Ir ao conteúdo

Testar fonte fora do pc e conectado na placa mãe

saraivaoakley

Posts recomendados

Postado

amigos a uns dias atrás meu hd fumaçou , ai eu queria testar essa fonte atx de 24 + 1 de 12 v , ai eu comprei um multimetro digital dt830b.

peguei o fio preto na linha Com

fio vermelho na linha 10 A

quando joguei no conector , o cabo preto na entrada preta e o vermelho na amarela , que é uma linha de 12 v , os fios do multimetro esquentou e fez um cheiro de queimado e eu tirei rápidamente .

ai eu achei um tutorial que eu tinha e fiz correto , coloquei o cabo preto na entrada VMa e o vermelho na linha 10 a .

e joguei o cabo preto na entra da fonte do cabo preto e o vermelho no cabo amarelo

na linha de 12v deu ( - 12.29 ) e ás vezes pulaa para 30 e volta rápidamente para 29 , mas eu não sei fazer a conta de 5 % de margem para menos e mais .

na linha de 5 v deu ( -5.15).

a fonte esta funcionando perfeitamente ?

eu ouvi dizer que fora da placa mãe ela pode estar funcionando perfeitamente , mas quando joga na mobo e testa a fonte , a fonte pode estar com problema.

como testar ela conectado na mobo ?

• Membro VIP
Postado

Eu penso que você está fazendo somente tudo errado...

Para medir a tensão da fonte (em Volts) deves fazer essas ligações que se vê ai abaixo..

Multmetroparamediratensodafonte.jpg

Ponteira preta no terminal Com do multímetro e ponteira vermelha do multímetro no borne VOmA.

No PC, a preta no fio preto e a vermelha no fio amarelo, para medir 12 Volts, no fio vermelho para medir 5 Volts e no fio laranja para medir 3,3 Volts..

A chave seletora do multímetro deve ficar na posição de 200 Volts ou de 20 Volts, como mostrado e marcado com dois círculos vermelhos na figura acima..

É possível que tenhas danificado teu multímetro na escala de 10 Amperes..

Corrente, (Amperes) não se mede do mesmo modo como se mede tensão. Procure ler sobre isso..

• Membro VIP
Postado

Sempre é bom testar uma fonte de PC exigindo potência dessa fonte...

Rode algum "burner" como o Ortho, o S&M, ou SuperPi, ou OCCT, ou SP ou FurMark ou até mesmo uma combinação deles..

Ai meça a tensão de 3,3 Volts, 5 Volts e 12 Volts

Todas elas podem ter uma variação de no máximo +-5%. Ou seja

3,3 => de 3,135 até 3,465 Volts

5,0 => de 4,75 até 5,25 Volts

12 => de 11,4 Volts até 12,6 Volts

Postado

tenha paciência comigo , eu sou um pouco apagado ás vezes .

fiz o dowload , abrir o programa , lá no botão Power Supply OCCT aonde eu deveria clicar , eu clico e não acontece nada , aii eu vi lá no monitoring

3.3v = 3.25

12v = 12.94 ás 12.99

5v= 4.99

só a linha de 12v que esta fora do padrão , sera que eu terei que mudar essa fonte urgentemente? .

obs: amigos porque eu testando a fonte com o meu multimetro como o faller ensinou o resultado da diferente.

na linha de de 12v - se eu usar A chave seletora do multímetro na posição de 200 Volts, o resultado é 12.3 ou 12.4

se eu usar A chave seletora do multímetro na posição de 20 Volts o resultado é 12.34 á 12.36

na linha de 5v - se eu usar A chave seletora do multímetro na posição de 200 Volts , o resultado é 05.2

se eu usar A chave seletora do multímetro na posição de 20 Volts , o resultado é 5.18

é também estou seguindo a dica do faller de Ponteira preta no terminal Com do multímetro e ponteira vermelha do multímetro no borne VOmA.

Postado

Vale o que é mostrado no multímetro. O OCCT é para estressar a fonte, é o tal burning que o Faller mencionou. Depois que clicar no botão Power Supply tem de clicar também no botão ON verde para dar início aos testes e fazer a medida.

