Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Notebook Samsung RF411 SD1BR


JeFFersO

Posts recomendados

Pessoal alguem aqui teve problemas pra rodar o Fifa12? Não consegui rodar aqui de jeito nenhum, entra na tela inicial e depois volta pro windows. O jogo é original. Mais alguem teve esse problema?

Cara, tipo que quando comprei o note baixei um demo de NFS só pra testar o desempenho, e tipo que sempre dava pal. Assim que entrava na corrida passava alguns segundos o jogo fechava. Aqui esse problema parou após eu formatar o note com o CD que veio nele.

Permita-me brevíssimo comentário.

Meu RF411, ao que parece, está apresentando alguma incompatibilidade com o Vertex 3 (OCZ), mesmo depois da última atualização da BIOS (14HX).

O SSD é reconhecido pela BIOS, todavia, após a instalação do Windows aparece mensagem de erro. (A disk read error occurred. Press ctrl alt del to restart.)

Referida incompatibilidade também já foi descrita por outros proprietários dos modelos RF da Samsung (RF511/RF711):

http://www.ocztechnologyforum.com/forum/showthread.php?92033-Samsung-rf511-s02-problems-with-agility3

http://www.ocztechnologyforum.com/forum/showthread.php?92055-Vertex-3-problem-booting-windows-7-with-HM65-Sandybride-chips-(Laptops)

http://www.ocztechnologyforum.com/forum/showthread.php?88630-Vertex-3-problem-booting-windows-7-with-HM65-Sandybride-chips-(Laptops)

Incompatibilidade também descrita com SSD da Corsair:

http://forum.corsair.com/v3/showthread.php?t=98550

Resumindo, estou aguardando nova atualização da Samsung (BIOS) ou da OCZ (Vertex) para que o aparente problema de incompatibilidade seja resolvido.

Em tempo, adquiri adaptador visando a instalar o SSD por meio da porta SATA destinada ao CD/DVD, todavia, o SSD funciona com restrições, isto é, funciona apenas com link de 3 Gb/s (SATA II), não com link de 6 Gb/s (SATA III)

Singelo alerta para aqueles que forem se aventurar com SSDs da OCZ/Corsair - SATA III.

Abraços,

LM

Também comprei esse adaptador,... Estou pensando em testar o Vertex 2 que tenho no meu PC. Mas é bom saber disso pois já fico previnido. Mas de qualquer forma pretendia passar esse Vertex 2 que tenho pro notebook que comprar outros SATA 3 pro desktop.

Vou testar isso aqui e se acabar comprando um Agility 3 vou testar ele no note também.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

Permitam-me brevíssima atualização.

Conforme já relatado, enfrentei variados problemas com o Vertex 3 da OCZ.

De maneira resumida, até o momento, encontrei duas possibilidades para que o referido SSD funcione no RF411:

1) Utilizando adaptador e colocando o SSD no lugar da unidade DVD/CD.

Cabe ressaltar que utilizando o adaptador, em que pese o fato de o Vertex 3 suportar velocidades SATA 3, o SSD funciona de acordo com os limites das velocidades SATA 2. (cerca de 270 MB/s, quando o esperado seria cerca de 500 MB/s)

2) Instalando o SSD na baia do HDD e instalando essa "correção" da OCZ:

http://www.ocztechnologyforum.com/forum/showthread.php?96124-Nvidia-chipset-users-seeing-1.5Gb-s-and-not-3Gb-s-from-Vertex3-Agility3-Solid3&p=695975&viewfull=1#post695975

Vale ressaltar que, instalada a "correção", o SSD funciona (quase) perfeitamente, isto é, sem travamentos, sem "telas azuis", todavia, funciona de acordo com os limites das velocidades SATA 2.

Não tenho conhecimentos para afirmar, mas, se a OCZ é capaz de solucionar problema relativo à "velocidade do link de 1,5 Gb/s para 3Gb/s", me parece que ela também poderia resolver problema relativo à "velocidade do link de 3,0 Gb/s para 6 Gb/s".

Por outro lado, fica também a dúvida se possível atualização da BIOS pela Samsung não resolveria o problema.

De qualquer forma, tanto a OCZ, quanto a Samsung, têm se mostrado indiferentes.

A Samsung afirma que, por se tratar de produto de terceiro, não cabe a ela prestar suporte. O suporte da OCZ, por sua vez, solicita tantas informações técnicas ao consumidor que parece que a situação se inverte, ou seja, parece que o consumidor é que presta suporte técnico à OCZ.

Exemplifico.

Se feito procedimento X, qual a tensão Y?

Qual a "velocidade nominal" das portas SATA 0, 1 declarada pela Samsung?

Você já tentou resetar a BIOS retirando a bateria da placa?

Já tentou "hotplugar" o SSD com Linux? Qual a velocidade indicada pelo Linux?

Etc, etc...

