Ir ao conteúdo

2 Hubs/Switchs ligados entre si por 2 cabos.

GUILE_MORENO

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos do forun.

Tenho uma duvida e gostaria de saber algo a respeito.

Procurei na rede e nos foruns e não consegui encontrar nada parecido com o que estou em duvida.

Se eu lugar 2 portas de um hub ou switch a 2 portas de outro aumenta a velocidade de comunicação entre os mesmos ou so piora tudo.

Exemplo um Switch de 24 portas ligado a 20 computadores. (Teoricamente esses 20 computadores geram 2000Mbps de acesso) e esse Switch ligado a um Hub por apenas um cabo. Geraria um "gargalo" de 2000 Mbps para passar na condução de 100 Mbps do cabo certo? (teoricamente falando)

E se ao invés de usar um unico cabo para isso eu usa-se 2 cabos para ligar esse Switch ao Hub eu estaria aumentando a velocidade de transferencia para 200 Mbps ou daria na mesma ou até pioraria a velocidade da rede??

Eis ai minha duvida.

Aquele que puder esclarecer por favor sinta-se avontade.

Postado

Ligar mais cabos entre um switch e outro não vai alterar a velocidade dos PCs. Em alguns switch você encontra entradas próprias para fazer a ligação de um switch ao outro, sem ocupar as portas que seriam utilizadas por PCS. Neste caso você tem um ganho de velocidade já que você estaria utilizando um aporta de alta velocidade configurada de fábrica para este fim, ligar dois switch.

• Membro VIP
Postado

Isso não sei te responder, mas poderia utilizar equipamentos gigabit (1000) para não haver gargalo (ou ao menos minimizar).

Postado
Ligar mais cabos entre um switch e outro não vai alterar a velocidade dos PCs. Em alguns switch você encontra entradas próprias para fazer a ligação de um switch ao outro, sem ocupar as portas que seriam utilizadas por PCS. Neste caso você tem um ganho de velocidade já que você estaria utilizando um aporta de alta velocidade configurada de fábrica para este fim, ligar dois switch.

Não quero aumentar a velocidade dos pcs gostaria de saber se utilizando 2 cabos eu conseguiria diminuir o gargado entre um um aparelho e outro. E quanto a porta uplink não está disponivel nos equipamentos. so tenho portas comunitarias (que tambem são uplink)

Isso não sei te responder, mas poderia utilizar equipamentos gigabit (1000) para não haver gargalo (ou ao menos minimizar).

Tenho essa opção também e é por isso que estou checando as possiblididades. Caso a utilização do gigabit seja necessaria utilizarei e ainda forçarei os computadores a trabalharem em 10 ful duplex assim invertendo o gargalo.

Postado

nao..

ao ligar 2 switchs com 2 ou 3 cabos, apenas 1 ficará ativo.

se chama STP spanning tree protocol

um protocolo de camada 2 (switch) q para evitar loops deixa apenas 1 caminho ativo, e o outro fica de backup.

caso este caia, este segundo ficará ativo.

caso voce tenha um switch gerenciavel, isso pode ser contornado.

mas como nao se trata do caso qq duvida posso explicar como funciona.

Postado
nao..

ao ligar 2 switchs com 2 ou 3 cabos, apenas 1 ficará ativo.

se chama STP spanning tree protocol

um protocolo de camada 2 (switch) q para evitar loops deixa apenas 1 caminho ativo, e o outro fica de backup.

caso este caia, este segundo ficará ativo.

caso voce tenha um switch gerenciavel, isso pode ser contornado.

mas como nao se trata do caso qq duvida posso explicar como funciona.

Certo obrigado por esclarecer minha duvida.

Quanto a teoria dos 2000 Mbps procede? caso sim.

Fico pensando exatamente qual a melhor saida custo beneficio.

Tenho aqui 41 computadores ligados em 2 hubs de 24 portas 3com não gerenciaveis. e cada um é ligado a um hub/switch encore (Lixo) tenho 1 servidor de Active diretory, um win2003 server como router. e mais 2 servidores um para um sistema online e o outro para um sistema interno todos os servs são ligados ao encore e o encore ligado a um netrouter e o net router a um Modem para link dedicado.

Sei que é meio confuso mas vou tentar explicar com uma ilustração.

http://imageshack.us/photo/my-images/204/ilustrao.jpg/

Ok os 41 computadores pegam internet do Rout. É muito computador para essa estrutura de rede? Há necessidade de eu mudar a interface de comunicação até os 2 switchs para 1Gbps (incluindo a troca dos switchs digo isso partindo dos servs até os switchs os pcs continuariam em 10/100) Preciso usar cat6 ou os cat5e dão conta do recado?

Postado

qual o uso destes cpus?

caso for para trafego interno,

o ideal seria (dentro do menor custo)

trocar o hub encore, por ligações diretas para o seu switch 3com, caso nao tenha porta disponivel, o ideal seria trocar o encore por um switch de verdadade como o 3com ou cisco.

td isso depende da verba q você tem disponivel para chegar ao ideal.

Postado

Estas cpus são utilizadas para dar aula.

É um laboratorio de informatica de uma faculdade.

Na maioria das vezes esses computadores acessam o mesmo site.

Mas essa é so uma parte da rede a menor delas pra falar a verdade, e isso é pra que eu possa fazerum projeto para mostrar aos meus superiores.

Esses 3com tem portas disponiveis mas acredito que usalas seria dor de cabeça adiada. quero resolver isso de uma vez por todas...

Se quiser a ilustração completa da rede posso passar.

Postado
veja se é isso a rede sua:

http://img828.imageshack.us/i/redeo.png/

cara esse é um pedaço dela. você que fez essa imagem? Qual programa você usou Ao todo aqui temos +- 100 computadores, que em periodo noturno funcionam a 100% da capacidade. To tendo muitos problemas pois o antigo TI deixou muita coisa bagunçada muita coisa mesmooo. Como eu ja resolvi a parte individual que são as maquinas vou atacar agora o coletivo que é a rede. acho que a duvida inicial desse topico ja foi esclarecida não faz sentido deixar ele aberto se você concordar em trocarmos msn pra continuar a conversa poderiam fechar o topico.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...