Ir ao conteúdo

Preciso de Ajuda no trabalho de Recuperação

Jose Carlot

Posts recomendados

Postado

Fiquei de recuperação e preciso da ajuda de vocês, como vou fazer isso, me ajudem, deem opções:

Faça um programa que execute alguma tarefa útil e que utilize os seguintes elementos da linguagem C:

• if: ao menos um if aninhado;

• estruturas for, while e do ... while: usar ao menos duas destas estruturas (pode ser um for e um while, um for e um do ... while ou um while e um do ... while),

• ao menos uma das condições usadas (nos if ou nos while, etc ...) deve ser uma expressão lógica que use os operadores lógicos e (&&) e ou ( || ),

• dados: misture dados dos variados tipos primitivos,

• vetores: é obrigatório usar vetores.

O programa deve ter no máximo 120 linhas. Utilize preferencialmente apenas as instruções aprendidas na apostila. Coloque um comentário no início do programa explicando o que ele faz; coloque comentários ao longo do programa para documentá-lo adequadamente; ao menos cada função deve ter um comentário. Faça a endentação adequada do programa para que fiquem claros os níveis dos aninhamentos.

Postado

Sou Iniciante

Correto Armenio Mauricio, tenho que fazer um programa como descrito acima, mas estou começando em programação e o professor parece que pegou pesado.

Postado

O programa deve ter no máximo 120 linhas. [COLOR="Red"]Utilize preferencialmente apenas as instruções aprendidas na apostila[/COLOR]. Coloque um comentário no início do programa explicando o que ele faz; coloque comentários ao longo do programa para documentá-lo adequadamente; ao menos cada função deve ter um comentário. Faça a endentação adequada do programa para que fiquem claros os níveis dos aninhamentos.

como iremos saber o que seu professor passou na apostila?

já tentou alguma coisa? se sim, poste ai para que possamos lhe ajudar.

Abraços

Postado

Boa Tarde Nexus, o que ele ja passou são os itens descritos acima if, for, while, do while e vetores, agora o que eu ja fiz com toda sinceridade é o problema, por que tem que ter uma ideia util e um programa grande, e eu so sei fazer muito mal um programa pequeno com uma estrutura agora juntar todas, complicou.

Me dar umas dicas ai, por que eu não sei é ligar umas com as outras.

Mas obrigado!!!

Postado

Tenta fazer uma calculadora !

é tri fácil..!

Postado

Boa noite Nexus, fabricio e Lucas, eu não estudei struct ainda, mas a ideia da calculadora, como faço, como começo, desculpa eu so fiz programas simples (basico) ate o momento. Mas conto com a ajuda de vocês para fazer um bom trabalho e passar, eu preciso saber como vou fazer, inicio.

Postado

leia primeironumero

leia segundonumero

leia opção

se opcao igual a '+', então

exiba primeironumero+segundonumero

senão se opção igual a '-' então

exiba primeironumero-segundonumero

senão se opcao igual a '*' então

exiba primeironumero*segundonumero

senão se opção igual a '/' então

se segundonumero diferente de 0 então

exiba primeironumero/segundonumero

senão então

exiba "não existe divisão por zero"

senão então

exiba "opcao invalida!!!"

algoritmo de uma calculadora simples, que efetua as 4 operações basicas

Postado

Boa Tarde Petrolifero, transformando este programa em linguagem c vai ficar menor ainda, eu queria uma ideia de vocês mais avançados para entregar um programa com no minimo 20 linhas, pois o professor informou no maximo 120 linhas, tenho que dar uma caprichada por ser a decisão final. Mas entendi e agradeço a sua disponibilidade.

Tem que incluir no programa if, um if aninhado, while, do while, for e vetores.

Postado

Para incrementar o exemplo acima e deixá-lo maior, você pode colocar condições entre os testes, por exemplo: entra com 2 números e pede para escolher a opção(+, -, * ou /), caso escolha "+", além de mostrar a soma dos valores você pode pedir para o programa fazer algo caso a soma dê um número no intervalo entre 20 e 80, ou caso dê um número par pede para o programa fazer outra coisa, e assim por diante. Você pode incrementar desta forma nas demais operações aritméticas também, com inúmeras possibilidades. Veja como fica minha ideia usando o algoritmo do amigo Petrolifero:

leia primeironumero

leia segundonumero

leia opção

se opcao igual a '+', então

exiba primeironumero+segundonumero

se primeironumero+segundonumero maior que 20 e menor que 80

exiba qualquer mensagem ao usuário

senão se primeironumero+segundonumero igual a par

inicio

leia terceironumero

leia quartonumero

se opção for '*'

exiba primeironumero+segundonumero * terceironumero+quartonumero

se (primeironumero+segundonumero * terceironumero+quartonumero) maior que 55

exiba mensagem ao usuario

fim

senão se opção igual a '-' então

exiba primeironumero-segundonumero

senão se opcao igual a '*' então

exiba primeironumero*segundonumero

senão se opção igual a '/' então

se segundonumero diferente de 0 então

exiba primeironumero/segundonumero

senão então

exiba "não existe divisão por zero"

senão então

exiba "opcao invalida!!!"