Não me parece razoável que o consumidor, com a atual evolução da informática, tenha que efetuar tantos procedimentos para que um simples SSD funcione corretamente...

Em suma, caso alguém tenha interesse em adquirir SSD para o RF411/511/711, fuja da OCZ, em especial, do Vertex 3.

Meu vertex 3 está numa gaveta esperando uma "milagrosa atualização" que o faça funcionar integralmente nos padrões SATA 3.

Abraços a todos,

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De maneira resumida, até o momento, encontrei duas possibilidades para que o referido SSD funcione no RF411:

1) Utilizando adaptador e colocando o SSD no lugar da unidade DVD/CD.

Cabe ressaltar que utilizando o adaptador, em que pese o fato de o Vertex 3 suportar velocidades SATA 3, o SSD funciona de acordo com os limites das velocidades SATA 2. (cerca de 270 MB/s, quando o esperado seria cerca de 500 MB/s)

2) Instalando o SSD na baia do HDD e instalando essa "correção" da OCZ:

http://www.ocztechnologyforum.com/forum/showthread.php?96124-Nvidia-chipset-users-seeing-1.5Gb-s-and-not-3Gb-s-from-Vertex3-Agility3-Solid3&p=695975&viewfull=1#post695975

Vale ressaltar que, instalada a "correção", o SSD funciona (quase) perfeitamente, isto é, sem travamentos, sem "telas azuis", todavia, funciona de acordo com os limites das velocidades SATA 2.

Mas Luck Man, se você setar na BIOS a opção "SATA GEN 3" como "Disable", ainda assim o SSD não funciona em SATA2 na baia do HD?

Instalei o Vertex 2 aqui hoje e até o momento não tive problemas com ele. Vou testar por um tempo antes de comprar um SSD pro notebook, até pra não acontecer isso que está acpontecendo com você de ficar com o SSD parado por conta desse problema.

Espero que você consiga solucionar isso cara.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Luck Man, se você setar na BIOS a opção "SATA GEN 3" como "Disable", ainda assim o SSD não funciona em SATA2 na baia do HD?

Instalei o Vertex 2 aqui hoje e até o momento não tive problemas com ele. Vou testar por um tempo antes de comprar um SSD pro notebook, até pra não acontecer isso que está acpontecendo com você de ficar com o SSD parado por conta desse problema.

Espero que você consiga solucionar isso cara.

Abraço!

Desabilitando a opção SATA GEN 3 e utilizando o Vertex 3 na baia do HDD, ora ele funciona, ora ele não funciona. Tento explicar melhor.

Por vezes, quando o RF411 é iniciado, ele reconhece normalmente o SSD, por vezes aparece a mensagem "A disk read error occurred. Press ctrl alt del to restart."

Travamentos e telas azuis de erro também ocorrem com frequência quando o RF411 reconhece o SSD e a opção SATA GEN 3 está desabilitada.

Se, por exemplo, habilito a opção SATA GEN 3 e utilizo o Vertex 3 na baia do HDD, sempre mensagem de erro é retornada, seja a mensagem "A disk read error occurred. Press ctrl alt del to restart", seja a mensagem "Reboot and select proper boot device or insert boot media in selected boot device and press a key. "

Assim, até o momento, apenas duas combinações parecem não apresentar problemas.

1) Instalando o SSD na baia do HDD e instalando a correção da OCZ.

2) Instalando o SSD por meio do adaptador, substituindo a unidade de CD/DVD.

Nas duas hipóteses, pelo que percebi, indiferente parece ser a habilitação ou desabilitação da opção SATA GEN 3, pois as velocidades permanecem limitadas aos "valores SATA 2", mesmo restando indicado que o link de velocidade do SSD é de 6Gb/s, conforme você pode observar na foto abaixo:

http://imageshack.us/photo/my-images/259/sata6gb.png/

Aí surgem as questões:

Por que "como SATA 2" o SSD funciona e "como SATA 3" não?

Quem poderia resolver? A Samsung ou a OCZ?

Abraço,

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais alguém anda tendo aquela famosa tela azul que mostra um arquivo eu acho, um tal de nvlddmkm.sys?

Tinha acontecido isso comigo quando eu estava jogando Batman AA, agora voltou com o MoH, eu já tenho o último driver e tudo atualizado e tal, mas está ocorrendo de novo, alguém sabe o que pode ser?

Será que é aquecimento? Minha CPU em jogo fica em 80º e a GPU fica em 60ºC.

Essa tela:

post-6447-1170708158.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! Bem, a alguns tópicos atras eu estava reclamando de um problema coma bateria, que quando estava abaixo de +/- 60%, quando se hibernava ou desligava, ao voltar a bateria estava em 8%. Bem, o problema parou após eu ter feito a calibração na BIOS, para isso carreguei em 100% e descarreguei com o utilitário, e carreguei 100% novamente. Até agora não deu mais problemas desse tipo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

Permitam-me brevíssima atualização.

