Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Mansonk2

Principios Básico De Memória

Recommended Posts

:help:É o seguinte pessoal, fiz o curso básico de manutenção em micro a dois anos, e durante esse tempo em não dei continuidade aos estudo na área, e pelo que todos nós sabemos, de dois anos pra cá muitas coisas mudaram, novas tecnologias foram aparecendo e eu acabei ficado utrapassado e sem mais bla, bla, bla.A estoria é o seguinte: conhenço bem as memórias dimm e simm e sei as diferenças que guardam entre si, mas não sei nada sobre as DDR e as RAMBUS.QUERO SABER TUDO SOBRE ELAS: CARACTERISTICAS, COMPATIBILIDADE, VELOCIDADE, PINAGEM, CONFIGURAÇÃO, INSTALAÇÃO, NOMECRATURAS, ETC.

HÁ, ESPERO QUE INICIALMENTE AS EXPLICAÇÕES SEJAM SIMPLES E ELEMENTARES PARA QUE POSSA DAR BASE A USUARIO LEIGOS COMO EU E POSTERIORMENTE POSSAMOS AVANÇAR NO NIVEL DA DISCUSÃO.

SUGESTÕES DE SITES E LIVROS serão BEM VINDAS.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>ABRAÇOS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
CARACTERISTICAS, CONFIGURAÇÃO e NOMECRATURAS

Memoria DDR = Double Data Rate => Transfere 2 dados por pulso de clock.

DDR 266 = 133mhz x 2

DDR 333 = 166mhz x 2

DDR 400 = 200mhz x 2

DDR 433 = 216mhz x 2

Memorias trabalham de acordo com o FSB, por isso devemos ter por exemplo um FSB 166 para que memorias 333 sejam totalmente aproveitadas, mas nada impede que com esse FSB (Front Side BUS que e a freqüência externa do processador para acessar as memorias) usemos DDR 400, basta deixar em sincronia (diminuir a freqüência da DDR 400 para 333) e com isso ter a margem para diminuir as latencias da memoria e ganhar desempenho.

Saiba mais sobre latencias AQUI!

Compatibilidade e Pinagem

Utiliza o padrão DIMM e trabalham apenas em placas mae que tenham o Slot DDR com um chanfro quase central ao contrario dos 2 chanfro da SDR e utilizam 184 pinos para contato com voltagens de 2,5v

INSTALAÇÃO

não tem segredo, e a mesma coisa que as SDRAM e não precisam trabalhar em pares como as SIMM mas existe algumas placas mae novas que possuem um Recurso chamado DUAL CHANNEL, que possibilita através de pares de memorias conseguir taxas de transferencia em 128 bits ao contrario dos 64 bits atuais do Single channel.

Memorias Rambus => Rambus e a empresa que desenvolveu a tecnologia que leva seu proprio nome ( www.rambus.com ) Utiliza o padrão que tambem e foi criado por eles chamado RIMM RDRAM, que tranfere 4 dados por pulso de clock podendo alcançar ate 800mhz ou mais dependendo do FSB

100mhz x 4 = 400

133mhz x 4 = 533

166mhz x 4 = 667 (esse não deu muito certo não...)

200mhz x 4 = 800

Possui pinagem totalmente diferente bem como arquitetura das matrizes dos chips porém pelo fato de ser uma tecnologia muito cara e o contrato com essa empresa junto a INTEL ter acabado o projeto foi semi abandonado.

PS: Confesso que de Rambus eu não saco muito não... mas e basicamente isso

Sujestoes de Livros...

Sem Duvida o Hardware Completo 4º Ediçao do Professor Gabriel Torres e o Overclock Seguro do Paulo Couto

Espero ter ajudado, outros companheiros poderao ajudar com detalhes mais tecnicos! :bye:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×