Ir ao conteúdo

[REVIEW] Dell XPS 15

daniel2512

Posts recomendados

Postado

Iae Galera,

Meu pedido foi colocado em produção ontem, eu tinha pedido e pago no sábado. Agora me resta esperar!! Mas a ansiedade é grande! Com tantas avaliações positivas do notebook a ansiedade aumenta ainda mais.

Contribuirei com o tópico quando o meu chegar também, já estou baixando uns jogos e colocando no meu HD Externo para quando chegar o note instalar e testar =D

Uma dúvida, para poder rodar os jogos com a placa de video eu tenho que mexer nas configurações da Nvidia e adicionar o executavel? ou o note realiza esse procedimento automaticamente? Se não faz automatico, não era pra fazer?

Abraço!

Postado
Iae Galera,

Uma dúvida, para poder rodar os jogos com a placa de video eu tenho que mexer nas configurações da Nvidia e adicionar o executavel? ou o note realiza esse procedimento automaticamente? Se não faz automatico, não era pra fazer?

Abraço!

A maioria dos jogos é automático, mas tem alguns, como o FSX, que você precisa criar um perfil 3D no painel de controle para forçar o uso da dGPU.

Instalei o novo driver beta da nVidia 275.xx e ganhei uns 5% em média de performance. Muito bom! No geral, estou quase rodando o Starcraft2 como eu rodava na minha HD5770 do desktop. Obviamente ela era muito mais forte que a 525M, mas estou muito satisfeito. Nem sinto necessidade de overclock.

Daniel, coloca o meu review no início do seu também, porque aí o pessoal consegue ter uma base de comparação com o Core i5 também.

Postado

fala Daniel beleza.. cara te perguntar.. ou alguém que saiba responder.. eu peguei meu xps com a gt 540.. pelo que vi no notebookcheck ela em full load chega a 90º... será que confere esta informação?? porque dai num vai rola faze um over nela né..

Postado
Os clocks da GT 540M são 672/1344/900, para deixá-la no nível da GT 550M aumente os clocks para 740/1480/900. USe o programa EVGA Precision, é o mais simples e intuitivo.

Recomendo deixar somente em 740/1480/900, mais que isso é meio instável e as vezes, pelo menos pra mim, faz alguns jogos travarem e tenho que forçar o reinicio do computador.

Olá Daniel,

Então com o 540M, o mais recomendável é deixar em 740/1480/900 (Similar a 550M)? Melhor performance sem comprometer o conjunto.

Conseguimos forçá-la (com segurança claro) para o nível da 555M (590/1180/900)? Se é que a 550M seja superior, com 'pipelines' de 144.

Grato.

Postado
A maioria dos jogos é automático, mas tem alguns, como o FSX, que você precisa criar um perfil 3D no painel de controle para forçar o uso da dGPU.

Instalei o novo driver beta da nVidia 275.xx e ganhei uns 5% em média de performance. Muito bom! No geral, estou quase rodando o Starcraft2 como eu rodava na minha HD5770 do desktop. Obviamente ela era muito mais forte que a 525M, mas estou muito satisfeito. Nem sinto necessidade de overclock.

Daniel, coloca o meu review no início do seu também, porque aí o pessoal consegue ter uma base de comparação com o Core i5 também.

Opa, incluirei seu review sim, mais a noite eu encaixo ele lá, agora o dever me chama hauhauhauhau

Bom saber, to instalando o 275.27 Beta aqui agora, mais tarde posto os resultados :D

fala Daniel beleza.. cara te perguntar.. ou alguém que saiba responder.. eu peguei meu xps com a gt 540.. pelo que vi no notebookcheck ela em full load chega a 90º... será que confere esta informação?? porque dai num vai rola faze um over nela né..

Não sei quanto a temperatura da GT 540M, mas só faça over se a temperatura da GPU estiver entre 70~75 sem over.

Olá Daniel,

Então com o 540M, o mais recomendável é deixar em 740/1480/900 (Similar a 550M)? Melhor performance sem comprometer o conjunto.

Conseguimos forçá-la (com segurança claro) para o nível da 555M (590/1180/900)? Se é que a 550M seja superior, com 'pipelines' de 144.

Grato.

