Ir ao conteúdo

Ajuda com assembler

janrie

Posts recomendados

Postado

ola pessoal, to tentando faze um programinha porconta propria,basixo, mas nao to conseguindo, to tentando com o emu8086,

queria saber como faz pra escrever uma pergunta na tela e depoispegar a resposta e guardar em um registrador.

se alguem puder me ajuda eu agradeço

obrigada

ja tenho isso:

org 100h

name "soma de dois numeros!"

mov ah, 9;ah deve ser 9 para int21 imprimir uma string

mov dx, offset msg;dx=ponteiro da mensagem

int 21h

mov ah,0xA;guarda as teclas digitadas

mov dx, buff;e armazena em buff

int 21h

mov ah, 9;ah deve ser 9 para int21 imprimir uma string

mov dx, offset msg1;dx=ponteiro da mensagem

int 21h

mov ah,0xA;guarda as teclas digitadas

mov dx, buff;e armazena em buff

int 21h

add ah,ah

ret

buff:

mas db 5

count db 0

data db 0,0,0,0,0

msg db "Digite o primeiro numero para efetuar a soma! $"

msg1 db "Digite o segundo numero para efetuar a soma! $"

ret

Postado

nao entendi, como assim programar pro pc?

isso é um exercicio que eu achei no internet porque to começando com essa linguagem, aprendendo por conta, é um programa pra pegar dois numeros digitados pelo usuario e somar.

tem como você me ajudar com isso?

obrigada

Postado

Esse assembly é para rodar num PC,existe assembly para vários processadores.

Procure na net por 'Debug',que roda no DOS,mas para PC voce deve usar uma linguagem de alto nível,tipo Delphi ou C++,mas ´se é por estudo ou curiosidade,estude o assembly do X86 e extensões(MMX,3DNow etc).

Agora,porque voce se interessou nesta matéria?

Postado

o meu é do x86 mesmo

me interesei por que to na 1ª fase de sistemas de informação e ouvi meus amigos falarem sobre isso, sobre emu8086,que o que eu uso

Postado

Geralmente se programa em ASM em computadores mainframe(computadores de grande porte)que utilizam o sistema operacional z/OS.

ASM para computadores em geral é extremamente difícil,voce realmente vai ter que pesquisar na net,principalmente o conjunto de instruções X86 e a arquitetura X86.

Não tem como eu te passar pois é muita coisa mesmo para se começar do zero.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...