Ir ao conteúdo

Sair da atmosfera...

Danilo Almeida

Posts recomendados

Postado

acho que vão me chamar de louco , massss.

to querendo colocar um transceptor em orbita. é.... exatamente isso eu to querendo fazer um satelite ! alguma opnião ? alguma pergunta? alguma sugestão, alguma duvida ?

Postado

Se você conseguir, patenteie o projeto e tente vender para as centenas de países que ainda não conseguiram colocar um satélite em órbita, incluindo o nosso.:P

Postado

Construir satélites o Brasil já construiu, mas eles foram lançados por foguetes fabricados por outros países.

Eu fiquei muito triste com os fracassos do VLS, principalmente com o acidente na base de Alcântara que culminou com a morte de praticamente todos os cientistas do Brasil especializados em foguetes.

Postado
Que isso Mulder, não fale besteira, o Brasil já tem 2 em orbita e a muitos anos se quer saber ... o Cbers-2 e Cbers-2B

O Cbers-2B foi perdido o contato com a terra ano passado. o Cbers-2 ainda funciona, fornecendo imagens do Brasil e principalmente do desmate da amazônia.

Só que ele foi montado no Brasil e lançado pelos chineses, e o equipamento e a tecnologia tb não foram Brasileiros. E quem operava ele antes dos ETs o carregarem não era só o Brasil, tinha outro país envolvido tb em sua monitoração.

Mas de qualquer maneira, boa sorte.

Ps: Sem sugestões

Postado

a culpa foi por causa de 1N4148 que ta invertido ...kkkkkkkkkkkk

mais falando sério , é um sonho para poucos. o mais difícil é o foguete, tem varios casos de pessoas usando balão com gás hélio , mais não tem velocidade para se manter em orbita

Postado

O custo é muito alto, sem falar na ciência em construir um foguete que não exploda hehehe.

Existe um grupo americano que faz foguetes como hobby, a quase 20 anos e no máximo conseguiram alguns quilometros, bem longe dos 35.786 km necessários para uma orbita.

Não desanime, ao invés de lançar seu satelite você pode usar um satélite para radio amador, desde que tenha a licença e equipamentos para tal:

http://py2mok.tripod.com/satelites-radioamador.htm

http://www.radioamador.com/satelite.asp

http://www.satfm.org/artigos/radioamadorismo_via_satelites.htm

Se não tive a licença, pode acabar como este:

http://www.unainet.com.br/radioamador_preso_unai_2009.php

Postado

tudo e posivel basta persistir YouTube - ‪Cientista amador tira fotos do espaço com câmera amarrada a balão‬‏

talvez com um time { taime} você consiga acionar um dispositivo que quando seu balão estiver em orbita ele solte o seu trasmisor agora resta saber os meios legas para você fazer isso visto que soltar baão esta proibido sob pena severa mas talves com altorisação possa conseguir

Postado

O Sputnik foi o primeiro satélite artificial da Terra. Foi lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957 na Unidade de teste de foguetes da União Soviética atualmente conhecido como Cosmódromo de Baikonur. O programa que o lançou chamou-se Sputnik I. O Sputnik era uma esfera de aproximadamente 58,5 cm e pesando 83,6 kg. A função básica do satélite era transmitir um sinal de rádio, "bip", que podia ser sintonizado por qualquer radioamador nas frequências entre 20,005 e 40,002 MHz[1], emitidos continuamente durante 22 dias até 26 de outubro de 1957, quando as baterias do transmissor esgotaram sua energia[2]. O satélite orbitou a Terra por seis meses antes de cair. Apesar das funcionalidades reduzidas do satélite, o programa Sputnik I ajudou a identificar as camadas da alta atmosfera terrestre através das mudanças de órbita do satélite. O satélite Sputnik era pressurizado internamente por nitrogênio, oferecendo também a primeira oportunidade de estudo sobre pequenos meteoritos, detectado através da despressurização interna ocasionada pelo impacto perfurante de um pequeno meteorito, evidenciado através de grandes variações internas de temperatura conforme a pressão diminuía. Tais variações de temperatura refletiram no sinal emitido pelo transmissor que foram monitorados pelo controle do satélite em terra.

verdade mesmo Caroline ... eu sou um louco mais que coloco fé nas minhas ideia , e acredito que as coisas são possiveis sim ....

olhando para o primeiro ponto de vista.. se foi possivel fazer isso em 1957 que nem existia Cd era só disco magnetico , um disket que cabia 1,44 kkkkkkkkkkkkk porque parece tão impossivel fazer isso agora em 2011 onde temos tecnologia de transmissão a longa distancia a nosso alcance ?

Postado

tudo se gasta dinheiro então você ja pensou nos custos outra coisa ja pensou como vai ser a alimentação das baterias podeser por placa solar { arespeito de colocar ele em orbita talves presize de um foguete para continuar atragetoria visto que o balão estoura em 30.000m de altura asim o foguete dara continuidade ao trabalho {sera que estamos viajando ?}rsrsrs

Postado

Um satélite sofre uma determinada aceleração que é independente da sua massa mas depende da altitude a que o satélite se encontra. A trajetória do satélite vai depender da sua aceleração e das suas condições iniciais: a posição inicial e a velocidade inicial.

O experimento mental de Newton explica porque os satélites não caem para a Terra, apesar de serem constantemente puxados pela força gravitacional para o centro da Terra.

Newton pensou em um canhão muito poderoso capaz de lançar projéteis a grandes distâncias. Imaginou este canhão colocado a uma altitude elevada. Se a altitude for suficientemente elevada, o canhão está fora da atmosfera terrestre e a resistência do ar é desprezível. Se o canhão disparar um projétil com uma velocidade baixa, o projéctil perderá altitude até cair na Terra. Mas se a velocidade do projéctil ultrapassar um determinado valor, o projéctil quando cai já vai cair “fora da Terra”. Se a velocidade inicial do projéctil for suficientemente elevada, o projéctil cai continuamente sem nunca atingir a Terra.

Postado

Bom vejamos...

A forma de lança-lo podia ser por balão onde ele levaria até uma altitude maxima e depois o foquete daria partida nos motores continuando a viagem:D(soltar balão é problema como a Caroline falou)

Mas tem varios fatores problematicos

Nem todos componentes comums vão funcionar nessa altitude pois la é muito frio e o sol torra eles (variação de temperatura muito alta) o capacitor eletrolitio por exemplo vai ter seu dielétrico congelado, portanto tera que blindar os circuitos e isolar com isopor para protege-los.(assim fica pesado por causa do metal e o isopor ocupa muito.)

Antes do equipamento chegar se usar metal como aluminio ou outro metal ele vai estar coberto por uma capa de gelo devido a altitude e vai deixar inutizado portando tem que utilizar Titânio tático pois são excelentes refletores de radiação infravermelha e o gelo não se deposita nele.(assim sai caro.)

Quanto a fonte de energia seria por paineis solares e poderia ser moveis para melhorar a captura de energia(paineis são bem pesado)

e o equipamento teria que ter motores de pelo menos a gas para se posicionar corretamente(se não, ele vai embora ai sair da gravidade:D)

E não preciso falar que vai necessitar de muita engenharia mecanica, eletronica e programação sem falar do custo dos material e fazer cauculos muito loucos.

Falou

Postado

Mas tem varios fatores problematicos

Nem todos componentes comums vão funcionar nessa altitude pois la é muito frio e o sol torra eles (variação de temperatura muito alta) o capacitor eletrolitio por exemplo vai ter seu dielétrico congelado, portanto tera que blindar os circuitos e isolar com isopor para protege-los.(assim fica pesado por causa do metal e o isopor ocupa muito.)

((( o problema não é o espaço mais sim o peso ... e em questão disso estamos falando do espaço ao qual tem uma dimenção , que não existe tamanho exato se quer saber...)))

Antes do equipamento chegar se usar metal como aluminio ou outro metal "ele vai estar coberto por uma capa de gelo" ((( onde você viu isso? ))) devido a altitude e vai deixar inutizado portando tem que utilizar Titânio tático pois são excelentes refletores de radiação infravermelha e o gelo não se deposita nele.(assim sai caro.)((( concordo em partes)))

Quanto a fonte de energia seria por paineis solares e poderia ser moveis para melhorar a captura de energia(paineis são bem pesado) (((depende doque você precisa de energia ..)))

e o equipamento teria que ter motores de pelo menos a gas para se posicionar corretamente(se não, ele vai embora ai sair da gravidade:D)

((( jamias isso aconteceria))) entenda como funciona algo em orbita antes de querer dar conclusões sem saber )))

E não preciso falar que vai necessitar de

muita engenharia mecanica, eletronica e programação sem falar do custo dos material e fazer cauculos muito loucos.

((( pra isso eu conto com o forum ))) ou você acha que to aqui para que ? kkkkkkk preciso de vocês , sem uma equipe minha viagem é apenas uma onda ....

Falou

Postado

e o equipamento teria que ter motores de pelo menos a gas para se posicionar corretamente(se não, ele vai embora ai sair da gravidade)

opa falha minha! agora que percibi a locura que falei:D

Bom...

A temperatura la na termosfera é a mais quente e chega a 2.000 graus.

O Fato que os satelites não serem puxado de volta quando chegam lá é devido a aceleração centrípeta que anula a aceleração gravitacional fazendo parecer que ha ausência de peso.(todos sabem disso certo?:D)

O balão vai até 30km a 40km ainda faltam 450km para chegar lá(mesmo assim não é impossivel).

Utilizar paineis solares foi a melhor opção(alguma outra alternativa?).

Ajudamos na medida do possivel:D to olhando aqui sobre os metais que da utilizar e sejam baratos mas o problema mesmo é a autonomia desse "foguete" para levar ele até lá(apesar do satelite nem ta construído ainda:D)

Falou

Postado

Essa sua duvida me lembrou de um filme que assisti uma vez de alguns garotos de uma escola americana que eram "doidos" por foguetes... Não me lembro o nome do filme agora...

Boa sorte!!!

Espero que apareçam mais pessoas como você interessados nessa área tão restrita.

Postado

HASUHUASHUHAUSHuahushauhsua.... caraca gente, que viagem da po##a shuahushuahushuahus;;;;;

Muito fantástico o que querem fazer, se precisar desenvolver circuitos eletrônicos ou microcontrolados, conte comigo!

Danilo, vejo que você possui uma mente aberta, isso é fantastico! limites são fronteiras criadas "só" pela mente! Autor: Não conheço.

Postado

Para coloca em Orbita e preciso que voce controle ele por exemplo voce lança ele quando atingir certa velocidade (No caso do Foguete 29.000Km/h para sair da atmosfera e não ser puxado para baixo pela grande força da gravidade) e a altura voce vira ele assim ele vai ficar 29.000km/h na horizontal quando ele tentar sair de perto da terra a gravidade vai manter ele perto girando a 29.000km/h (Inércia , Um Objeto em movimento permanece em movimento um objeto em repouso permanece em repouso ,no espaço obiviamente ,pois na terra nao e possivel poiss a atrito com o vento ...)atee que algo bate nele e lança ele com a mesma Força contraria (Açao e Reaçao)

voce teria que conehcer fisica , eletronica e outros ....

Se voce souber fica fácil (modo de dizer) mais o difícil mesmo e elabora o projeto

Pode lançaar objeto para o espaço sem autorizaçao do governo ?????

Postado

ja vi em uma reportagem em SP foguetes onde um tecnico enviava o foguete para o espaço em direçao as nuvens e com um rolo de cobre onde esse cobre ia deserolando o que fazia descarregar um raio que parese que era medido a sua tensão e armasenada a carga acho que era em uma faculdade nao tenho muita informaçao sobre isso mas talves você pode encontrar ajuda com eles nao sei e so uma ideia que pode amadureser se precisar pode contar comigo tambem

Postado

HAHA, estou achando este tópico fantástico, o melhor de tudo, é que se a geringonça explodir não vai matar ninguém kkk, brincadeiras à parte.

Por que queres mandar esse treco literalmente pro espaço? Vai transmitir algo? Qual será o objetivo?

Estou disposto em te ajudar no que puder, só no que puder kkk.

Postado

Lá fora, tem que levar em conta a magnetosfera, que filtra a maioria dos raios ultravioletas e infravermelhos nocivos para nós. Mas que lá fora é o pior pesadelo dos cientistas, pois interferem em tudo quando é comunicação e funcionamento dos satélites. Congelar como o colega já disse, pode acontecer até sair da órbita, mas lá em cima depois das camadas da atmosfera não tem umidade, mas a temperatura aumenta demais quando o sol ficará fritando o satélite e depois que se esconder atrás da terra, ou da lua (em eclipses) vai deixar o bixin tremendo de frio.... e a maioria dos componentes que trabalhamos (quando vemos o datasheet) não opera a menos de -65°C. Eu nunca vi um componente com graus Kelvin em seu datasheet... hehehe.

Alimentação: Os satélites deveriam (não significam que todos tenham) todos os fios, conecções e as placas de energia solar banhadas a ouro, aumentam a condutibilidade, menos propensões a interferências magnéticas.

Metal: Lítio, é o que deve usar... pra tudo ele é melhor, peso (o que é isso para o lítio ?? rs) sem interferências magnéticas... Frio e calor, ele não tá nem ai. Isso se deve aos poucos elétrons e pouca massa atômica... e número atômico tb bem baixo. Assim, quando aquece, a dilatação superficial e a dilatação volumétrica é a menor dos elementos, só perde para o hidrogênio.

Comunicação: GHz... vai ser a única maneira de conseguir uma comunicação estável, que resista as interpéries entre terra e espaço. A portadora vai ter uma gama maior de informações sem perda. Emagino que, uma vez lá em cima, você queira fazer uso do satélite.

Postado

talvez uma bolsa termica resolveria com a antena para fora mas nao perguntei ao dono do anuncio se ele ja sabe o que ele realmente quer colocar em orbita se e uma repetidora ou um trasmisor fica aqui a pergunta para ele?sera que estamos fantasiando rsrsrsrs

Postado

Hehehe legal essas idéias, quando falam de satélite eu lembro do que o prof. da faculdade explicava sobre os sistemas de controle (servomecanismos), mostrando como era feito o posicionamento e controle (teórico) através dos sistemas de retroalimentação, PID, etc, de um satélite.

E além de ser bem complicado, é eficiente até certo ponto, pois acho que o projeto só se torna eficiente quando é feita uma integração das tecnologias existentes, haja tempo de estudo, conhecimento e haja $$ tmb pra fazer toda carroça andar.

Na teoria é tudo legal e funciona bem, mesmo que não funcione, é isso que alimenta as nossas idéias.

Postado

É coisa de maluco mais , eu to lendo a respeito disso sem parar , quase num consegui conserta nada na oficina hoje .....

bom a ideia de se colocar algo em orbita é gostosa de se imaginar e de se pesquisar também...

eu queria colocar um roteador . uma repetidora de internet ...

em questão dos componentes eletrônico , realmente é muito complicado pela fato de não achar componentes de classe militar ou hospitalar facilmente . e mesmo que os ache . acredito que de para isolar eles (assim como estão fazendo com um satélite universitario que esta sendo construido no brasil ) o " UNOSAT 1 "

se eu não to ruim da vista tem até um HT ali no meio amarrado com fita isolante kkkkkkkkk mais eu adorei a reportagem .

difícil vai ser ele funcionar anos , com esses "choques" termicos acontecendo dia após dia sem cessar.

difícil é a ideia de lançar ele, tenho vontade de começar um projeto desse. eletronica, programação , mecanica, fisica kkkkkk beleza até ai ta gostoso de se fazer, mais e o foguete pra manda esse bixo pro espaço ??

mais como meu pai dizia , quem procura acha......

e eu encontrei algo que faz eu mudar um pouco mais os meus planos .

olhem ....

continua sendo uma ideia loco,mais com certeza é menos que a do foguete kkkk

e as condiçoes acredito eu, que seria mais tranquila para o "satélite"

http://super.abril.com.br/tecnologia/satelite-gas-441460.shtml

AAAA AGRADEÇO A AJUDA DE VOCÊS . PELO JEITO NÃO SOU O UNICO LOCO AQUI KKKKKK abraço a todos , tamu junto

• Coordenador
Postado

Não estou jogando água na fogueira! Mas o video acima é de 2007, hoje, já a quase 4 anos e nada se falaram desta equipe e seus avanços!... :rolleyes:

Provavelmente são 4 anos de fracassos!... :cool:, um simples "Sonho de Ícaro"?

Paz e Bênçãos a vocês!...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...