Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook HP DV6-6091NR [Review]


Veloria

Posts recomendados

Review Notebook HP DV6-6091NR

hpdv6.jpg

Introdução

Olá caros colegas do CdH.

Este apenas é o começo do meu review, portanto, irei adicionar informações futuras, como benchmarks, jogos, etc.

Fico aberto a qualquer sugestão de mudança e adequação do layout deste review.

Como a grande maioria dos entusiastas, simpatizantes ou meros usuários de computador devem ter conhecimento, a HP é uma marca extremamente popular e consolidada no mercado Brasileiro, sendo uma das mais vendidas, principalmente pela diversidade de configurações existentes e pelos preços relativamente atrativos em comparação com outras marcas de renome não menos populares.

O motivo que me levou a optar por este modelo específico, aquém do nome "HP", que por si só já diz muita coisa, foi a configuração, aliada a necessidade de um notebook de até 16 polegadas (devido a problemática do transporte do mesmo), com um preço justo e que eu pudesse pagar.

Com meu orçamento limitado em R$ 3.200,00, creio que esta configuração serviu como uma luva ao que eu estava procurando, tendo praticamente tudo que eu buscava em um notebook.

O exato preço que paguei pelo modelo DV6-6091NR foi R$ 2.990,00 à vista, com frete e maleta de transporte gratuitos.

__________________

Configuração

Principais Caracterísiticas

ㅤ- 2ª geração Intel Core i7 2630QM (Sandy Bridge);

ㅤ- 15.6" diagonal High-Definition HP BrightView LED Display (1366 x 768);

ㅤ- 8GB DDR3 (4GB x 2);

ㅤ- 1TB SATA-2 (5400 RPM);

ㅤ- AMD Radeon HD 6770M;

ㅤ- Windows 7 Home Premium (64 bits).

Características Detalhadas

Processador

ㅤ- 2ª geração Intel Core i7 2630QM (Sandy Bridge, 2.0-2.9 GHz, 6MB L3).

Tela

ㅤ- 15.6" diagonal High-Definition HP BrightView LED Display (1366 x 768).

Chipset

ㅤ- Intel HM65 rev. B3.

Memória

ㅤ- 2 x 4GB DDR3 (1333 MHz, marca Kingston).

Placa Gráfica

ㅤ- AMD Radeon HD 6770M (1GB GDDR5, frequencia de operação 725/1600 MHz Chip/Memória).

HD

ㅤ- 1TB (SATA-2, 5400 RPM, marca Toshiba).

Drive Óptico

ㅤ- LightScribe SuperMulti DVD Burner (SATA, 8x DVD, 24x CD-R/CD-RW).

Multimídia

ㅤ- HP Beats Audio by Dr. Dre (High-Performance High-Definition Professional Sound System);

ㅤ- HDMI & VGA;

ㅤ- WebCam HP TrueVision HD (5.0 MP).

Comunicação

ㅤ- 802.11b/g/n WLAN com WiDi (36).

Portas de Comunicação

ㅤ- Duas portas USB 3.0;

ㅤ- Duas portas USB 2.0;

ㅤ- Duas portas de saída de audio (fones de ouvido);

ㅤ- Uma porta de entrada de audio (microfone);

ㅤ- Leitor de cartão de mídia digital (SD, SDHC, SDXC, MMC).

Teclado

ㅤ- Norte Americano - USA;

ㅤ- "Chiclet-Style" com teclado numérico;

ㅤ- Touchpad com função multi-toques.

Suporte e Segurança

ㅤ- Symantec Norton Internet Security 2011 (Versão de testes, 60 dias);

ㅤ- Slot padrão Kensington;

ㅤ- HP Support Assistant, HP Power Manager;

ㅤ- HP Setup Manager, HP Recovery Manager, Accellor, ISP Partners;

ㅤ- Thermal Assistant (HP CoolSense)

ㅤ- HP ProtectSmart Hard Drive Protection (HP 3D DriveGuard);

ㅤ- HP SimplePass (Leitor biométrico/impressão digital);

ㅤ- Lojack Theft Protection.

programas Multimídia

ㅤ- HP Beats Audio Professional Sound System Software;

ㅤ- Cyberlink PowerDVD 9;

ㅤ- Cyberlink YouCam BE (WebCam);

ㅤ- Cyberlink Power2Go HE;

ㅤ- HP Music Store, HP Movie Store, HP Games;

ㅤ- Snapfish Picture Mover.

Especificações Técnicas

ㅤ- Marrom com acabamento em alumínio escovado;

ㅤ- 2,6 Kg;

ㅤ- 37.8 x 24.6 x 3.12 cm.

Alimentação e Energia

ㅤ- Fonte de 120 watts;

ㅤ- Bateria de 6 células (55WHr, Lithium-Ion);

ㅤ- 5 Horas de duração da bateria em "standby".