• Membro VIP
Postado

Você está medindo, com o multímetro, de modo correto, continue assim... Não dê atenção a outra medida qualquer, do próprio OCCT ou de outro programa qualquer que rode no PC.

Rodar um burner é o equivalente a fazer seu PC trabalhar muito, tanto sua CPU (processador) quanto sua GPU (placa de vídeo) fazendo com que o mesmo exija muita potência da fonte e geralmente fazendo com que a mesma mude sua tensão, pouco que seja...

Nessa hora, com muita exigência de energia, é que a fonte deverá apresentar suas tensões dentro dos valores que já cite. Só isso...

Quanto ao seu multímetro apresentar diferente valor dependendo da escala em que você o coloca, note que isso nem é verdade..

te explico..

Por exemplo, na medida de 5 Volts, na escala da 20 Volts a leitura foi de 5,18, correto????

Então, ao trocar a escala para 200 Volts você está dizendo ao multímetro que ele use um dígito a mais, na esquerda e suprima um digito na direita..

Errado seria ele no lugar de 5,18 lhe mostrar símplesmente 5,1 Volts, despresando o dígito da direita, botando o mesmo fora.. Ele, que é inteligente, ao invés de cortar simplesmente um dígito, arredonda esse dígito e como a leitura era 5,18, arredonda para 5,20 e mostra o que pode mostrar que é 5,2..

Use a escala em 20 Volts e terás a melhor leitura possível com esse seu multímetro.

Só use a escala de 200 Volts se desconfiar que a tensão possa ser superior a 20 Volts ou quando você não tem a menor ideia de que tensão pode ter..

Postado

amigo comparando inton com os valores do meu multimetro

na linha de de 12v - 12.3 ou 12.4

na linha de 5v - 5.18

na linha de 3.3= 3.3 ou 3.4

posso dizer que minha fonte esta correta ??

• Membro VIP
Postado
amigo comparando inton com os valores do meu multimetro

na linha de de 12v - 12.3 ou 12.4

na linha de 5v - 5.18

na linha de 3.3= 3.3 ou 3.4

posso dizer que minha fonte esta correta ??

na linha de de 12v - 12.3 ou 12.4 => Está 3,3% acima (poderia estar até 5% acima = > Está boa

na linha de 5v - 5.18 => Está 3,6% acima (poderia estar até 5% acima = > Está boa

na linha de 3.3= 3.3 ou 3.4 => Está 3% acima (poderia estar até 5% acima = > Está boa

Postado

amigo para calcular o 5% + ou - eu sei .

linha de 5v - 5*5=25/100= 0,25

o maximo seria 5,25

o minimo seria 4,75

mas como tu chegou a conta de calcular o porcento como tu disse que era 3,6 , qual conta eu faço para mim calcular a pocentagem .

Postado

o maximo seria 5,25

o minimo seria 4,75

mas como tu chegou a conta de calcular o porcento como tu disse que era 3,6 , qual conta eu faço para mim calcular a pocentagem .

Regra de três

5,00 - 100

5,18 - x

5x = 518

x = 103,6

Logo é 3,6% acima da nominal (100%)

Postado

o maximo seria 5,25

o minimo seria 4,75

Isso é um "truque" simples de porcentagem...

Repare no seu cálculo: 5*5=25/100= 0,25

Sabemos que, por padrão, contas envolvendo porcentagem já têm essa divisão por 100 subentendida. Portanto podemos eliminar tal etapa, simplificando a conta.

Se 5 é o valor ideal da linha (100%), então 5% é "X". Como isso será dividido depois, já aplicamos diretamente: 5*0,05=0,25. Como estamos procurando um valor acima dos 100%, podemos então considerar que já temos os 100% e estamos procurando o limite dos 5% adicionais.

Aí o 0,05 "vira" 1,05 - já que 1 é o inteiro, os 100%! Logo: 5*1,05=5,25.

Já para conferir se um valor totalmente adverso - o qual não sabemos quantos porcento vale em relação aos originais - corresponde ou não dentro do limite desejado, fazemos o "caminho inverso". Como o inverso da multiplicação é a divisão, então pegamos o valor qual queremos saber quantos porcento representa (os 5,18 que você conseguiu na medição) e dividimos ele pelo VALOR ORIGINAL (no caso, os 5v - que são os 100%)...

