Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

2 Hd's Separados X Raid 0


mojorising

Posts recomendados

Prezados,

gostaria da opinião de vocês sobre o melhor set up para manipular arquivos pesados de video. Gostaria de otimizar a performance dos discos para captura de video (Pinnacle PCTV) com o menor número de dropped frames possível. Além de outras tarefas como edição de video, rips, encodes e burns de DVD.

Possuo 2 Hd's Quantum Fireball Plus AS 7200RPM ATA100 de 30GB cada.

Primeira opção: Utilizar os Hd's separadamente. Um para o OS (WinXP NTFS) e aplicativos e o outro para os videos (FAT-32). O disco para dados poderia até ser particionado para auxiliar na desfragmentação.

Segunda opção: Montar um RAID 0 com o chip Promise da minha Asus. Ouvi dizer que os RAID podem sofrer problemas de sincronismo além de dependerem da saúde dos dois dispositivos para funcionar. Será o ganho de performance é tão grande para compensar esses possíveis riscos?

Qualquer sugestão ou relato de experiências será muito bem-vindo!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na boa, você poderia começar colocando mais memória no sistema, 256MB para mexer com vídeo é pouco... Outra coisa, você está capturando diretamente em .AVI? C estiver seria melhor deixar tudo em NTFS, pois em FAT32 você fica limitado em blocos d 4GB...

Este chip da Promisse não é conhecido pela sua rapidez, mas com certeza 2 HD's em RAID 0 farão diferença... Agora, c o seu medo é perder os dados do HD, tudo bem, deixe-os separados... Mas quem t garante q o q vai pifar não seria justamente aquele q armazena os vídeos? Riscos você corre em qualquer situação, então, pensando desta forma seria melhor fazer RAID 1, mesmo perdendo metade da capacidade total d armazenamento...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phoenyx,

grato pela dica! Realmente um upgrade de memória se faz necessário. Ocorre que estou tentando localizar um pente da Samsung cujo código do chip bate com o meu pente atual e vem especificado no manual da A7V333 como certificado. Não sei se é preciosismo de minha parte.

Quanto a captura, farei-a em Mpeg2, resolução de DVD, 700 x 480 linhas (se não me engano). Havia me esquecido dessa limitação da FAT-32, utilizarei NTFS.

Já ouvi os comentários de que o chip da Promise não é dos mais rápidos, principalmente se comparado com um High Point. Mas minha principal dúvida você sanou, vou montar um RAID 0.

Sobre a confiabilidade dos discos, concordo com você, se pifar com RAID ou separados o estrago já estará feito...

Mas o que eu li, é que em RAID pode ocorrer uma tal perda de sincronismo, que não se trata de falência física dos discos, e sim uma espécie de falha na estrutura do RAID. Quais são as probabilidades de isto ocorrer? Já presenciou algum caso desses na prática?

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...