Conforme já relatado, enfrentei variados problemas com o Vertex 3 da OCZ.

De maneira resumida, até o momento, encontrei duas possibilidades para que o referido SSD funcione no RF411:

1) Utilizando adaptador e colocando o SSD no lugar da unidade DVD/CD.

Cabe ressaltar que utilizando o adaptador, em que pese o fato de o Vertex 3 suportar velocidades SATA 3, o SSD funciona de acordo com os limites das velocidades SATA 2. (cerca de 270 MB/s, quando o esperado seria cerca de 500 MB/s)

2) Instalando o SSD na baia do HDD e instalando essa "correção" da OCZ:

http://www.ocztechnologyforum.com/forum/showthread.php?96124-Nvidia-chipset-users-seeing-1.5Gb-s-and-not-3Gb-s-from-Vertex3-Agility3-Solid3&p=695975&viewfull=1#post695975

Vale ressaltar que, instalada a "correção", o SSD funciona (quase) perfeitamente, isto é, sem travamentos, sem "telas azuis", todavia, funciona de acordo com os limites das velocidades SATA 2.

Não tenho conhecimentos para afirmar, mas, se a OCZ é capaz de solucionar problema relativo à "velocidade do link de 1,5 Gb/s para 3Gb/s", me parece que ela também poderia resolver problema relativo à "velocidade do link de 3,0 Gb/s para 6 Gb/s".

Por outro lado, fica também a dúvida se possível atualização da BIOS pela Samsung não resolveria o problema.

De qualquer forma, tanto a OCZ, quanto a Samsung, têm se mostrado indiferentes.

A Samsung afirma que, por se tratar de produto de terceiro, não cabe a ela prestar suporte. O suporte da OCZ, por sua vez, solicita tantas informações técnicas ao consumidor que parece que a situação se inverte, ou seja, parece que o consumidor é que presta suporte técnico à OCZ.

Exemplifico.

Se feito procedimento X, qual a tensão Y?

Qual a "velocidade nominal" das portas SATA 0, 1 declarada pela Samsung?

Você já tentou resetar a BIOS retirando a bateria da placa?

Já tentou "hotplugar" o SSD com Linux? Qual a velocidade indicada pelo Linux?

Etc, etc...

Não me parece razoável que o consumidor, com a atual evolução da informática, tenha que efetuar tantos procedimentos para que um simples SSD funcione corretamente...

Em suma, caso alguém tenha interesse em adquirir SSD para o RF411/511/711, fuja da OCZ, em especial, do Vertex 3.

Meu vertex 3 está numa gaveta esperando uma "milagrosa atualização" que o faça funcionar integralmente nos padrões SATA 3.

Abraços a todos,

LM

Bom dia Lucky Man.

Como é feita essa adaptação para colocar o SSD ou HD no slot do dvd ?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Lucky Man.

Como é feita essa adaptação para colocar o SSD ou HD no slot do dvd ?

Obrigado

Você precisa comprar um adaptador igual a este:

http://www.newmodeus.com/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=2_57&products_id=382

Se resolver comprar nessa loja só recomendo pegar um frete expresso pois o meu demoorou 2 meses pra chegar no frete mais barato. Mas pelo menos não foi taxado.

Foi exatamente este aí que comprei pro meu RF411, nessa loja mesmo.

Na WAZ tem um também mas tá bem salgado o preço:

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=100957

Mas também tá fora de estoque.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que já falaram mas eu não encontrei mesmo pesquisando no tópico.

Para tentar diminuir a temperatura do note a melhor opção seria trocar a pasta térmica e dar uma polida na base do cooler? É a única opção não? Parece que base refrigeradora não adianta por causa da falta de entradas de ar embaixo do note.

Quem trocou a pasta obteve alguma diminuição considerável na temperatura? A CPU mesmo em idle fica em 60°C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que já falaram mas eu não encontrei mesmo pesquisando no tópico.

Para tentar diminuir a temperatura do note a melhor opção seria trocar a pasta térmica e dar uma polida na base do cooler? É a única opção não? Parece que base refrigeradora não adianta por causa da falta de entradas de ar embaixo do note.

Quem trocou a pasta obteve alguma diminuição considerável na temperatura? A CPU mesmo em idle fica em 60°C.

Acho que teve um amigo que postou que troco a pasta termica e não obteve melhora. Ele justificou que poderia ser o cooler a parte que está dando "gargalo" na refrigeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que teve um amigo que postou que troco a pasta termica e não obteve melhora. Ele justificou que poderia ser o cooler a parte que está dando "gargalo" na refrigeração.

Ixi, então nem tem muito o que fazer, pior que eu me lembro que tinham falado algo assim mesmo, acho que pra não se preocupar com a temperatura é quando estiver jogando não bloquear as saídas de ar e jogar por no máximo umas 2 horas e dar uns 30min de descanso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...