Portanto, 5,18/5=1,036

Agora, lembra-se que é subtendida a divisão por 100 quando falamos em porcentagem? Pois é... Agora, já que estamos "seguindo o caminho inverso", nada mais natural multiplicarmos o resultado final por 100.

E chegamos nos 103,6. Como adicionamos o 1 quando tava em valor decimal, agora subtraímos ele "em forma de cem", já que só queremos a diferença entre o valor obtido e o valor ideal (que é 100%): 103,6-100=3,6%

Aulinha de matemática básica, mas que ajuda muito nessas situações... ^^

NOTA 1: Isso também pode ser feito ANTES de se "sair dos decimais" - neste caso, como "1" é o correspondente ao total, basta tirar ele dali onde colocamos.

NOTA 2: Caso o valor fosse abaixo dos 100% ideais, aí o resultado da conta daria MENOS que um (ou que 100, depois de convertido). Daí, para se chegar à essa porcentagem negativa, subtrairíamos o resultado de 1 (ou de 100, no seu devido caso) ^^

PS: Já esperava que alguém fosse "mais rápido" que eu pra responder a dúvida. Mas decidi explicar tooodo o conceito para ele (e alguém mais) não se enrolar mais com esse tipo de coisa... o/

Postado

amigo , eu entendi o que vs quis dizer , eu fui fazer com a linha de 12v .

eu pensei se você pegou a media de 5v que foi 5,18.

fez : 5,18/5=1,036 dps multiplicou com 100 = 103,6 -100 que deu 3,6.

ai eu analisei , po se eu sei que 12*5=60/100= 0.6 , ai eu sei que o maximo vai de 12,6 . até aqui correto , ai eu falei pra não ficar dando muita volta , o que eu fiz.

valor da medição , 12.4/12=1,033... multiplico por 100 = 103,333333 depois diminui por 100 é deu 3,3.

tipo a unica coisa que eu não entendi foi sobre o valor de 1 , mas pelo que eu li conseguir fazer.

1- valor da medição / valor da linha de volt = resultado * 100 = resultado diminuir por 100.

Postado
amigo , eu entendi o que vs quis dizer , eu fui fazer com a linha de 12v .

eu pensei se você pegou a media de 5v que foi 5,18.

fez : 5,18/5=1,036 dps multiplicou com 100 = 103,6 -100 que deu 3,6.

ai eu analisei , po se eu sei que 12*5=60/100= 0.6 , ai eu sei que o maximo vai de 12,6 . até aqui correto , ai eu falei pra não ficar dando muita volta , o que eu fiz.

valor da medição , 12.4/12=1,033... multiplico por 100 = 103,333333 depois diminui por 100 é deu 3,3.

tipo a unica coisa que eu não entendi foi sobre o valor de 1 , mas pelo que eu li conseguir fazer.

1- valor da medição / valor da linha de volt = resultado * 100 = resultado diminuir por 100.

A "jogada do 1" é pra facilitar nos cálculos... Você notou que ao dividir o valor obtido pelo valor ideal deu "um-vírgula-alguma-coisa"?

Então...

Como o objetivo é alcançar a diferença percentual, subtrai-se o "1" antes da vírgula para então multiplicar o valor por cem - que será o valor percentual final. Mas, se isso não for feito neste momento, então basta subtrair-se 100 do valor final para chegarmos na diferença percentual (afinal, 1*100=100) - exatamente o que você fez na última etapa!

Isso em particular não é uma regra fixa... Cada pessoa usa a forma com a qual "se ajeita" melhor. Mas é sempre válido expô-la e conhecê-la, pois se alguém a usar na nossa frente, as chances de ficarmos perdidos é menor! ^^

@Outros leitores "mais avançados matematicamente":

Eu sei que isso é (ou foi, para alguns - hoje as grades curriculares estão uma bagunça só) matéria de sexta série do fundamental. Mas confesso que eu mesmo terminei o colegial/ensino médio sem entender bulhufas dela; conseguindo assimilar apenas depois de um curso Téc. em Administração (e isso porque o professor de Mát. Financeira era "duca").

Então desculpem-nos pelo off-topic, e peço que considerem que pode haver muito mais gente em igual situação! ~_~'

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...