Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de Pressão ou Defeito?


raziel17

Posts recomendados

Olá pessoal.

Recentemente comprei uma M4A89GTD Pro e ela vem apresentando aguns problemas (alguns até devem ter visto algo no forum)

Basicamente, ela funciona um dia, e no outro não.

Já mandei 5 (CINCO) vezes pra loja onde comprei e todas as vezes eles a mandam devolta alegando que está funcionando.

Depois de desconfia das memoria, da placa de video, do hd, da fonte, do cooler, e até do leitor de dvd (sim, um dos "tecnicos" disse que poderia ser isso... da pra acreditar?), cheguei a uma conclusão. Ou é o processador (Phenom X6 1075t, unica coisa que ainda não testei em outra MoBo) ou é a placa mãe.

Aliás, agora a loja "diz" que enviou a placa para a ASUS testar, mas não sei se isso é verdade. Estou a 2 semanas usando meu PC "velho" e ainda não recebi resposta deles.

Minha duvida para descobrir finalmente o que está acontecendo é a seguinte:

Existe algum sensor de pressão no processador ou na placa mãe que não deixe ele ligar se não houver um dissipador em cima dele?

Por quê?

Porque com o cooler stock da AMD o computador funciona a maioria das vezes. Já com cooler diferente, como meu Evercool Buffalo, Spire Eclipse 2 e um CM TX3, até mesmo sem cooler, ele simplesmente não liga. Já com o stock e os monstros dos CM V6 e CM V8, liga, mas não fica estavel (muita lentidão, blue screens e coisas estranhas acontecem). Percebi então: os cooler que o PC liga são SUPER apertados em cima da placa mãe. Já os outros não são tão apertados.

Ah, sim. Alem disso tudo meu HD, devido a grande quantidade de desligamentos repentinos e blue screens, estragou. :angry::angry::angry:

Um PC deveria ao menos ligar sem cooler, ou não?

Valeu mais uma vez pessoal. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ligar sem ele ate liga porém desliga em seguida, e corre ate o risco de queimar o processador. que eu saiba nao existe isso de sensor de pressao em nenhuma placa-mãe ou processador, eles foram feitos pra trabalhor com qualquer cooler que seja compativel com a plataforma, no seu caso eu desconfio que seu processador esteja defeituoso, um cooler mais pesado pode ta fazendo pressao de mais e ele ta cedendo, você pode colocar um desses coolers e poe pouca pressao pra ver se funciona, se funcionar com certeza é defeito na fabricaçao do processador. você também pode por a mobo em uma bancada e colocar o cooler no processador sem travar, apenas segurando com a mao e dando pequenas pressoes pra ver se algo errado acontece, (lembre de desligar a mobo e esperar um pouco antes de soltar o cooler) espero que isso te ajude pelo menos a desbaratar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[...] um cooler mais pesado pode ta fazendo pressao de mais e ele ta cedendo, você pode colocar um desses coolers e poe pouca pressao pra ver se funciona, se funcionar com certeza é defeito na fabricaçao do processador. você também pode por a mobo em uma bancada e colocar o cooler no processador sem travar, apenas segurando com a mao e dando pequenas pressoes pra ver se algo errado acontece[...].

Obrigado pela resposta, loveblack

A questão é que com o cooler pesado ele funciona. Sem pressão, não. Ja tentei tambem com a placa mãe desmontada do gabinete (pois poderia se tratar de um curto circuito dos parafusos de fixação), apenas apoiando o cooler, e nada adiantou.

Vou esperar o parecer da loja onde comprei, para ver o que faço. Em casos extremo, entro em contato com a ASUS pessoalmente. Não sei se isso vai adiantar alguma coisa, mas não vou jogar no lixo 500 reais...

Alguma outra sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, loveblack

A questão é que com o cooler pesado ele funciona. Sem pressão, não. Ja tentei também com a placa mãe desmontada do gabinete (pois poderia se tratar de um curto circuito dos parafusos de fixação), apenas apoiando o cooler, e nada adiantou.

Vou esperar o parecer da loja onde comprei, para ver o que faço. Em casos extremo, entro em contato com a ASUS pessoalmente. Não sei se isso vai adiantar alguma coisa, mas não vou jogar no lixo 500 reais...

Alguma outra sugestão?

Então nesse caso, a 'pressão" que faz o processador funcionar, dá a entender, que pode se um mal contato, nos pinos do processador ou no soquete da placa mãe. Quando se coloca um cooler mais pesado, a tal pressão que é maior no cooler que fica mais apertado, melhora o contato. eu testaria seu processador em outra placa mãe, ou testaria outro processador na sua placa mãe para tirar a duvida de vez. Abraços
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...