Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ideia Maluca. Dissipação De Calor


Posts recomendados

ideia meia maluca, mas só estou pensando. Como quem está de fora consegue ver algumas coisas melhor do que quem está do lado de dentro gostaria da opnião de vocês.

Eu vi um sistema de refrigeração a agua que usava todas as ventoinhas do gabinete para resfriar a agua. Parece que havia tipo uma caixa metalica em volta das ventonhias para resfriar a agua com o vento gerado por elas. Não sei direito. Dai fiquei me perguntando se poderia usar as ventoinhas do gabinete para ajudar a resfriar o dissipador do cooler do processador. Eu sei que a ideia parece maluca mas imaginei (nem pesei muito não), que talvez se ligasse alguns fios de cobre, mas bem grossos mesmo, de forma que o vento sugado pelas ventoinhas conseguisse chegar nesse fio e o mesmo fosse levado até o dissipador de calor do cooler. Transferindo assim a refrigeração gerada pelas ventoinhas exaustoras e frontal, talvez ajudasse a melhorar a temperatura do processador sem precisar gastar dinheiro. É só uma ideia em galera.

Como eu sei que pode ter consequências ( O cobre correndo até as ventoinhas sei la se não pode dar uma faisca estática no die que está em contato com o disspador, vai saber) postei aqui antes de fazer qualquer teste do tipo.

opiniões são bem vindas. valeu.

http://www16.brinkster.com/apostdown/CH/id...ideiamaluca.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é..

o que eu já pensei..

é fazer o que os cara estão fazend com os cooler de agora..

tipo.. ti tem uma base de cobre q vai em cima do processador.. ai em cima da base tu solda uns cano de cobre com agua dentro (heat pipe).. e ai vai pra um radiador...

tipo como é naqueles barebones..

tu usa um cooler q tira ar do gabinete pra tira o calor do dissipador..

sei lá isso é meio locura..

eheheh

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por prv-007@01 abr 2004, 00:32

pois é..

o que eu já pensei..

é fazer o que os cara estão fazend com os cooler de agora..

tipo.. ti tem uma base de cobre q vai em cima do processador.. ai em cima da base tu solda uns cano de cobre com agua dentro (heat pipe).. e ai vai pra um radiador...

tipo como é naqueles barebones..

tu usa um cooler q tira ar do gabinete pra tira o calor do dissipador..

sei lá isso é meio locura..

eheheh

falou :-BEER

putz... o heat pipe não tem água...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada a ver galera. Nada de agua. Nada de tubo. É simples o fio vai em volta das ventoinhas auxiliares (eu acho), para que essa área onde a circulação de ar é constante possa resfriar o fio de cobre (pode ser qualquer coisa de cobre desde que ligue essa área resfriada ao dissipador). E este vai até o dissipador do cooler. Só até o dissipador. Não tem nada de agua e nada de contato com o processador. Nada além do que já existe hoje. Só uma maneira a mais de ajudar a dissipar o calor apreveitando as ventuinhas auxiliares.

Na teoria se essa área em volta da ventoinha se mantem resfriada ela pode constantemente absorver o calor do dissipador do cooler pelos fios de cobre já que os corpos em contato tendem a ficar com a mesma temperatura. Ficaria mais ou menos como se você colocasse 3 funs em cima do dissipador. Mas na verdade so tem uma e o os fios de cobre funcionariam como ramificações do dissipador do cooler.

Deu pra entender ou ficou pior? :bored:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu entendi... você quer fazer tipo uma super aleta de cobre gigante... pode ser que de certo pra abaixar um pouco a temp... so que ach que teria que ser muitas... e como você iria coloca-la no dissipador??? furando :tantan: , não pode furar senao você atrapalha o calor a subir para as aletas já existentes no cooler a não ser que seja preenchido 100% do furo com o cobre que você quer colocar, e teria que ser muitas aletas adicionais umas 5 ou 6 não ia adiantar não... tinha que ser umas 30 pra dar algum resultado... muita tralha dentro do gabinete... mas achei interessante sua ideia.. quero fazer com heat pipe mesmo... um dia eu compro um vcom 19B so pra tentar fazer os heatpipe :ahh: ....

