Gigabyte Phenom/Athlon II - GA-880GM-UD2H

Kingston 8GB DDR3 1333MHz

Seagate HDD 1TB SATA2 7200RPM

Nvidia GeForce GTX 460 1GB GDDR5 256-bit

Zalman 600W | ZM-600-ST

Thermaltake V3 Black Edition

Microsoft Wireless Desktop 3000

Eu não aconselho fan filter, pelo fato de reduzir drasticamente o fluxo de ar dos fans =/!

Prefiro abrir o gabinete periodicamente e tirar a poeira em vez de colocar fan filter!

Abraços!

Postado

Bem, quanto aos fans, eu aconselho os Akasa Viper, que são excelentes, mas estão em falta no mercado! você pode optar também pelos CoolerMaster R4, que também são muito bons!

Quanto a ligação deles, você pode ligá-los diretamente na fonte!

Nos R4 o adaptador ja vem junto, nos viper não!

Abraços!

Postado

Valeu velhão!!...vou comprar o R4 mesmo!!

Ontem verifiquei que a FAN do Cooler está fazendo um barulhinho, como se estivesse enroscando em algo, parece o barulho de um grilo..rsrsrs.

Tô pensando em comprar três FAN dessa da Cooler Master, e colocar uma no Cooler..será que funciona de boa??

Bem, quanto aos fans, eu aconselho os Akasa Viper, que são excelentes, mas estão em falta no mercado! você pode optar também pelos CoolerMaster R4, que também são muito bons!

Quanto a ligação deles, você pode ligá-los diretamente na fonte!

Nos R4 o adaptador ja vem junto, nos viper não!

Abraços!

Postado

Faça um teste com o primaboss com o fan original, e depois coloque o R4 pra ver se diminuiu as temps!

Eu substitui o R4 do meu N620 por um Viper, e reduziu 4° na temp!

Abraços meu caro!

Qualquer duvida tamo ae!

Postado

Vou comprar 3 AKASA VIPER (frente, cooler e atrás)...parece que são os q emitem menor ruído, inclusive, vou trocar a FAN do Cooler. o único ponto negativo é q não possui LED.

Eu achei esse cooler com LED...Cooler Zalman ZM-F2 LED Blue, algué tem ele??? sobre refrigeração / ruído fica devendo em relação ao VIPER?

abraço!!!

Faça um teste com o primaboss com o fan original, e depois coloque o R4 pra ver se diminuiu as temps!

Abraços meu caro!

Qualquer duvida tamo ae!

Postado
Vou comprar 3 AKASA VIPER (frente, cooler e atrás)...parece que são os q emitem menor ruído, inclusive, vou trocar a FAN do Cooler. o único ponto negativo é q não possui LED.

Eu achei esse cooler com LED...Cooler Zalman ZM-F2 LED Blue, algué tem ele??? sobre refrigeração / ruído fica devendo em relação ao VIPER?

abraço!!!

renecs, o tamanho do ZM-F2 é de 92mm e não 120mm, como o Akasa Viper, por exemplo. O ZM-F3 sim, é de 120mm.

Outro fan muito bom, bonito e eficiente, que quase ninguém fala é o Akasa AK-174. Dê uma pesquisada nele para ver se você gosta. Ele está barato e é muito resistente.

Não custa ver. É mais uma opção.

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:30,familia_id:96/fan-de-gabinete-akasa-ak-174cb-4bls-120mm

Postado

Decidi pelo Akasa Viper, comprei no site Compre fácil.

Agora a dúvida é sobre como conectar as FAns...no meu caso são três, devo conectar todas na placa mãe através de adaptador? ou ligo duas na fonte e uma na placa mãe?

Segue o modelo na placa mãe = AM3 - Gigabyte GA-880GM-UD2H

O AKASA VIPER tem controle PWM, não sei o q siginifica..mas pelo que pesquisei significa que tem controle automático de velocidade...mesmo ligando na fonte vai ter uma rotação de acordo com a temperatura. Correto?

Abraço!!

Postado

ae galera, preciso de ajuda, vou trocar o cooler do meu processador PENTIUM D 3.0. Eu tenho um cooler que veio junto com o processador, e agora o cooler n resfria e chega a 105°, dai eu quero colocar o Hyper N520 COOLER MASTER.

achei por 88,00 R$ na megamamute, e queria saber se esse cooler é bom para o processador.

gigabyte ga g31m-s2l, 2gb ddr2 667mhz, ECS 9500gt 1gb, pentium d 3.0ghz, fonte c3 tech 400w.

Postado

Ricadsi, já que você utiliza o VIPER me tira uma dúvida..

Esse cabo Y Splitter é o ideal para ligar as três FAN no meu PC, sendo que duas no gabinete e um do cooler da CPU.

Com ele posso controlar a rotação através do software da minha mobo?

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:608,familia_id:77/cabo-y-splitter-para-3-fans-pwm-ak-cb002

Valeu!!!

Abraços meu caro!

Qualquer duvida tamo ae!

Postado

Bem, se você quer controlar a velocidade, aconselho um controlador de fan!

Tem alguns bem baratos por ai!

Esse adaptador permite controlar apenas 1 fan!

E se ligar na fonte, ele funcionará sempre a 100%!

Eu coloquei um Controlador aqui no meu pc!

Este aqui está com um preço bom!

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:368,familia_id:4/controlador-fan-control-ak-fc-06-bk-akasa

Abraços!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...