Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
marcos_vargens

Duvida Ras, Cas Etc

Recommended Posts

Galera gostaria de saber se estou fazendo alguma coisa errada aqui ou se chegeui no limite. Eu li o topico fixo sobre configurações de memórias. Mas queria ter certeza porque to achando meio estranho as configurações.

Active Precharge Delay = 5

Ras to CAS Delay = 3

Ras Purcharge Delay = 2

Cas Latency = 2T

Eu tentei jogar o Ras to CAS para 2 mas dai a maquina fica bootando. Pelo que entendi quanto menor os valores maior o desempenho, mas tem uma recarga que ele faz na memoria que usa o processador, esse não seria quanto maior o tempo menor o uso do processador para a tarefa e melhor o desempenho?

Como não entendo muito gostaria de saber se da para melhorar e em qual eu poderia mexer para tirar o maximo de desempenho.

valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria o Active Precharge Delay... que e o numero de clocks que o processador pára pra voltar a se comunicar com a memoria, que em teoria quanto mais tempo o processador se comunicar com a memoria maior seria o desempenho... ou seja quanto mais demorasse o processador a parar as atividades para essa comunicação melhor seria... eu testei com valores 6 e 7 (era o maximo que a a7v8x suportava) e houve uma diferença de apenas 1 ponto no 3DM2001 a favor do 6... então ainda e uma incognita pra mim... mantive em 6 assim mesmo, mesmo porque quando deixamos esse tipo de configuração automatica...

Slow, Normal, Fast, Ultra, primeiramente a placa-mãe seta o Active Precharge Delay exatamente para o valor mais baixo... então... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Perai, agora eu fiquei com uma dúvida minha latencias estão em:

CAS-2,5

T RAS-2

uma outra que não me lembro-2

E o Precharge- 4

se eu aumentar o precharge eu vou ganhar desempenho e diminuir as outras???

Compartilhar este post

Link para o post

O Cas... Ras to Cas.. e o Ras Precharge Delay devem ser diminuidos, a duvida e o Active precharge Dealy... no meu caso 6 foi 1 ponto melhor que o 7... ha quem diga que menor e melhor e ha quem dihga que maior e melhor... eu deixei menor... CCS2001 (lguma coisa assim) me disse que maior e melhor e que inclusive o Paulo couto tambem recomendava isso... so vou poder testar quando trocar meu equipamento

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Na minha K7N2 Delta da pra deixar até 15, ou algo assim, se eu colocar o Active precharge em 15 vai ficar melhor,e vai suportar com 2,6v?

Compartilhar este post

Link para o post

A maioria das placas mae tem essa opção... mas não quer dizer que a memoria aguente tal latencia, o problema e que já vi muito camarada achar que latencia baixa e obrigação da memoria, mas não e assim que a banda toca (como diz o Gabriel), e tentativa e erro, se rolar rolou se não não rolou!!! por exemplo, minha Super+ trabalha em 360mhz com 2-3-2-6, se colocar o Ras to Cas em 2 da pau... então não adianta insistir... não funciona e pronto! :bye:

PS: Aproveita o embalo e da uma lida nisso ai!

Latencias!

Compartilhar este post

Link para o post

No nForce II o melhor tempo para o Active precharge Delay é 11. Isto em quase todos os bench's, principalmente o SuperPI e PIFast q exigem bastante das memórias...

Para o dia-a-dia deixo setado em By SPD mesmo, q me dá os valores 3-3-3-8 do chip Samsung TCCC a 200MHz (na verdade as minhas memos são aquelas SuperTalent-Xerox q saíram na revista PC's).

Mesmo com memos "low latence" esta configuração é válida (ex: 2-2-2-11)

Compartilhar este post

Link para o post

estava conversando com o CCS1201 um tempo atras e ele me explicou um porque do Active Precharge Delay ser alto... entendi mas não compreendi totalmente...

...ta parecendo o Wait States... se for isso, quanto menor melhor! Estranho... voce dizer que valores altos deram melhor desempenho... :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Renatomarcelino@03 abr 2004, 09:42

A maioria das placas mae tem essa opção... mas não quer dizer que a memoria aguente tal latencia, o problema e que já vi muito camarada achar que latencia baixa e obrigação da memoria, mas não e assim que a banda toca (como diz o Gabriel), e tentativa e erro, se rolar rolou se não não rolou!!! por exemplo, minha Super+ trabalha em 360mhz com 2-3-2-6, se colocar o Ras to Cas em 2 da pau... então não adianta insistir... não funciona e pronto! :bye:

PS: Aproveita o embalo e da uma lida nisso ai!

Latencias!

Eu perguntei porque pelo que entendi os valores de um dependem dos valores do outro. Achei que almentando um poderia abaixar o outro. Mas isso então não tem nada a ver. Bom a combinação de todos os valores possiveis é muito grande pra ficar tentando, acho que alguem já deve ter feito isso. Alguem sabe onde mexer não vai mudar nada e onde mexer pode dar uma melhora (além do Active precharge Delay)?

OBS: Eu li esse topico antes de mexer nos valores, mas não vi nada la que confirmasse se a minha configuração está correta ou errada.

Compartilhar este post

Link para o post

Os valores que realmente fazem diferença e o Cas e o Ras to Cas, o resto nem tanto.

Acho que seus numeros estão bons... pra melhorar teste o Ras to Cas em 2... se o Windows abrir e o Aquamark3 finalizar.... show de bola, vai rodar o dia a dia na boa!

2-2-2-5 vai ser muito bom! :bye:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Phoenyx@03 abr 2004, 12:04

No nForce II o melhor tempo para o Active precharge Delay é 11. Isto em quase todos os bench's, principalmente o SuperPI e PIFast q exigem bastante das memórias...

Para o dia-a-dia deixo setado em By SPD mesmo, q me dá os valores 3-3-3-8 do chip Samsung TCCC a 200MHz (na verdade as minhas memos são aquelas SuperTalent-Xerox q saíram na revista PC's).

Mesmo com memos "low latence" esta configuração é válida (ex: 2-2-2-11)

Phoenyx, quanto de vdimm você ta usando? eu tenho uma xerox com chips samsung tcc4 e a 217 eu consigo o maior desempenho no superpi com 6 333 e porque qualquer valor abaixo disse o micro não passa no prime95, mesmo assim com 2,9v no vdimm.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais