Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial RMA Internacional XFX


Posts recomendados

Olá pessoal estou criando esse Tutorial contando a minha experiência com RMA Internacional XFX. Procurando pelo Forum não encontrei nada, então resolvi postar esse:lol: O único intuito é o compartilhamento de informações valiosas para os usuários deste Fórum.

Usuários de disco rígido XFX dispõem de garantia de dois anos pelo fabricante, desde que a sua placa esteja devidamente registrada no site da XFX não importando a origem dessa placa. Porém é muito importante que você possua pelo menos uma cópia da Nota Fiscal de compra para evitar transtornos com a Alfândega Brasileira.

Vejamos agora o passo a passo para obter um RMA (Return Merchandise Authorization) Internacional bem sucedido.

Este tutorial também serve como base para todas as fabricantes que disponibilizam este serviço aos seus clientes.

1° passo – Registrar a Sua Placa de Vídeo no Site da XFX

Você deve criar uma conta no Site da XFX e registrar a sua placa de vídeo. Para tal precisará saber o Numero de Série da sua placa de video, também precisará saber o Part Number. Ambos os números estão na etiqueta colada no verso da placa. Nunca retire esta etiqueta.

Se você ainda não registrou a sua placa de vídeo, registre agora. http://xfxforce.com/Help/Support/Home.aspx

Página de Registro do Suporte

http://img821.imageshack.us/img821/4909/pedidorma.jpg

2° passo – Entrar com o Pedido de RMA

Após ter feito o Registro e ativado sua conta pelo link que te enviam no e-mail cadastrado, faça o login para acessar a sua página inicial.

Após entrar clique no link Support Tickets, lá vai abrir uma página para você mandar uma mensagem para o Suporte XFX.

http://img217.imageshack.us/img217/369/telamensagemd.jpg

Página para dar início ao pedido de RMA

Você pode escrever em Português, porém tenha bom senso e escreva em português correto sem gírias, “internetês”, abreviações ou qualquer outra forma que não seja a escrita formal, já que os atendentes da XFX fazem a tradução usando um programa de computador, o qual poderá traduzir erroneamente palavras com erro gramatical.

Seja objetivo, conte apenas o necessário. Procure descrever o problema e diga que já testou em outro computador e apresenta o mesmo defeito.

http://img16.imageshack.us/img16/6187/rmaautorizao.jpg

Exemplo de Mensagem com pedido de RMA

Após a Autorização de Envio da sua placa, você receberá um Número de RMA e um Link que contém todos os termos e condições da garantia e a forma como você deve enviar o produto para eles, bem como alertas sobre questões fiscais e alfandegárias.

Esse é o Link do arquivo PDF que o Suporte te envia: http://driver.xfxsupport.com/public/other/PCA_RMA_TC.pdf

Está em inglês, mas você pode traduzir no site GOOGLE.

Preenchimento correto do documento de RMA XFX

Você deve preencher as duas ultimas páginas com os dados pedidos, que são os números de RMA, Part number, Serial, Número do Ticket e preencher o Nome e data. Deixe em branco a linha Signature que é onde você vai assinar. Abaixo preencha também o espaço para Descrição do problema. Também marque no quadrinho Dual Slot.

Após tudo preenchido imprima duas cópias das páginas que você preencheu.

Duas dessas cópias você mandará pelo lado de fora da caixa junto com o papel dos correios e as outras duas cópias vai dentro da caixa junto com a nota Fiscal para a XFX mandar na volta por fora da caixa da sua nova VGA.

Exemplo de preenchimento dos documento de RMA

http://img62.imageshack.us/img62/390/xfxdoc1.jpg

http://img859.imageshack.us/img859/3017/xfxdoc2.jpg

Agora o Terceiro e mais importante passo para não ter problema com seu RMA.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3° passo – O Envio

Essa é a mais importante etapa do seu RMA você deve estar atento à embalagem bem como a todos os documentos necessários para não ter problema com taxação indevida pela Receita Federal e a consequente retenção da sua Placa de Vídeo na Alfândega, o que torna praticamente inviável o seu resgate.

Em primeiro lugar você deve possuir a NOTA FISCAL de compra, ou pelo menos uma cópia desta. A NOTA FISCAL é o único documento que lhe dará legitimidade em um possível caso de taxação indevida e retenção. Se o seu produto não possui Nota Fiscal é quase certeza que a sua placa de vídeo ficará retida, sendo que apenas em poucos casos isso não acontece. Ou seja, mande sem nota e corra um grande risco, por sua própria conta, claro!

A Nota Fiscal deverá ir dentro da caixa junto com a Placa de vídeo e as cópias das páginas do RMA XFX.