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ligasse alguns fios de cobre, mas bem grossos mesmo, de forma que o vento sugado pelas ventoinhas conseguisse chegar nesse fio e o mesmo fosse levado até o dissipador de calor do cooler

A ideia é equivalente a aumentar a área de troca de calor no dissipador . É possível uma melhora , só que ao invés do fio grosso é melhor vários fois finos ,tomando o cuidado de não obstruir muito a passagem do ar para outras partes do dissipador . O grande prolema é como fazer .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hitchhiker@01 abr 2004, 03:04

putz... o heat pipe não tem água...

você tem certeza q não tem agua?

pelo q sei a agua esquenta na base evapora carregando o calor e resfria em cima..

dá uma olhada no review do cooler gygabyte..

lá diz sobre os heat pipes..

se não é agua o que que é?

porque não teria sentindo ter ar dentro..

agua conduz BEM melhor calor..

acho q era isso...

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por arbalest@01 abr 2004, 07:56

eu entendi... você quer fazer tipo uma super aleta de cobre gigante... pode ser que de certo pra abaixar um pouco a temp... so que ach que teria que ser muitas... e como você iria coloca-la no dissipador??? furando :tantan: , não pode furar senao você atrapalha o calor a subir para as aletas já existentes no cooler a não ser que seja preenchido 100% do furo com o cobre que você quer colocar, e teria que ser muitas aletas adicionais umas 5 ou 6 não ia adiantar não... tinha que ser umas 30 pra dar algum resultado... muita tralha dentro do gabinete... mas achei interessante sua ideia.. quero fazer com heat pipe mesmo... um dia eu compro um vcom 19B so pra tentar fazer os heatpipe :ahh: ....

falou

Isso, amigo. Esse tipo e coisa que ajuda. Você tem razão quanto aos furos. Eu nem sonhei em fazer furo. Como eu disse não pensei muito. Mas achei tambem que não deveria jogar fora a ideia. Eu não sei exatamente como ficaria não. não pesquisei. Mas vou fazer isso. A minha preocupação maior era realmente com uma faisca estatica nesses fios ou aletas. Porque o dissipador está diretamente em contato com o die. A pasta termica eu não sei se pode ser considerado como isolante elétrico. Se sim, ai não teria problema.

A ideia é equivalente a aumentar a área de troca de calor no dissipador .

Não é só isso não Toledo. As ventuinhas vão ajudar a resfriar essa parte tambem. Além de aumentar a área de calor no dissipador esta área seria constantemente resfriada.

Esse negocio de agua dentro do gabinete não fez minha cabeça não. Se vaza algo la dentro meu deus do ceu. E como eu disse isso seria sem gastar dinheiro nenhum. Senão é melhor trocar de cooler, mas gostaria se possivel que postassem um link desse heatpipe com detalhes do funcionamento. Queria dar uma olhada. Talvez tenha algo interessante para ser usado, sei la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha eu vi num lugar um desenho explicando o heat pipe..

aqui é o desenho.. eu fiz porcão agora..

http://sites.uol.com.br/disco_virtual/prv-007/computer/

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://sites.uol.com.br/disco_virtual/prv-007/computer/heat_pipe.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

tudo em laranja é em cobre..

ai é o seguinte.. o borrifado vermelho é a agua q estava perto do die q esquento.. como esquentou.. a tendencia é subir (calor sobe).. ai chega perto das aletas.. q dissipam o calor pro ar.. ai vai descendo na cor axul fraco.. e chega um pouco mais "frio" no azul forte..

