Ir ao conteúdo

[REVIEW] Dell XPS 15

daniel2512

Posts recomendados

Postado

Bateria daqui uns 2-3 meses saberemos a real situação. No primeiro mes no XPS 14 ngm reclamava. Depois que veio o problema. Tava torcendo pra nao ter problema, mas pelo visto nao vou arriscar outro XPS =\

Postado
A zalman e muito top, mas parece que no XPS o efeito nao foi o esperado. É perigoso pra duas tanto vga quanto processador temps de 90º. Use o cpuid hardware monitor pra monitorar o processador, antes de jogar abra ele e depois que sair ele mede a maxima, minima e atual.

Daniel e Jaslee,

Fiz novos testes essa noite e notei um diferença: as temperaturas são maiores quando ligo o XPS ao meu HT. Vejam as medições:

Equipamentos:

- XPS 15: Core i7-2630QM + GT 540M + 8GB RAM + Tela HD

- Cooler Zalman ZM-NC2500

- Volante Logitech G27

- Receiver Sony Muteki + TV Panasonic 50' PY85

- Jogo Dirt 3 (Configuração padrão - maioria em Medium)

1º Set (XPS, HT e TV):

- Volante G27 ligado ao XPS via USB 3.0; - Receiver ligado ao XPS via HDMI; - Cooler ligado ao XPS via USB/SATA; - Tela do XPS Desligada. Configuração para exibição apenas na TV com 1920x1980 60 Hz.

EVGA

GPU Temperature: (Máxima 88º C)

GPU Usage: (Máxima 99%)

Core Clock: 672 MHz

Shader Clock: 1344 MHz

Memory Clock: 900 MHz

Framerate: Não informado

CPUID

Dell Inc. ONJT03

- TZ00 (Máxima 85º C)

- TZ01 (Máxima 85º C)

Intel Core i7

- Core #0 (Máxima 89º C)

- Core #1 (Máxima 89º C)

- Core #2 (Máxima 85º C)

- Core #3 (Máxima 86º C)

WDC WD75 BPKT-75PK4

- Assembly (Máxima 45 ºC)

GeForce GT 540M

- Voltages: Não informado

- TMPIN0: Não informado

====================================================

====================================================

2º Set (Somente XPS):

- Volante G27 ligado ao XPS via USB 3.0; Cooler ligado ao XPS via USB/SATA; - Utilizando apenas a tela do XPS com 1366x768 60 Hz.

EVGA

GPU Temperature: (Máxima 75ºC)

GPU Usage (Máxima 78%)

Framerate: 51 fps

CPUID

Dell Inc. ONJT03

- TZ00 (Máxima 75º C)

- TZ01 (Máxima 75º C)

Intel Core i7

- Core #0 (Máxima 81º C)

- Core #1 (Máxima 80º C)

- Core #2 (Máxima 76º C)

- Core #3 (Máxima 76º C)

WDC WD75 BPKT-75PK4

- Assembly (Máxima 44 ºC)

GeForce GT 540M

- Voltages: 0.98 V

- TMPIN0 (Máxima 77º C)

Me ajudem a interpretar as informações acima. Me passem todas as dicas que souberem.

Muito obrigado.

Ps.1: As temperaturas quando utilizado somente a tela do XPS estão dentro do padrão?

Ps3.: O que posso fazer para melhorar a temperatura quando for jogar utilizando a ligação a TV? Esta é a minha preferência.

Postado

Usando so o xps temps normais. Depois de quanto tempo de jogo ficou essas temps? O ideal seria você jogar so com o xps e sem o cooler pra ver a real efetividade dele comparando com e sem. Pra jogar na tv acho que vai ser complicado , pois mesmo com a base cooler a temp ta alta. Se fizer um repaste usando pasta termica da thermaltake tg-1 ou arctic silver 5 deve melhorar em uns 5 graus.

Abs

Postado

O problema é que jogando na TV FullHD você está usando uma resolução muito maior que jogando somente no XPS (1366x768 em comparação com 1920x1080), e isso faz com que todo o hardware do notebook trabalhe muito mais.

Tanto que em FullHD o uso da GPU foi de 99% e em 768p foi de 78%, ou seja, em FullHD o hardware trabalha muito mais e consequentemente esquenta muito mais.

A temperatura usando somente o XPS está normal, pouco acima da do meu XPS por causa do processador ser mais parrudo. A temperatura usando a TV FullHD está alta mas nada absurdo, levando em conta que seu notebook tem um i7 quad core potente, na minha opnião está totalmente dentro do normal, pois por ser mais forte, isso fará ele esquentar bem mais que o meu que tem um i3 dual core.

