Ir ao conteúdo

2.2 GHz por núcleo?

alhevo

Posts recomendados

Postado

Olá,

tenho essa dúvida faz algum tempo, mas nenhum post que eu li (até mesmo no CdH) explicava de uma forma que eu entendia.

Considerando um AMD Phenom II Quad-Core N970 2.2GHz (é, é processador de laptop), ele obviamente tem quatro núcleos. Esse clock de 2.2GHz é o clock de cada núcleo, o clock total do processador ou alguma outra coisa que eu não entendi?

Obrigado.

Postado
Olá,

tenho essa dúvida faz algum tempo, mas nenhum post que eu li (até mesmo no CdH) explicava de uma forma que eu entendia.

Considerando um AMD Phenom II Quad-Core N970 2.2GHz (é, é processador de laptop), ele obviamente tem quatro núcleos. Esse clock de 2.2GHz é o clock de cada núcleo, o clock total do processador ou alguma outra coisa que eu não entendi?

Obrigado.

De cada núcleo, como regra geral os processadores trabalham com um único clock que é utilizado por todos os núcleos.

Postado
De cada núcleo, como regra geral os processadores trabalham com um único clock que é utilizado por todos os núcleos.

Foi mal, não entendi direito... você quer dizer que cada núcleo é como se fosse um processador diferente (tá, isso é uma explicação simplista pra multi-core), mas é como se eu tivesse quatro processadores de 2.2GHz cada ou você só quis dizer que o clock de 2.2GHz é pro processador todo e ele se divide igualmente pra cada núcleo (no caso cada núcleo fica com 550MHz)?

Postado
Foi mal, não entendi direito... você quer dizer que cada núcleo é como se fosse um processador diferente (tá, isso é uma explicação simplista pra multi-core), mas é como se eu tivesse quatro processadores de 2.2GHz cada ou você só quis dizer que o clock de 2.2GHz é pro processador todo e ele se divide igualmente pra cada núcleo (no caso cada núcleo fica com 550MHz)?

Eu quis dizer que o processador diz: "o clock é X gigahertz!"; então os núcleos falam: "Sim senhor!". Ai cada um trabalha individualmente a X gigahertz. Não existe divisão de clock.

Clock é a "frequência" em que o processador trabalha (1Hz = 1 "disparo" ou "ativação" ou, mais corretamente, "ciclo" por segundo, basicamente). Mas cada núcleo trabalha separadamente (apesar de que eles possam processar ao mesmo tempo "pedaços" de um mesmo programa, acelerando tudo) usando cada um a mesma frequência.

No fim, só para deixar bem claro, se os "núcleos do processador" estivessem trabalhando a 550MHz, então o "processador" estaria trabalhando a 550MHz.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...