é mais ou menos assim..

procura uns dissipadores com heat pipe.. tem na thermaltake... agora a gygabyte.. tem o HHC-001 NITRO da cooler master..

acho q tu vai entender..

ah.. e os pipe são soldados nas pontas pra não vazar.. eu acho meio impossivel de vazar.. a não ser q abra um furo no pipe..

qualquer voisa fala..

se eu tiver errado avisa q apago aquilo..

ehhehe

falou :-BEER

editei porque o uol não deixa redireciona fotos (pensei q tinha deixado.. mas não fui feliz.. SITES porcos do UOL ahhhhh :muro: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um sistema interessante, mas não parece fácil de ser feito. Vi que tem para vga que usa tubo de cobre e dois dissipadores um de cada lado da placa. Para processador não achei, mas sei la parece difícil de fazer, principalmente por não reaproveitar o dissipador existente hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tá aqui um sistema com heat pipes para processador

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttps://www.clubedohardware.com.br/fotos/pcu21-2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

e aqui o review inteiro do cooler..

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/281

ah e agora lendo não é agua.. mas é um liquido. mas no caso de nos fabricar acho q agua serve..

ehhehe

tipo não é difícil..

ao menos pra mim não..

quando eu compra meu xp.. já tenho o projeto de WC na manga.. e talvez esse com heat pipe possa ser o segundo..

é so pegar um cano de cobre... soldar de um lado... encher ate uma determinada qntidade de agua e soldar do outro..

não tem muito segredo..

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com água não daria certo... veja só uma panela d pressão... a água esquenta, c transforma em vapor e seu excesso sai pela válvula... Com ela presa no heatpipe o vapor quente não sairia, condensando a extremidade do mesmo... Condensação e PC não dão certo...

Sem contar q o ponto d ebulição da água é 100ºC, você teria q esperar o processador passar d 120ºC em seu núcleo, para o dissipador chegar a uns 110ºC e o heatpipe a uns 100ºC... As aletas e FAN não o resfriariam rapidamente nestas condições, sem contar q o processador talvez já estivesse em óbito...

Este pessoal utiliza outro líquido, na verdade deve ser um gás, para q com pouca variação na temperatura ele já c espanda e eleve-se ao topo do heatpipe, sendo resfriado rapidamente dando continuidade ao ciclo...

heheeheh... viajei neste post... mais um em q também fiquei curioso, vou caçar mais sobre o assunto...

Edit: Corrigindo, com a temp ambiente mais baixa q o vapor no heatpipe a condensação seria criada dentro do mesmo... D qualquer maneira para isto acontecer teríamos q ultrapassar os 100ºC... :wow:

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não phoenyx..

qual a tendencia da agua quente e agua fria quando estão juntas?

SEMPRE uma vai fica em cima da outra..

se tu fazer um circulo de cano de cobre com um radiador em um lado e alguma coisa q esquente do outro..

dentro do cano a agua ira circular..

e outra.. não condensa porque não tem nada q condense.. porque nada dentro do gabinete vai baixar da temperatura ambiente..

uma solução é procurar algum tipo de óleo (tipo de transformador de alta tensão.. aqueles q tem na rua. pois é aqueles canoas são "heat pipes" com oleo dentro.. mas aquele oleo é ALTAMENTE cancerigeno..) q funcione..

vou ve com algum professor meu..

era isso..

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não xará (seu nome é Paulo também né?), água quente com água fria c transforma em água morna... Numa grande quantidade sim levaria um certo tempo até c misturarem, num heatpipe não...

Para haver processo d troca uma parte d algum gás teria q subir enquanto a outra estivesse esquentando, e assim alternando-se... Tenho quase certeza q é um gás... Perae...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Achei algo aqui, é sobre o dissipador Thermalright SP-94 para a plataforma Intel: http://www.madshrimps.be/?action=getarticle&articID=107

Neste artigo diz q é algum líquido, mas não especificam qual... Dizem somente q este líquido c evapora rapidamente, fazendo assim a troca d calor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marcos_vargens@01 abr 2004, 16:08

Vi que tem para vga que usa tubo de cobre e dois dissipadores um de cada lado da placa.

seria isso??