----------------------------------------------------------------------------------

Ah pessoal, pra quem quer saber sobre bases refrigeradas, ganhei uma da minha namorada, da marca Integris, com 2 coolers. Não conhecia a marca antes e me surpreendi, muito boa, com qualidade excelente, tem até parte revestidas com material emborrachado pra não arranhar o notebook, e oferece inclinação da tela ajustável além de vir com hub para 4 USB.

Quanto aos coolers, nem preciso usar pois a temperatura máxima do note não passa de 75ºC com 99% de uso da GPU e pela temperatura já ser baixa, quando ligo os coolers a temperatura abaixa 1~2ºC ou as vezes nem abaixa. Recomendo a base pra quem precisa de uma com ajuste de inclinação e qualidade de acabamento e material.

http://www.extra.com.br/Informatica/AcessoriosePerifericos/ParaNotebook/Suporte-p-Notebook-17-Integris-NC718-c-2-Coolers-e-4-Portas-USB-212867.html?utm_source=jacotei&utm_medium=comparadorpreco&utm_campaign=Informatica_Para-Notebook&cm_mmc=ebit_XML-_-INFO-_-Comparador-_-158786

Postado
Ah pessoal, pra quem quer saber sobre bases refrigeradas, ganhei uma da minha namorada, da marca Integris, com 2 coolers. Não conhecia a marca antes e me surpreendi, muito boa, com qualidade excelente, tem até parte revestidas com material emborrachado pra não arranhar o notebook, e oferece inclinação da tela ajustável além de vir com hub para 4 USB.

Quanto aos coolers, nem preciso usar pois a temperatura máxima do note não passa de 75ºC com 99% de uso da GPU e pela temperatura já ser baixa, quando ligo os coolers a temperatura abaixa 1~2ºC ou as vezes nem abaixa. Recomendo a base pra quem precisa de uma com ajuste de inclinação e qualidade de acabamento e material.

http://www.extra.com.br/Informatica/AcessoriosePerifericos/ParaNotebook/Suporte-p-Notebook-17-Integris-NC718-c-2-Coolers-e-4-Portas-USB-212867.html?utm_source=jacotei&utm_medium=comparadorpreco&utm_campaign=Informatica_Para-Notebook&cm_mmc=ebit_XML-_-INFO-_-Comparador-_-158786

Daniel,

E quem está com problemas de temperatura, na casa de 80-90°C, você recomenda essa que ganhou? Ou indica alguma outra com resultados mais expressivos?

Essa que você ganhou realmente é bonita e tem um preço acessível, porém não adianta de nada se ela não tiver uma boa refrigeração em casos mais extremos.

Postado
Daniel,

E quem está com problemas de temperatura, na casa de 80-90°C, você recomenda essa que ganhou? Ou indica alguma outra com resultados mais expressivos?

Essa que você ganhou realmente é bonita e tem um preço acessível, porém não adianta de nada se ela não tiver uma boa refrigeração em casos mais extremos.

Para diminuir temperatura eu não recomendo não. Fiz o teste mais extremo possível, que é usando o IntelBurn Test e o Furmark ao mesmo tempo e a diminuição de temperatura foi de 1ºC na GPU e 1ºC no HD. O teste usa 100% da GPU e CPU além de quase toda memória RAM, nenhum jogo ou aplicativo usa tanto.

Com Base:

Processador: 85ºC

GPU: 90ºC

HD: 40ºC

Sem Base:

Processador: 85ºC

GPU: 91ºC

HD: 41ºC

Lembrando que em jogos a média de temperatura é de 73~75ºC.

Como eu não vejo necessidade de diminuir temperatura, essa base ficou perfeita pra mim pois uso ela pra elevar o notebook e deixar a visão da tela mais confortável, inclinar a tela quando quero usar um teclado externo e o HUB USB com 4 USB é muito útil já que as vezes uso 4~5 dispositvos USB ao mesmo tempo. Para o meu uso ela é perfeita.

Pra diminuir a temperatura é melhor um Massive23, Notepal Infinite, Notepal U2 Notepal U3, mas eles não oferecem HUB USB nem possibilidade de inclinar a tela.

Postado

Galera, também adquiri o XPS 15 (aguardando chegar), alguém poderia confirmar se a placa de rede por cabo é só 10/100 ou também é 10/100/1000. Obrigado!

Postado

Eu já gostava do XPS antes, e depois que li esse review tomei a decisão de vez. Encomendei meu XPS ontem, e vai demorar 1 mês pra vir. =(

To querendo comprar uma E-table cooler, pra poder usar o note no sofá, na cama...

Enfim, queria saber se esse cooler abaixa alguma coisa significativa na temperatura.

O link ta aí: http://www.shoptime.com.br/ShopProdF...ceOrigin=busca

Postado
Eu já gostava do XPS antes, e depois que li esse review tomei a decisão de vez. Encomendei meu XPS ontem, e vai demorar 1 mês pra vir. =(

To querendo comprar uma E-table cooler, pra poder usar o note no sofá, na cama...

