Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
cerberos

[Resolvido] Trocar fusivel da fonte atx

Recommended Posts

Pessoal é o seguinte:

Por um discuido foi ligado o cabo de força que estava numa fonte em 110v para uma tensão de 220v, foi muito rápido colocou na tomada e menos de 5 segundos já tirou, não chegou nem ligar o pc..

Porém queimou o fusivel da fonte, estou com dificuldade para soldar o ferrozinho nas pontas do fusivel...qual ferro usar??

imagem:

fusivel.jpg

OBS: se eu conseguir soldar, tem mais alguma coisa que tenho que verificar ou medir com o multimetro?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, dá umas desgastada nas pontas do fusível q solda de boa.... Raspa com uma lixa ou raspa de leve arranhando a superfície...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • certo, mais que ferro posso usar?? posso usar um ferrinho de cliper? tentei com um ferrinho de cliper mais a solda nao pegou nem a pau no fusivel.

Compartilhar este post

Link para o post

Toda a fonte sem PFC ativo, dessas comuns, quando setadas para operar em 110 Volts elas tem na entrada um dobrador de tensão, pois as mesmas são projetadas para operar com 220 Volts..

Se a chave estiver setada para 220 volts ela suprime esse dobrador pois não necessita, já tem 220 volts..

Deixando a mesma setada para 110 e ligando em 220 Volts você fez com que o dobrador de tensão colocasse na entrada da fonte 440 Volts, que após retificados e filtrados assumem a tensão de 440 x raiz de 2 ou seja 620 Volts.

Essa tensão pode ser fatal para diodos, para o transistor chaveador e certamente o é para os capacitores de entrada que geralmente são para 200 Volts somente, 400 quando colocados em série.

O fusível acaba queimando para evitar que a fonte pegue fogo. Não espere que seja ele somente o danificado. Geralmente o estrago é bem maior.

Com certeza, para retornar a fonte a um estado de zerada teria de trocar a ponte retificadora, o transistor comutador os varistores se existirem. Os capacitores eletrolíticos (canecos grandes) geralmente sofrem algum estress ou estragam mesmo..

De modo que soldar o fusível não será teu maior problema..

Conselho 01) Se realmente quiseres consertar, o que acho que nem valha a pena, deixe esse conserto para quem entende da tarefa (já queres soldar com "ferrinho de cliper" que imagino possa ser um clip..

Conselho 02) Adote uma boa e moderna fonte com PFC ativo, que pode ser ligada em qualquer tensão desde 90 Volts até 264 Volts sem nenhum problema. Nem chave seletora ela tem.. Economizar é comprar bem... Bem vindo ao século 21..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Realmente faller, de eletrônica nao entendo nada, por isso perguntei se poderia soldar um pedaço de ferro de um clip..

Eu entendi, resumindo não adianta consertar uma fonte generica e ruim como essa que queimou..rsrrs

Vamos dizer que fosse só o fusivel que tinha queimado..

para trocar por um fusivel novo, qual ferro ou fio posso soldar em ambas as pontas do fusivel e depois na placa da fonte?

OBS: tem algum tutorial ou artigo que ensine como fazer isso?

valeu pelas dicas.^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Esse tipo de fusível já se compra com esse tipo de terminal.. Você não tem de soldar o fio nele, ele já vem com esses terminais. É um fusível geralmente difícil de se encontrar.

Veja ai: http://www.soldafria.com.br/fusivel-de-vidro-250ma-com-terminal-20ag-p-2372.html

O ferro usado para soldar esse fusível dai pode ser qualquer um de 30 a 60 Watts

Se tiveres que comprar o ferra ainda, mais te estimulo a pular essa parte do conserto, pois só no ferro vai uns R$ 20,00. Veja ai: http://www.soldafria.com.br/ferro-de-solda-hikari-30w-220vac-sc30-p-4022.html

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • faller, o ferro eu tenho, pelo menos isso né!! rsrsrs

aqui nao conseguir achar esses fusiveis com terminais, os que tenho comigo são fusiveis sem terminais..

Tem como soltar um terminal em ambas as pontas do fusivel, para ficar como a imagem abaixo?

fusivelcomperninhasred.jpg

Editado por cerberos

Compartilhar este post

Link para o post

Esse terminal ai colocado o fio por fusão do metal (solda ponto) Essa fusão se dá a uma temperatura muito mais alta do que aquela da solda na placa, de modo que quando soldares na placa não existe a possibilidade daquela junção terminal/fusível se dessoldar..

Você pode sim soldar um fio num fusível comum, mas corres o risco de soltar essa solda ao soldar o fio na placa de circuito impresso. Tomando alguns cuidados pode minorar essa chance. Cuidados como:

- Deixar o lide ou fio, comprido..

- Pinçar o fio entre o ponto de solda e o fusível com um alicate de bico, quando for soldar na placa.. (o alicate de bico agirá como dissipador de calor)

- Soldar o mais rápido possível, quando for soldar na placa.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Ok..faller, mais uma vez muito obrigado cara...:)

Uma pergunta:

faller, você já pensou na possibilidade de um projeto parecido como esse do link abaixo:

http://www.professorramos.com/page10.aspx

Você poderia começar com pequenas videos aulas sobre eletronica, desde concerto de fontes ate outras coisas mais profundas, daí poderia vender seus materias, eu seria uma pessoa que compraria..^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Ah... e como disse que não entende muito de eletrônica, não custa dar um toque em uma coisa básica: Lembre-se de substituir o fusível por um de mesma corrente.

Compartilhar este post

Link para o post

faller, você já pensou na possibilidade de um projeto parecido como esse do link abaixo:

http://www.professorramos.com/page10.aspx

Você poderia começar com pequenas videos aulas sobre eletronica, desde concerto de fontes ate outras coisas mais profundas, daí poderia vender seus materias, eu seria uma pessoa que compraria..^_^

Grande ideia amigo, mas por enquanto não estou cobrando nada pelas dicas, aproveite..

Grande abraço...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Ok.. mais uma vez obrigado faller.

Tópico Resolvido!

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais