Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GA-G31M-ES2L e C2Q Q8300


DieBahn

Posts recomendados

Galera alguém poderia por favor me dizer se é normal esse chipset (G31) esquentar bastante, quando se coloca o dedo em cima do dissipador nao é impossível mas fica bem no limite de nao conseguir ficar com o dedo lá! Esse calor só se resolve colocando varios coolers no gabinete porém o PC fica muito barulhento. O processador comigo nao passou de 52 graus mas fica entre 38 e 43 normalmente.

Isso é aceitável ? preciso me preocupar com o chipset ou nao ?

Comprei esse sistema na sexta agora (24/06) uso uma VGA offboard (GTS 250) e 4 GB ram, Meu gabinete é um casemod de Powerpc G4, Fonte 500 W coolermaster e nao faço Overclock

Valeu desde já pessoal, até mais :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho essa mesma placa-mãe, e acho estranho esse super-aquecimento do chipset.

Eu peguei ela também recentimente e não tive tempo de realizar todos os testes.

Primeiramente, essa placa-mãe possui um overclock automatico para vga on-board, mas como você está usando uma offboard, isso não afeta xD

E outra, chipset intel é acostumado a trabalhar acima de 90ºC.

No meu PC, eu fiz um underclock e o processador é "gelando", o que contribui para o ar dentro de todo o gabinete e ajuda o chipset.

Tente também no seu.

Edit:

Acabei de verificar via "dedometro" a temperatura dos chipset's da minha GA-G31M-ES2L e estão também bem quentes, apesar do CPU está a 32ºC.

O que reforça ainda mais sobre a normalidade, e do fato dos chipset's trabalharem a temperaturas tão altas.

Agora o que mais me "preocupou"(só chamou a atensão) foi a temperatura do Chipset Sul, que achei bem mais quente.

Mas dentro da normalidade.

Caso queira você pode trocar a pasta térmica deles.

Um link para leitura: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica/2291/2

Edit2:

Como nunca havia removido um chipset, peguei uma placa-mãe antiga da intel e resolvi remover a ponte-sul(detalhe no ATI ^^):

chipsetup.th.jpg

Estava bem preso, bem preso mesmo, só consegui remover com ajuda de um alicate =S

porém fiquei na duvida se limpar e passar pasta térmica melhorará ou não.

semi-off:

Caso te interesse, aqui está minha configuração de overFSB e undervolt(agora ele esta configurada assim):

over1f.th.jpgover2c.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera alguém poderia por favor me dizer se é normal esse chipset (G31) esquentar bastante, quando se coloca o dedo em cima do dissipador nao é impossível mas fica bem no limite de nao conseguir ficar com o dedo lá! Esse calor só se resolve colocando varios coolers no gabinete porém o PC fica muito barulhento. O processador comigo nao passou de 52 graus mas fica entre 38 e 43 normalmente.

Isso é aceitável ? preciso me preocupar com o chipset ou nao ?

Comprei esse sistema na sexta agora (24/06) uso uma VGA offboard (GTS 250) e 4 GB ram, Meu gabinete é um casemod de Powerpc G4, Fonte 500 W coolermaster e nao faço Overclock

Valeu desde já pessoal, até mais :)

Adicione um cooler de chipset, tipo o da akasa, a temperatura baixará um pouco mais. Tambem se possível, faça um undervolt como nosso amigo sugeriu, você verá o beneficio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, essa placa-mãe possui um overclock automatico para vga on-board, mas como você está usando uma offboard, isso não afeta xD

E outra, chipset intel é acostumado a trabalhar acima de 90ºC.

Acima 90ºC ??? o.O eu acho que nao está estão quente assim, pelo menos nao aparenta no dedometro. A ponte sul nao está estão quente que nem a norte, ah e geralmente (eu acho) que as pontes sul sao coladas nao sao ? vai ver por isso foi difícil voce remover ela. A minha preocupação é sobre a temperatura máxima dele e a média do processador. Foi difícil achar um C2Q com essa placa especifica aqui no brasil e foi mais difícil ainda fazer o casemod e nao pretendo perde-lo para o superaquecimento. A minha Config da memoria ai eu joguei de 667 pra 800 pke as memorias aceitam, vou mudar as memorias pra 667 again e fazer o undervolt tambem. Valeu Ednan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acima 90ºC ??? o.O eu acho que nao está estão quente assim, pelo menos nao aparenta no dedometro. A ponte sul nao está estão quente que nem a norte, ah e geralmente (eu acho) que as pontes sul são coladas nao são ? vai ver por isso foi difícil voce remover ela. A minha preocupação é sobre a temperatura máxima dele e a média do processador. Foi difícil achar um C2Q com essa placa especifica aqui no brasil e foi mais difícil ainda fazer o casemod e nao pretendo perde-lo para o superaquecimento. A minha Config da memoria ai eu joguei de 667 pra 800 pke as memorias aceitam, vou mudar as memorias pra 667 again e fazer o undervolt também. Valeu Ednan
Realmente, tinha uma cola xP

Vou tirar o chipset norte depois para ver se é mais fácil^^

Já que sua memória aceita 800mhz, deixe assim.

Eu coloquei 667 porque a memória não aceitava(não sem over, e por ser markvision, nem me arriscarei em tentar).

Faça só reduzir a tensão aos poucos do processador, até achar a tensão minima que ele opere sem dar erro em algum stress test.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até agora nao deu nenhum erro com a tensão original, me preocupava mesmo a temperatura, vou fazer só pra prevenir agora o undervolt.

PS: Adaptei um cooler antigo de Athlon XP em cima do chipset, maravilhas de fita hellerman e superbonder vou tirar os outros coolers para ficar mais silencioso e ver como fica.

Brigadao caara :)

EDIT: Minhas memorias sao 4 GB Kingston DDR2800 agora se sao originais ou nao nao tenho a menor ideia, eu sei que uso elas há bastante tempo desde meu Athlon 5200+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já ia esquecendo, para medir a temperatura desta placa-mãe, aconselho usar o EasyTuner.

Foi o unico programa que eu confiei para medição desta placa-mãe.

Usando qualquer outro programa, a linha 12v aparecia como 8v ou menos(e eu conferindo com multímetro e vendo que estava na verdade a 12,5v).

Já no EasyTuner, mostrava a tensão bem próximo do que o multímetro mostrava.

Sobre colocar uma ventoinha sobre o chipset...

é uma solução excelente e trivial, porém eu procuro evitar um PC barulhento.

Prefico colocar um dissipador de CPU no chipset norte, um dissipador de Chipset norte no sul, do que colocar qualquer ventoinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ednan Rodei o Stress Test do Aida64 por 10 minutos e nao travou, a temperatura subiu para no maximo 66ºC e durante o teste estacionou entre 62 e 64 no easy tune. Ta bom assim ? em idle ele fica entre 37 e 39 no dedometro o chipset melhorou. O engraçado é que o Cooler de Athlon roda a 5 mil rpm e nao faz tanto barulho o.O

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho essa mesma placa-mãe, e acho estranho esse super-aquecimento do chipset.

Eu peguei ela também recentimente e não tive tempo de realizar todos os testes.

Primeiramente, essa placa-mãe possui um overclock automatico para vga on-board, mas como você está usando uma offboard, isso não afeta xD

E outra, chipset intel é acostumado a trabalhar acima de 90ºC.

No meu PC, eu fiz um underclock e o processador é "gelando", o que contribui para o ar dentro de todo o gabinete e ajuda o chipset.

Tente também no seu.

Edit:

Acabei de verificar via "dedometro" a temperatura dos chipset's da minha GA-G31M-ES2L e estão também bem quentes, apesar do CPU está a 32ºC.

O que reforça ainda mais sobre a normalidade, e do fato dos chipset's trabalharem a temperaturas tão altas.

Agora o que mais me "preocupou"(só chamou a atensão) foi a temperatura do Chipset Sul, que achei bem mais quente.

Mas dentro da normalidade.

Caso queira você pode trocar a pasta térmica deles.

Um link para leitura: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica/2291/2

Edit2:

Como nunca havia removido um chipset, peguei uma placa-mãe antiga da intel e resolvi remover a ponte-sul(detalhe no ATI ^^):

chipsetup.th.jpg

Estava bem preso, bem preso mesmo, só consegui remover com ajuda de um alicate =S

porém fiquei na duvida se limpar e passar pasta térmica melhorará ou não.

semi-off:

Caso te interesse, aqui está minha configuração de overFSB e undervolt(agora ele esta configurada assim):

over1f.th.jpgover2c.th.jpg

Amigo acho que o chipset que ele ta falando não é o de vídeo e sim o da ponte nortel,aquele maior do lado do processador..

Eu tinha uma g41-mesl2 da gigabyte e era a mesma coisa..

]Esquentava demais mesmo a ponto de não fica com o dedo em cima por mais de 5 segundo..

Tirei ele e troquei a pasta termica e melhorou..

Nunca tive probloemas com relação a isso..

Coloquei um fan de 120mm na lateral jogando ar em cima dele e da placa de video e ajuda bastante!!

Esse chipset aqui com o nome da gigabyte não e?

gigabyte-ga-g41m-es2l.25855154.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ednan Rodei o Stress Test do Aida64 por 10 minutos e nao travou, a temperatura subiu para no maximo 66ºC e durante o teste estacionou entre 62 e 64 no easy tune. Ta bom assim ? em idle ele fica entre 37 e 39 no dedometro o chipset melhorou. O engraçado é que o Cooler de Athlon roda a 5 mil rpm e nao faz tanto barulho o.O
Eu no seu lugar, ia abaixando o Vcore até o mínimo possível(sem dar erro), assim o processador iria trabalhar estável e frio^^

Acho 66ºC muito alto ainda, mesmo para um C2Q, tenta deixar abaixo dos 60ºC em torno dos 50º~55ºC.

Sobre RPM e barulho, depende da disposição das paz, da acustica do gabinete e do ambiênte, e de referencial(pessoa) que escuta. Eu prefiro tirar Fan do que colocar^^

Amigo acho que o chipset que ele ta falando não é o de vídeo e sim o da ponte nortel,aquele maior do lado do processador..

Eu tinha uma g41-mesl2 da gigabyte e era a mesma coisa..

]Esquentava demais mesmo a ponto de não fica com o dedo em cima por mais de 5 segundo..

Tirei ele e troquei a pasta termica e melhorou..

Nunca tive probloemas com relação a isso..

Coloquei um fan de 120mm na lateral jogando ar em cima dele e da placa de video e ajuda bastante!!

Dentro do chipset ponto-norte, fica a VGA onboard. Ou estou engando?!

Agora se você tirou e trocou a pasta térmica, farei isso assim que minha implastec chegar xD

(depois dos testes do CdH, implastec virou sensação, ganhando até da AS5^^)

Edit:

Apenas adicionando, foto do chipset norte da minha antiga placa-mãe:

chipsetnorteup.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu no seu lugar, ia abaixando o Vcore até o mínimo possível(sem dar erro), assim o processador iria trabalhar estável e frio^^

Acho 66ºC muito alto ainda, mesmo para um C2Q, tenta deixar abaixo dos 60ºC em torno dos 50º~55ºC.

Sobre RPM e barulho, depende da disposição das paz, da acustica do gabinete e do ambiênte, e de referencial(pessoa) que escuta. Eu prefiro tirar Fan do que colocar^^

Dentro do chipset ponto-norte, fica a VGA onboard. Ou estou engando?!

Agora se você tirou e trocou a pasta térmica, farei isso assim que minha implastec chegar xD

(depois dos testes do CdH, implastec virou sensação, ganhando até da AS5^^)

Sim fica o video on-board se eu também não estou enganado..

Sobre a emplastec eu ja usava essa aqui até mesmo antes dos testes:

Paguei 5 reais desse potinho :

]122.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O G31/G41 são meio esquentadinhos mesmo.

Tenho uma G31-S2L e depois que troquei a pasta térmica o dissipador passou a ficar mais quente, mas em compensação as leituras de temperatura da placa-mãe via software caíram. ( O que já foi comentado em outro tópico e faz sentido, com a troca da pasta térmica o sistema fica mais eficiente, como o die do chipset é pequeno ele troca o calor de forma mais eficiente com o dissipador deixando-o mais quente, ao menos no toque. )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal organizei todos os fios soltos e arrumei tudo que fosse possível dentro do case, coloquei o cooler em cima do chipset e ficou tranquilao essa parte. Quanto ao ruído vai ser uma coisa um tanto impossível de ser removida completamente mais agora está aceitável. (Removi nada mais nada menos que 4 fans hehehe)

Vou baixar a tensão como disseram até o mínimo possível e rodar o Aida64 de novo. Senão infelizmente terei de abandonar meu casemod do G4 =////

Brigado e até aqui as duvidas estão respondidas

Ae galera, eu baixei a tensão de 1.28 pra 1.12 e no Aida64 ele nao passou de 51 apos 13 minutos. Tá bom assim ??? é bom baixar mais a tensão ?

Brigadao pessoal, valeu por tudo ai mesmo viu ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DieBahn, Entanda uma coisa sobre Undervolt. Diferente de overclock, que você faz até onde achar necessario/viavel. Undervolt você faz até onde for possivel. Pois quando mais você conseguir baixar, menos energia o sistema gastará. E isso ocasionará em um efeito em cadeia que só lhe trará pontos positivos. Pois como consumirá menos energia, esquentará menos. Esquentando menos o VRM e o processador, eles trabalharão com mais eficiência(veja alguns testes sobre fontes), e consumirão ainda menos energia e esquentarão menos ainda. é um efeito em cadeia(mas logico que tem fim^^). Não é a toa que eu coloquei 0,99375. Porque esse foi o minimo que consegui fazer sem dar erro. Boa sorte, e acho que já fugio do assunto principal do tópico, já indo para uma ajuda de undervolt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...