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.waz.com.br/images/zalman_vgacooler_zm80ahp_ampl.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso.. mas tamos tentando descobrir q tipo de liquido q existe dentro do heat pipe..

achei um site bem interessante.. ehhehe

http://www.benchtest.com/heat_pipe1.html

eles usaram um gas r134 dentro dos canos de cobre...

vou falar com meu pai q entende de geladeira.. vamo ve no q dá.. ehehhe

o problema é por o gas com pressão no tubo de cobre. ehhehe

mas isso agente tem sempre um jeitinho..

BRASIL RLZ :bandeira:

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Interessante, este gás também é utilizado em sistemas Phase-Change de resfriamento, para atingir temps abaixo d zero... É por aí o caminho, deve ser algum gás mesmo... C bem q, nos dissipadores mais "vagabas" acredito q seja um cano oco mesmo... O próprio HHC-001 não me expira confiança... :chicote:

Mas posso estar enganado...

Ps: Gás d geladeira é outro, totalmente diferente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ps: Gás d geladeira é outro, totalmente diferente...

Gás de geladeira atualmente é R134a substituindo o R22 por problemas ecológicos (CFC) .

Não é só isso não Toledo. As ventuinhas vão ajudar a resfriar essa parte tambem. Além de aumentar a área de calor no dissipador esta área seria constantemente resfriada.

É exatamente o que eu falei ,o efeito é esse ,e ainda te avisei pra não obstruir demais passagem de ar pois pode obter um efeito negativo . Acho difícil sair alguma coisa ,pois Refrigeração é uma área tão estudada da Engenharia Mecânica que fica difícil bolar algo que ainda não é de conhecimento dos caras que fabricam isso .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por prv-007+01 abr 2004, 13:08-->
hitchhiker@01 abr 2004, 03:04

putz... o heat pipe não tem água...

você tem certeza q não tem agua?

pelo q sei a agua esquenta na base evapora carregando o calor e resfria em cima..

dá uma olhada no review do cooler gygabyte..

lá diz sobre os heat pipes..

se não é agua o que que é?

porque não teria sentindo ter ar dentro..

agua conduz BEM melhor calor..

acho q era isso...

falou :-BEER

é um gás, não é água... bem, já disseram aí em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Toledo@01 abr 2004, 19:06

Acho difícil sair alguma coisa ,pois Refrigeração é uma área tão estudada da Engenharia Mecânica que fica difícil bolar algo que ainda não é de conhecimento dos caras que fabricam isso .

Por isso mesmo disse que éra somente uma ideia. Mas a parte que mais me preocupa ninguém respondeu. Porque ligar fios no dissipador até aa ventuinhas é bem mais fácil que soldar um cano e botar gas de geladeira dentro. Queria saber na verdade se tem algum risco de queimar o processador com esse sistema. Não quero inventar nada. Se isso diminuir 3ºC já é um avanço. Com a lapidação do cooler por exemplo se ganha mais ou menos isso e pode ser feito por você mesmo. Éssa é a ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marcos_vargens+01 abr 2004, 20:17-->
Toledo@01 abr 2004, 19:06

Acho difícil sair alguma coisa ,pois Refrigeração é uma área tão estudada da Engenharia Mecânica que fica difícil bolar algo que ainda não é de conhecimento dos caras que fabricam isso .

Por isso mesmo disse que éra somente uma ideia. Mas a parte que mais me preocupa ninguém respondeu. Porque ligar fios no dissipador até aa ventuinhas é bem mais fácil que soldar um cano e botar gas de geladeira dentro. Queria saber na verdade se tem algum risco de queimar o processador com esse sistema. Não quero inventar nada. Se isso diminuir 3ºC já é um avanço. Com a lapidação do cooler por exemplo se ganha mais ou menos isso e pode ser feito por você mesmo. Éssa é a ideia.

MARCOS, acho que estatica não tem perigo pelo seguinte... o cooler já é cheio de aletas... se fosse gerar muit estatica já tinha nele normals, quanto a isso pode ficar tranquilo que acredito que não tenha perigo não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...