Espero ter ajudado....

Postado

Que tal aumentar e colocar potenciação, radiciação, logaritmos decimais, e outras coisinhas na sua calculadora? Existem funções próprias para isso em math.h

Sugiro que leia sobre pow(), sqrt(), log10(), entre outras funções.

Uma outra ideia interessante, que eu estava vendo nas funções da calculadora que eu uso na escola, é a função de receber uma expressão inteira e devolver seu resultado.

EXEMPLO: recebe (2+4)*8 e devolve 48. Fazer isso exigirá ler como string, converter os numeros com itoa()(essa informação eu não tenho certeza, sei que é itoALGUMACOISA) e somar e verificar a paridade dos parenteses, etc.

Com certeza seu professor ficaria impressionado. Se abraçar essa ideia, fala que eu te ajudo, com codigo em C mesmo, sem pseudo-codigo. Abraços, sorte ai amigo

Postado

Boa tarde petrolifero, eu estou no lugar certo justamente por esse motivo, eu preciso da ajuda de vocÊs mais experiente, preciso de um programa conforme o pedido do professor, se vocÊ falar pra mim que esta correto beleza, eu quero tambem entender o programa para que possa aprender e futuramente repassar para o pessoal que estÃo vindo.

Se vocÊ poder me ajudar te agradeÇo

Postado

Como dizia jack, o estripador, vamos por partes. Uma forma de manter o codigo mais fácil de editar e aumentar depois é separar por funções. Pena que eu não vi o conteudo de funções na sua descrição de conteudos conhecidos e explicados pelo professor.

bem, acredito que não precise exlicar sobre soma, subtração, divisão e multiplicação, então vamos em frente :

caso a opção for potenciação, você deve fazer o seguinte : lidos a base e o expoente, você apresenta como resultado pow(base, expoente). Caso peçam uma potenciação, e informem a raiz como sendo diferente de quadrada, você faz um pow(base, 1/indice_da_raiz)

Alguma coisa especifica que você quer agora? Alguma função em especial? Poste ai como ta ficando seu codigo, por favor

Postado

Todo mundo já te ajudou, rapaz. Já te deram até o algoritmo ali em cima. Agora é a SUA vez de colocar a mão na massa e tentar implementar isso. Se estiver dando errado, coloque aqui que a gente vai te ajudando, só não podemos fazer pra você.

Abraço!

Postado
#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>
#include <string.h>
#include<math.h>
main()
{
float PR1[3], PR2[3], media[3];
char nome[3][30],nome1[3][30], situacao[3][50];
int x, y=1;
for(x=0;x<3;x++)
{
printf("Informe nome %d: ",x+1);
gets(nome[x]);
printf("Informe nota %d do aluno %s: ",y,nome[x]);
scanf("%f",&PR1[x]);
gets(nome1[x]);
y++;
printf("Informe nota %d do aluno %s: ",y,nome[x]);
scanf("%f",&PR2[x]);
gets(nome1[x]);
y=1;
}
for(x=0;x<3;x++)
{
media[x]=(PR1[x]+PR2[x])/2;
if(media[x]>5)
strcpy(situacao[x],"Aprovado Parabens");
else
strcpy(situacao[x],"Reprovado - Vai estudar chimpanze");
}
printf("__________________________________________ ________________________");
printf("\n\nNome\tNota1\t\tNota2\tMedia\tSituacao" );
printf("\n________________________________________ ________________________");
for(x=0;x<3;x++)
{
printf("\n%s\t%3.2f\t\t%3.2f\t%3.2f\t%s",nome[x],PR1[x],PR2[x],media[x],situacao[x]);
}
]printf("\n________________________________________ ________________________");
printf("\n\n");
system("pause");
return(0);
}

Postado

Nas ultimas linhas do codigo

#include<stdio.h>

[COLOR="Red"]][/COLOR]printf("\n________________________________________ ________________________");
printf("\n\n");
system("pause");
return(0);
}

Postado

Em materia do Programa, tem como eu incluir um while ou do while nesse programa de Iniciante.

Não consegui e preciso com todos que ja estão mais esses.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...