Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Defeito do Disco Rígido ou da Placa Mãe?


lvrjo

Posts recomendados

Oi, pessoal!

Há uma semana instalei um HD novo de 500GB. Hoje, o Windows (7) começou a mostrar a seguinte mensgem: "O Windows detectou um problema de disco rígido". E sugere fazer o backup dos arquivos imediatamente, etc. e etc.

Minha dúvida sobre ser realmente defeito do HD, é porque há uns 9 meses (não lembro bem) aconteceu exatamente a mesma coisa com um outro (de 500GB). Na ocasião, demorei a tomar uma providência e o bichinho parou de vez e perdi tudo o que havia nele. Passei, então, a usar o de 320 como 1º disco (eu o tinha como segundo HD): de novo o mesmo problema, só que dessa vez o substituí provisoriamente por um IDE de 40GB, voltando a manter o de 320 como segundo HD, apenas enquanto eu não salvava os dados.

Assim fiquei usando o PC sem qualquer problema, por um bom tempo. No entanto, como 40GB é muito pouco pros programas que costumo utilizar, resolvi comprar o atual de 500GB.

Daí, questiono: 1) é tão comum assim esse tipo de problema? 2) Por quê o IDE funcionou bem por mais tempo, principalmente considerando que ele já é bem antigo? 3) Será problema na controladora SATA? 4) Devo aproveitar que o atual está na garantia e trocá-lo?

Ajudem, por favor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconselho antes de mais nada que faça um backup de todos seu dados mais importantes principalmente. Em seguida passe o hd tune, va na guia health e veja como está o smart dele. Hd's, como muitos dizem e parece ser verdade, é questão de sorte ou não. Problemas assim são até comuns sim de acontecer, embora não devessem ser. Problemas eles dão cedo ou tarde. Mas se esse seu hd esta na garantia, exija a troca imediata. Ao que parece, veio já com algum defeito. Não há como precisar o qto um hd pode durar. Teoricamente devem durar mais de 5 anos mas hd é meio que uma loteria.

Qual a marca e modelo do seu hd? Você usa estabilizador, tem fonte de boa qualidade? São possíveis causas de redução de vida útil de um hd.

Se isso voltar a acontecer uma terceira vez, ai você deve partir para uma outra possível causa (fonte, estabilizador), sobretensões, quedas de energia, etc... Quanto a controladora, creio que seja uma possibilidade remota no momento. Aguarde outras opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconselho antes de mais nada que faça um backup de todos seu dados mais importantes principalmente. Em seguida passe o hd tune, va na guia health e veja como está o smart dele. Hd's, como muitos dizem e parece ser verdade, é questão de sorte ou não. Problemas assim são até comuns sim de acontecer, embora não devessem ser. Problemas eles dão cedo ou tarde. Mas se esse seu hd esta na garantia, exija a troca imediata. Ao que parece, veio já com algum defeito. Não há como precisar o qto um hd pode durar. Teoricamente devem durar mais de 5 anos mas hd é meio que uma loteria.

Qual a marca e modelo do seu hd? Você usa estabilizador, tem fonte de boa qualidade? São possíveis causas de redução de vida útil de um hd.

Se isso voltar a acontecer uma terceira vez, ai você deve partir para uma outra possível causa (fonte, estabilizador), sobretensões, quedas de energia, etc... Quanto a controladora, creio que seja uma possibilidade remota no momento. Aguarde outras opiniões.

Esse HD de 500GB é um SAMSUNG, mas o anterior era Seagate. Uso um nobreak SMS (que já tem dado mostras de estar no fim de sua vida útil) e a fonte do meu PC é uma Corsair HX520w (já li, inclusive, que seria mais seguro ligar essa fonte direto na tomada, sem passar pelo nobreak, já que ela teria maior sensibilidade às variações de tensão do que a maioria dos estabilizadores/nobreks).

Tem uma coisa em que fiquei pensando: poderia ser algum tipo de vírus? Tenho o costume de instalar programas só pra teste (curiosidade) e em seguida desinstalá-los.

Valeu pela dica do HD Tune. Vou ver se consigo.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que você acesse o site da samsung e baixe o programa estool. é um programa de diagnóstico específico para hd's da samsung.

Segue o link: http://www.samsung.com/br/support/detail/supportPrdDetail.do?menu=SP01&prd_ia_cd=1501&prd_mdl_cd=HD502HJ%2FD&prd_mdl_name=HD502HJ&srchword=HD502HJ

Clique na aba software e escolha se quer para floppy disk ou cd rom. O programa devera ser gravado na respectiva midia que escolher e dar boot por ela. Esse arquivo é uma imagem então precisa gravar a imagem na mídia que escolher ou não dará o boot. Não é so copiar e colar.

