Ir ao conteúdo

Problema BIZARRO na internet!!!

freddielobo

Posts recomendados

Postado

Oi a todos,

estou há algum tempo convivendo com um problema muito bizarro na minha conexão de internet, só q ninguém parece saber a solução ou a causa do problema. Hj eu resolvi tentar a sorte e postar aqui no forum pra ver se algum iluminado descobre e me ajuda nesse caso que, se fosse médico, estaria em um episódio do Dr. House:

Minha internet cai com frequência, às vezes de 5 em 5 minutos, às vezes fica mais de uma hora sem cair. Só q o bizarro é q quando a internet cai o torrent continua funcionando perfeitamente. Bem, essa é a hora de explicar o que todo mundo acha q está acontecendo, "o torrent está tomando toda a conexão", PORÉM não é bem assim, a conexão continua caída mesmo quando eu desligo o torrent. Aliás, se eu desligo o torrent e volto a ligá-lo ele não faz download, fica tão morto quanto o resto da minha net. Ah, tem vez q o torrent tb cai, mas é mais raro, normalmente ele continua firme e forte durante as quedas da net.

Bem, para a internet voltar tem duas alternativas: esperar um pouquinho (tipo, sei lá, 1 minuto ou 2) ou desligar e religar o modem e o roteador. Na verdade a opção de desligar e religar os aparelhos eu só uso quando esperar não adianta. A norma fica sendo mais ou menos essa, esperar um pouco, se não voltar sozinho nem adianta mais, pode passar o dia aguardando q a net não volta, tem q desligar e religar o modem e o router. Tem ainda outro detalhe, algumas vezes (nem sempre), desligar e ligar não adianta de imediato, sendo preciso esperar ainda mais alguns minutos (sabe-se-lá quantos).

-Tenho um velox de 8mb e não uso servidor (utilizo aquele esqueminha batido de utilizar algum usuário e senha disponível na net pra me esquivar do servidor:lol:).

-Modem: Dlink DSL 500B.

-Roteador Wireless: Dlink DI 524 UP

-A impressão q tenho é a de q, quando eu usava só o modem, o erro ocorria em uma frequência bem menor ou nem mesmo ocorria (bem, pode ser só impressão mesmo... ou não... sei lá).

abs,

fred

Postado

Aqui antigamente quando usava outro provedor, acontecia de cair a net e o msn continuar funcionando! mas era de cair mesmo, nao entrava em nenhuma pagina, acusava "servidor nao encontrado" e mesmo assim eu continuava a usar o msn, e demorava um pouco tambem e voltava... mas nunca soube o que era, alias esse provedor estava me dando muita dor de cabeça, o jeito foi mudar pra outro e nunca mais me ocorreu isso!

Não sei dizer se é o mesmo problema que o seu, porque nunca usei torrent :/ e tambem não saberia como ajudar, rs!!!

só estou compartilhando o meu acontecimento! ^^

valeu fui!

Postado

Ja tentou resetar o modem para as configurações originais? usar ele em modo bridge (sem o roteador) para ver se continua as quedas de conexão?

Postado

será que alguem nao configurou algum proxy ai no pc? recentemente fiz um serviço numa empresa que o antigo tecnico tinha configurado o proxy no servidor. problema era que sempre caia a net, olha no firewall se tem algo bloqueado também. boa sorte ai.

Postado

Oi loveblack, eu sinceramente nao entendo nada sobre proxy, mas isso é algo relativo ao pc ou ao modem/roteador? Pergunto isso porque, alem do pc, uso nessa mesma conexao um ipad e um notebook (sempre wireless) e quando a net cai em um, cai pra todos, nao é nenhuma exclusividade do pc nao

rodoplace, eu to cogitando fazer isso sim, o prob é q nao domino o assunto e toda vez q tenho q fuçar em alguma configuração do modem ou do roteador eu sofro pra conseguir fazer tudo voltar ao normal (é porque, apesar das quedas de conexao, ja ta td configurado certinho, eu nao pago servidor e as portas pra baixar torrents estão normalmente abertas). Aliás, isso era ohtra coisa q eu tinha esquecido de mencionar, as portas ficam quase sempre abertas, mas de vez em quando ela estão fechadas eu sei la porque, depois volta sozinho... Estranho!

valeu,

Fred

Postado

vmosconi, você pode me dizer como se testa o ping no DNS e no Gateway?