A Forma de Envio

Existem várias maneiras de enviar a sua placa de vídeo. Você deve ter em mente que após a autorização do seu RMA você tem um prazo máximo de 30 dias para entregar a Placa na XFX.

Uma das Formas é o FEDEX (Federal Exprex) http://www.fedex.com/br/ empresa especializada em remessas internacionais. Essa empresa é bem rápida, mas também cobra mais caro, sendo que a forma de envio mais barata da minha cidade custa R$127,00 no Economy conforme a última consulta que fiz.

Outra forma, e também a que sempre usei são os Correios. A grande vantagem dos correios é o preço. Se você mandar um pacote de 1KG com Seguro de R$ 600,00 vai pagar cerca de R$ 50,00 no modo Leve e Prioritário, ou vai pagar uns R$ 90,00 reais no SEDEX com prazo de 4 dias.

Esse prazo dos correios nunca é cumprido devido a nova legislação adotada pelos EUA quanto a entrada em seu território de encomendas que pesem mais de 500 g.

Embalagem

De preferência mande a VGA na sua embalagem Original, se não tem mais a caixa original mande em uma caixa bem acomodada em que a VGA não fique solta dentro. O que é mais importante é que a placa vá dentro de um saco térmico e anti-estático. (a placa já vem com esse saco de fábrica) Se mandar fora do saco estático, você perderá a garantia automaticamente. Do lado de fora da caixa cole um saquinho com os documentos do RMA e o documento que será preenchido nos correios.

De preferência feche a embalagem apenas nos correios, pois lá eles podem pedir para ver o conteúdo a ser enviado.

Também eles podem até mesmo providenciar toda a embalagem para envio, inclusive os adesivos para você escrever os endereços e o saco que vai do lado de fora com os documentos.

Nos correios você preencherá uma guia igual a essa: http://img857.imageshack.us/img857/6038/img012jo.jpg

No fim é só enviar e aguardar o resultado.

4° passo – Correr pro abraço

Se você seguiu fielmente esses passos e se sua VGA se enquadra nos termos de garantia não há com o que se preocupar, tudo deve dar certo.

Eu já tive várias experiências com RMA e todas bem sucedidas, seguindo esse tutorial você também terá êxito.

Se você gostou desse tutorial e ele lhe foi útil, divulgue para que outras pessoas possam ter o mesmo sucesso com seu RMA, sem se preocupar com retenções e taxações indevidas pela receita federal.

Bônus para vocês leitores, algumas fotos de um RMA bem sucedido.

Enviei para a XFX uma GTS250 em Dezembro de 2010 com problema de vídeo e vinte dias depois eu recebi de volta uma HD 5750 nova lacrada no lugar da placa com defeito.

http://img98.imageshack.us/img98/83/p1270291.jpg

caixa enviada pela XFX

http://img844.imageshack.us/img844/9566/p1270292.jpg

Detalhe da nova VGA dentro da caixa

http://img341.imageshack.us/img341/2851/p1270298.jpg

Placa linda

http://img89.imageshack.us/img89/8829/p1270296.jpg

Completa com acessórios.

Grande Abraço!

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Show de bola !

Belo tópico, parabéns pela iniciativa !

Fiquei com uma pequena dúvida, vou perguntar só pra ter certeza se entendi direito: isso vale pra qualquer placa da XFX, comprada em qualquer lugar do mundo ?

A NF é só pra não ter problema com a Aduana Brasileira, certo ?

Parabéns !

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Anlook parabéns pela iniciativa viu!!

pode ajudar muita gente...

lembrei-me do meu primeiro (e único) RMA... mas foi de um HD Seagate e eles possuem escritório em São Paulo... o que facilita muito o RMA... agora de placa de video realmente é mais complicado...

Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma dúvida:

A XFX arca com as despesas de envio da nova VGA?

Sim. Você paga pra enviar e pode ficar despreocupado que todo o resto é com eles.

A propósito eu estou agora mesmo com um RMA em andamento, assim que eu receber a placa nova vou postar aqui as fotos.

Mandei uma HD 5770 que comprei de uma pessoa que tinha essa xfx por 11 meses e ela parou de dar video. Daí eu comprei a placa dele depois que ele me disse que não tinha interesse no RMA.

Mas quando recebi a placa ela estava toda oxidada. Tive que fazer uma limpeza pesada nela pra poder mandar pois a Garantia não cobre agentes estranhos como Umidade e exposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo topico, e agora ainda tem uma luizinha no fim do tuneo para minha 5850, levei ela pra dar uma olhada no cooler que tava fazendo barulho e o cara coloco oleo, ai ja viu ne, então eu mesmo mais meu irmão abrimos ela e estava com sinais de oleo na placa, limpamos com alcool isopropilico mas não teve como não da mais sinal de video mas o cooler ainda roda, sera se eu enviar tenho auguma chance? e no csso do saco térmico e anti-estático, não tenho mais posso usar um de placa mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale também lembrar que para usufruir da garantia da XFX, que é de 2 anos aqui no Brasil (caso da minha falecida 8800 GT e da minha atual HD 5870, creio que seja da maioria dos produtos), é necessário registrar o produto até 30 dias após a compra.

você tem fonte sobre isso? Desde que seja informada a data correta da compra (o que seria uma demonstração de honestidade inclusive) não seria razão para dar problema.

E, se isso realmente for necessário, basta mentir sobre a data da compra, não? hehe Já que eles não exigem nota fiscal.

Inclusive essas empresas só tem o controle dos n° seriais dos produtos já vendidos quando o cara vai atrás do RMA, até lá para eles pode tá numa caixa servindo de peso de papel.

acho q vou tentar tambem. a minha xfx 5750 perdeu video tambem. a fan gira mas nao da imagem. vou dar uma olhada se ainda tenho garantia. mas creio q vai ser um milagre achar a nota fiscal a esta altura. será q vale a pena quebrar a cabeça, sem nota fiscal?

Que eu saiba a XFX não exige a nota fiscal, a única razão para enviar ela é para garantir com a receita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem fonte sobre isso? Desde que seja informada a data correta da compra (o que seria uma demonstração de honestidade inclusive) não seria razão para dar problema.

E, se isso realmente for necessário, basta mentir sobre a data da compra, não? hehe Já que eles não exigem nota fiscal.

Inclusive essas empresas só tem o controle dos n° seriais dos produtos já vendidos quando o cara vai atrás do RMA, até lá para eles pode tá numa caixa servindo de peso de papel.

Eu me lembrava de ter visto algo assim relacionado com a garantia aqui no Brasil na época que comprei minha HD 5870.

Li novamente hoje a Política de Garantia na sessão "Suporte" do site da XFX, na página em português não havia nada sobre isso, porém na página em inglês:

"If you register the product online at http://www.xfxforce.com/ within 30 days of purchase, your limited warranty will be EXTENDED for the duration of your life. Registration within 30 days of the date of purchase is a condition precedent to receiving the lifetime warranty.***"

Foi um erro meu, no entanto é uma informação meio confusa, pois dei uma pesquisada e vi muitas pessoas em outros foruns afirmando a mesma coisa que eu...

Mas pelo que eu vi hoje no site da XFX, o correto seria que se você reside nos EUA e resgistrar até 30 dias após a compra, você receberá Garantia LIFETIME, se não registrar fica sujeito aos mesmos 2 anos que temos disponíveis aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atenção Pessoal! Ontem o Atendente da XFX entrou em contato avisando que já me mandaram outra placa no lugar da minha HD 5770, agora é só esperar chegar e correr pro abraço, assim que ela chegar tiro umas fotos e posto se possível na Primeira página.

Quanto ao Registro pode ser feito a qualquer momento, a minha primeira GTS que deu defeito foi com 1 ano e meio de uso e só após isso fiz sem problema o registro.

Mas conforme o tutorial se você não tem Nota Fiscal é muito provável que a placa fique retida na receita federal.

Otimo topico, e agora ainda tem uma luizinha no fim do tuneo para minha 5850, levei ela pra dar uma olhada no cooler que tava fazendo barulho e o cara coloco oleo, ai ja viu ne, então eu mesmo mais meu irmão abrimos ela e estava com sinais de oleo na placa, limpamos com alcool isopropilico mas não teve como não da mais sinal de video mas o cooler ainda roda, sera se eu enviar tenho auguma chance? e no csso do saco térmico e anti-estático, não tenho mais posso usar um de placa mãe?

Pode mandar que é garantido, apenas limpe bem a placa. Mandei pra eles uma HD 5770 que me chegou toda oxidada, desmontei e lavei literalmente a placa e depois apliquei alcool isopropilico, montei tudo e enviei.

acho q vou tentar também. a minha xfx 5750 perdeu video também. a fan gira mas nao da imagem. vou dar uma olhada se ainda tenho garantia. mas creio q vai ser um milagre achar a nota fiscal a esta altura. será q vale a pena quebrar a cabeça, sem nota fiscal?

