Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possível problema chipset da Gigabyte Z68X-UD4-B3


Brain

Posts recomendados

Bom dia.

Montei recentemente um pc novo, mantendo apenas minha antiga placa de vídeo, uma gtx 295. Após montar e instalar todos os drivers contidos no CD, a máquina parecia funcionar normalmente. No entanto, verifiquei de cara que algo estava errado com o chipset: primeiramente, ele não foi reconhecido pelo Everest, assim como a placa mãe, que teve somente o ID mostrado. Para piorar a situação, realizando um benchmark de CPU com o programa disponível no site http://www.cpubenchmark.net, meu core i7 2600k obteve 4800 pontos, sendo que a média para esse processador é de 9500 pontos pra cima, e combinado com essa placa mãe atingiria fácil mais de 10000 pontos.

Ou seja, o processador está funcionando com a metade do desempenho, assim como a entrada sata-600 e os usb 3.0.

Obs: A placa de vídeo e as memórias obtiveram notas acima da média nos testes. As memórias são 2 pentes de 4gb cada da corsair.

O problema parece ser mesmo placa mãe e chipset. O processador parece estar ok também, com todos os núcleos e velocidade do clock sendo detectados, inclusive com o hyper-threading funcionando.

Alguém tem alguma solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que você não tem problema nenhum, primeiro que o Everest foi descontinuado, portanto ele não será capaz de identificar corretamente nada lançado depois de sua ultima atualização, baixe o Aida64 (substituto do Everest) ou o CPU-Z Aqui.

Quanto a essa pontuação do PassMark acredito que você esteja fazendo confusão ao comparar os resultados, essa pontuação, 4800, deve ser a geral do sistema e não a da CPU.

Não há nada nos testes realizados que indique que o USB 3.0 ou o Sata-600 esteja com problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O teste realizado foi somente na CPU, a pontuação geral é ainda menor que isso. Realizei testes de transferência nas portas USB 3.0 e obtive 7mb/s. Algo está sim errado, vou tentar identificar meu chipset com o Aida64, mas duvido que tenha sucesso. Já posto se detectou ou não.

É, realmente foi detectado pelo Aida64, mas eu estava associando um problema ao outro, sendo que são problemas distintos. Nada explica ainda a pontuação de 4800 do processador, quando deveria atingir mais de 10000, enquanto a placa de vídeo e memória estão com pontuação acima da média. Tem ainda a baixa taxa de transferência das usb 3.0.

Todos os drivers foram reinstalados dezenas de vezes. Alguma outra solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, Tenta rodar os benchmarks do Aida64 monitorando com esses outros programas aqui http://www.cpuid.com/news/36-cpuid_reviewer_kit_for_intel_sandy_bridge.html, observe o funcionamento do turbo boost, uso dos núcleos e temperatura, se comprovar o baixo desempenho e não conseguir identificar nada que possa estar provocando isso entre em contato com a loja onde comprou o produto.

[Edit]

Quanto ao USB 3.0 eu não sei se posso ajudar, como você fez o teste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa taxa de transferência foi a que aparece transferindo arquivos pelo windows. Ela não serve de base?

Utilizando a taxa de transferência do windows como base, qual seria o valor em mb/s ideal para uma usb 3.0?

No caso do processador, alguma outra causa poderia resultar em queda de desempenho, além do defeito de fábrica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Está testando o USB 3.0 com qual dispositvo USB 3.0?

(Se for USB 2.0 a taxa vai continuar baixa, mesmo que a porta seja 3.0)

Quanto a performance do processador, qual Windows você utiliza?

No Gerenciador de Tarefas, quantos processadores aparece?

Como a performance parece ser a metade, cores ou então o HT pode estar desabilitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah. Os dispositivos usados eram todos 2.0, isso pode explicar.

Sobre o processador, utilizando o CPU-Z, foram detectados apenas 2 cores e 4 threads. Se os núcleos estiverem mesmo desativados, devem ser ativado na BIOS, correto? Se sim, sabe exatamente onde?

<Edit>

Verificando as opções avançadas da BIOS, não me lembro de ter visto nenhuma sobre ativar núcleos, mas somente de overclock e controle de tensão.

O sistema operacional é Windows 7 Ultimate 64 bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei no www.terabyteshop.com.br

Dica: essa placa não da suporte ao software virtu, que ativa o recurso do chipset Z68 para desligar a placa de vídeo e usar o vídeo onbard enquanto não precisa da vga. Mas se esse recurso não fizer falta pra você, é uma boa escolha.

<Edit>

Então pessoal, a opção de usar todos os núcleos do processador na BIOS está habilitada, e o CPU-Z continua detectando 2 cores e 4 threads e o desempenho continua pela metade.

Alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A opção do msconfig está utilizando 4 núcleos, mas acredito que essa opção seja apenas para controlar o uso dos núcleos no processo de inicialização do Windows. Pelo que tenho lido, não há um ganho significativo de desempenho na inicialização ao habilitar todos os núcleos nessa opção.

O problema aqui continua. Caso não encontre nenhuma solução, acho que vou apelar para a garantia do produto. Alguma outra ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, você verificou que na BIOS que a opção CPU Cores Enabled está em "All" correto? Então tenta verificar se as opções de controle de eficiência de energia estão ativadas, são elas:

EIST

C3/C6

C1E

ative todas, e se quiser também a Thermal Monitor.

Refaça o teste e diga se resultado mudou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Chumbeta, obrigado pela atenção.

Ativei essas opções e nada mudou. Pela descrição do help da BIOS, as opções que você citou são para diminuir o clock do processador quando não estiver ativo ou quando atingir a temperatura crítica.

Olha aqui o resultado do benchmark, em comparação com outra máquina com a mesma placa mãe e o mesmo processador:

http://img543.imageshack.us/img543/9585/testeqr.jpg

Igual ao anterior. Tem alguma outra ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...