Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como gravar ci ?


caruzo

Posts recomendados

Boa tarde pessoal

Trabalho com radio PX e costumo instalar Campanhias, Bips. Algumas delas tem um chip como 12f629, ISD 1730.... tenho lido alguns assuntos aqui no forum e vi que tem que ser gravado pra fazer os sons, parece que tem que compra um gravador de CI e o CHIP mas como gravar:wacko:. Alguem pode me explica sobre o assunto. TKS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...
Em 21/06/2011 às 22:12, Denis Bopp disse:

Bom, pra gravar não é problema, basta comprar ou fazer um gravador, mas pra essa sua aplicação também deve ser feito o programa que vai gerar os tais bipes, e se necessário um circuito para fazer a interface com o px...

Como faço pra grava um chip com som de órgão eletrônico

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Como disse o colega, para gravar este 12f... não será problema... pois trata-se de um PIC acho que com o aparelhinho PICKit3 já dá para gravar... o problema seria: o que gravar nele?

Se você sabe programar, e entende o circuito onde será colocado este chip, então basta fazer o programa adequado...

mas se não sabe isso, teria que pegar um aparelho destes já pronto, retirar o 12F629, copiar o programa dele com o pickit3 e depois gravar no outro...

O problema é que a maioria dos fabricantes bloqueia o conteúdo do chip contra cópia... neste caso não conseguirá copiar tão facilmente...

 

veja isto tambem, se isso lhe interessa... tem um esquema no anuncio: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-949356824-2-gravador-de-voz-modulo-placa-chip-ci-20-segundos-_JM?quantity=1

 

 

1 hora atrás, Saulo Duraes disse:

Como faço pra grava um chip com som de órgão eletrônico

Este mesmo chip que o colega falou? não sei se conseguirá grande coisa com este... o que poderia fazer é um oscilador, com varios trimpots para obter os sons das teclas... como isto: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/banco-circuitos/149-audio/4807-cir619.html

 

mas se for para usar o outro chip citado acho que o esquema apresentado neste datasheet deve ajudar... depois é só gravar o audio de orgão.

http://html.alldatasheet.com/html-pdf/210764/WINBOND/ISD1730/4794/16/ISD1730.html

 

estes outros aqui basta clicar e gravar... já vem pronto o módulo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1007692041-modulo-de-gravaco-reproduco-de-voz-isd1820-para-arduino-_JM?quantity=1

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Como disse o colega, para gravar este 12f... não será problema... pois trata-se de um PIC acho que com o aparelhinho PICKit3 já dá para gravar... o problema seria: o que gravar nele?

Esse aí é um dos PICs mais simples que tem, não serve para essa aplicação. 

Precisa de um mais sofisticado como por exemplo um 18F4550 e também um do tipo memória para gravar as notas. 

A programação pra isso é um pouco complexa. 

Talvez seria mais apropriado se usar os microcontroladores da Atmel. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Saulo Duraes disse:

E possível copiar a programação deles  

Se for de uma coisa comprada, não dá. Os fabricantes bloqueiam o sistema de cópia.

58 minutos atrás, Saulo Duraes disse:

Ou então tentar programar um 

Ou pagar um programador ner ?

Isso tem como fazer sim, um computador comum programa um CI desses.

 

1 hora atrás, Saulo Duraes disse:

pra min grava as notas na memória o que eu precisaria

Aí eu conheço duas maneiras:

 

Uma delas consiste em gravar um som de órgão real na memória e fazer o PIC executar o arquivo, geralmente no formato WAV.

Já vi gente fazer até com cartão de memória, desses mais antigos de 256 ou 512MB. Esse tipo de circuito é mais limitado, não dá pra executar muitas notas e o som tem que ser comprimido, pois os microcontroladores são meio limitados a respeito de áudio.

 

A outra é mais parecida com o que faz o teclado ou sintetizador, consiste em programar instruções no micro controlador para ele criar os sons baseados em algoritmos matemáticos. Cada tecla vai corresponder a uma frequência diferente presente no programa.

Aí da pra criar muita coisa como vibrato, várias oitavas, misturar sons pra que fique mais parecido com um instrumento de verdade e etc.

Depende do tipo de microcontrolador usado, outros circuitos que são necessários e de quem vai programar.

Quem for programar também precisa entender um pouco de música pra afinar as notas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/06/2011 às 18:05, caruzo disse:

Boa tarde pessoal

Trabalho com radio PX e costumo instalar Campanhias, Bips. Algumas delas tem um chip como 12f629, ISD 1730.... tenho lido alguns assuntos aqui no forum e vi que tem que ser gravado pra fazer os sons, parece que tem que compra um gravador de CI e o CHIP mas como gravar:wacko:. Alguem pode me explica sobre o assunto. TKS.

Como faço pra saber onde devo soldar um fio que rebentou numa placa 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membro VIP
Em 21/06/2011 às 18:05, caruzo disse:

ISD 1730...

parece que tem que comprar um gravador de CI e o CHIP

 

No caso dos ISD, existem módulos de Arduino:

 

Screenshot_2021-04-04-02-02-27.jpg.31879d2ab6a57d43e227b19458ae5c60.jpg

 

Quero um exemplo com APlus!

 

Eu pensava que montávamos um circuito de gravação, como um módulos desses, mas não. Precisa de programador.

 

É a tal da gravação OTP!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...