Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
DieBahn

[Resolvido] GA-G31M-ES2L e C2Q Q8300

Recommended Posts

Galera alguém poderia por favor me dizer se é normal esse chipset (G31) esquentar bastante, quando se coloca o dedo em cima do dissipador nao é impossível mas fica bem no limite de nao conseguir ficar com o dedo lá! Esse calor só se resolve colocando varios coolers no gabinete porém o PC fica muito barulhento. O processador comigo nao passou de 52 graus mas fica entre 38 e 43 normalmente.

Isso é aceitável ? preciso me preocupar com o chipset ou nao ?

Comprei esse sistema na sexta agora (24/06) uso uma VGA offboard (GTS 250) e 4 GB ram, Meu gabinete é um casemod de Powerpc G4, Fonte 500 W coolermaster e nao faço Overclock

Valeu desde já pessoal, até mais :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho essa mesma placa-mãe, e acho estranho esse super-aquecimento do chipset.

Eu peguei ela também recentimente e não tive tempo de realizar todos os testes.

Primeiramente, essa placa-mãe possui um overclock automatico para vga on-board, mas como você está usando uma offboard, isso não afeta xD

E outra, chipset intel é acostumado a trabalhar acima de 90ºC.

No meu PC, eu fiz um underclock e o processador é "gelando", o que contribui para o ar dentro de todo o gabinete e ajuda o chipset.

Tente também no seu.

Edit:

Acabei de verificar via "dedometro" a temperatura dos chipset's da minha GA-G31M-ES2L e estão também bem quentes, apesar do CPU está a 32ºC.

O que reforça ainda mais sobre a normalidade, e do fato dos chipset's trabalharem a temperaturas tão altas.

Agora o que mais me "preocupou"(só chamou a atensão) foi a temperatura do Chipset Sul, que achei bem mais quente.

Mas dentro da normalidade.

Caso queira você pode trocar a pasta térmica deles.

Um link para leitura: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica/2291/2

Edit2:

Como nunca havia removido um chipset, peguei uma placa-mãe antiga da intel e resolvi remover a ponte-sul(detalhe no ATI ^^):

chipsetup.th.jpg

Estava bem preso, bem preso mesmo, só consegui remover com ajuda de um alicate =S

porém fiquei na duvida se limpar e passar pasta térmica melhorará ou não.

semi-off:

Caso te interesse, aqui está minha configuração de overFSB e undervolt(agora ele esta configurada assim):

over1f.th.jpgover2c.th.jpg

Editado por Ednan

Compartilhar este post

Link para o post
Galera alguém poderia por favor me dizer se é normal esse chipset (G31) esquentar bastante, quando se coloca o dedo em cima do dissipador nao é impossível mas fica bem no limite de nao conseguir ficar com o dedo lá! Esse calor só se resolve colocando varios coolers no gabinete porém o PC fica muito barulhento. O processador comigo nao passou de 52 graus mas fica entre 38 e 43 normalmente.

Isso é aceitável ? preciso me preocupar com o chipset ou nao ?

Comprei esse sistema na sexta agora (24/06) uso uma VGA offboard (GTS 250) e 4 GB ram, Meu gabinete é um casemod de Powerpc G4, Fonte 500 W coolermaster e nao faço Overclock

Valeu desde já pessoal, até mais :)

Adicione um cooler de chipset, tipo o da akasa, a temperatura baixará um pouco mais. Tambem se possível, faça um undervolt como nosso amigo sugeriu, você verá o beneficio.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente, essa placa-mãe possui um overclock automatico para vga on-board, mas como você está usando uma offboard, isso não afeta xD

Acima 90ºC ??? o.O eu acho que nao está estão quente assim, pelo menos nao aparenta no dedometro. A ponte sul nao está estão quente que nem a norte, ah e geralmente (eu acho) que as pontes sul sao coladas nao sao ? vai ver por isso foi difícil voce remover ela. A minha preocupação é sobre a temperatura máxima dele e a média do processador. Foi difícil achar um C2Q com essa placa especifica aqui no brasil e foi mais difícil ainda fazer o casemod e nao pretendo perde-lo para o superaquecimento. A minha Config da memoria ai eu joguei de 667 pra 800 pke as memorias aceitam, vou mudar as memorias pra 667 again e fazer o undervolt tambem. Valeu Ednan

Compartilhar este post

Link para o post
Acima 90ºC ??? o.O eu acho que nao está estão quente assim, pelo menos nao aparenta no dedometro. A ponte sul nao está estão quente que nem a norte, ah e geralmente (eu acho) que as pontes sul são coladas nao são ? vai ver por isso foi difícil voce remover ela. A minha preocupação é sobre a temperatura máxima dele e a média do processador. Foi difícil achar um C2Q com essa placa especifica aqui no brasil e foi mais difícil ainda fazer o casemod e nao pretendo perde-lo para o superaquecimento. A minha Config da memoria ai eu joguei de 667 pra 800 pke as memorias aceitam, vou mudar as memorias pra 667 again e fazer o undervolt também. Valeu Ednan
Realmente, tinha uma cola xP

Vou tirar o chipset norte depois para ver se é mais fácil^^

Já que sua memória aceita 800mhz, deixe assim.

Eu coloquei 667 porque a memória não aceitava(não sem over, e por ser markvision, nem me arriscarei em tentar).

Faça só reduzir a tensão aos poucos do processador, até achar a tensão minima que ele opere sem dar erro em algum stress test.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Até agora nao deu nenhum erro com a tensão original, me preocupava mesmo a temperatura, vou fazer só pra prevenir agora o undervolt.

PS: Adaptei um cooler antigo de Athlon XP em cima do chipset, maravilhas de fita hellerman e superbonder vou tirar os outros coolers para ficar mais silencioso e ver como fica.

Brigadao caara :)

EDIT: Minhas memorias sao 4 GB Kingston DDR2800 agora se sao originais ou nao nao tenho a menor ideia, eu sei que uso elas há bastante tempo desde meu Athlon 5200+

Editado por DieBahn

Compartilhar este post

Link para o post

Já ia esquecendo, para medir a temperatura desta placa-mãe, aconselho usar o EasyTuner.

Foi o unico programa que eu confiei para medição desta placa-mãe.

Usando qualquer outro programa, a linha 12v aparecia como 8v ou menos(e eu conferindo com multímetro e vendo que estava na verdade a 12,5v).

Já no EasyTuner, mostrava a tensão bem próximo do que o multímetro mostrava.

Sobre colocar uma ventoinha sobre o chipset...

é uma solução excelente e trivial, porém eu procuro evitar um PC barulhento.

Prefico colocar um dissipador de CPU no chipset norte, um dissipador de Chipset norte no sul, do que colocar qualquer ventoinha

Compartilhar este post

Link para o post

Ednan Rodei o Stress Test do Aida64 por 10 minutos e nao travou, a temperatura subiu para no maximo 66ºC e durante o teste estacionou entre 62 e 64 no easy tune. Ta bom assim ? em idle ele fica entre 37 e 39 no dedometro o chipset melhorou. O engraçado é que o Cooler de Athlon roda a 5 mil rpm e nao faz tanto barulho o.O

Compartilhar este post

Link para o post
Tenho essa mesma placa-mãe, e acho estranho esse super-aquecimento do chipset.

Eu peguei ela também recentimente e não tive tempo de realizar todos os testes.

No meu PC, eu fiz um underclock e o processador é "gelando", o que contribui para o ar dentro de todo o gabinete e ajuda o chipset.

Tente também no seu.

Edit:

Acabei de verificar via "dedometro" a temperatura dos chipset's da minha GA-G31M-ES2L e estão também bem quentes, apesar do CPU está a 32ºC.

O que reforça ainda mais sobre a normalidade, e do fato dos chipset's trabalharem a temperaturas tão altas.

Agora o que mais me "preocupou"(só chamou a atensão) foi a temperatura do Chipset Sul, que achei bem mais quente.

Mas dentro da normalidade.

Caso queira você pode trocar a pasta térmica deles.

Um link para leitura: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica/2291/2

Edit2:

Como nunca havia removido um chipset, peguei uma placa-mãe antiga da intel e resolvi remover a ponte-sul(detalhe no ATI ^^):

chipsetup.th.jpg

Estava bem preso, bem preso mesmo, só consegui remover com ajuda de um alicate =S

porém fiquei na duvida se limpar e passar pasta térmica melhorará ou não.

semi-off:

Caso te interesse, aqui está minha configuração de overFSB e undervolt(agora ele esta configurada assim):

over1f.th.jpgover2c.th.jpg

Amigo acho que o chipset que ele ta falando não é o de vídeo e sim o da ponte nortel,aquele maior do lado do processador..

Eu tinha uma g41-mesl2 da gigabyte e era a mesma coisa..

]Esquentava demais mesmo a ponto de não fica com o dedo em cima por mais de 5 segundo..

Tirei ele e troquei a pasta termica e melhorou..

Nunca tive probloemas com relação a isso..

Coloquei um fan de 120mm na lateral jogando ar em cima dele e da placa de video e ajuda bastante!!

Esse chipset aqui com o nome da gigabyte não e?

gigabyte-ga-g41m-es2l.25855154.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Ednan Rodei o Stress Test do Aida64 por 10 minutos e nao travou, a temperatura subiu para no maximo 66ºC e durante o teste estacionou entre 62 e 64 no easy tune. Ta bom assim ? em idle ele fica entre 37 e 39 no dedometro o chipset melhorou. O engraçado é que o Cooler de Athlon roda a 5 mil rpm e nao faz tanto barulho o.O
Eu no seu lugar, ia abaixando o Vcore até o mínimo possível(sem dar erro), assim o processador iria trabalhar estável e frio^^

Acho 66ºC muito alto ainda, mesmo para um C2Q, tenta deixar abaixo dos 60ºC em torno dos 50º~55ºC.

Sobre RPM e barulho, depende da disposição das paz, da acustica do gabinete e do ambiênte, e de referencial(pessoa) que escuta. Eu prefiro tirar Fan do que colocar^^

Amigo acho que o chipset que ele ta falando não é o de vídeo e sim o da ponte nortel,aquele maior do lado do processador..

Eu tinha uma g41-mesl2 da gigabyte e era a mesma coisa..

]Esquentava demais mesmo a ponto de não fica com o dedo em cima por mais de 5 segundo..

Tirei ele e troquei a pasta termica e melhorou..

Nunca tive probloemas com relação a isso..

Coloquei um fan de 120mm na lateral jogando ar em cima dele e da placa de video e ajuda bastante!!

Dentro do chipset ponto-norte, fica a VGA onboard. Ou estou engando?!

Agora se você tirou e trocou a pasta térmica, farei isso assim que minha implastec chegar xD

(depois dos testes do CdH, implastec virou sensação, ganhando até da AS5^^)

Edit:

Apenas adicionando, foto do chipset norte da minha antiga placa-mãe:

chipsetnorteup.th.jpg

Editado por Ednan

Compartilhar este post

Link para o post
Eu no seu lugar, ia abaixando o Vcore até o mínimo possível(sem dar erro), assim o processador iria trabalhar estável e frio^^

Acho 66ºC muito alto ainda, mesmo para um C2Q, tenta deixar abaixo dos 60ºC em torno dos 50º~55ºC.

Sobre RPM e barulho, depende da disposição das paz, da acustica do gabinete e do ambiênte, e de referencial(pessoa) que escuta. Eu prefiro tirar Fan do que colocar^^

Dentro do chipset ponto-norte, fica a VGA onboard. Ou estou engando?!

Agora se você tirou e trocou a pasta térmica, farei isso assim que minha implastec chegar xD

(depois dos testes do CdH, implastec virou sensação, ganhando até da AS5^^)

Sim fica o video on-board se eu também não estou enganado..

Sobre a emplastec eu ja usava essa aqui até mesmo antes dos testes:

Paguei 5 reais desse potinho :

]122.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Não deixe de postar quando resolver sua duvida amigo.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

O G31/G41 são meio esquentadinhos mesmo.

Tenho uma G31-S2L e depois que troquei a pasta térmica o dissipador passou a ficar mais quente, mas em compensação as leituras de temperatura da placa-mãe via software caíram. ( O que já foi comentado em outro tópico e faz sentido, com a troca da pasta térmica o sistema fica mais eficiente, como o die do chipset é pequeno ele troca o calor de forma mais eficiente com o dissipador deixando-o mais quente, ao menos no toque. )

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal organizei todos os fios soltos e arrumei tudo que fosse possível dentro do case, coloquei o cooler em cima do chipset e ficou tranquilao essa parte. Quanto ao ruído vai ser uma coisa um tanto impossível de ser removida completamente mais agora está aceitável. (Removi nada mais nada menos que 4 fans hehehe)

Vou baixar a tensão como disseram até o mínimo possível e rodar o Aida64 de novo. Senão infelizmente terei de abandonar meu casemod do G4 =////

Brigado e até aqui as duvidas estão respondidas

Ae galera, eu baixei a tensão de 1.28 pra 1.12 e no Aida64 ele nao passou de 51 apos 13 minutos. Tá bom assim ??? é bom baixar mais a tensão ?

Brigadao pessoal, valeu por tudo ai mesmo viu ;)

Compartilhar este post

Link para o post

DieBahn, Entanda uma coisa sobre Undervolt. Diferente de overclock, que você faz até onde achar necessario/viavel. Undervolt você faz até onde for possivel. Pois quando mais você conseguir baixar, menos energia o sistema gastará. E isso ocasionará em um efeito em cadeia que só lhe trará pontos positivos. Pois como consumirá menos energia, esquentará menos. Esquentando menos o VRM e o processador, eles trabalharão com mais eficiência(veja alguns testes sobre fontes), e consumirão ainda menos energia e esquentarão menos ainda. é um efeito em cadeia(mas logico que tem fim^^). Não é a toa que eu coloquei 0,99375. Porque esse foi o minimo que consegui fazer sem dar erro. Boa sorte, e acho que já fugio do assunto principal do tópico, já indo para uma ajuda de undervolt.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu entendi Ednan, brigado a vocês todos por terem me ajudado e tirado minhas duvidas. ja acertei tudo aqui e nao está passando dos 50 graus agora. tudo certinho pessoal. Valeu mesmo ˆˆ

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais