Ir ao conteúdo

Led com pic 16F877

SuperBond

Posts recomendados

Postado

Olá, estou aqui às voltas com circuito com PIC 16F877 que deve controlar um led, acendendo na terceira vez que aperta um botão. O programa que controla o PIC foi feito em ladder e é super simples, só pra testar se o pic executa mediante uma condição. Simulei no ld-micro e também no Proteus 7. Até aí tudo OK.

Mas na hora de colocar no protoboard, não funciona. Parece que o pic não executa nenhuma condição.

Fiz um esboço do circuito. Nesse circuito depois de se acionar 3 vezes o botão, o led deveria acender e ficar aceso. É assim que acontece na simulação. Não sei onde está o problema.

As ligações nos pinos são:

pino 1: +5 V com resistor de 10K controlando a corrente

pino 2: botão que fornece sinal de + 5V na entrada, com resistor de 4K7 ohms

pino 11: alimentação de +5 V

pino 12: GND

pino 13 e 14: cristal oscilador de 4MHz com dois capacitores de 15 pF em parelelo .Aterrado.

pino 33: saída de sinal para o LED aterrado

pino 32: alimentação de +5V

pino 31: GND

Alguma ideia do porque dele não executar a condição de só acender o LEd após acionamento por 3 vezers do botão ?

post-758881-13884959586836_thumb.jpg

post-758881-13884959587383_thumb.jpg

post-758881-13884959588336_thumb.jpg

Postado

Esse circuito está correto:

89wVO.jpg

Mas veja que você precisa colocar um resistor de uns 100 ~150 ohm na saída do PIC indo para o led.

Outra coisa é você colocar um capacitor de um valor médio, uns 47uF... ou um da ordem dos nano farad na alimentação bem próximo ao PIC.

O outro circuito está errado, aquele do proteus.

Falou

Postado

Achei o problema. É uma questão de diferença entre os PICs. Diferença que passou batido.

Eu tenho dois 16F877, mas não reparei que um deles é 16F877A. Então o codigo que fiz pro 16F877 eu estava usando no outro. Aí tava dando zica. Reparei no detalhe quando o PICKit identificou o 16F877A. Agora tá tudo OK.

Valeu

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...