Ir ao conteúdo

Dúvida em configuração do 74LS194

campopiano

Posts recomendados

Postado

o pino 1 esta ligado correctamente ao +5V

agora essa imagem serve apenas como explicaçao de como funciona esse tipo de circuito

se usar exactamente como esta ai nao funciona

va ao site e veja o circuito proposto

• 2 semanas depois...
Postado

Oceano, o circuito que estou usando é esse aqui: http://www.ucontrol.com.ar/wiki/images/2/22/DriverPAP194-2.gif

A unica diferença é que não estou usando este SN7474 e que os capacitores do LM7805 são de 47uF.

O 555 está funcionando normal como deveria, o problema mesmo está sendo com o 74ls194.

Antes de ligar o sistema de controle de direção nos pinos 9 e 10, apenas conectei fios a eles para conectá-los manualmente ao VCC e GND (de acordo com a direção desejada). Também estou usando soquete para o CI para não queimá-lo com o calor da solda, no entanto, não consta sinal nas saídas.

Será que este circuito da imagem está com algum problema? Ou o meu 74ls194 está com defeito?

Obrigado.

Postado

para que o circuito funcione tera que ter o 7474

alem disso tera que fazer power on do circuito comutador S2 na posiçao do meio isto e desligado (OFF)

depois pode escolher o sentido de rodar

aqui tem a pagina original desse circuito e sem usar o 7474

note que mesmo neste se aplica o que disse atras sobre S2

http://home.cogeco.ca/~rpaisley4/Unipolar.html

Postado

Muito obrigado Oceano, então quer dizer que primeiramente é necessário levar o pino 9 e 10 a nível alto, o que pode ser feito através de resistores PUL UP, certo?

Mas qual a função do transistor Q1 e do diodo D2 ligado entre sua base e emissor? Poderia remove-lo, assim como o R6, R7, R4 e C2 ?

Postado
Muito obrigado Oceano, então quer dizer que primeiramente é necessário levar o pino 9 e 10 a nível alto, o que pode ser feito através de resistores PUL UP, certo?

Mas qual a função do transistor Q1 e do diodo D2 ligado entre sua base e emissor? Poderia remove-lo, assim como o R6, R7, R4 e C2 ?

e isso

a funcao de Q1 e exactamente essa levar o pino 9 e 10 a nível alto atraves de Q2 e Q3

D2 serve para descarregar C2 quando o circuito e deligado

----

pessoalmente nao gosto desse tipo de circuitos pois deviam funcionar automaticamente

se e para aprender tudo bem

se e para aplicaçao real tente ver o ci L297 juntamente com o L293 ou L298

ou então modificar de forma a que arranque sem essa chave de 3 posiçoes

Postado

vou usar este circuito em uma espécie de robo que estou fazendo, que terá uma torre, a qual será movida por um motor de passo, o qual quero controlar através desse circuito. Sendo assim, já que o 555 está montado e funcionando sem problemas, vou apenas adicionar os transistores Q1, Q2 e Q3, os resistores R8, R9, R6, R7, R5, R4, o capacitor C2 e o diodo do transistor Q1.

No lugar da chave, vou usar um par te transistores, que terão suas bases ligadas ao controlador RF.

Dessa forma, se entendi direito, quando ligar o robo o transistor Q1 junto com C2 e R4 farão com que os pinos 9 e 10 sejam momentaneamente levados a nível 0, através de Q2 e Q3. Após essa etapa, os pinos 9 e 10 ficam em nível alto através dos resistores pul up R8 e R9, certo? E quando um dos pinos vai a nível baixo, o motor (até então PARADO) gira para a direção correspondente ao pino.

Quanto ao circuito com L297 procurei na internet mas só achei para motor bipolar, mas se você tiver ai fácil um esquema desse circuito para motor unipolar por favor me mande.

De qualquer forma muito obrigado pela atenção.

Postado
vou usar este circuito em uma espécie de robo que estou fazendo, que terá uma torre, a qual será movida por um motor de passo, o qual quero controlar através desse circuito. Sendo assim, já que o 555 está montado e funcionando sem problemas, vou apenas adicionar os transistores Q1, Q2 e Q3, os resistores R8, R9, R6, R7, R5, R4, o capacitor C2 e o diodo do transistor Q1.

No lugar da chave, vou usar um par te transistores, que terão suas bases ligadas ao controlador RF.

Dessa forma, se entendi direito, quando ligar o robo o transistor Q1 junto com C2 e R4 farão com que os pinos 9 e 10 sejam momentaneamente levados a nível 0, através de Q2 e Q3. Após essa etapa, os pinos 9 e 10 ficam em nível alto através dos resistores pul up R8 e R9, certo? E quando um dos pinos vai a nível baixo, o motor (até então PARADO) gira para a direção correspondente ao pino.

Quanto ao circuito com L297 procurei na internet mas só achei para motor bipolar, mas se você tiver ai fácil um esquema desse circuito para motor unipolar por favor me mande.