Faça o teste completo também. Não acredito que seja vírus, acredito num problema real do seu hd. O que pode acontecer com todo esse instala e desinstala é uma lentidão maior do sistema com o tempo; seu registro vai ficando abalroado de entradas que não possuem mais caminho no sistema. A médio longo prazo, dependendo do quanto você instala e desinstala, uma formatação será recomendada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro que você acesse o site da samsung e baixe o programa estool. é um programa de diagnóstico específico para hd's da samsung.

Segue o link: http://www.samsung.com/br/support/detail/supportPrdDetail.do?menu=SP01&prd_ia_cd=1501&prd_mdl_cd=HD502HJ%2FD&prd_mdl_name=HD502HJ&srchword=HD502HJ

Clique na aba software e escolha se quer para floppy disk ou cd rom. O programa devera ser gravado na respectiva midia que escolher e dar boot por ela. Esse arquivo é uma imagem então precisa gravar a imagem na mídia que escolher ou não dará o boot. Não é so copiar e colar.

Faça o teste completo também. Não acredito que seja vírus, acredito num problema real do seu hd. O que pode acontecer com todo esse instala e desinstala é uma lentidão maior do sistema com o tempo; seu registro vai ficando abalroado de entradas que não possuem mais caminho no sistema. A médio longo prazo, dependendo do quanto você instala e desinstala, uma formatação será recomendada.

Valeu, cara!

Já estou gravando o CD pra fazer o teste. Também já estou fazendo o teste com o HD Tune free (tem muita diferença para o PRO?). No Benchmark, deu tudo ok. No momento, estou fazendo o "error scan" que, pelo jeito, vai demorar um pouco.

Ah! Desculpe a ignorância, mas no outro post você disse pra ver como estava o SMART. Não achei essa informação.

Bem, quando tiver o resultado dos testes, posto aqui.

Mais uma vez, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos estou com um problema. possuo um hd segate barracuda 500gb sata. minha placa mãe reconhece, mas fica no loding do windows 7 64bit´s e não entra (quando entra ele não aparece) se puderem me ajudar agradeço

baixe, grave e execute o Seatoools para DOS na inicialização, faça os testes curto e longo, dependendo da garvidade, talvez resolva.

http://www.seagate.com/ww/v/index.jsp?locale=pt-BR&name=SeaTools&vgnextoid=720bd20cacdec010VgnVCM100000dd04090aRCRD

também pode baixar e instalar o programa HD Tune, selecione a aba "error scan" e faça uma avaliação da superficie do hd.

http://www.baixaki.com.br/download/hd-tune.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, fiz todos os testes do HD Tune, e nenhum problema foi encontrado. Amanhã, farei o teste com o programa da Samsung, indicado pelo CyberForce.

Você pode ter acesso aos atributos do smart do seu hd, usando o hd tune e clicando sobre a guia health, la havera os valores ou algum aviso em amarelo ou vermelho caso algum atributo esteja em valor crítico.

MacLover, que se acha disso? Pesquisando sobre o problema do lvrjo, encontrei essas dicas,, que sinceramente desconhecia, exceto o chkdsk. Segue o link: http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_7-system/o-windows-detectou-um-problema-no-disco-r%C3%ADgido/9451d9fa-07c6-4320-8b63-b209f207f8c1

lvrjo, da uma olhada no link também. Talvez ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode ter acesso aos atributos do smart do seu hd, usando o hd tune e clicando sobre a guia health, la havera os valores ou algum aviso em amarelo ou vermelho caso algum atributo esteja em valor crítico.

MacLover, que se acha disso? Pesquisando sobre o problema do lvrjo, encontrei essas dicas,, que sinceramente desconhecia, exceto o chkdsk. Segue o link: http://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_7-system/o-windows-detectou-um-problema-no-disco-r%C3%ADgido/9451d9fa-07c6-4320-8b63-b209f207f8c1

lvrjo, da uma olhada no link também. Talvez ajude.

confesso que não conhecia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ola, pessoal!

Comigo aconteceu parecido, há semanas minha maquina apreseta problemas, resolví formatar o HD feito isto, após a copia dos arquivos do WinXP quando a maquina reinicia já pelo HD apresenta a mensagem: "O Windows detectou um problema de disco rígido". E sugere fazer o backup dos arquivos imediatamente, etc. e etc. Beleza, estava sem paciencia e sem tempo, comprei um HD de 500Gb Mod. HD502HJ da Samsung e acontece da mesma forma o mesmo erro. Estava pensando será que minha Placa-mãe foi embora?

Qualquer ajuda será bem vinda.

Antecipadamente... VALEU MERMÃO!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...