Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Roteador X Access Point


mmsouza

Posts recomendados

Boa Tarde Pessoal!

Moro em um condomínio onde temos acesso à internet compartilhada. Em cada apartamento temos 2 pontos de internet.

Em vários apartamentos resolveu-se utilizar um roteador wireless ao invés do cabo.

Recebemos um comunicado do condomínio dizendo que estamos proibidos de utilizar roteador wireless pois afirmam que "quando o roteador é instalado ele capta o IP da rede e automaticamente os outros apartamentos ficam sem sinal (os apartamentos que utilizam-se do acesso via cabo)".

Disseram que aqueles que desejarem utilizar o wireless deverão utilizar um access point e não um roteador.

Gostaria de saber se faz algum sentido essa afirmação e qual a diferença entre um roteador wireless e um access point.

Agradeço a colaboração de vocês, e desde já agradeço!

Obrigada! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como está montada a rede no seu condomínio. Um Access Point ou AP nada mais é que um roteador sem a função do roteador em si e apenas com a função de distribuição de sinal alongado. No meu caso, eu utilizo um segundo roteador como AP, para distribuir um sinal mais forte no segundo andar da minha residência.

Caso a rede no seu condomínio tenha sido montada utilizando um roteador, que deve ser o caso, o uso de roteadores como AP apenas facilitaria a distribuição do sinal no apartamento sem interferir no sinal de outros moradores.

Roteador:

Um dispositivo de rede que permite interligar redes distintas. A Internet é composta por inúmeros roteadores interligados entre sí. Ao acessar um site qualquer, a requisição trafega por vários roteadores, até chegar ao destinatário e os dados enviados por ele fazem o caminho inverso para chegar ao seu micro. O nome "roteador" é bastante sugestivo, pois os roteadores são capazes de definir a melhor rota para os pacotes de dados, evitando roteadores que estejam sobrecarregados ou que não estejam funcionando. Um roteador pode ser tanto um dispositivo dedicado (no caso dos roteadores de maior porte) quanto um PC com duas ou mais placas de rede rodando um sistema operacional com suporte a esta função. Um roteador também pode ser utilizado para unir duas redes que utilizem protocolos de rede distintos, já que estes aparelhos operam na camada de protocolo do modelo OSI, eles são capazes de entender os pacotes de dados e alterá-los caso necessário, eles podem endereçar os pacotes tanto baseados no endereço TCP/IP quando no endereço físico (MAC) das placas de rede. Os bridges e switches por sua vez operam na camada física da rede, ou seja, são capazes de reconhecer apenas o endereço MAC das placas, mas não os endereços ou dados transmitidos. É por isso que ao contrário dos roteadores eles não são capazes trabalhar com duas redes distintas, ao unir duas redes através de um switch elas passam a formar uma única rede. Os roteadores vão desde PCs comuns com duas ou mais placas de redes compartilhando a conexão com a Web através do ICS do Windows ou outro proxy qualquer a até grandes (e caríssimos) roteadores dedicados, capazes de unir os backbones da Internet e encaminhar milhões de pacotes de dados por segundo.

Access Point (AP):

Access Point ou AP ou em Português Ponto de Acesso é um dispositivo em uma rede sem fio que realiza a interconexão entre todos os dispositivos móveis. Em geral se conecta a uma rede cabeada servindo de ponto de acesso para uma outra rede, como por exemplo a Internet.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Access_point

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada pela resposta!

O roteador wireless que utilizo é :

http://homesupport.cisco.com/en-us/wireless/linksys/E1000

Este tipo de roteador pode então interferir nos acessos dos outros apartamentos? Por isso indicam a utilização de um AP?

Existe alguma maneira de eu utilizar o roteador com a "função" apenas de um AP?

Muito obrigada pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja bem, a função de um roteador é rotear o sinal de internet para um ambiente profissional ou doméstico. O que ele faz, básicamente, é pegar o endereço IP fornecido pela operadora de banda larga e "criar" um endereço de IP interno a partir dele. Desta forma com apenas um único endereço IP fornecido podemos gerar algumas dezenas de endereços IP internos na empresa ou em casa. A função do AP é apenas distribuir sinal sem interferir com o endereço IP original. Todo roteador pode ser utilizado como um AP. Para entender a configuração de APs, veja este tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde! O Francisco mandou bem nas explicações, acredito também que seja a forma que sua rede está configurada, talvez eles estejam utilizando os pontos de acesso como repetidores.

A forma mais simples de aumentar o alcance da rede wireless é utilizar diversos pontos de acesso configurados com o mesmo SSID para cobrir uma área maior. Os pontos de acesso são então ligados a um switch central (ou a um conjunto de switches) utilizando cabos de rede. Os clientes enxergam, então, uma única rede em qualquer ponto da área de cobertura e, ao se conectarem à rede, simplesmente se conectam ao AP mais próximo.

Em áreas onde não seja possível puxar um cabo de rede, é possível usar um PC com duas placas de rede (uma wireless e outra cabeada), configurado para se conectar a um dos pontos de acesso existentes usando a placa wireless e rotear os pacotes para outro ponto de acesso, ligado na placa cabeada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Francisco! Obrigada! Realmente mandou MUITO bem nas explicações!:)

Fiz a configuração conforme seu tutorial (com apoio também do suporte via site do fabricante, para localizar onde estavam as informações para o meu modelo de roteador).

Amanhã vou verificar com o condomínio se agora não interfere mais, da forma como está configurado .

Assim que tiver uma resposta, informo vocês.

Mais uma vez agradeço a disposição e ajuda !!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Francisco! Obrigada! Realmente mandou MUITO bem nas explicações!:)

Fiz a configuração conforme seu tutorial (com apoio também do suporte via site do fabricante, para localizar onde estavam as informações para o meu modelo de roteador).

Amanhã vou verificar com o condomínio se agora não interfere mais, da forma como está configurado .

Assim que tiver uma resposta, informo vocês.

Mais uma vez agradeço a disposição e ajuda !!

Abraço!

Só complementando, depende também de como o roteador esta configurado, pode causar problemas na rede ou não.

Se você quer só pegar o sinal da rede com o mesmo IP e retransmitir via wireless, basta ligar o cabo vindo da rede em qualquer porta lan do roteador, assim ele irá funcionar como AP, ignorando a função roteador.

Caso queira que o roteador pegue o IP da rede e transforme em outro IP interno para sua rede, ligue na porta WAN, assim ativará a função roteador.

Mas atenção na hora de definir o servidor DHCP no roteador. Não pode ser o mesmo endereço da rede atual senão ele irá derrubar os outros roteadores, pois irá entrar em conflito com a rede (dois servidores DHCP tentando fornecer mesmos enderços IPs).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, mesmo com a configuração do tutorial do Francisco o que o condomínio diz é que devido ao tipo de instalação do condomínio, quando é atribuido um endereço IP diferente ao que é na rede local, este IP entra em conflito com a rede local, derrubando o sinal da internet e tirando o acesso dos demais usuários.

Pelo que eles dizem, a rede não aceita um IP diferente, por isso proibem a utilização do equipamento que temos (roteador Cisco - Linksys E1000).

Pelo que o colega "GUARDIANLORD" diz, é possível então que o roteador apenas pegue o sinal da rede local, com o mesmo IP e só retransmita o sinal via wireless?

O que não gostaríamos é de ter que comprar outro equipamento só por conta disso...Sendo que o roteador tem essa função de AP.

Obrigada! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...