Pra testar o ping de um site eu acho q sei, é abrir o cmd e digitar, por exemplo, "ping www.google.com"

é isso mesmo?

valeu!

fred

Postado

é isso.

olhe na sua conecxão a opção "status", vá para a aba "suporte" e veja em "detalhes" o seu "Gateway" ou "Gateway padrão", e veja seu(s) DNS(geralmente 2).

Mande comando de ping para:

www.google.com.br
64.233.163.104 (IP do google)
8.8.8.8 (DNS do google)

e ping também para seu DNS e para seu Gateway.

Nos poste quais retornaram.

Faça isso na hora que a internet cair também.

Postado

Legal, vou postar o teste q fiz agora, enquanto estou com conexão. quando a conexão cair faço outro outro teste

Teste ping com conexão:

"ping www.google.com"

4 pacotes enviados e 4 recebidos.

min = 23ms, máx =24ms, média 23ms

ip google:

min = 21ms, máx =24ms, média 23ms

dns google:

4 pacotes enviados e 3 recebidos (25% de perda).

min = 20ms, máx =24ms, média 22ms

Agora, qto ao meu DNS e Gateway, eles tem o mesmo número. Isso é normal?

De toda forma, eis meu teste ping com eles

min = 0ms, máx =0ms, média 0ms

Postado

É normal o gateway ser o mesmo do IP do DNS, pois quem te 'fornece os IP'(função do DNS), nesse caso, é o mesmo que te fornece conexão.

Quando a internet cair, veja se você consegue fazer os mesmo testes com estes endereços.

Aos mais experiêntes, existe o gateway do modem e do roteador não é?

Pois se existir, me parece que ele está pingando o roteador para ter um ping tão perfeito assim.

Outro detalhe, você pode disparar mais de 4 ping's por ciclos, é só usar alguns comandos, veja por exemplo este usando o www.google.com.br

ping www.google.com.br -n 20
ping www.google.com.br -t

No primeiro caso ele disparará 20 pacotes, no segundo caso ele disparara até você madar para com o comando "CTRL+C".

(para saber mais, rode o "ping" no cmd sem nada depois que ele te da a lista, geralmente eu peço 20 ping's)

• Membro VIP
Postado

Meu chute é que o DNS do roteador pode estar parando de funcionar depois de um certo tempo, ou os endereços de DNS utilizados estão com problema.

Assim, depois que se cria um DNS cache, alguns sites continuam funcionando. Os que precisam de DNS para serem traduzidos param. O MSN e Torrent são exemplos que podem explicar este comportamento pois podem utilizar apenas endereços IP para funcionar, sem depender do DNS.

Postado
Meu chute é que o DNS do roteador pode estar parando de funcionar depois de um certo tempo, ou os endereços de DNS utilizados estão com problema.

Assim, depois que se cria um DNS cache, alguns sites continuam funcionando. Os que precisam de DNS para serem traduzidos param. O MSN e Torrent são exemplos que podem explicar este comportamento pois podem utilizar apenas endereços IP para funcionar, sem depender do DNS.

é exatamente isso que estou achando também.

Por isso os testes.

Se for realmente só isso, será resolvido facilmente configurando o DNS manualmente para um da escolha dele, ou google dns, ou opendns.

No mais, precisamos dos dados de quando a "conexão cair".

Postado

Eu também não pago provedor meu amigo e tive esse problema semelhante !!

Só que o modem não resetava quando a net cai-a, eu tinha que reiniciar o meu pc para a net voltar !!

Se for isso que acontece com você veja isso !!