Acessórios

ㅤ- Bateria;

ㅤ- Cabo de Energia (Padrão USA);

ㅤ- Carregador.

__________________

Drivers e programas

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareCategory?os=4063&lc=en&cc=us&dlc=en&sw_lang=&product=5078346#N196

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressões

Compra, Entrega e Embalagem

ㅤEfetuei a compra do produto pelo Mercado Livre na segunda-feira, dia 20/06/11. Como o pagamento foi à vista, o frete via Sedex saiu de graça, vindo a receber o produto na terça-feira a tarde, dia 21/06/2011.

ㅤComo me foi informado, me seriam enviadas duas caixas, uma contendo o notebook propriamente dito, lacrado, na embalagem original e a outra contendo uma meleta de transporte de marca genérica (lê-se Leadership).

ㅤA caixa que recebi da HP é enorme, visto que, como comprei de um vendedor que importa eletrônicos dos Estados Unidos, ele recebe o produto muito bem embalado pelo setor de exportação da HP (ou seja qual for a marca), e simplesmente repassa-o ao destinatário no Brasil.

ㅤDentro desta caixa encontrei cada item devidamente separado por compartimentos de papelão, onde estava o notebook, enrolado em papel bolha e ainda envolto por uma espécie de plastico, que creio eu, seja para evitar energia eletrostática.

ㅤTambém enrolado em papel bolha estavam a fonte, os cabos e abaixo disso uma série de papéis, como o manual e flyers de propaganda dos programas instalados que acompanham o notebook.

Acabamento

ㅤComo esperado, o acabamento deste notebook é realmente muito bom, em alumínio escovado e detalhes cromados (botão ligar/desligar). Pelo material empregado, nenhuma parte do notebook entorta.

ㅤAs portas traseiras também são rígidas e possibilitam um bom acesso aos componentes internos.

Touchpad e Teclado

ㅤO Teclado no estilo "chiclet" me agradou bastante, os botões mal causam ruído ao serem pressionados e o toque é bastante firme, sem necessidade de ter que reapertar nenhum botão. Também me agradou o fato de acompanhar o teclado numérico, o que facilita a vida na hora de simplesmente somar valores.

ㅤQuanto ao touchpad, agradou-me a velocidade de respostas e a firmeza na hora de interagir com ícones ou meramente navegar pelas páginas da internet. A função multi-toque também auxilia nas horas de dar zoom ou ajustar a posição de visualização de fotos e imagens.

Tela

ㅤA tela de 15,6" LED tem qualidade padrão, não fugindo muito às demais telas em modelos de outras marcas e modelos.

Sistema de Refrigeração

ㅤEm tarefas usuais, o cooler é completamente inaudível, apenas consegui ouvi-lo no momento em que virei o notebook e encostei a saída de calor em meu ouvido.

ㅤEm tarefas exigentes como um dos jogos que testei, a rotação aumenta mas não chega a interferir, inclusive, em uma distancia normal de uso, é meramente perceptível. Penso que a HP fez um bom trabalho otimizando a relação de ruído e temperatura.

Temperaturas

ㅤEm condições normais de uso, em que não se exige muito desempenho, tanto do processador como da placa gráfica, o notebook por inteiro opera em temperaturas bastante baixas, mesmo quando em cima de superfícies que precarizam a ventilação.

ㅤNos momentos em que é exigido alto desempenho, as temperaturas sobem consideravelmente, mas creio que isto se dê devido a três fatores: primeiro pelo TDP de 45 watts do processador, segundo pelo acabamento de alumínio que conduz mais calor que o plástico e terceiro pela única saída de ar na lateral.

Sistema de Som

ㅤO sistema de som deste modelo é impecável. Creio que por fruto da parceria da HP com uma desenvolvedora de sistema de som profissional.

ㅤA impressão nítida que tenho é que estou usando caixas de som normais, que além de altas não emitem sons graves com distorção, como normalmente acontece em notebooks comuns.

Portas Externas de Comunicação

ㅤApesar do modelo não possuir porta eSATA, comumente encontrada nos modelos atuais, as duas portas USB 3.0 não conta de sobra para casos de transferências de alto desempenho com dispositivos externos. Ficando estas localizadas na lateral e longe da saída de ar.

ㅤO leitor de cartões de mídia é normal, como qualquer outro encontrado no mercado, salvo o fato de neste modelo ele não ficar aparente, ficando oculto por consequencia do desenho de bordas arredondadas deste e outros modelos da HP.

ㅤAs duas saídas de áudio para fones de ouvido e a entrada para microfone também ficam na lateral, próximo as portas USB e não interferem necessariamente o uso do notebook.