O "melhor" over que achei foi 740/1480/960, pouco acima da GT 550M na memória somente.

A GT 555M é muito superior pois conta com mais Cores, 192 bits e memória GDDR3. Isso faz a largura de banda e velocidade de transferência dela serem muito mais altas. É uma placa classe 1.

Nem com reza brava as GT 525M/540M/550M chegam ao nível dela hehe.

Postado

muito boa review cara, interessante a parte do overclock que não se tem muita informação nessa area de reviews de note do cdh

gratz

Postado

À galera que estão tendo problemas com temperatura e seus i5/i7 , eu tambem constatei que quando o turboboost aumentava o clock do processador a temperatura subiiiiiiiaa. Por isso desativei-o na BIOS. Agora jogando CoD MW2, WoW a temp da GPU nao passa de 59°C. Sem OC.

Postado
À galera que estão tendo problemas com temperatura e seus i5/i7 , eu tambem constatei que quando o turboboost aumentava o clock do processador a temperatura subiiiiiiiaa. Por isso desativei-o na BIOS. Agora jogando CoD MW2, WoW a temp da GPU nao passa de 59°C. Sem OC.

felipe.dracco,

Se essa medida não prejudicar em nada o bom funcionamento do note para outras tarefas, é uma solução sensacional...

Melhor ainda (alem de colocá-lo no post original pelo Daniel) seria uma passo a passo de como fazer esse trampo de desativar na Bios o turboboost.

Tem maior galera que comprou com I5 e I7, muitos seriam beneficiados :aplausos:

Postado
felipe.dracco,

Se essa medida não prejudicar em nada o bom funcionamento do note para outras tarefas, é uma solução sensacional...

Melhor ainda (alem de colocá-lo no post original pelo Daniel) seria uma passo a passo de como fazer esse trampo de desativar na Bios o turboboost.

Tem maior galera que comprou com I5 e I7, muitos seriam beneficiados :aplausos:

Nem precisa de BIOS, tem jeito muito mais fácil de desativar o TurboBoost.

É so ir nos planos de energia e clicar em "alterar configurações do plano", logo depois clique em "alterar configurações avançadas", procure a aba "gerenciamento de energia do processador" e mude o "estado de desempenho máximo" para 99% ao invés de 100%. Pronto, não haverá mais o TurboBoost. :D

Postado
Nem precisa de BIOS, tem jeito muito mais fácil de desativar o TurboBoost.

É so ir nos planos de energia e clicar em "alterar configurações do plano", logo depois clique em "alterar configurações avançadas", procure a aba "gerenciamento de energia do processador" e mude o "estado de desempenho máximo" para 99% ao invés de 100%. Pronto, não haverá mais o TurboBoost. :D

Mas Daniel e felipe.dracco,

Sabem se essa medida pode prejudicar em algo o desempenho do note (em outras tarefas,já que para jogos deve beneficiar)? Se realmente é um procedimento que vai surgir efeitos significantes a ponto de valer a pena?

Postado

A especificação desses processadores é de uma Tjunction Max de 100C, ou seja, em 95C ele começa a fazer throttle down e a 100C ele desliga. Portanto, ficar com uma temperatura de cerca de 85C está com bastante margem para os problemas começarem a aparecer. O meu 2410M mesmo com turboboost ligado não passa de 85C. O problema é que o mesmo dissipador do processador é usado na GPU, assim, pra quem faz overclock realmente pode afetar a estabilidade do sistema.

Mas o próprio algoritmo do Turboboost leva em conta a temperatura máxima de operação para fazer o overclock, assim, se a temperatura já estiver demasiadamente alta, o turboboost tira um pouco o pé do acelerador até o processador esfriar um pouco.

Mas pra quem comprou um i5-2410M desligar o turboboost é jogar dinheiro fora, pois a única diferença para o i3-2310M é justamente isso. Nesse caso, pra quem está pensando em overclock da GPU, além de comprar uma boa base de refrigeração, é melhor escolher o i3, assim como o Daniel fez.

Postado

rcarloss18, esse procedimento é normal e não prejudica em nada a integridade do processador.

Pois é, acho 85ºC uma temperatura normal para FullLoad. Único problema é a questão do overclock mesmo, que fica invável com essa temperatura. Bem que podiam ter feito um dissipador para cada componente né.