De qualquer forma muito obrigado pela atenção.

tem uma pequena ( GRANDE ) diferença :

os pinos 9 e 10 tem inicialmente de ir a 1 ( estado high ) e nao 0.

pode tentar o L297 com o L293 ou L198 , garanto que funciona quer com unipolar quer com bipolar, garanto pois ja montei e funcionam com o esquema do datasheet mas claro que as ligaçoes do motor sao diferentes

apenas isso

aqui tem 2 projectos da net baseados no L297

http://hades.mech.northwestern.edu/index.php/Unipolar_Stepper_Motor_Driver_Circuit

http://www.dalton.ax/stepper/

o facto de usar o L297 com o L293 ou L198 torna mais simples poisquase nao precisa de componentes externos

Postado

Vou usar este circuito L297 que você me passou mesmo, parece ser bem mais simples e portanto mais seguro.

Mas pelo o que eu vi, o sinal de clock, que no meu caso será gerado por um 555, deve entrar no pino CW/CCW (que alias não sei o que significa) e não no pino CLK, certo? Além desta dúvida, gostaria de saber o que deve entrar nesse pino CLK, já que, pelo o que estou vendo não é o sinal de CLOCK, e como faço para controlar a direção de rotação do motor?

Dos que você me mandou, o circuito que vou usar é este: http://hades.mech.northwestern.edu/images/d/d2/Unipolar_stepper_circuit_schematic.png

A propósito, só para confirmar, os dois resistores são de 3.3K?

Obrigado

Postado
Vou usar este circuito L297 que você me passou mesmo, parece ser bem mais simples e portanto mais seguro.

Mas pelo o que eu vi, o sinal de clock, que no meu caso será gerado por um 555, deve entrar no pino CW/CCW (que alias não sei o que significa) e não no pino CLK, certo? Além desta dúvida, gostaria de saber o que deve entrar nesse pino CLK, já que, pelo o que estou vendo não é o sinal de CLOCK, e como faço para controlar a direção de rotação do motor?

Dos que você me mandou, o circuito que vou usar é este: http://hades.mech.northwestern.edu/images/d/d2/Unipolar_stepper_circuit_schematic.png

A propósito, só para confirmar, os dois resistores são de 3.3K?

Obrigado

no esquema isso esta mal , deve ter sido erro de escrita

o sinal de clock entra no pino /CLK (18 )

o pino CW/CCW (17) define o sentido de rotaçao, no sentido dos relogios (CW - Clockwise) ou no contrario (CCW - Counterclockwise)

pode usar 3.3K

em vez dos diodos 1N4001 use os BYV28-300 ou equivalente

esse projecto que escolheu esta a usar um programa externo de controlo, o que nao e o seu caso

para funcionar como quer tem ainda de colocar uma resistencia de 22k do pino 16 ao VCC e um condensador de 3,3nF do pino 16 ao gnd , veja no datasheet

nao esqueça isto

Postado

Então, mantendo o circuito como está na imagem, com o pino 17 em nivel alto e apenas mandando o sinal de clock, o motor estará girando em uma direção, e quando levar o pino 17 a nivel baixo o motor irá girar em outra direção, é isto?

Como faço para manter o motor parado enquanto não apertar nenhum botão no meu controle?

Postado

para manter o motor parado numa dada posiçao basta deixar de enviar pulsos de clock

para desligar completamente o motor ai tem de usar o sinal de ENABLE (pino19) se colocar a 0 o motor para de 1 roda e as saidas vão todas ser desligadas

veja aqui o esquema que me parece mais correcto

espero nao me ter esquecido de nada

note:

o que disse antes do pino OSC

o S2 que permite desligar o motor parar

as resistencias na base dos transistores que me parece devem ser usadas

para alem disto nao se esqueça que as fases do motor tem de ser ligadas pela ordem correcta

-

Postado

Ok, agora entendi tudo.

Vou então chavear (através de um transistor) o sinal de clock, assim o motor apresentará torque estático, e para mudar a direção é só levar o pino cw/ccw a nivel 0. O controle de enable nem vou usar, vou deixa-lo ligado ao VCC permanentemente, e no lugar dos transistores da imagem vou usar os TIP122 que já havia comprado,e resistores de 1K em suas bases.

Agora creio que vai funcionar como quero.

Obrigado, vou fazer e se der certo mando imagens do resultado.

Postado

nao precisa usar transistor

pode usar o sinal do 555 directo no clock se esta a usar +5V na alimentaçao do 555, e fazendo clock parar atraves do reset do 555 ou outro sistema identico

outro ponto importante

os motores de passo tem uma rotaçao maxima, logo aconselho a que use um sinal de clock de baixa frequencia como 10 impulsos por segundo o que vai corresponder a 600 RPM , depois pode tentar aumentar e ver o limite de rotaçoes desse motor

atençao tambem, como disse antes, as ligaçoes do motor

se ficarem incorrectas pode ver o motor a oscilar para um lado e a seguir para o outro em vez de rodar

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...