Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Roger_2

Sugestões Para Otimizar Parcionamento

Recommended Posts

fala ai pessoal...

tive conectiva e slackware em outras máquinas uns anos atrás... agora vou instalar o kurumin 2.20 no hd de um notebook P4-M c/ 30Gb em NTFS... já li o manual, faq, partition-howto, pesquisei o fórum, linuxconf, ntfsresize, etc...

mas como fiquei afastado do linux e sou "novato" no kurumin queria trocar uma ideia com vocês... dá uma olhada no que eu pensei aí... vou usar Qtparted e configurar dualboot pelo loader do WinXP Pro...

# /dev/hda1 ..... ntfs ............. 8Gb ..... WinXP Pro

# /dev/hda2 ..... extended .... 22Gb

+ /dev/hda5 ..... fat32 .......... 16Gb ..... mp3, video, fotos, arquivos, etc...

+ /dev/hda6 ..... reiserfs ....... ,5Gb ..... diretório /home

+ /dev/hda7 ..... reiserfs ........ 3Gb ..... kurumin

+ /dev/hda8 ..... linux-swap ... ,5Gb ..... swap

é muito?! é pouco?! ta bom?! ta ruim?! ta muito ruim?! como você faria?! qualquer comentário é muito bem vindo... valeu?!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Swap tá muito grande. Deixe com 1 a 2x o tamanho do RAM. Eu tenho 1GB e meu swap tem 1GB (mas, raramente o sistema usa ele). 5GB é exagerado, a não ser que você esteja usando um supercomputador.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por HardSoft@01 abr 2004, 15:26

Swap tá muito grande. Deixe com 1 a 2x o tamanho do RAM. Eu tenho 1GB e meu swap tem 1GB (mas, raramente o sistema usa ele). 5GB é exagerado, a não ser que você esteja usando um supercomputador.

desculpe... é 512Mb = 0,5Gb (faltou o zero!) o mesmo vale para /home

Compartilhar este post

Link para o post

aí bruxo. Vou te dizer o que eu faria: Detonava o windows xp! :chicote:

Tá, mas digamos que você ainda quer ele... então faça assim:

/dev/hda1 => ntfs => 8gb

/dev/hda2 => fat32 => 12gb

/dev/hda3 => ext2 => 30mb

/dev/hda4 => extendida

/dev/hda5 => swap => 500mb

/dev/hda6 => ext3 => 1gb

/dev/hda7 => reiserfs => resto

Agora uma explicação:

Primeiro eu acho que tu precisa de uns 10gb para ficar boa a brincadeira. Colocando-se o open office, kde, ... , vai muiiiito espaço. Fora que se tu pensa em substituir o windows pelo linux, precisa ter todos os programas que tu tem no windows lá no linux. Então fica aí meu conselho.

A primeira partição "diferente" que fiz, o hda3, com ext2 e 30mb, será a partição montada no /boot. Sempre aconselho usar ext2 nela pois além de ser um sistema sólido e rubosto de arquivos, é compatível com tudo.

Daí vem o swap. O swap, como comentou algum amigo, deve ter 1x ou 2x o total de memória ram. Mas como saber se é 1x ou 2x? Depende. Quanto mais RAM você tem, menos swap você precisa. Fora que se um dia você precisar de mais RAM (sei lá, você inventa de compilar o KDE em latim, daí precisa de 1,2gb de RAM + SWAP) é só criar um swap temporário.

Depois vem a partição ext3, que deve ser mountada no /home. Eu colocaria 1gb nela... Sei lá. Gosto mesmo. Nenhuma explicação para o tamanho (fora que aqui ficam as configurações de cada usuário e os EMAILS, nada mais fica por aqui). O motivo para ter escolhido o ext3 é bem simples: some todos os benefícios do ext2 + o sistema de journal (mas não coloque ext3 no /boot...).

E em seguida vem o /dev/hda7 com o "resto" do HD. ReiserFS é uma opção para desempenho da máquina. Apesar de não ser muito robusta e ser menos "amadurecida" que o ext, o formato reiserfs já conta com inúmera vantagens.

Bom, acho que falei de mais. Leia mais sobre cada tipo de filesystem. Vai te ajudar a tomar as tuas próprias decisões.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por dioo@02 abr 2004, 10:30

aí bruxo. Vou te dizer o que eu faria: Detonava o windows xp!  :chicote:

Tá, mas digamos que você ainda quer ele... então faça assim: (...) /dev/hda3 => ext2 => 30mb

bruxo?! enfim...

achei sua sugestão muito boa... esta bem de acordo com o que estou pensando... só não entendi a vantagem de deixar uma partição para o /boot...

existe uma forma de usar o boot.ini do próprio WinXP/2K... aliás no passado achava impossível... mas hoje estou certo que posso abandonar o Windows...

mas não posso ficar na mão, antes preciso conhecer e configurar tudo... entender e rodar o wine para os casos aplicáveis... etc... até lá acho que já saiu o kurumin com kernel 2.6.4 e kde 3.2...

muito obrigado pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais