Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
antonelli3573

Solução: Resolvendo problema de chiado ao usar headphones conectados ao front panel!

Recommended Posts

Galera,

Esse final de semana resolvi um problema no meu PC que estava me incomodando muito. Fiquei tão feliz com o resultado que resolvi escrever aqui para ajudar quem estiver passando pelo mesmo problema.

Vamos lá. Primeiro vou descrever o problema.

Situação: Sua placa de som (seja lá qual for) funciona perfeitamente porém, ao plugar um headphone na parte frontal do gabinete, voce pecebe ruídos conforme voce mexe no computador. O ruído modifica conforme você mexe o mouse, abre janelas ou joga. Por sinal, ao jogar, o ruído aumenta muito! O problema NÃO ocorre nas saídas traseiras da placa. Somente na frontal! Se esse for seu problema continue lendo.

Identificação do problema

Bom, analisando o padrão do ruído e minhas tentativas frustadas de resolver, percebi que o ruído estava relacionado a uma interferência com a placa de vídeo. Ocorre que o cabo que liga a placa de som ao conector frontal do gabinete passa muito próximo da placa de video. Esse cabo, como não tem blindagem alguma, capta as interferências eletromagnéticas e manda tudo pro conector frontal. Identificado o problema, vamos para as minhas tentativas e a solução.

1ª tentativa

Tentei tirar minha placa de som (X-Fi) e usar a placa onboard. Como a X-Fi fica um slot acima da placa de video eu achei que usando a placa onboard eu poderia eliminar o ruido pois o cabo faria uma outra rota por dentro do gabinete. Resultado: FAIL.

2ª tentativa

Voltei minha querida X-Fi para o gabinete e pensei agora em tratar a causa raiz do problema, ou seja, o maldito cabo. Tirei o cabo do gabinete e fiz uma blindagem-tosca-caseira. Para quem não sabe, uma blindagem-tosca-caseira consistem e enrolar o cabo com um material condutor e liga-lo ao terra. Dessa forma, as ondas eletromagnéticas não atingem o cabo. Elas são captadas pela blindagem e transferidas para o terra. Na prática, comprei uma fita prateada (NÃO é silver tape!) e enrolei o cabo inteirinho nela. Depois, obviamente isolei o cabo com fita isolante. O lance é que o cabo ficou extremamente grosso e inflexivel! Imagina um cabo da grossura de 2 dedos passando no meio de seu gabeinete.

Resultado: Eliminado 80% do ruído!

O resultado foi muito bom! Não escutei mais o ruído enquanto estava no desktop e só escutava um pouco quando começava a jogar. Porém, não sei porque, com o tempo o ruído voltou.

3ª tentativa

Substituir completamente o cabo por outro.

Essa foi ****! Minha grande dificuldade foi achar um cabo pelo qual eu poderia substituir. Não existe no mercado um cabo desse tipo que já seja blindado! Minha ideia: jogar o cabo original fora e soldar um cabo de rede para fazer a conexão da placa com a parte frontal do gabinete.

Resultado: COMPLETE SUCCESS - SATISFACTION GUARANTEED!!!

Procedimento: pegue um cabo de rede (usei um furukawa cat6) e corte as pontas como se voce fosse crimpa-lo. Com um alicate, corte cada fio para aparecer o condutor. Solde os condutores diretamente nos pinos da placa de som. Repita o procedimento na parte frontal do gabinete.

Problema resolvido!!

Sugestão para trabalhos futuros: use um cabo STP!

Vou ver se posto umas fotos da gambiarra.. digo, do meu trabalho.

Abraços.

Editado por antonelli3573

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Premio BESTGAMBI ;)

clube.jpg

ind bem que funciona, esse ruido sempre foi algo que m e incomodou e retirei parcialmente com a colocação de um capacitor na saida.

Mas essa solução é fera e bem bolada.

Compartilhar este post

Link para o post
Premio BESTGAMBI ;)

clube.jpg

ind bem que funciona, esse ruido sempre foi algo que m e incomodou e retirei parcialmente com a colocação de um capacitor na saida.

Mas essa solução é fera e bem bolada.

Valeu pelo premio! hehehe

To afim de aprimorar meu "projeto". Na verdade desde o momento que eu comecei a fazê-lo eu tinha certeza que não ia dar certo. Por isso ficou mal soldado e feio pra burro. Depois me surpreendi com o resultado.

Vou trocar o cabo por um STP. Me explica onde voce soldou o capacitor. De repente adiciono mais um elemento no meu projeto. Vou ficar com o headset com som mais puro do mundo!

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais