Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Amauri Castro

A volta de Geforce esquentada!

Recommended Posts

Olá a todos do forum, estou aqui para discutir a respeito de GPU's de notebook.

Vamos ao fato: Tenho um Dell Vostro 1310, não sei se todos sabem mas esse e outros notes da Dell vieram equipados com a serie de GPU's 8400 e 8600 da Nvidia, que em 2008 relatou publicamente que essa serie tinha defeito de fabricação o que poderia acarretar aquecimento elevado podendo queimar a ela e ate a placa-mãe do note. Aqui mesmo no forum tivemos muitos topicos falando do assunto, muito mod's para resolver o problema foram feitos pelo compradores desses notes. Previa-se que um notebook com essas placas poderia apresentar problemas no 2° ano de uso, aparecendo artefatos e linhas coloridas na tela.

Recentemente, ainda este ano, eu comprei um note usado com essa GPU, sabendo que o problema ocorreu. È um Dell Vostro 1310 equipado com uma GPU Geforce 8400M GS 128MB GDDR3 64BITS

As temperaturas do mesmo quando comprei eram bem altas. A GPU ficava por volta de 70°C ~ 75°C sem uso e quando abria algum jogo chagava a atingir 103°C.

Recentemente tentei aplicar o Mod do Copper Shett que foi descrito ate aqui no forum a alguns anos, mas como não encontrei um plaquinha de cobre eu improvisei uma de metal mesmo.

Logo que liguei o note e testei percebi redução de temperatura, a GPU consegui atingir 65°C e a maxima jogando por algum tempo foi de uns 97°c, não é um melhoria considerável mas ajuda.

Há uns 3 dias atrás eu não contente com as temps abri o note novamente, lembrei que apliquei muita pasta térmica achando que ia dissipar mais calor, mas vendo pela internet vi pode atrapalhar em excesso.

Então limpei a pasta novamente e aplique um pequena camada, do tamanho de uma gota d'água, no die do processador e da GPU, no chipset eu deixei o elastometro original já que não tinha outra placa de metal.

Montei o note e testei durante o dia. A temperatura minima da GPU foi de 58°C( o cooler desliga, mais tarde mostro como consegui resolver esse problema), executando Um jogo mais ou menos leve com GTA SA a temp

maxima registrada pelo HWmonitor foi de 80°C(86° em 1280x800), mesmo assim não fique contente, resolvi buscar melhorias, encontei um software que controla a velocidade do cooler, instalei e funcionou perfeitamente,

com cooler no maximo(4800RPM) e sem desligar as temperaturas foram as seguintes:

GPU Min:52°C Max:69°C (rodando san andreas em 800x600)

CPU (T8100) 35°C Core1:29°C core2: 29°C

DIMM 42°C (não sei o que é, fica sempre 10°C abaixo da GPU)

HD 36°C

Cooler: 4600RPM ~ 4800RPM sem desligar

Tenho umas printscren da tela, vou postar depois.

E aí, essas temperatura são seguras, posso jogar sem problemas de queimar a GPU, ou mais cedo ou mais tarde o note vai morrer? Já são quase 3 anos de uso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais