Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Notebook Samsung RF411 SD1BR


JeFFersO

Posts recomendados

Não cheguei a procurar atualizações no site da nvidia, só sei que quando abri o Samsung Update Manager ele encontrou uma atualização de vídeo e atualizei por lá. Não sei se é a mesma versão.

Quanto a duvida da tela, mexendo nas configurações você percebe que dá para melhorar a qualidade da imagem. Há alguns posts atras eu postei como configurei a minha.

Abraços

Tem que atualizar pelo arquivo da Nvidia, é muito melhor. No site da NVDIA direto ele já detecta o driver que está na sua máquina e sugere o mais atual que é o 275.233 se nao me engano.

Tô jogando aqui FIFA 11, Crysis, Metro 2033 show de bola, sem lentidão e tela azul nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vendi meu noteboo lg r590 5600 porque achava pesado....porém gostava muito dele principalmente da geforce 335m e do display......

Esse RF411 tem um display consideravel ??? e quanto ao peso e portabilidade??

alguem poderia me ajudar??? ja fiz o boleto no fast shop.......obrigado

O display(tela) do RF411 é bem ruim,aliás,é inferior ao meu antigo LG R480(que já era ruim) principalmente em ângulo de visão,sem calibrar é bem inviável usar,diria que isso é de longe o maior ponto fraco do note,a res 768p não ajuda tb e você vai notar saindo de uma tela 900p..

A portabilidade é o que se espera de um note 14",achei um pouco mais compacto que meu antigo R480..

Qual o problema da tela que vocês tanto reclama?

isso trais um incomodação maior?

Obrigado!

O maior problema da tela é o ângulo de visão,abaixo do mínimo que considero aceitável,tão ruim que se perde fácil detalhes mesmo no menus do windows(um belo exemplo,na barrinha de som do windows ou nas divisões dos menus/caixa de diálogos).

Infelizmente isso foi algo que fui perceber só depois de quase 1 mês com o note e perdendo muito tempo com calibração(melhorou bem sim,mas calibração nenhuma resolve problema de ang.visão causados por um tela de baixa qualidade!)

Pra mim incomoda bastante,mas dá pra acostumar principalmente depois de calibrado.

Porém eu JAMAIS usaria a tela do note pra trampo gráfico(principalmente),filmes e jogos.

Em jogos pelo baixo constraste de aprox 150:1 (é assim com 90% dos notes nacionais,nem é prob do RF411) se perde MUITO da imersão,recomendo fortemente jogar num monitor externo,é outro nível,mas a GT 540M vai começar a peidar pra 900p que seja..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um RF411 com core i5, 6Gb Ram e recebi a dois dias, nesse meio tempo notei que o cursor do mouse dele fica lento (um pequeno delay de resposta) ao utilizar o notebook para tarefas multiplas com vários aplicativos abertos (word, várias páginas da web... tudo que fosse trivial), sendo assim pergunto, alguém já teve ou notou este problema com o RF411? Desativaram alguma função do aero para aliviar os processos do note?

Também tenho um Samsung R480 i3-350, 4Gb de Ram, nvidia G310 e até então não tenho este tipo de problema com este modelo, mesmo ele sendo mais fraco (tudo bem que algumas funções do aero estão desativadas mas há uma diferença gritante entre as duas configurações...).

Grato pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um RF411 com core i5, 6Gb Ram e recebi a dois dias, nesse meio tempo notei que o cursor do mouse dele fica lento (um pequeno delay de resposta) ao utilizar o notebook para tarefas multiplas com vários aplicativos abertos (word, várias páginas da web... tudo que fosse trivial), sendo assim pergunto, alguém já teve ou notou este problema com o RF411? Desativaram alguma função do aero para aliviar os processos do note?

Também tenho um Samsung R480 i3-350, 4Gb de Ram, nvidia G310 e até então não tenho este tipo de problema com este modelo, mesmo ele sendo mais fraco (tudo bem que algumas funções do aero estão desativadas mas há uma diferença gritante entre as duas configurações...).

