Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas Para Gravar Flash Eprom Intel P28f001


clrpinto

Posts recomendados

Ola Pessoa

Seguinte - Eu tenho um gravador de EPROM do tipo Willem ( www.willem.org),. Ele me serve tranquilamente para gravar BIOS de Computador - Até o momento nunca tive problemas com gravação . Todas funcionaram perfeitamente. O que ocorre é que eu tinha uma MB FIC vx98 ( p/ PENTIUM MMX). Ela funcionava perfeitamente, mas não aceitava memorias DIMM Corretamente. A Propria FIC lançou um update de bios que resolvia este problema, alem de atualizar o suporte a HDs acima de 8G.

Bom, baixei o update e fiz via software... Tudo ocorreu nos conformes, mas quando desliguei o micro, ele ligava e não passava do post... Não tinha jeito de executar MSDOS... Pra piorar, a BIOS era Soldada.

Removi o chip de bios (dissoldei), mas po azar, duas pernas quebraram. Ai fui obrigado a comprar um chip DIP32 compativel com esta MB...

Comprei então o da Intel - P28F001 BXT150 (via Mercadolivre ).

Setei o gravador para gravar sobre o 28F001BX-T / 28F0001, que me solicitava fechar curto entre o pino 1 e 30 do chip - conforme informação dava pelo programa do gravador ...

O problema é que ele não identifica o chip corretamente - ( fica como [----] ), mando gravar o arquivo de bios no chip e ele não consegue gravar (erro) . Apagar e ele não consegue (erro) - A unica coisa que consegui foi ler o conteudo do chip .

Alguem pode me ajudar com este impasse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Procure no site da Willem a lista de chips compatíveis. Mesmo tendo a opção, pode ser algum problema de compatibilidade.

Se realmente esta famílida de chips for suportada e você não encontrar nenhuma solução nos fóruns do site, pode ser o chip novo com problemas. Essa história de só ler e não escrever é um pouco duvidosa.

Abração!

Fernando Pinheiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, já verifiquei a existencia de um jumper na placa mãe. Está desabilitada a proteção de gravação.

Verifiquei o manual da placa e lá diz que não se deve desligar a máquina ou resetar enquanto estiver atualizando. Acho que posso ter desligado ela antes de ter terminado totalmente a atualização.

No manual só diz isso. O que devo fazer se isso aconteceu?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Também estou com este problema!!! somente consigo ler a flash eeprom tanto a da intel P28F001BX-T quanto uma outra que eu tenho da Macronix MX28F1000P. Tenho certeza que as duas estão funcionando pois gravo e regravo em um outro gravador mas o que eu tenho lá em casa, o da Willem pcb3b já não... Se alguém tiver a solução do problema me avisem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá clrpinto!

Vi o tópico que você iniciou e resolvi fazer uns testes com um chip que tenho aqui que retirei de uma placa mãe antiga, e é exatamente o que você disse ter copmprado: P28F001-BX-T150.

Meu gravador Willem é a versão PCB3B, foto em anexo.

Setei o gravador para gravar sobre o 28F001BX-T / 28F0001, que me solicitava fechar curto entre o pino 1 e 30 do chip - conforme informação dava pelo programa do gravador ...

O problema é que ele não identifica o chip corretamente - ( fica como [----] ), mando gravar

Quando o software manda fechar o pino 1 com o pino 30, na versão PCB3B equivale a colocar o jump vermelho mostrado na figura do anexo que mostra a tela do programa versão 097ja.

O fato é que eu li o chip, anotei o valor do CHECK-SUN = BD45.

Salvei em um diretório qualquer, mandei apagar o chip, e apagou normalmente.

Mandei conferir se estava apagado, (Blank Test), => Estava apagado.

Verifiquei o Buffer para comprovar se estava apagado, e só contiha FF, e com a CHECK-SUN = 0x0000 o que comprova estar apagada.

Mandei gravar o chip novamente, e correu tudo normalmente, Gravou e verificou sem apresentar erros.

Mandei ler o chip novamente e conferi o CHECK-SUN, que retornou o mesmo valor anteriormente anotado = BD45

E por último executei o comando ID, que identificou corretamente o Fabricante e o chip, conforme mostrado em anexo.

Todos os testes feitos com valor de VPP em 12,5V

Conclusão:

Não tenho uma placa para testar o chip se foi ou não bem gravado, mas pelos testes efetuados, não apresentou erro hora nenhuma, tem tudo para estar tudo correto.

post-78018-13884943057939_thumb.jpg

post-78018-13884943058401_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Valdenir,

Estranho, comprei uma placa gravadora willem pcb3b via mercado livre a 1 mês. Consigo gravar EPROM da linha 27C, mas tenha esta flash que decidi gravar também mas não tenho o mesmo sucesso que você. Peço para ver o ID e software (097ja) não me mostra o fabricante (mostra 0x00) e nem o chip (mostra 0x02). peço para ler e ele le normalmente, mas na hora gravar ou apagar fica na tela do progresso da gravação em 0% e não passa disso. Tentei uma outra flash MX28F1000P, acontece os mesmos problemas anteriores mas nem mostra a tela do progresso de gravação já diz error no endereço 0x00.

Por desencargo de consciência levei as duas FLASH EEPROM pra casa de amigo que ele tem um gravador da MACSYM...Grava normalmente.

Se puder me ajudar agradeço desde já...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peço para ver o ID e software (097ja) não me mostra o fabricante (mostra 0x00) e nem o chip (mostra 0x02)
. Se você não consegue o ID correto do chip, não precisa nem tentar gravar, que não vai dar certo. Você já tentou um teste de hardware completo? Setar no software as caixas e medir com um multímetro o pino correspondente no soquete ZIF. O Pino 26 do soquete ZIF, sinal A9 é o responsável pela obtenção do ID do chip nas memórias do tipo FLASH. Na versão PCB3B este nível chega através dos diodos D8-D9 e R22 de 2K2. Quando for fazer o teste de hardware, um nível lógico1 neste pino deve estar acima de 3V sendo que abaixo disso é bem provável que dará erro e não conseguirá o ID correto. Para ter certeza que não tem problema com este pino, veja se consegue o ID correto de outros chips do tipo Flash.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valdenir,

Medi o sinal dito...Bom, com o jumper da fonte para 5V, o sinal de A9 estava com 2,5V, com o jumper da fonte para 5,6V, o sinal de A9 estava com 3,1V, com o jumper da fonte para 6,2V, o sinal de A9 estava com 3,7V. Mesmo assim não consegui ler o ID do chip com todas as informações que o software passa. Por curiosidade, fui ler o datasheet do chip. Nele, como havia me dito, o pino A9 é o responsável pela leitura do ID do chip. Porém o datasheet também diz que na hora de fazer a leitura do chip este mesmo pino A9 tem que estar entre 11V e 13V para que leitura do ID seja feita. Então colquei um jumper do pino de VPP até o pino do A9, pedi para ver o ID do Chip e, para a minha surpresa, ele me mostrou:

Fabricante: Intel

Chip: 28F001BX-T

Mas, o software não consegue fazer o ERASE nem PROGRAMMER justamente por conta deste jumper que fiz, e seu eu tirar o jumper ele não consegue ler o ID do chip e no entanto... NÃO FAZ ERASE E NEM PROGRAMMER, ou seja não entendo mais a funcionalidade deste gravador. Me arrependo te-lo comprado. Pois a minha intenção era gravador memórias flash, PIC, EPROM, µC MCS-51, AVR..., agora não sei se estes CI'S este gravador irá gravar... Acho que este gravador Willem deveria ser mais versátil e não dar tantos transtornos para seus usuários...Bom pelo menos PIC ele grava....Também entendo porque os gravadores universais são tão caros...

Bom Valdenir, agora que já gastei com este gravador, entende o porque isto aconteceu ??? O pino de A9 necessita realmente desta tensão alta para verificação do ID ??? Se realmente necessita onde diz isso ??? Existe algum Jumper a mais a ser feito ??? Obrigado pelas ajudas... Aguardo um retorno..

Rodrigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valdenir,Medi o sinal dito...Bom, com o jumper da fonte para 5V, o sinal de A9 estava com 2,5V,

2,5V está muito baixo você não vai conseguir o ID do chip com este nível, com a minha placa se coloco o VCC em 5V, o valor de A9 é 3,0V e eu consigo o ID correto com 3,0V. O estranho é que com O VCC em 5,6V voce tem 3,1V e mesmo assim não consegue o ID correto. você não consegue o ID correto nem com o VCC em 6,2V? A9=3,7V???

Se o meu gravador funciona, o seu também tem que funcionar, o que pode ter acontecido é que ficou alguma coisa errada na montagem e quem te vendeu o gravador não deve ter testado tudo antes de vender.

você fêz o teste de hardware completo?

Testou todas as Caixas? equivalente a todos os pinos do soquete ZIF? pode ser que tenha algum outro sinal com problema, como os sinais OE, WE, CE, etc.

Se o seu gravador é realmente a versão PCB3C, baixe o esquema do mesmo no link abaixo, para te ajudar a depurar algum possível erro de montagem:

http://se-ed.net/mpu51/eprom/eprom.html

No final da pagina tem vários esquemas para Download, baixe os dois primeiros que são o ESQUEMÁTICO e o PCB. Pode ser que quem montou a sua placa não tenha usado a mesma disposição do PCB sugerido no site, mas o Esquemático com certeza tem que ser o mesmo.

Me arrependo te-lo comprado. Pois a minha intenção era gravador memórias flash, PIC, EPROM, µC MCS-51, AVR..., agora não sei se estes CI'S este gravador irá gravar...

Olha! eu já gravei e testei:

MCS51: 89C51 89C52-89S51-89S51-89S8252-89C2051-89C4051

AVR:90S2313

PIC: 16F84-16F628

Acho que compensa você dar uma conferida na sua placa, que você acaba achando algum problema! Caso você não encontre nada errado, tente trocar o resistor R22, que é de 2K2, para um valor maior, como 4K7, ou 10K, para ver se o consegue o ID correto.

Bom Valdenir, agora que já gastei com este gravador, entende o porque isto aconteceu ??? O pino de A9 necessita realmente desta tensão alta para verificação do ID ??? Se realmente necessita onde diz isso ??? Existe algum Jumper a mais a ser feito ??? Obrigado pelas ajudas... Aguardo um retorno..

Acho que não precisa colocar o pino 26 para VPP não, porque senão a minha placa não funcionava.

Quanto aos jumps, não tem erro,veja no esquema:

JP1 (2 e 5 fechado, 1 e 4 fechado)

JP2 (1 e 5 fechado)

DIPSW12 (2-3-5-6-11 fechados), os demais abertos.

VPP em 12V

VCC em 5,6V

Insito em que faças um teste de Hardware completo, se passar no teste arranje outra memória do tipo flash, para continuar com os seus testes, como tentar gravar, apagar e ler o ID como por exemplo:

28F64, 29F010, 29F020, AE29F1008 AE29f2008 (Bios de placa mãe antigas), etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valdenir,

Conforme solicitado, fui fazer o teste de hardware completo, verificando pino a pino no conector ZIF o seu devido acionamento. Todos os pinos estão acionando devidamente com exceção de um que é o pino 31 (WE) que em 5Vdc direto. E também constatei que o CI 74HC367 que liga este pino (WE) esquenta muito (curiosamente). Já havia trocado este CI pensando que era defeito dele mesmo. Eu acionava pelo software e na entrada deste CI correspondia ao acionamento mas a saída sempre ficava em 5Vdc...Daí percebi o motivo pelo qual O CI esquentava, logo me dei conta de algum curto circuito na saída deste pino. Procurando um curto...Encontrei exatamente a trilha VCC que passa entre os pinos 31(WE) e 32(VCC) no conector ZIF. Esta trilha estava curto circuitando o pino 31(WE). Daí o motivo pelo qual não conseguia o ID do chip e consequentemente apagar, ler e programar. Desfiz o curto com um estilete. Refiz os testes. E finalmente consegui ler, apagar e gravar todas as flashs que tenho (Intel - 28F001BX-T/Macronix - 28F1000P). Um defeito do fabricante da placa. Mas em todo caso muito OBRIGADO pelas dicas!!!!

Se precisar de alguma ajuda e estiver em meu alcançe é só colocar aí no fórum que eu vou tentar ajudar!!

Valeu!!!

Rodrigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

olá pessoal, bom dia, estou com o mesmo problema de erro de gravação em uma memória 27c512, consigo ler o conteudo da memória, mas na hora de gravar sempre da erro.Gostaria de saber de alguem que tem o gravador willem pcb3, se o led vermelho(Indicação VPP) se acende quando é gravado esse tipo de memória.toda ajuda é bem vinda.:conf:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Bom dia.

Tenho um willem.

Não consegui gravar nada do que tenho, como at27c020 ou a w29e256...entre outras eproms.

O que preciso mesmo é de um gravador de PIC´s.

O meu willem é o dual power(industrializado), com cabo DB25 + cabo USB(alimentação) e entrada de fonte.

Se alguém quiser comprar vendo ele por R$150,00 com frete incluso.

Tenho anúncio dele com fotos no link:

http://www.quebarato.com.br/classificados/gravador-willem-dual-power__218798.html

do anuncio, desconsiderem o frete...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...