Enfim, queria saber se esse cooler abaixa alguma coisa significativa na temperatura.

O link ta aí: http://www.shoptime.com.br/ShopProdF...ceOrigin=busca

Quase certo que nao vai esfriar quase nada. Esses ao mais para apoio mesmo.

Abs

Postado

Oi, espero que alguém possa me ajudar. Comprei um cabo hdmi e conectei meu xps à televisão para ver um filme que baixei. No computador a imagem está ótima, mas na tv, parece que tem um certo delay de imagem. É como se passasse quadro a quadro, num certo slowmotion. Não chega a ser totalmente slow, mas está ruim de ver, cansativo e irritante.

Alguém tem ideia do que está ocorrendo? Isso é normal ou há algum procedimento/instalação/configuração que devo fazer?

Achei que apenas ligando o cabo daria pra ver...

Obrigada desde já,

Amanda

Postado

Oi, Jaslee, obrigada por responder.

Eu realmente não tenho ideia de como diferenciar um bom de um ruim. Comprei o que achei no walmart, um multilaser. Não custou tão baratinho, foi uns 30 e poucos reais. Fiquei muito decepcionada com a imagem, achei q pudesse ser alguma configuração no notebook. Será que tem a ver com eu ter deixado o notebook na bateria? Agora não tem como eu testar isso, depois vou ver.

Obrigada de novo.

Amanda

Postado
Oi, Jaslee, obrigada por responder.

Eu realmente não tenho ideia de como diferenciar um bom de um ruim. Comprei o que achei no walmart, um multilaser. Não custou tão baratinho, foi uns 30 e poucos reais. Fiquei muito decepcionada com a imagem, achei q pudesse ser alguma configuração no notebook. Será que tem a ver com eu ter deixado o notebook na bateria? Agora não tem como eu testar isso, depois vou ver.

Obrigada de novo.

Amanda

Uso na bateria e funciona tranquilo. So que aqui uso um monster cable M2000HD, depois que tive problemas com cabos ruins. Ja tentou atualizar o driver da placa de video?

Postado
Acho que está atualizada. Estou com essa última nvidia: http://www.nvidia.com.br/object/notebook-win7-winvista-64bit-275.33-whql-driver-br.html

você teve problemas parecidos com o meu, com cabos anteriores? Parece que o jeito é então comprar um cabo decente... Obrigada, Jaslee.

Nao conhece ngm que tenha um cabo HDMI diferente so seu? ai você levaria seu note e testava. melhor do que gastar. Tive problemas parecidos aperecia borroes na imagem e dava uns "lags", troquei nunca mais ocorreu.

Postado

Não conheço. O jeito é comprar um M2000HD mesmo. Huhdaushdhakjhsa

O que está acontecendo comigo é justamente um lag ridículo, dá pra ver o filme, mas é quase um slowmotion durante todo o tempo.

Obrigada mais uma vez.

Postado
Não conheço. O jeito é comprar um M2000HD mesmo. Huhdaushdhakjhsa

O que está acontecendo comigo é justamente um lag ridículo, dá pra ver o filme, mas é quase um slowmotion durante todo o tempo.

Obrigada mais uma vez.

Tem uns da Sony muito bom tambem que a galera usa no PS3 (custa entre 60-80 reais). No Mercado Livre deve ter. Aconselho ir em alguma loja que venda esses cabos e que tb tenha tv HD que ai você leva o note pra testar, pois pode nao ser o cabo. O meu soube que era o cabo pois peguei o monster do um amigo e funcionou, por isso decidi comprar um igual. O ideal e pegar um cabo HDMI versão 1.4. Esse da monster tem que ter cuidado que tem cabo falso, nos EUA o de 2 Metros custa uns 50-60 dolares. então se aqui no Brasil ver gente vendendo por menos de 150 pode desconfiar.

Abs

EDIT: Esse aqui é um ótimo cabo: http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:20:101:197

Postado

Manda, cabo ruim não causa lag!!!! Te garanto isso!!! O que um cabo de má qualidade pode causar é perda de dados, e com a perda de dados, as imagens apareceriam com falhas, mas lag não! Isso é provavelmente algum erro de configuração da sua placa de vídeo. Te aconselho a configurar o software da Nvidia para usar apenas a placa de vídeo dedicada quando for assistir filmes. você pode fazer isso incluindo o software de reprodução de vídeo que você usa na lista dos aplicativos a usarem a placa dedicada.

Postado

Bom, já que ninguém respondeu minha pergunta vou perguntar de novo e acrescentar outra, hehe.

1º a placa de rede por cabo é só 10/100 ou 10/100/1000?

2º alguém pode me dizer se algum desses cabos Mini DisplayPort to VGA aqui e aqui são compatíveis com o Dell XPS 15, e se não forem se puderem me indicar alguma loja virtual que tenha e com preços em conta.

Obrigado mais uma vez.

Postado
Bom, já que ninguém respondeu minha pergunta vou perguntar de novo e acrescentar outra, hehe.

1º a placa de rede por cabo é só 10/100 ou 10/100/1000?

2º alguém pode me dizer se algum desses cabos Mini DisplayPort to VGA aqui e aqui são compatíveis com o Dell XPS 15, e se não forem se puderem me indicar alguma loja virtual que tenha e com preços em conta.

Obrigado mais uma vez.

Me fala como eu confiro esse negócio da placa de rede que eu olho e falo pra você.

Quanto ao adaptador, eu não sei se funciona mas o XPS 15 tem saida Mini Display Port HDMI sim, portanto, a lógica sugere que funcione.

Daniel, dei umas pesquisada em algumas bases refrigeradas que você indicou, mas tem vários modelos diferentes. Tem como me indicar um modelo, se puder mande o link.

Notepal U3:

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=99427

Notepal U2:

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=99622

Notepal Infite:

http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=4390

Massive23:

http://www.oficinadosbits.com.br/Oferta.asp?codigo=7169

Se quer economizar, vai no Notepal Infinite, se quer o top, vai no Notepal U3.

Postado
Me fala como eu confiro esse negócio da placa de rede que eu olho e falo pra você.

Quanto ao adaptador, eu não sei se funciona mas o XPS 15 tem saida Mini Display Port HDMI sim, portanto, a lógica sugere que funcione.

.....

Obrigado por responder.

Sobre o adaptador Mini DisplayPort to VGA que comentei, é que uso muito na faculdade e lá os projetores não tem entrada HDMI então precisarei de um adaptador para usar na porta DisplayPort para ter uma saída VGA.

Sobre a placa de rede (tentei explicar da forma mais clara possível)

Você vai em:

Painel de Controle > Central de Rede e Compartilhamento

Na lateral esquerda haverá uma opção chamada "Alterar as configurações do adaptador", dai irá aparecer os dispositivos de rede, passa pra mim o nome da placa que está sob nome de "Conexão local".

Se ainda não conseguir clique com o botão direito em "Conexão local" e vá em Propriedades, irá abrir uma janela chamada "Propriedades de Conexão local" e lá vai ter Conectar-se usando:, dai você passa pra mim o nome que estará lá que é o nome da placa e modelo.

valeu!

Postado

Amigos, fiz uma nova medição utilizando agora utilizando o jogo Crysis 2 e somente um mouse ligado ao XPS. Nem base foi utilizado.

Se já tinha achado as temperaturas altas utilizando o Dirt 3 na TV, agora então estou preocupadíssimo.

Gostaria que compartilhassem suas medições, principalmente quem está utilizando Core i7 para ver se isto está normal ou não. Lembro que meu XPS não tem nenhuma alteração de overclock. Todo original como a Dell enviou.

================================================== ======

================================================== ======

Equipamentos:

- XPS 15: Core i7-2630QM + GT 540M + 8GB RAM + Tela HD

- Jogo Crysis 2 (Configuração padrão - jogado por 30 minutos)

================================================== ==

================================================== ==

EVGA

GPU Temperature: (Máxima 94º C)

GPU Usage: (Máxima 99%)

Framerate: Não informado

CPUID

Dell Inc. ONJT03

- TZ00 (Máxima 95º C)

- TZ01 (Máxima 95º C)

Intel Core i7

- Core #0 (Máxima 95º C)

- Core #1 (Máxima 94º C)

- Core #2 (Máxima 89º C)

- Core #3 (Máxima 89º C)

WDC WD75 BPKT-75PK4

- Assembly (Máxima 44 ºC)

GeForce GT 540M

- Voltages: 0.98v

- TMPIN0: (Máxima 95º C)

Postado
Obrigado por responder.

Sobre o adaptador Mini DisplayPort to VGA que comentei, é que uso muito na faculdade e lá os projetores não tem entrada HDMI então precisarei de um adaptador para usar na porta DisplayPort para ter uma saída VGA.

Sobre a placa de rede (tentei explicar da forma mais clara possível)

Você vai em:

Painel de Controle > Central de Rede e Compartilhamento

Na lateral esquerda haverá uma opção chamada "Alterar as configurações do adaptador", dai irá aparecer os dispositivos de rede, passa pra mim o nome da placa que está sob nome de "Conexão local".

Se ainda não conseguir clique com o botão direito em "Conexão local" e vá em Propriedades, irá abrir uma janela chamada "Propriedades de Conexão local" e lá vai ter Conectar-se usando:, dai você passa pra mim o nome que estará lá que é o nome da placa e modelo.

valeu!

O adaptador mini display já vem com o note. No meu que e o XPS14 a ethernet já é Giga 10/100/1000.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...