Postado

Mas pra quem comprou um i5-2410M desligar o turboboost é jogar dinheiro fora, pois a única diferença para o i3-2310M é justamente isso. Nesse caso, pra quem está pensando em overclock da GPU, além de comprar uma boa base de refrigeração, é melhor escolher o i3, assim como o Daniel fez.

Concordo com você amigo, porém é melhor "jogar o dinheiro fora" do que possivelmente jogar o note fora por causa do superaquecimento kkkkk

Pretendo desativá-lo então somente em casos que realmente for necessario fazer o OC.

Pois é, acho 85ºC uma temperatura normal para FullLoad. Único problema é a questão do overclock mesmo, que fica invável com essa temperatura. Bem que podiam ter feito um dissipador para cada componente né.

Tambem acho..

Mas pelo que parece, quem comprou com I5 terá que ter o cuidado de acompanhar a temperatura sempre e quando resolver fazer OC, desativar o TurboBoost por tudo q foi falado e se possivel ter a base refrigeradora.. Será que todo esse trampo vale a pena por causa de um game? Kkkkkkkkkkk

Postado

Não precisa desabilitar o Turbo Boost sempre, faça isso só quando for jogar.

Eu tenho dois perfis de energia aqui, um para uso normal (com turbo boost ligado) e um para jogar (sem turbo boost).

Postado

Eu tenho dois perfis de energia aqui, um para uso normal (com turbo boost ligado) e um para jogar (sem turbo boost).

Nossa, ai sim seria uma solução ideal!

E é simples configurar esses 2 perfis de energia (com e sem Turbo Boost)? De alterná-los conforme a necessidade?

Desculpe a ignorância, mas nunca fiz e nunca me preocupei em fazer isso...

Postado

ai galera beleza.. po queria sabe se é normal o xps fica ligando e desligando o cooler .. .. toda hora liga e desliga.. alguém mais tá dando isso ou tá com problema??

Postado
ai galera beleza.. po queria sabe se é normal o xps fica ligando e desligando o cooler .. .. toda hora liga e desliga.. alguém mais tá dando isso ou tá com problema??

É normal.. Quando chega em uma certa temperatura ele liga. Abaixou um pouco desliga. E assim sucessivamente. A media de ligar mais alto e na casa dos 60º

Postado
O "melhor" over que achei foi 740/1480/960, pouco acima da GT 550M na memória somente.

A GT 555M é muito superior pois conta com mais Cores, 192 bits e memória GDDR3. Isso faz a largura de banda e velocidade de transferência dela serem muito mais altas. É uma placa classe 1.

Nem com reza brava as GT 525M/540M/550M chegam ao nível dela hehe.

A GT 525M com over deve passar uma 8800 GS/9600 GSO e chegar perto de uma 9600 GT, já a GT 555M segundo o site Notebookcheck deve chegar passar uma 8800 GT/9800 GT de desktop... Realmente tem uma bela diferença aí...

Postado
A especificação desses processadores é de uma Tjunction Max de 100C, ou seja, em 95C ele começa a fazer throttle down e a 100C ele desliga. Portanto, ficar com uma temperatura de cerca de 85C está com bastante margem para os problemas começarem a aparecer. O meu 2410M mesmo com turboboost ligado não passa de 85C. O problema é que o mesmo dissipador do processador é usado na GPU, assim, pra quem faz overclock realmente pode afetar a estabilidade do sistema.

Mas o próprio algoritmo do Turboboost leva em conta a temperatura máxima de operação para fazer o overclock, assim, se a temperatura já estiver demasiadamente alta, o turboboost tira um pouco o pé do acelerador até o processador esfriar um pouco.

Concordo. Comprar i5 e desligar o turboboost é a mesma coisa que comprar uma ferrari e trocar o motor por um de corolla... não faz muito sentido.

O que achei mais interessante, foi que em SC2, um jogo que pede mais de processador, o FPS em configuração ultra fica entre 25 e 30 no inicio de uma partida. Quando as batalhas começam, aparentemente o turboboost é ativado, e o FPS aumenta pra 50!! Sendo que eu esperava que fosse cair...