Bateria

ㅤA bateria não é tão pesada por ser um modelo de 6 células, e a duração de 5 horas de bateria em standby, usando a GPU integrada do processador condizem com a realidade.

ㅤEm uso normal (lê-se: navegar na internet, ler e-mails, redigir textos, ouvir música) a bateria dura em média três horas e meia a quatro horas, ambos os casos com brilho da tela em 70%, como divulgado pela HP.

__________________

Prós e Contras

Prós

ㅤO desempenho que este notebook oferece, aliado a um excelente preço fazem deste o seu melhor aspecto positivo.

ㅤTambém é importante salientar que o upgrade que a HP deu na placa gráfica (HD 6570M para HD 6770M) ajudou na melhora do desempenho 3D em geral.

ㅤO processador também apresenta um excelente desempenho, e faz jus a fama que a família core de segunda geração (Sandy Bridge) conquistaram.

ㅤOutro ponto a ser considerado é o incrível desempenho que a HP foi capaz de colocar num notebook de porte comum, sem a necessidade de sacrificar mobilidade por desempenho.

ㅤA garanta internacional oferecida pela HP nos Estados Unidos e extendida pela HP Brasil juntamente com o revendedor também merecem menção.

Contras

ㅤ- HD de 5400 RPM;

ㅤ- Ausência de porta eSATA. Não considero este um problema, sabendo que este notebook já possui duas portas USB 3.0;

ㅤ- Nenhum CD de drivers/programas acompanha o produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testes Preliminares

ㅤPor hora mal tive tempo de poder executar uma gama maior de testes. Ontem a noite rapidamente baixei o 3DMark para ter uma noção de desempenho em forma de números.

3DMark

ㅤImportante salientar que o 3DMark que possuo é a versão gratuita de testes (trial), portanto não há como configurar padrões de qualidade de imagem e ou resolução. Desta forma, o teste foi executado com as configurações originais do programa.

screenshot03s.jpg

screenshot04c.jpg

Índice de Experiência do Windows

ㅤComo pode-se observar, a nota que recebi do sistema implementado pela Microsoft no Windows para avaliar o desempenho geral do sistema, foi 5.9, por conta do HD, visto que nenhum dos outros índices avaliados ficaram abaixo de 7.0.

screenshot07p.jpg

Overclock da Placa Gráfica

ㅤLembrando que as frequencias de operação original da HD 6770M são 725 MHz no chip gráfico e 800 MHz nas memórias (vide abaixo fotos do MSI Afterburner).

screenshot01oo.jpg

ㅤAbaixo segue outra imagem do MSI Afterburner com as frequencias configuradas em 800 MHz no chip gráfico e 950 MHz nas memórias, bem como, imagens do 3DMark testado nas frequencias citadas.

ㅤImportante ressaltar também que estas frequencias são totalmente estáveis, e até penso que poderia extrair mais alguns MHz da GPU.

screenshot02bwm.jpgscreenshot05b.jpg

screenshot06x.jpg

ㅤCom o overclock, observa-se um ganho de aproximadamente 12% por parte da placa gráfica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá caro colega um ótimo review muito bom mesmo como sempre a HP com designer sofisticadissimo um excelente acabamento eu já tinha visto esse note em outros lugares muito bom , mas vem o porém quando se fala em HP hoje pra muitos quando eu falo em muitos são muitas pessoas mesmo que estão com problemas com HP e a sua falta de qualidade e respeito com seu consumidor, a HP vem apresentado uma serie de problemas por defeitos de projeto que mancharam feio a sua reputação, por isso hoje as pessoas pensam duas vezes em adquirir um notebook HP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, também estou querendo comprar este note, porém, vi um review onde fala que "o produto não funciona bem com a placa gráfica Radeon incluído. Todos os aplicativos que usam DirectX11 não funcionam corretamente. Ele exibe aleatoriamente linhas brancas por toda a tela."

Como é que está aí pra você, tudo normal? Já testou algum jogo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Ola, comprei esse note há pouco tempo e as primeiras impressões são boas.

Só estou com alguns problemas depois que formatei o mesmo, tentei explicar no tópico do link: http://forum.clubedohardware.com.br/hp-pavilion-dv6/959386?

se alguém puder me ajudar, ficarei grato. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Como o seu note conseguiu pegar nota 7.0 na placa gráfica?

eu tenho o mesmo notebook que o seu e o meu pegou apenas 6.9 na placa gráfica.

Ps.: eu aumentei a memória do meu, coloquei 2x4GB 1333 e no lugar do HD de 1TB 5400 eu coloquei um SSD 120GB e os dados mantenho em um HD externo que eu fiz deste de 1TB, já que ele não apresenta a possibilidade de ligar dois HDs.

como você fez para a sua resultar 7.0? a nota do meu Windows se mantém em 6.9 em função da placa gráfica, já que o SSD pegou 7.5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...