Ir ao conteúdo

Proteus

jpsan

Posts recomendados

Postado

Pessoal uma duvida rápida:

Criei um projeto no ISIS e mandei para o ARES. Depois que eu montei a pcb eu precisei modificar o projeto no ISIS. Agora eu quero saber se tem como atualizar o ARES sem presisar fazer as trilha tudo de novo. Tem como??

E mais uma coisa:

Tem como simular no ARES o circuito para saber se eu montei certo a PCB? Só

para ter certeza, porque eu tive que adicionar alguns componentes manualmente?

É isso até mais

Postado

No ISIS se voce clicar no botão que tem pra ir pro ARES ele atualiza as mudanças que voce fez (me refiro as ligações das malhas, mas voce terá que colocar os novos componentes, que já aparecem na lista).

O ARES não simula, pra simular só voltando no ISIS.

Postado

Puts, já tava quase tudo pronto eu só queria trocar um componente por uma barra de pinos porque como é um motor eu não iria soldar direto na placa e tambem, porque a transferencia não deu muito certo.

O ARES não simula, pra simular só voltando no ISIS.

Era por isso que eu queria simular, pois como eu coloquei o componente manualmente, não tenho certeza se fiz certo.

Vou ver aqui o que eu posso fazer :confused:

Até mais

Postado
Era por isso que eu queria simular, pois como eu coloquei o componente manualmente, não tenho certeza se fiz certo.

Vou ver aqui o que eu posso fazer :confused:

Até mais

Mesmo que voce coloque manualmente, se voce clicar com o botão direito em cada pino do componente e dizer qual a rede que ele está não tem erro. O proteus sugere após isso as trilhas para routing...

• 2 semanas depois...
Postado

Então com um pouco de dificuldade terminei o layout do jeito que você falou.

Mas como estou aprendendo a mexer no ARES (minha primeira PCB no ARES) e tambem a desenhar a PCB não sei se acertei.

Aqui está o resultado:

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=81829&stc=1&d=1307122483

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=81830&stc=1&d=1307122626

Valeu pela ajuda Ghost

Falou

post-704651-13884959592445_thumb.jpg

post-704651-13884959592994_thumb.jpg

Postado

Fala pessoal,

Eu queria pedir mais uma coisa a vocês:

Como eu adicionei os componentes manualmente eu (sem querer abusar ;)) gostaria que vocês confirmassem se o layout está correto. Eu acho que está, mas só para confirmar.

É isso, até mais

Postado

Gente mais uma duvida:

Eu queria fazer duas PCIs iguais. Tem como copiar o layout para fazer a outra sem ter que desenhar as trilhas?? Eu tentei fazer pelo botão Block Copy, mas ele não troca os componentes como no ISIS. Por exemplo: se já tem o Q1 na copia sair Q2.

Alguem sabe fazer??

Falou

Postado

Pessoal vou ter que pedir mais uma ajuda, porque montei a placa e não funciono direito.

Vocês teriam ideia do que eu errei??

Se possivel também alguma dica de como desenhar layouts porque eu acho algo ainda bem complicado.

Agora que eu vi tem um erro no esquema tambem

post-704651-13884959626499_thumb.png

Postado

veja aqui os alguns dos erros

para o poder ajudar tera que indicar o que pretende fazer com esse circuito

coloque o ficheito num server para se poderfazer download e testar

.

Postado

assim ja esta correcto

agora tem de ter cuidado com os sinais de entrada

para o motor rodar tem de ter um sinal ao nivel high e o outo a zero

e estes sinais tem de ter capacidadede corrente suficiente para os transistores saturarem

Postado
assim ja esta correcto

Agora está tudo certo com o layout??

agora tem de ter cuidado com os sinais de entrada

para o motor rodar tem de ter um sinal ao nivel high e o outo a zero

e estes sinais tem de ter capacidadede corrente suficiente para os transistores saturarem

Essa parte está tudo certo, e também vou colocar 2v a mais para compensar a saturação dos transistores

Postado

No circuito aonde estava os 2 sinais em azul eu troquei pelo ldr e o tip 31(q1 e q2)

Mas eu testei na protoboard e funcionou bem. Minha duvida está a respeito do layout, que eu não sei se desenhei direito. Você acha que está correto o desenho da placa??

Postado

jpsan

o seu circuito com que fez o desenho estava errado

logo julgo ser melhor nao estar a perder tempo com o desenho antigo

pensso ser melhor redesenhar com o circuito correcto

Postado

Então, quando você mostrou o erro eu modifiquei o desenho (pena que depois que já tinha feito a placa :angry:)

Ela acabou ficando assim: http://forum.clubedohardware.com.br/...5&d=1307656969

Com isso, eu queria ter certeza se está certo uma vez que o circuito está certo.

É porque como estou aprendendo a desenhar PCIs ainda cometo alguns (muitos) erros.

Mas agora eu acho que está certo

Sorte que eu tenho vocês para ajudar a mim e a todos os que precisam.

Postado

a imagem nao esta a abrir o link esta incorrecto

verifique

coloque o esquema, o pcb e o desenho do pcb e compomentes corrigidos

PF nao use essas cores azuis pois fica quase impossivel de ver

no ARES va a OUTPUT - EXPORT GRAPHICS e faça export para ficheiro pdf ou bmp

Postado

continuo a nao conseguir abrir o link do esquema

o seu pcb nao esta correcto, tem ligaçoes erradas, ver a imagem, e pode ter mais

vai ter de redesenhar

aconselho que faça de novo pois tem varios erros ( a vernelho na imagem ) e a colocaçao dos transistores se for alterada vai simplificar o pcb ( a verde na imagem)

alem disso tem un transistor que aparece rodado de 180º o que ainda complica mais

outro pormenor diz respeito as pistas onde circulam correntes elevadas pois deviaml ser mais largas

coloque o desenho do isis num server para se poder ver se trabalha e esta bem desenhado

quando precisar de ajuda PF coloque as duas faces do pcb ,o esquema e ainda o diagrama de compomentes

de outra forma perde-se muito tempo e depois ninguem ajuda

.

Postado

aqui está: http://www.megaupload.com/?d=9WZEKYVG

Os ldrs são optoacopladores, só que eu não liguei o led.

aqui está o ARES: http://www.megaupload.com/?d=P7D4RY83

Sobre o transistor invertido eu fiz por querer para poder ligar as trilhas. E o resistor r6 a trilha passa por baixo do componente. Na foto saiu as trilhas e a mascara dos componentes junto.

E valeuzão pela ajuda, qualquer coisa é só falar

Abrç

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...