Você pode voltar na loja em que comprou e pedir uma segunda via da Nota, eles podem arrumar pra você, não deixe de fazer seu RMA, mesmo se não encontrar a nota fiscal vale a pena arriscar pois a placa já está perdida mesmo, então porque não tentar? Vai gastar de 50,00 a 80,00 reais com o Frete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu fiz a compra online, ja enviei um email requerindo a mesma (ja que é tudo online mesmo agora, posso tirar uma via aqui mesmo). e farei o procedimento assim que estiver em mãos. qualquer coisa eu posto aqui um update da minha situação. valeu ae pelo topico, muito bom

edit: não consegui a nota fiscal, vou ter que arriscar sem ela mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
mandei meu ticket. agora é aguardar contato. enquanto isso vou à caça da nota fiscal.

Opa, manda mesmo meu amigo. Depois posta o resultado aqui pra todos verem.

Estou esperando chegar uma placa do RMA que deve chegar semana que vem. Quando receber a placa eu tiro umas fotos pra postar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

abri um ticket para minha xfx HD4890, ja foi confirmado meu RMA, agora vou atrás da via AWB dos correios para poder enviar sem custo alfandegario...

so um detalhe que a mulher dos correios me disse... que tenho que enviar para um endereco em sao paulo para que lá aconteca a liberacao de envio e recebimento sem custos alfandegarios..

postarei os resultados do RMA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Vou dar um UP aqui.

Hoje recebi a placa de volta do RMA. Eles me mandaram dia 27/05 e me chegou hoje 14/06, mas a espera compensou.

Recebi da XFX outra HD 5770 porém me mandaram uma VGA toda fechada. Achei muito linda. Assim que tiver um tempo posto as fotos da placa e da documentação que me enviaram.

Sigam o Tutorial que vai dar tudo certo, e vamos postar os resultados aqui nesse tópico para encorajar as possoas a fazerem o seu RMA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Vou dar um UP aqui.

Hoje recebi a placa de volta do RMA. Eles me mandaram dia 27/05 e me chegou hoje 14/06, mas a espera compensou.

Recebi da XFX outra HD 5770 porém me mandaram uma VGA toda fechada. Achei muito linda. Assim que tiver um tempo posto as fotos da placa e da documentação que me enviaram.

Sigam o Tutorial que vai dar tudo certo, e vamos postar os resultados aqui nesse tópico para encorajar as possoas a fazerem o seu RMA.

Ei anlook... so uma duvida abri o meu RMA também para a troca de minha 4890, sobre a nota... você coloca ela dentro da caixa ou no saquinho que fica fora? Uma copia já basta certo?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem meu rma foi autorizado.

tive que esperar um pouco, pois estava de mudança, dai mandei um email pra atualizar o endereço e enviei ontem a vga. apenas 48 reais no leve prioritario, muito bom hehe

porém, nao havia encontrado a nota fiscal, mas mandei mesmo assim. agora é só esperar q ver se da certo. eu nao sei nem por que eu me interessei tanto no RMA hehe mais pra testar mesmo, ja que eu nem uso mais a vga. provavelmente se eles enviarem de volta, vou passar pra um amigo por um precinho amigavel lol talves triplicar o investimento de 48 reais que fiz hehe

mas a respeito do atendimento, genial. o pessoal da xfx responde os emails e pergutnas bastante rápido. o unico medo agora é se o fato de nao ter nota fiscal vai dar alguam bronca na volta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei anlook... so uma duvida abri o meu RMA também para a troca de minha 4890, sobre a nota... você coloca ela dentro da caixa ou no saquinho que fica fora? Uma copia já basta certo?

valeu

Manda uma cópia da nota Fiscal dentro da caixa.

O curioso é que dessa vez a XFX não mandou de volta a Nota Fiscal que mandei, também eles mandaram por USPS. Talvez seja pelo motivo de me mandarem uma VGA do mesmo modelo.

Você deverá receber uma HD 5830. Uma vez que mandei uma HD 4890 me mandaram uma HD 5830.

bem meu rma foi autorizado.

tive que esperar um pouco, pois estava de mudança, dai mandei um email pra atualizar o endereço e enviei ontem a vga. apenas 48 reais no leve prioritario, muito bom hehe

porém, nao havia encontrado a nota fiscal, mas mandei mesmo assim. agora é só esperar q ver se da certo. eu nao sei nem por que eu me interessei tanto no RMA hehe mais pra testar mesmo, ja que eu nem uso mais a vga. provavelmente se eles enviarem de volta, vou passar pra um amigo por um precinho amigavel lol talves triplicar o investimento de 48 reais que fiz hehe

mas a respeito do atendimento, genial. o pessoal da xfx responde os emails e pergutnas bastante rápido. o unico medo agora é se o fato de nao ter nota fiscal vai dar alguam bronca na volta

Cara por 150,00 vai ser um belo presente para seu amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...