Sendo assim, fiquei muito satisfeito, pois é só o que eu jogo no computador.

A temperatura maxima atingida após duas partidas online ontem foi de 81º no processador. Teve outro componente que chegou a 85º, acredito que seja a placa mãe... no HW monitor estava com nome de DELLalguma coisa.

O meu XPS é o i5 com gt 540.

A unica coisa que não me deixou 100% satisfeito foi a tela, talvez tivesse sido uma boa investir na fullhd. Não sei se devo alterar alguma configuração, mas não gostei muito do brilho e contraste. Hje vou dar uma fuçada nele pra ver se melhoro.

Postado

fala daniel beleza cara ??

ai instalei o evga aqui e não ta dando pra muda a velocidade do fan.. tipo fica em auto e fica tipo desmarcado saca.. num dá pra clica.. é assim mesmo ou algo aconteceu ?

Postado
Concordo. Comprar i5 e desligar o turboboost é a mesma coisa que comprar uma ferrari e trocar o motor por um de corolla... não faz muito sentido.

O que achei mais interessante, foi que em SC2, um jogo que pede mais de processador, o FPS em configuração ultra fica entre 25 e 30 no inicio de uma partida. Quando as batalhas começam, aparentemente o turboboost é ativado, e o FPS aumenta pra 50!! Sendo que eu esperava que fosse cair...

Sendo assim, fiquei muito satisfeito, pois é só o que eu jogo no computador.

A temperatura maxima atingida após duas partidas online ontem foi de 81º no processador. Teve outro componente que chegou a 85º, acredito que seja a placa mãe... no HW monitor estava com nome de DELLalguma coisa.

O meu XPS é o i5 com gt 540.

A unica coisa que não me deixou 100% satisfeito foi a tela, talvez tivesse sido uma boa investir na fullhd. Não sei se devo alterar alguma configuração, mas não gostei muito do brilho e contraste. Hje vou dar uma fuçada nele pra ver se melhoro.

Starcraft 2 é um jogo bem equilibrado quanto ao uso de CPU e GPU e de um i3-2310M para um i5-2410M a diferença é quase imperceptível, se existir, deve ficar na casa de alguns FPS (eu diria que uns 5% para gráficos no High, ou seja uma média ai de 2 fps a mais na melhor das hipóteses) e vai ser aparente na hora que houver muitos efeitos de partícula na tela.

Você testou em batalhas grandes? Você deve ter confundido alguma coisa cara porque 50 fps no Ultra em 768p nem uma GTX 460M com i7 conseguem. Com a câmera parada na base já não consegue nem perto disso, quem dirá em batalhas grandes.

Se a sua GT 540M fez isso então ela ta no nível de uma GTS 250 ou HD 5670 de desktop, o que é totalmente impossível :eek:

fala daniel beleza cara ??

ai instalei o evga aqui e não ta dando pra muda a velocidade do fan.. tipo fica em auto e fica tipo desmarcado saca.. num dá pra clica.. é assim mesmo ou algo aconteceu ?

A velocidade do cooler não dá pra mudar mesmo não. Só tem jeito com coolers customizados de desktops.

Quanto ao barulho do cooler, realmente tem hora que incomoda ele ficar ligando e desligando, mas pelo menos quando está desligado é barulho zero.

Postado

Nossa, ai sim seria uma solução ideal!

E é simples configurar esses 2 perfis de energia (com e sem Turbo Boost)? De alterná-los conforme a necessidade?

Desculpe a ignorância, mas nunca fiz e nunca me preocupei em fazer isso...

Sim, é tranquilo...

Clica com o botão direito no ícone da energia ali do lado do relógio e vai em opções de energia. No menu do lado esquerdo tem um item que é "criar um plano de energia". Eu criei um chamado "Jogatina" e configurei ele de forma a não ativar o Turbo Boost (limitar o desempenho do processador nos 99%).

Aí para alternar entre eles é só ir nas opções de energia e selecionar o desejado...

Postado

e ai ursoindio beleza ? cara te falar eu fiz o procedimento de bota o processador em 99% e continua ligando o turbo boost.. olho pelo everest.. e a temp continua bem alta.. acima dos 85º as vezes passando dos 90º.. alguem pode me ajudar plz ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...