Grato pela atenção

Vini, aqui tá 100%

Em ultimo caso tenta reinstalar o Windows na mão, limpo, com certeza o note é muito rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O display(tela) do RF411 é bem ruim,aliás,é inferior ao meu antigo LG R480(que já era ruim) principalmente em ângulo de visão,sem calibrar é bem inviável usar,diria que isso é de longe o maior ponto fraco do note,a res 768p não ajuda tb e você vai notar saindo de uma tela 900p..

A portabilidade é o que se espera de um note 14",achei um pouco mais compacto que meu antigo R480..

O maior problema da tela é o ângulo de visão,abaixo do mínimo que considero aceitável,tão ruim que se perde fácil detalhes mesmo no menus do windows(um belo exemplo,na barrinha de som do windows ou nas divisões dos menus/caixa de diálogos).

Infelizmente isso foi algo que fui perceber só depois de quase 1 mês com o note e perdendo muito tempo com calibração(melhorou bem sim,mas calibração nenhuma resolve problema de ang.visão causados por um tela de baixa qualidade!)

Pra mim incomoda bastante,mas dá pra acostumar principalmente depois de calibrado.

Porém eu JAMAIS usaria a tela do note pra trampo gráfico(principalmente),filmes e jogos.

Em jogos pelo baixo constraste de aprox 150:1 (é assim com 90% dos notes nacionais,nem é prob do RF411) se perde MUITO da imersão,recomendo fortemente jogar num monitor externo,é outro nível,mas a GT 540M vai começar a peidar pra 900p que seja..

Não vejo tantos problemas assim com a tela.

A resolução HD é praticamente padrão de mercado, é muito raro encontrar um note com resolução superior ainda mais com uma tela de 14", acredito que 99% do mercado consumidor não vê problema com essa resolução.

Quanto ao angulo de visão também considero normal. Não há nada fora do aceitavel. Se a tela fosse tão ruim como você diz você não teria demorado 1 mes para se dar conta disso.

O unico problema que encontrei foi em relação a calibração, mas comprando a tela como ela vem de fabrica com outros notes populares ela vem igual.

Não estou defendendo o note, nem querendo causar flames mas nessas 17 paginas de topico você é o UNICO usuário que encontra defeito em tudo no equipamento, uma pena. Na próxima adquira um DELL XPS, Envy ou Macbook com certeza você será mais feliz com a compra.

Comprei um RF411 com core i5, 6Gb Ram e recebi a dois dias, nesse meio tempo notei que o cursor do mouse dele fica lento (um pequeno delay de resposta) ao utilizar o notebook para tarefas multiplas com vários aplicativos abertos (word, várias páginas da web... tudo que fosse trivial), sendo assim pergunto, alguém já teve ou notou este problema com o RF411? Desativaram alguma função do aero para aliviar os processos do note?

Também tenho um Samsung R480 i3-350, 4Gb de Ram, nvidia G310 e até então não tenho este tipo de problema com este modelo, mesmo ele sendo mais fraco (tudo bem que algumas funções do aero estão desativadas mas há uma diferença gritante entre as duas configurações...).

Grato pela atenção

Aqui não percebo nenhum problema no cursor quando estou com muitos programas abertos. Já tentou verificar se o driver do touchpad está instalado corretamente ou se a velocidade do mouse está configurada de uma maneira que melhor lhe atenda ? Verifique se durante essa lentidão o LED de atividade do HD está acesso ou piscando "freneticamente", como o HD dele é de 5400RPM pode ser esse o gargalo do sistema.

Abraços

Tem que atualizar pelo arquivo da Nvidia, é muito melhor. No site da NVDIA direto ele já detecta o driver que está na sua máquina e sugere o mais atual que é o 275.233 se nao me engano.

Tô jogando aqui FIFA 11, Crysis, Metro 2033 show de bola, sem lentidão e tela azul nenhuma.

Meu driver está com a data de 17/01/2011. Vou baixar a nova versão assim que eu tiver um tempinho =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, apesar de possuir um RF411 i3, decidi me cadastrar no site e postar meu problema aqui (onde li tudo o que podia sobre este notebook, até a data de minha compra - a tal novela do B2 e B3).

Bom, estava totalmente satisfeito com meu novo equipamento. Hoje, no entanto, notei um problema que gostaria que cada usuário daqui que possuir esse modelo, RF411 i3 ou i5, fizesse o seguinte teste e verificasse se ocorre o mesmo problema que está acontecendo comigo:

Ao ligar um dispositivo qualquer nas portas USB 3.0, ele funciona normalmente, mas ocorre algum tipo de conflito com o dispositivo wi-fi, que não tenho conhecimento para analisá-lo decentemente. Só sei que é só eu conectar qualquer dispositivo a essas portas e minha conexão através do wireless, fica muito horrível (pings acima de 800ms no Speedtest.net e velocidades abaixo de 5% para down/upload) ou mal funcionam (não consigo acessar nem o meu próprio roteador que está ao lado do notebook).

Mas é só retirar o dispositivo da porta que, mesmo durante a tentativa de carregamento de alguma página ou no teste em qualquer medidor de velocidade, a transferência por wi-fi se normaliza imediatamente.

Só possuo um HD externo e pendrives que são compatíveis com USB 2.0, porém, até o pouco que sei, tais dispositivos deveriam funcionar normalmente ligadas na porta 3.0 ou, pelo menos, não deveriam causar tais anomalias.

Por favor, se puderem me ajudar a verificar se este é um problema isolado em meu equipamento ou se é um problema mais sério, que afeta esses modelos da Samsung, eu agradeceria muito.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, apesar de possuir um RF411 i3, decidi me cadastrar no site e postar meu problema aqui (onde li tudo o que podia sobre este notebook, até a data de minha compra - a tal novela do B2 e B3).

Bom, estava totalmente satisfeito com meu novo equipamento. Hoje, no entanto, notei um problema que gostaria que cada usuário daqui que possuir esse modelo, RF411 i3 ou i5, fizesse o seguinte teste e verificasse se ocorre o mesmo problema que está acontecendo comigo:

Ao ligar um dispositivo qualquer nas portas USB 3.0, ele funciona normalmente, mas ocorre algum tipo de conflito com o dispositivo wi-fi, que não tenho conhecimento para analisá-lo decentemente. Só sei que é só eu conectar qualquer dispositivo a essas portas e minha conexão através do wireless, fica muito horrível (pings acima de 800ms no Speedtest.net e velocidades abaixo de 5% para down/upload) ou mal funcionam (não consigo acessar nem o meu próprio roteador que está ao lado do notebook).

Mas é só retirar o dispositivo da porta que, mesmo durante a tentativa de carregamento de alguma página ou no teste em qualquer medidor de velocidade, a transferência por wi-fi se normaliza imediatamente.

Só possuo um HD externo e pendrives que são compatíveis com USB 2.0, porém, até o pouco que sei, tais dispositivos deveriam funcionar normalmente ligadas na porta 3.0 ou, pelo menos, não deveriam causar tais anomalias.

Por favor, se puderem me ajudar a verificar se este é um problema isolado em meu equipamento ou se é um problema mais sério, que afeta esses modelos da Samsung, eu agradeceria muito.

Valeu

Gerson, tenho usado bastante aqui as portas USB, especialmente as 3.0 e sinceramente está tudo normal! não tive nenhuma alteração na velocidade ou qualquer outro problema, no máximo uma incompatibilidade com um mouse que não reconheceu na 3.0, funcionou na 2.0 e instalou os drivers e depois reconheceu na 3.0 normalmente...

Tenta baixar o Driver Easy e atualizar os drivers da usb!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

Tenho uma dúvida!

Comprei o notebook no Ponto Frio! Gostei muito dele, bonito, rápido ótimo para usar!

Instalei o Pro Evolution Soccer 2011 e na hora de jogar apareceu uma mensagem informando que o pc não possui configurações de vídeo mínimas para rodar o jogo, e três opções, Anular, Repetir ou Ignorar.

Tentei rodar ele atras da opção que permite escolher qual dispositivo de vídeo carregará, mas deu na mesma! Como faço para rodar o jogo com a placa de vídeo da GeForce. Estou achando que essa placa só funciona através de monitores que utilizam a saída lateral de imagem.

Me ajudem!

Obrigado, Roberto..

É só atualizar o driver da placa de video. Aqui foi a mesma coisa, e a solução é mesmo atualizar.

G0rril4z, depois que fiz a atualização, o Civilization V parou de rodar, reinstalei o jogo e nada, reinstalei o drive do vídeo novamente, e nada.

Que será que rolou?

Alguém tem um palpite? Agradeço o help!

Aparece algum erro, alguma mensagem? Tenta executar como Administrador, ou "Executar com o processador gráfico" clicando com o botão direito sobre o executável do jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu rocha78rj, mas continuo com o mesmo problema..

Tentei atualizar tanto os drivers da USB quanto os de wireless...=/

É bizarro isso...é só eu desespetar o negócio da 3.0 que a conexão volta a ficar perfeita, na hora..

Faz uma imagem do sistema, reinstala o windows do zero e testa, se der o mesmo problema vale levar o note pra garantia, se não der você termina a instalação na mão.

Qualquer coisa é só voltar a imagem, não custa tentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos! Sou novo aqui e gostaria de participar da discussão sobre o RF 411. Primeiramente gostaria de agradecer a todos que participaram desse tópico que acompanho desde os primeiros posts, graças a vocês comprei meu primeiro notebook!!

Comprei o RF 411 SD1 faz + ou - 1 mês na Fastshop por 2293,00 através do link promocional fastclub e estou gostando muito dele. Foi muito rápido a entrega: 2 dias úteis (no site indicava 9:D). Ultimamente venho testando alguns jogos nele e brevemente postarei algumas impressões.

G0rril4z, depois que fiz a atualização, o Civilization V parou de rodar, reinstalei o jogo e nada, reinstalei o drive do vídeo novamente, e nada.

Que será que rolou?

Alguém tem um palpite? Agradeço o help!

Acho que pode ter acontecido tb comigo. A primeira coisa que fiz quando chegou o note foi atualizar o drive da GT540. Depois instalei o CIV V mas não entrava no jogo, ficava uma tela preta na CG de inicio. Eu resolvi isso tirando da inicialização do jogo a CG de inicio, para isso desabilitando-a no arquivo .INI (acho que civilizationv.ini) que não me recordo onde fica, provavelmente na pasta raiz do jogo ou em /My Games/Civilization V ou AppData/CivilizationV... mas é bem fácil de achar... desculpe minha confusão! espero que tenha ajudado! O Civilization 5 eu rodo tudo no High, DX11, 1280x720, AA 2x e Vsync On, o FPS fica por volta de 30 que é aceitavel pois o jogo não tem muita movimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao ligar um dispositivo qualquer nas portas USB 3.0, ele funciona normalmente, mas ocorre algum tipo de conflito com o dispositivo wi-fi, que não tenho conhecimento para analisá-lo decentemente. Só sei que é só eu conectar qualquer dispositivo a essas portas e minha conexão através do wireless, fica muito horrível (pings acima de 800ms no Speedtest.net e velocidades abaixo de 5% para down/upload) ou mal funcionam (não consigo acessar nem o meu próprio roteador que está ao lado do notebook).

Mas é só retirar o dispositivo da porta que, mesmo durante a tentativa de carregamento de alguma página ou no teste em qualquer medidor de velocidade, a transferência por wi-fi se normaliza imediatamente.

Deve ser algum problema de driver isso. No meu está normal. Já tentou reinstalar os drivers ou formatar o computador para ter certeza de que não é um problema de Hardware ?

Já tentou fazer isso em um ambiente com wireless fora da sua casa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal o meu chegou hoje....nao tive surpresas pois venho acompanhando o forum e ja sabia os pontos negativos e positivos....porém a caixa de som do lado do botao liga/desliga esta chiando um pouco as vezes.... é normal????

o display achei meio sem brilho.....alguem configurou para ficar melhor???

outra coisa que eu gostaria de saber é onde eu ativo ou desativo a placa de video???

obrigado desde ja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal o meu chegou hoje....nao tive surpresas pois venho acompanhando o forum e ja sabia os pontos negativos e positivos....porém a caixa de som do lado do botao liga/desliga esta chiando um pouco as vezes.... é normal????

o display achei meio sem brilho.....alguem configurou para ficar melhor???

outra coisa que eu gostaria de saber é onde eu ativo ou desativo a placa de video???

obrigado desde ja.

Chiado? muito estranho. Esse chiado ocorre com qualquer som, tipo música, filme específico? se ocorrer por exemplo com somente uma música dai é defeito da música:p! Mas se ocorrer com qualquer tipo de audio pode ser defeito na caixa.

O brilho você pode ajustar com o fn+seta cima ou baixo, ou clica com o botão direito na area de trabalho e escolhe opções gráficas e ajusta a tela de acordo com sua preferência. dá uma olhada em algumas páginas atrás que tem algumas configuraçõoes da tela postada por outros usuários.

A tecnologia Optimus da Nvidia escolhe automaticamente a placa, integrada ou off, de acordo com a necessidade, mas se você quiser executar determinada aplicação, por exemplo um jogo, com alguma placa específica, clica com o direito na aplicação e escolhe "Executar com processador gráfico..." e escolhe a integrada ou a off. Também pode deixar configurado automático no painel de controle nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, galera? Tudo bom?

Então, estou quase para comprar este notebook.

Porém, tenho uma dúvida:

Alguém que comprou este modelo, por esta página da FastShop saberia me dizer se o Notebook vem com 500GB ou 640GB?

Pois eles entram em contradição, aí. No título é dito que O notebook tem um HD de 500GB, mas, na descrição, é dito que ele possui 640GB. Logo depois, dizem novamente que tem 500GB.:confused:

Então, fiquei meio confuso, apesar de achar que são 500GB, mesmo. :lol:

E, aproveitando, este modelo de i3 2310m + 4GB perde muito para o de i5 + 6GB? A diferença de preço é grandinha. =D

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, galera? Tudo bom?

Então, estou quase para comprar este notebook.

Porém, tenho uma dúvida:

Alguém que comprou este modelo, por esta página da FastShop saberia me dizer se o Notebook vem com 500GB ou 640GB?

Pois eles entram em contradição, aí. No título é dito que O notebook tem um HD de 500GB, mas, na descrição, é dito que ele possui 640GB. Logo depois, dizem novamente que tem 500GB.:confused:

Então, fiquei meio confuso, apesar de achar que são 500GB, mesmo. :lol:

E, aproveitando, este modelo de i3 2310m + 4GB perde muito para o de i5 + 6GB? A diferença de preço é grandinha. =D

Obrigado!

500gb amigo.

E sobre a diferença: Na epoca que comprei, julguei que pagar 400 reais a mais no i5 + 6gb não valiam a pena. Consigo jogar COD MW2 no maximo, jogar emuladores e fazer a bateria durar 4hras para cima. Nunca me deixo na mão esse note com i3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal o meu chegou hoje....nao tive surpresas pois venho acompanhando o forum e ja sabia os pontos negativos e positivos....porém a caixa de som do lado do botao liga/desliga esta chiando um pouco as vezes.... é normal????

o display achei meio sem brilho.....alguem configurou para ficar melhor???

outra coisa que eu gostaria de saber é onde eu ativo ou desativo a placa de video???

obrigado desde ja.

O problema do som ocorre com algum arquivo em específico ? Você desinstalou algum driver ou programa que controla o som ? Já procurou ver se não é algum ajuste de som que está fazendo ela chiar ?

Se você checar isso e o problema continuar aconselho que você solicite a troca antes de 7 dias da entrega porque aí a loja te manda um novo. Depois disso só assistencia técnica e você vai acabar ficando quase 1 mês sem o equipamento.

Quanto a placa de vídeo ela muda automaticamente conforme a necessidade, mas você pode forçar a execução com a Nvidia clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa e escolhendo a Nvidia para executá-lo.

E aí, galera? Tudo bom?

Então, estou quase para comprar este notebook.

Porém, tenho uma dúvida:

Alguém que comprou este modelo, por esta página da FastShop saberia me dizer se o Notebook vem com 500GB ou 640GB?

Pois eles entram em contradição, aí. No título é dito que O notebook tem um HD de 500GB, mas, na descrição, é dito que ele possui 640GB. Logo depois, dizem novamente que tem 500GB.:confused:

Então, fiquei meio confuso, apesar de achar que são 500GB, mesmo. :lol:

E, aproveitando, este modelo de i3 2310m + 4GB perde muito para o de i5 + 6GB? A diferença de preço é grandinha. =D

Obrigado!

O modelo com Core i3 vem com HD de 500GB. Quanto ao custo benefício se sua intenção é jogos pode ir de i3 sem medo.

Alguem ta com problema no som do note, o som do lado esquerdo não esta funcionando aqui, sera que e porque desistalei aquele programa premium sound?

Pode ser. Tente reinstalar os drivers e os programas que vem com o note, cheque também no painel de controle de audio se a caixa esquerda não está desabilitada. Existem também alguns filmes baixados da net que só tocam som de um lado das caixas teste com varios arquivos de audio de fontes diferentes.

PS.: Você pode testar as caixinhas com o Gerenciador de Audio Realtek que vem instalado no note.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz uma imagem do sistema, reinstala o windows do zero e testa, se der o mesmo problema vale levar o note pra garantia, se não der você termina a instalação na mão.

Qualquer coisa é só voltar a imagem, não custa tentar!

Tentei instalar do zero (em outra partição). Também não funcionou. Tanto instalalando os drivers, um a um, pelo DriverEasy, quanto pelos drivers fornecidos para o modelo, no site da Samsung (numa segunda tentativa de instalação do zero).

Por favor, as pessoas que acabaram de adquirir o produto agora, que estão postando, poderiam apenas dar o retorno (caso já tenham realizado aquele pequeno teste com as USB 3.0), confirmando que não tiveram nenhum problema parecido?

Confirmando que é um caso isolado, irei levá-lo para a assistência.

Valeu rocha78rj e JeFFersO, pelas sugestões e, também, por terem se dado ao mínimo trabalho de testar o problema no equipamento de vocês e retornado.

Abraços

PS:

Para quem perguntou sobre os i3 e i5, para a grande maioria dos jogos, o modelo com i3 não deve em nada ao modelo com i5. Mas, se você for utilizar para outros trabalhos/hobbies, como edição/conversão de vídeo e áudio e a diferença de preço não for um grande problema, certamente, um i5 2510m fará diferença frente ao i3 2310m (é só pesquisar por reviews e comparações). Ainda mais daqui 1 ou 2 anos, para quem não pretende trocar de notebook tão cedo, sabendo que a Kingston lançou memórias DDR3 1866 (e outras deverão lançar, também) e que o chipset HM65 (dos nossos RF411) são compatíveis com elas, possibilitando um aumento bastante considerável de desempenho e não tendo o problema de seus processadores serem limitados ao funcionar com 2 dessas memórias em dual-channel. (para conferir, é só procurar pelos reviews delas). Eu só não tenho o i5 porque justo no momento em q fui comprar, ele não estava mais disponível no site da Fast (onde o preço estava mais em conta).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,Comprei o note,modelo i3

Mas estou tendo um problema com os drivers de video da nvidia.

quandio iniciei pela primeira vez,o soft da samsung atualizou o driver da nvidia via internet.

Depois atualizei no site da nvidia,para a ultima versão lançada.

mas ai comecei a ter problemas,dizendo que driver da nvidia parou de funcionar,ai a tela ficava azul e reuibniciava,isso quando eu tentava jogar,ou ver um filme em hd.

dai formatei e reinstalei os drivers.

mas acho que o desempenho da placa está abaixo do esperado.

baixei aqui o jogo novo do HP,se deixar as configurações no maximo,o jogo fica legando um pouco,sendo que não são la aqueles graficos.

meu primo instalou no pc dele,e roda no maximo com uma geforce 256mb antiga....

Será que o desempenho ta normal ?

de resto o note é 100 comentarios..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...