1 - LOGICA :

Pense que seu modem e como uma bomba d`água e os dados que ele puxa e a água !!

Quem aqui já não observou uma mangueira com um monte de bolhas a passar por dentro dela !!

As bolhas são o que prejudicam a bomba d`água causando seu queimamento ou a danificando ou não podendo mais puxar água, no caso alinhar o sinal da DSl ou a sua net, tome cuidado !!

Minha solução tomada e problema resolvido :

1 - Compre um filtro de linha para TEL e DSL, caso já tenha, troque-o por um novo e original da oi se possivel !!

2 - Troque seu provedor, ele era a causa do meu problema e o causador das bolhas na minha net dentro do meu modem, procure devagar e veja um bom pra você !!!

Tinha vez que meu modem ficava funcionando, mais quando tentava entra nele via navegador pelo seu ip, não conseguia, tinha que reseta-lo por completo pelo botão reset, ele trava-va por completo seu setup e era impossivel acessa-lo, tudo cilpa do provedor da propria OI, mais uma vez tenha cuidado !!!

Postado

caiu agora, o ping para o google nem chegou a ir, não conseguiu nem mandar os pacotes.

o ping pro DNS/Gateway ficou idêntico ao q eu tinha quando a conexão funcionava.

e aí, com isso dá pra descobrir?

abs,

fred

Postado

Desculpa pessoal, dei mole da outra vez. Agora sim, segue o teste q eu fiz SEM conexão:

ping google:

"A solicitação de ping não pôde encontrar o host www.google.com.br. Verifique o nome e tente novamente."

ping ip google:

4 enviados, 4 recebidos

min = 27ms, máx = 31 ms, média = 29ms

ping dns google:

4 enviados, 4 recebidos

min = 27ms, máx = 28 ms, média = 27ms

ping meu dns/gateway:

mim = 0ms, máx =0ms, média 0ms

PS: dei mole (de novo) e nao fiz o disparo com 20 pacotes

Postado

Mesmo assim já deu para tirar conclusões.

Você só precisa mudar seu DNS.

A questão é, quando você digita "www.xburguer.treloso.com" no seu navegador, o seu navegador em vez de ir a isso, ele vai no servidor de DNS e pergunta qual o IP disso.

Por isso que você não consegue pingar o "www.google.com.br", mas consegue pingar o seu IP. Porque seu servidor de DNS caiu.

Agora é só alterar para um de sua preferência.

aconselho OpenDNS e DNS google.

(se não souber mudar o DNS, você encontra facilmente tutoriais na internet).

Boa sorte, espero qualificações xD

Postado

Valeeeu Ednan!!!

Posso só abusar mais um pouquinho da sua paciência? É a última coisa, juro::)

entrei nas configurações do meu dlink pra mudar o DNS. O formato q estava era o PPPoE dinâmico, só q pra colocar algum DNS tem q ser o estático (caso contrário a opção de DNS não aparece). Beleza, coloquei o DNS do google (8.8.8.8), mas e o ip? Coloco o q? Eu fiz dois testes, um colocando no ip o 8.8.8.8 do google e o outro colando o ip q eu estava usando antes (q, imagino, era dinâmico). Nenhum funcionou. Sabe o q eu tenho q fazer?

Postado

Poxa manolow, jurava que agora você iria conseguir sem precisar recorer a nós xP

Mas bem, você tem a opção de deixar o IP dinâmico e o DNS estático.

Eu altero direto no meu modem, ficando parecido com essa imagem:

http://www.tudolink.com/wp-content/uploads/2010/02/configurar-dns03.JPG

(como pode ver, o IP e o servidor de DNS podem ser configurados separadamente)

(geralmente eu coloco OpenDNS primeiro, e depois o do google).

Caso não consiga fazer desse modo, dê uma olhada nesse artigo:

http://www.hardware.com.br/dicas/opendns.html

Principalmente na parte: "Como utilizar em conexões com IP dinâmico".

Boa sorte.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...